SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO |
CONSELHOS
PARTICULARES DE PIRASSUNUNGA E SANTO ANTONIO DE PIRASSUNUNGA |
O Pobre
A EVANGELIZAÇÃO É O VICENTINO
"Evangelizar constitui, de fato, o destino e a vacação própria da Igreja, sua identidade mais profunda. Ela existe para evangelizar... ( EN 14) "
Em que consiste a Evangelização?
São três os componentes da evangelização: O testemunho de vida, O anúncio explicito, e a inserção na vida da Igreja, mediante os sacramentos; é disso tudo que resulta o compromisso Apostólico.
A evangelização não se limita ao mero anúncio do evangelho aqueles que nunca ouviram.
Procura a renovação da humanidade em todos os ambientes, buscando antes de mais nada, a transformação interior; mas quer também que o evangelho influencie a cultura e as culturas do homem.
"A Evangelização não seria completa se não levasse em conta a interpelação reciproca que, no
no correr dos tempos, se estabelece entre o evangelho e a vida concreta, pessoal e social, do homem.
Precisamente, por isso a evangelização compreende sempre uma mensagem explicita, adaptada às
diversas situações e constantemente atualizada, sobre os direitos e deveres de toda a pessoa humana,
sobre a vida familiar, sem a qual não é possível o progresso pessoal, sobre a vida comunitária da
sociedade . ( EN 29 ).
O vicentino a caminho do terceiro milênio, que no contato freqüente com os irmãos em suas
casas, deve ter em mente esses apelos de evangelização.
Não é mais possível, se restringir unicamente na distribuição de cestas ou vales ( que é ainda
pior ... ), não basta também ler umas "passagem " da Bíblia.
Há de ter plena conscientização de ser presença de Igreja junto ao irmão msis necessitado, de
buscar soluções para que a família seja resgatada da situação de miséria (moral ou material), que
esta família torne à Igreja de Jesus Cristo. Aí sim estaremos evangelizando.
Ozanam não hesitou em usar a púlpito de Notre Dame, para corajosamente falar sobre direitos e
deveres sociais, que sejamos nós, discípulos de Ozanam, a usar humildemente nossos
conhecimentos, em forma de testemunho de vida para resgatar a dignidade de nossos irmãos e
conquistá-los para Cristo.
O principal campo de atuação dos vicentinos é o pobre, ( não o único ) busquemos entender ou
compreender como a Igreja identifica a pobreza
"Pobre é um estado de privação de bens supérfluos, carência de bens necessários á condição
social e estrita suficiência dos bens necessários á vida do indivíduo e de sua família". (enciclopédia de doutrina social da Igreja - pag 355 )
A pobreza, enquanto situação econômica e a realidade de uma grande parcela da população
nacional, e campo de trabalho dos vocacionados vicentinos, também um privilegiado campo de
evangelização, e motivo de santificação.
Não podemos e não devemos nos conformar com a situação, muito pelo contrário, e imperativo que busquemos meios de superação. A pobreza não é sinônimo de infelicidade ou desonra.
Todo pobre é digno de respeito. Sua situação econômica, na maioria das vezes e devida a causas que ele não é responsável, mas sim um sistema econômico injusto e excludente, imposto pelas classes políticas dominantes, que muitas vezes ignoram as políticas de distribuição de renda mais equilibrada, favorecendo invariavelmente a classe burguesa de interesse comum.
Entre as causas que levam a grande parcela da população a pobreza ( hoje muitos na linha da miséria ), estão: A inexistência de mecanismos institucionais que permitam uma justa participação de todos nas riquezas criadas pelo esforço comum, falta de acesso a rede oficial de formação profissional, melhor condições de educação formal ou informal, falta de acesso à informação.
A Doutrina Social da Igreja, tem um compromisso especial com a pobreza.
Cristo foi pobre, viveu com os pobres e os proclamou bem-aventurados.
"Bem-aventurados os pobres, porque deles é o reino do céus".
O Papa Leão XIII, exalta a dignidade da pobreza ( RN, 20) e a ele faz eco o Papa Pio XI na
Divini Redemptores (45).
Nenhuma instituição Pública ou Privada fez mais em favor da pobreza que a Igreja.
É dever do Estado dar a devida assistência à pobreza e garantir aos pobres os meios de sua
promoção (RN 27).
A Doutrina Social da Igreja não se restringe a pobreza individual, ela se volta para a pobreza nas
dimensões mundiais, na relação entre países ricos e pobres.
Resta a nós vicentinos de todo o mundo, compreender e aliar-nos aos ensinamentos centenários
da Igreja, seu magistério, e buscar soluções pata aliviar o sofrimento de irmãos nossos carentes,
excluídos , colocados ao lado, á margem da sociedade, considerados na maioria das vezes um
"estorvo", quando na verdade são um produto do que o governo esta produzindo através de políticas
econômicas e providenciarias alheias à necessidade da população e quando não por políticas que
legislam em causa própria
Assim nos vicentinos busquemos, em nosso trabalho semanal junto a classe das desvalidos
social, evangelizar com renovado ardor, buscando anunciar Cristo, feito pobre, aliviar o sofrimento
físico, buscar soluções duradouras, que possibilitem resgatar a dignidade de tantos irmãos que
possuem o reino dos céus e por eles também nos chequemos ao Pai..
Pois não são toleradas, não são justificadas, nem desespero nem pessimismo, muito menos a
passividade; Diante de tais circunstâncias, não podemos cometer faltas em relação a multidões
humanas imersas no subdesenvolvimento, por temor ou covardia.
Somos todos chamados, ou antes obrigados, a enfrentar o tremendo desafio deste fim de
milênio, repitamos como Ozanam "Vamos aos pobres! mas vamos com consciência do que é
evangelizar, do que é resgata-los para a Igreja de Jesus Cristo, nossa santificação está nos pobres
mas nossa condenação também ai está!.