Doutrina Católica

Completar as tribulações de Cristo ?

_______

Pergunta

São Paulo diz que : "nos sofrimentos que suporto por vós e completo na minha carne o que falta às tribulações de Cristo, pelo seu Corpo, que é a Igreja” (Cl 1, 24); não seria uma afirmação heretica dizer que falta algo ao sacrifício definitivo de Cristo a ser completado por um homem ?

______________

Resposta :

A vida de um cristão , leigo ou religioso , é consagração plena a Deus , sacrifício interno e externo , oração , participação na liturgia e anúncio profético . A Igreja , unida eternamente a Seu Fundador , prolonga a missão de Cristo , através dos ministros ordenados , ela continua convertendo , abençoando , perdoando , e santificando os homens , ensinando e governando a multidão de fiéis . Perpetuado , enfim , o sacerdócio do Salvador no mundo , através da vida , da obra e do exemplo de cada membro da Igreja.

São Paulo fala em completar na carne , o que falta à tribulação de Cristo , através de seu Corpo que é a Igreja , sofrendo por Jesus , sacrificando-se por Jesus , no cumprimento da vocação de cada um , para o bem da Igreja e de seus filhos , que possuem múltiplos carismas. A redenção é obra exclusiva de Deus , iniciativa , unilateral , Dele , independente dos nossos méritos ; somente após a graça da justificação do batismo , somos autorizados e convidados a crescer na graça , na justiça e na caridade , adquirindo méritos aos olhos de Deus . Os homens são instrumentos , de Deus e da Graça , na aplicação diferenciada dos efeitos do sacrifício único e perfeito , que aplacou a ira divina definitivamente. A obra de Cristo é completa ; mas , através dela , o próprio Jesus deseja que os seus seguidores , os seus filhos , comuniquem a todos os homens a Boa Mensagem , a Mensagem Redentora , na forma da consagração plena a Deus , que implica em assumir todos os riscos dessa missão irrenunciável .

Deus não quer o nosso sofrimento , Cristo veio para aliviá-lo , mas se não houver alternativa , devemos assumir a nossa condição e não renunciar ao Evangelho.

Os santos imitam o Cristo , vivem as suas virtudes e os seus sofrimentos , entregam-se ao Coração divino do Salvador , Sacerdote feito cordeiro sacrifical por seu povo. Vivendo sob a Graça do Espírito Santo . Na glória do Pai , NS Jesus Cristo leva o universo inteiro , para a suprema adoração de Deus (1 Cor 15, 24.28). Esta humanidade regenerada , celebra com Cristo e por Cristo , a Sua vitória que dá um novo sentido para a vida , tanto nas graças e nas bençãos divinas , quanto na infelicidade eventual. Somos herdeiros definitivos do céu

__________

Revelação após a morte

_____

Pergunta:

Após a morte teremos a revelação guardada para o Fim dos Tempos, quem estiver vivo morrerá ou será transladado no Dia do Juízo ?

_______

Resposta :

Devido ao pecado original , todos os homens devem morrer , pois o batismo nos livra da morte espiritual , mas não da morte física , que só será eliminada da Terra , no Dia do Juízo Final. Quem morre , e tem acesso ao céu , encontra a revelação definitiva , na plena presença de Deus . Mas sabe que o Dia do Juízo Universal virá , e , com Cristo , será um ministro da Sua Justiça. Quem morre com pecados ou penas , a purgar (de caráter venial) , deve purificar-se no purgatório , antes de ingressar na beatitude celeste , após o Juízo Particular ; quando somos julgados por nossas ações , recebendo a recompensa conforme a avaliação dos nossos méritos . O Juízo Universal confirmará o Juízo Final . Os mortos serão ressuscitados para a vida eterna junto a Deus , num corpo gloriosoe em uma Terra transfigurada. Os que optaram por não acolher , em definitivo , o Cristo , os pecadores réprobos , os hereges e os ateus , viverão a frustração eterna , privados da beatitude celeste , cumprindo pena eterna no inferno.

Editoria do site Doutrina Católica

Hosted by www.Geocities.ws

1