|

| |
Slide 10 de 12
Quando
uma amiga quis "mostrar-me" a neurolinguística, minha reação
foi desconfiada. Parecia outra coisa. Afinal soa como... "Neurolinguiça".
E levei na brincadeira. Mas, depois de alguns esclarecimentos, percebendo
a seriedade, resolvi participar de uma demonstração.
Sentamo-nos frente a frente e ela começou pedindo-me para pensar
numa recordação desagradável. Ver... Ouvir... E
sentir tudo que envolvia tal sensação.
Lembrar de coisas desagradáveis é um "saco"! Mas, como decidi
participar... Pensei num fato antigo que vira e mexe me perturbava. Daqueles
"espinhos" que vez ou outra nos alfinetam a alma. E... Quando a recordação
surgiu vívida na mente... Senti um leve toque no ombro. Ela desconversou
um pouco, perguntou-me as horas. Era cerca de 2 horas da tarde... E prosseguiu:
"Agora pense numa recordação bem agradável!". Nesta
caprichei! Lembrei-me de um passeio na praia. Do barulho do mar... Dos
pássaros coloridos voando em algazarra... Do azul do céu...
Do verde das árvores... Do calor agradável na pele... Do
vento tocando nela... Enfim... Do barulho das ondas e das pessoas descontraídas...
E levei um novo toque no ombro. Para encurtar a conversa, com o prosseguimento,
ela fez mais alguns toques e pediu-me para pensar novamente na sensação
desagradável. E não conseguia! Ela ria e pedia: "Pense novamente
na sensação desagradável!" E nada... Por mais que
tentasse... Nada! "Vamos... Tente, se esforce!" E nada... Incrível!
Não conseguia mesmo... "Quando você tenta pensar na sensação
desagradável, o que vem em sua mente?" Perguntou-me então...
"Não consigo... " Respondi-lhe. "A sensação agradável
é mais forte!" Continuei. "Pois é... Eis um milésimo
do que a "neurolínguiça" pode fazer por você... " completou.
E foi quando percebi meio sem graça, uma grande revolução
nas minhas idéias! Uma "nova psicologia".
Me senti com cara de "trouxa" por não ter-lhe dado ouvidos antes.
Fiquei maravilhado com a experiência de sobreposição
de lembranças. Ela havia ensinado minha mente a pensar automaticamente
numa sensação agradável quando tentasse lembrar da
sensação desagradável.
Descobri mais tarde, fazendo cursos, que ela pode entre outras coisas:
1) Resolver problemas de aprendizagem. 2) Eliminar maus hábitos.
3) Melhorar a interação de casais. 4) Curar doenças
psicossomáticas em poucas sessões. 5) Eliminar fobias, medos
em geral, sentimentos desagradáveis...
PRÓXIMO SLIDE
|