"Preocupado com o desgaste da sua imagem
por conta do debate em torno do salário mínimo, FHC pediu a seus assessores que
encontrassem brasileiros que estavam satisfeitos ganhando um salário mínimo,
demonstrando assim que a quantia era suficiente.
Depois de procurarem muito, encontraram um trabalhador satisfeito com o mínimo e FHC
foi conversar com ele em rede nacional de TV.
- Tudo bem? - perguntou FHC
- Tudo, tá uma beleza, presidente! - disse o trabalhador.
- Tem filhos?
- Tenho, nove: três no primário, quatro no ginásio e o resto na universidade.
- Mora onde?
- Num apartamento próprio, que comprei ano passado.
- Sua mulher também trabalha?
- Não, se ela trabalhar, quem vai deixar os filhos no colégio?
- E não tem ônibus?
- Não, ela vai no carrinho que eu comprei pra ela, mesmo
- O senhor tem outras rendas?
- Não, vivo só do salário mínimo que o governo decretou que deve ser pago aos
trabalhadores de meu país e que a meu ver é mais do que suficiente para levar uma vida
confortável.
- Muito obrigado pelo seu testemunho. Agora, pude ver o excelente padrão de vida do
operário brasileiro, graças à minha política econômica. Mas eu nem perguntei, como é
mesmo seu nome?
- Mister M, presidente!"