Torpedos: política, imprensa e cotidiano de São Carlos tratados o humor
merecido
Águas de março
Como já foi dito, mas nunca é demais lembrar,
cegou-se ao final de março sem que o eterno candidato tucano, Paulo Altomani, chegasse
nem perto de assumir a prefeitura, como seus assessores diziam.
Sem chances
Há quem aposte dez contra um que o mesmo vai
acontecer em abril, maio, junho, julho...
Roleta russa
Circula por alguns meios políticos da cidade um
Bolão sobre a porcentagem de renovação da Câmara de São Carlos. A maioria das apostas
está situada acima de 50%.
Lista
Em alguns casos o Bolão também faz uma aposta individual sobre quais seriam os
vereadores que voltam e os que vão pendurar as chuteiras.
Desespero
Por sinal, já há visíveis sinais de desespero
entre alguns vereadores. Em especial no caso daqueles que jamais terão uma atividade
profissional na qual conseguirão ganhar metade do que ganham na política.
Desespero II
Aliás há alguns que se perderem a cadeira na
Câmara dificilmente conseguirão um emprego.
Limpeza
E seria excelente se o eleitor se desse conta
que não adianta votar em político profissional porque quem vive exclusivamente da
política faz qualquer coisa para manter-se no cargo.
Limpeza II
E olha que este fazer qualquer coisa geralmente significa "qualquer coisa
mesmo", ainda mais quando acuado pelo desespero.
Reminiscências
Isto até faz lembrar que em sua primeira
campanha o eterno candidato tucano distribuía um adesivo com o texto: "faça seu
vereador trabalhar, não o reeleja". Bastou ele ter uma bancada na Câmara para mudar
de idéia.
Demagogia
Quanto vocês querem apostar que na próxima
sessão da Câmara vai ter vereador demagogo o suficiente para justificar a distribuição
de papeizinhos nos semáforos, comentado por esta coluna ontem, com a desculpa que pelo
menos as empresas estão gerando empregos.
Desculpa
Talvez a pior catástrofe provocada pelo
desemprego tenha sido a geração de empregos virar desculpa para tudo, ser usada como
justificativa para as mais desumanas explorações e degradações da relação
Capital/Trabalho.
Desculpa II
A VW a usa para pressionar os trabalhadores a
aceitar salários de um terço, as empresas que distribuem papeizinhos a usam para
justificar o subemprego, o governo e os empresários a usam como desculpa para jogar no
lixo os direitos dos trabalhadores, empresas poluidoras ou de produtos questionáveis
(como armas) a usam para justificar sua existência.
Extremos
Daqui a pouco vão dizer que não se pode acabar com a corrupção e o desemprego
porque os dois geram empregos.
FHC
Mais uma piadinha sobre FHC enviada por um
leitor, atestando assim a popularidade do presidente: "O presidente chamou Malan e
perguntou: "Quanto nós temos de reserva?". "Ah, presidente, bilhões. Não
precisa nem se preocupar. Está tudo no azul". "E nosso dinheiro no exterior
?". "Uma beleza! Dólares e mais dólares". "Então quer dizer que o
Brasil está salvo ?". "Brasil? Eu pensei que estivesse falando da gente".
Fim de linha
Enquanto a VW trata os trabalhadores de São
Carlos com arrogância e desprezo, em São Bernardo ela está sendo obrigada a ampliar a
jornada de trabalho e voltar a pagar os salários integrais.
Dois pesos
Por um acordo feito em 98, os trabalhadores de
lá não trabalhavam as sextas-feiras e tinham uma redução no salário de 15%. Agora os
trabalhadores voltarão a trabalhar às sextas e receber o salário integral.
Duas medidas
Enquanto isto, em São Carlos os trabalhadores
trabalham inclusive aos sábados, mas ganham apenas um terço do que os trabalhadores de
São Bernardo e outras cidades ganham. E ainda há quem defenda a VW por fazer isto.
Mercado aquecido
Segundo notícia do Estadão, esta retomada da
jornada normal na VW de São Bernardo se deve justamente a um aquecimento do mercado que
gerou aumento nas vendas de veículos. Isto talvez explique a atitude desesperada da VW
para continuar pagando baixos salários na cidade.
Piadinha de hoje
Um velhinho estava passeando na pracinha da
cidade com um enorme cachorro preso à coleira por uma corrente. Nisso aparece um senhor
com um enorme pastor alemão. Num piscar de olhos, o cachorro amarelo arrebenta a corrente
e dá uma tremenda surra no pastor alemão. Pouco depois, aparece uma senhora com dois
pitbulls reforçados, que levam o mesmo fim do pastor alemão.
- Mas esse seu cachorro é uma verdadeira fera! - exclamou a senhora - como você
consegue andar por aí com um animal desses? - perguntou ela.
E o velhinho respondeu:
- Isso não é nada! Você precisava ver o trabalho que deu para cortar a juba
dele"
Pensamento do dia
"Os vícios de outrora são os costumes
de hoje" (Sêneca)
São Carlos, Segunda-feira, 03 de Abril de 2000
Alexandre Gomes é articulista do jornal
Primeira Página de São Carlos (SP)