|

| |
Slide 8 de 12
Em
termos de alimentação, podemos dizer que existe uma tremenda
confusão sobre o que é certo ou errado. E a explicação
mais lógica para tantas divergências, é a influência
das diferentes culturas... Do relacionamento entre elas. Antigamente como
vivia-se mais isoladamente e dependente da terra, no sentido de que o homem
era seu próprio lavrador, plantando ou criando a maioria dos seus
alimentos, percebia-se os hábitos alimentares se modificarem de
região para região de uma forma personalizada. Assim, tínhamos
a comida baiana. Sergipana. Mineira. Paulista. E ao ampliarmos esta observação
gastronômica notamos que cada país possuía uma preferência
alimentar, resultado de um aprendizado milenar, pacientemente ensinado
para todos os povos: O homem precisa ter um estreito relacionamento
com a sua Natureza ou desejos, se quiser possuir saúde.
E foi assim durante milênios. Até que surgiu o processo industrial.
Como os interesses comerciais sempre estiveram por trás de nossos
hábitos alimentares!!! Podemos dizer que a partir da industrialização
eles então se agigantaram. No Brasil, foi a partir da década
de 60 que entramos nesta corrida. Nesta época, a indústria
automobilística ampliava-se juntamente com a abertura de inúmeras
estradas. Isto sem contar com os modernos meios de comunicação:
telefone, rádio, TV e imprensa, que se espalhavam por todos os cantos,
formando o tripé que empurrou o desenvolvimento do planeta: Meios
de transporte, estradas e meios de comunicação...
PRÓXIMO SLIDE
|