|
DECÁLOGO
DO APOLOGISTA MODERNO
P. Flaviano Amatulli Valente, fmap
Aquele
que se dedica a defender a fé NÃO É:
- Um cego, que nada vê de bom para além das fronteiras
da sua própria Igreja;
- Um amargurado, que quer amargurar a vida aos outros;
- Um violento, à procura de litígio, aproveitando-se
de qualquer pretexto;
- Ou um fanático, que odeia quem tenha uma crença
diferente da sua.
PELO CONTRÁRIO,
Aquele que se dedica a defender a fé:
1.
Respeita toda a gente, independentemente do seu credo ou ideologia.
2. Exige respeito pelas suas convicções, especialmente
no campo religioso.
3. Procura aprofundar a sua fé, formando-se para poder
responder aos ataques que lhe fazem.
4. Está consciente que todos se podem salvar, desde
que hajam de acordo com sua consciência e aceitem o
credo religioso que consideram mais próximo da verdade.
5. Sente-se agradecido a Deus por pertencer à Igreja
Católica, a única fundada por Cristo o Filho
de Deus feito Homem.
6. Reconhece os valores presentes noutras expressões
religiosas e, na medida do possível, procura assimilá-los
para se enriquecer mais.
7. Está convencido que é na fé Católica
que está presente o máximo da sabedoria e do
poder de Deus que foi revelado aos homens para sua salvação
e crescimento espiritual.
8. Sente-se orgulhoso da sua identidade como católico.
9. Procura, em toda a parte, dar a razão da sua fé
pela palavra e testemunho de vida.
10.Está disposto a qualquer sacrifício para
ajudar os irmãos “débeis na fé”
a não sucumbirem perante os ataques e seduções
dos grupos proselitistas.
REFLITA
Se a situação é esta,
• Porque é que muitos rejeitam a apologética?
• Que podemos fazer hoje para que a apologética
ocupe o lugar que lhe compete no ensino da Igreja, desde a
catequese até à catédra de teologia?
• Será o mesmo ser católico, testemunho
de Jeová, budista ou ateu?
• Já não se poderá falar da heresia
ou apostasia como pecado?
|
|
| |
|
NOSSO CARISMA
Fazer
da Bíblia o livro da Igreja e de todo católico
|
Texto
do
P. Flaviano Amatulli Valente
Para nós, apóstolos da Palavra, a pastoral
bíblica representa a nossa razão de ser dentro
da Igreja. Para nós, a maior aspiração
consiste em lutar com todos os meios possíveis para
conseguir que a bíblia se torne “o livro dos
católicos”. O nosso lema é “A
bíblia para todos e para tudo”.
Bíblia
para todos
- crianças, jovens e adultos;
- sacerdotes, religiosos/as e todos os leigos: comprometidos,
apenas praticantes ou afastados.
De acordo com o nosso modo de ver as coisas, a bíblia
terá que se tornar o melhor alimento espiritual de
todos os católicos, mais que o catecismo ou os documentos
conciliares, pontifícios e episcopais, ou os escritos
dos padres da Igreja, os santos e os teólogos. Um
alimento seguro, saboroso e cheio de substância.
Bíblia
para tudo
- A catequese pré-sacramental (preparação
para a Primeira comunhão, a Confirmação,
o Casamento, etc.)
- A religiosidade popular (o terço do rosário,
novenas de defuntos, Novenas de Natal, Vias-sacras, etc.)
- A oração pessoal e comunitária. Até
na celebração da santa Missa, queremos que
todos participem com a bíblia na mão, especialmente
durante a homilia.
A auto-estima dos católicos
Fazendo isto, estamos certos de que contribuiremos em grande
medida para aumentar a auto-estima dos católicos,
ajudando-os a ter idéias claras acerca de Deus e
do modo de alcançar a salvação.
Identidade
Católica
Ao mesmo tempo, o conhecimento da bíblia ajudará
os católicos a sentirem-se mais seguros frente ao
proselitismo religioso, que se esforça por criar
um complexo de inferioridade para levar a uma mudança
de religião. Efetivamente, contando com a bíblia
não será difícil dar as razões
da sua fé (1 Ped. 3,15), apresentando os fundamentos
da Igreja católica, a única fundada por Cristo
(conf. Mt 16,18) e está presente ao longo de toda
a história.
Como
fermento
É esta a nossa missão dentro da Igreja: fazer
todo o possível para que a bíblia se torne
o livro de cabeceira de todos os católicos, vendo
nela uma mina inesgotável de sabedoria divina, onde
se podem descobrir os valores cristãos autênticos,
os critérios de ação e as atitudes
mais conformes com o Evangelho.
Uma tarefa imensa, sem dúvida, cuja plena realização
ninguém poderá contemplar com os próprios
olhos. De qualquer modo, o que mais nos interessa é
ter idéias claras a este respeito e começar
a trabalhar com todos os meios ao nosso alcance (livros,
cassetes, vídeo, rádio, televisão,
cursos, retiros, visitas domiciliares, etc.) à maneira
de fermento, sonhando com o dia em que toda a massa chegará
a levedar.
|
|