Doutrina Católica

Doutrina Catolica

Teólogos e o Vaticano II

Determinados críticos da Igreja Católica , na fase pós-Vaticano II , afirmam que alguns teólogos contemporâneos teriam introduzido idéias heréticas e gnósticas no ensinamento multissecular da Igreja , idéias de característica " pancrística " , monistas , que tornariam , por exemplo , dispensável a existência da organização visível da Igreja , de sua hierarquia , dos sacramentos e da graça , e teriam consequentemente elaborado uma gnose ecumênica na qual o homem se equivale a Deus e o dom da graça não é mais gratuito , mas sim uma dívida de Deus para com o homem . Os exemplos citados são : Jacques Maritain (cristandade laica ou a secularização do cristianismo) , K. Rahner (cristianismo implícito ou imanente) , Urs Von Balthasar , Congar (autonomia do mundo frente a Igreja) e Lubac (a não gratuidade da graça) , bem como Chenu , Jean Guitton e o Pe. Daniélou . Nosso objetivo , neste artigo , não é a defesa ou não , desses autores , mas sim , a exposição da doutrina dogmática da Igreja Católica .

O artigo dialoga , predominantemente , com o Padre Júlio Meinville , autor do livro "De Lammenais a Maritain" (1945), e como o Cardeal Siri , principais críticos do magistério eclesiástico do Concílio Vaticano II , discordando quando se diz , como Meinville , que Lubac , Congar , Rahner , Maritain , Schillebeckx , Robinson, Altizer, Hamilton e Harvey Cox , formam um sistema integrado , herético e gnóstico , que foi plenamente incorporado pelo magistério eclesiástico , pós-Vaticano II .

Verdades dogmáticas da Igreja Católica com base no Documento Dominus Iesus , 2000 ; no Catecismo da Igreja Católica , 1992 ; no Código de Direito Canônico , 1983 ; e no Catecismo de Trento , são expostas para demonstrar claramente que as supostas heresias mencionadas acima , não foram incorporadas pelo supremo magistério eclesiástico.

_________________________

Proposições

_________________________

A GRAÇA E OS SACRAMENTOS

- A universalidade e caráter absoluto da graça para a justificação e a salvação dos homens. Sem a graça , o homem não pode ser salvo.

- Após o recebimento da graça , o homem deve viver sob as leis de Deus e da Igreja ; frequentando os sacramentos , fazendo as boas obras , apartado do pecado , para alcançar a salvação definitiva.

- O homem pode resistir ao convite de Deus e pode perder a graça cometendo pecado mortal.

- A graça é imerecida , iniciativa unilateral de Deus . Após o convite divino , devemos viver conforme a vontade de Deus .

- O homem pode e deve colaborar com o chamado divino , livremente.

- Somos salvos pela graça e pela fé ; vivendo em conformidade com as leis de Deus , fazendo as boas obras e crescendo na graça e na justiça , adquirindo méritos diante de Deus.

SALVAÇÃO

-Aqueles que viveram antes de Cristo , acreditaram nas promessas de Deus , foram honrados , amaram a Deus , praticaram a caridade , viveram conforme os Mandamentos , puderam encontrar a salvação pela ação retroativa da graça .

- Os judeus que creram no Messias e fizeram a contrição de seus pecados também encontraram a salvação.

- Quem vive em contextos nos quais a mensagem de Cristo não tenha chegado ou tenha chegado de forma imperfeita , não possui culpa a priori e pode encontrar a salvação.

Ninguém pode sair da Igreja para tentar a salvação em seitas ou grupos cismáticos. Quem nasceu fora da Igreja , deve buscar , crescentemente , dela se aproximar , na comunhão do Espirito Santo. Deus atua fora do grêmio visivel da Igreja. Fora da Igreja , existem elementos de santificação e de verdade e não a Igreja de Cristo em plenitude , que só existe na Igreja Catolica Apostólica Romana.

SALVAÇÃO NA IGREJA

A mediação da Igreja e a graça são imprescindíveis para a salvação , quem nasceu em contextos nos quais não pôde conhecer a mensagem perfeita da Igreja Católica , também pode encontra a salvação , porque está unido , de alguma forma , à Igreja. Fora da Igreja , não ha salvação em termos absolutos. Pecadores réprobos , pessoas que rompem com a Igreja (cismáticos e hereges) e ateus , não encontrarão a salvação.

HIERARQUIA

A hierarquia eclesiástica e os sacramenos são de origem divina e deverão existir até a consumação dos tempos.

AUTONOMIA DA ORDEM TEMPORAL

A ordem temporal possui autonomia em face do poder religioso , mas está limitada aos deveres morais da lei natural e da lei de Deus. O poder da Igreja sobre a ordem temporal é indireto , exercido através dos leigos.

BATISMO DE DESEJO

Quem morre sem o batismo , no desejo ardente de recebê-lo , amando a Deus , odiando o pecado pode encontrar a salvação. Quem morre sem o batismo , na defesa da fé , ou na defesa de um principio da lei natural , também pode encontrar a salavção

CONTRIÇÃO PERFEITA

Quem , em pecado mortal , na hora da morte , se arrepende e pede perdão por seus pecado , pode encontrar a salvação , mesmo sem uma absolvição formal.

RELIGIÃO IMANENTE

A Igreja tem o direito e o dever divino de pregar a boa nova a todos os homens. Todos os homens têm o direito de receber a pregação da Igreja e o dever moral de perseguir a verdade , principalmente , no campo religioso , e de abraçá-la ao encontrá-la.

ONIPRESENTE

Deus está em todas as partes ; mas esta verdade não torna inútil a existência da Igreja e a sua missão de pregar o evangelho.

FÉ ACOLHIDA

A fé deve nascer por uma escolha livre e soberana do homem , plenamente consciente ; do contrário não tem valor. A Igreja é contra a imposição direta ou indireta da fé católica ; para que a escolha do homem possa ser livre e consciente.

SUJEITO DE DIREITOS

Só tem direito perante a Igreja quem é batizado e está em estado de graça , ou seja , sem pecado ou excomunhão.

A criatura humana , sem o batismo , é apenas possuidora de dignidade natural e de uma espiritualidade natural.

TEOLOGIA NATURAL

Sem a graça , o homem pode conhecer a Deus pelo uso da razão , mas é necessário o pleno exercício da fé , que é um dom posto em nossa alma por Deus ; e forma derradeira de agradá-lo ; - condição "sine qua non" para a salvação. O homem pode conhecer a Deus em processo analógico em face da realidade criada e pela revelação sobrenatural .

ECUMENISMO

A Igreja dialoga com todos os povos , para conveter e para aproximar os não-catolicos da fé romana , e não para construir uma gnose ecumênica.

Servir a Deus é servir ao mundo e ao homem , segundo os mandamentos e a doutrina de Deus , e não se submeter ao mundo e às doutrinas heréticas. Dialogar e conviver , sim , mas não relativizar verdades dogmáticas ou construir uma gnose ecumênica.

CRESCER NA SANTIDADE

O homem e a sociedade podem crescer na graça , na justiça e na cfaridade , mediandte a prática de uma vida virtuosa em conformidade com a fé cristã.

O homem é um ser perfectível.

Ele pode e deve louvar a Deus , interna e externamente e recebe os chamados de Deus , imediata ou mediatamente .

REVELAÇÃO

É a ação divina unilateral , mediante a qual , Deus comunica a todos os homens , as verdades fundamentais da fé , que estão presentes em Sua Mente , e que devem ser acolhidas como definitivas e imutáveis por todos os cristãos. Trata-se de uma comunicação racional , da inteligência divina para a inteligência humana , e não de uma experiência mística inefável e incapaz de ser entendida racionalmente. A fonte da doutrina sobrenatural revelada é a Bíblia e a Sagrada Tradição , que são as deliberações e ensinamentos do magistério eclesiástico supremo ao longo do tempo. Verdades infalíveis alcançadas pela assistência do Espírito Santo ao Papa em pronunciamentos 'ex-cathedra' e ao Colégio Episcopal , reunido em Concílio Ecumênico. Após a Ascensão definitiva de NS Jesus Cristo , a revelação cristã fechou-se e nada mais será acrescentado ao depósito da fé.

MISSÃO

Impregnar a ordem temporal com o espirito do evangelho e aumentar a participação do laicato , não é sinônimo de prescindir da hierarquia , dos sacramentos e da lei divina . Tudo deve ser feito em comunhão com o sagrado magistério.

PECADO ORIGINAL E O COSMOS

O homem perdeu a graça e se tornou sujeito ao erro e ao sofrimento , com a transgressão de Adão . O homem perdeu a graça porque se afastou dos mandamentos divinos , foi orgulhoso e então , como punição , a terra tornou-se corrompida . A alma deixou de ser sobrena . A mortificação contra o pecado e contra a concupiscência , que subsiste ao perdão do pecado , é necessária para que o homem não volte a pecar.

O mundo foi feito por Deus para a Sua Glória , e era um mundo bom e justo , que refletia a perfeição do Criador . A queda original permitiu o ingresso da corrupção no mundo , mas não tornou este totalmente indigno de Deus . Com a graça de Cristo , a realidade natural pôde ser utilizada para santificar , através dos sacramentos e dos sacramentais , todos os homens.

As leis de Deus são necessárias para chegar a Graça e se manter nela , mas sem a graça , a lei é insuficiente para salvar os homens .

CRISTO NÃO CONHECEU O PECADO

NS Jesus Cristo não pecou , não transgrediu a Lei , não quis o mal , quis sempre o bem , lutou contra o mal , em diversos momentos de sua vida na Terra ; sempre esteve com o Espírito Santo . Derrotou o mal , na luta contra o mal , venceu o pecado recebendo seus efeitos. Deus permitiu que Ele morresse , porque sabia que somente Seu Verbo poderia vencer a morte e regenerar , reconciliando , a humanidade com Ele , para a Sua Glória . Cristo recebeu os efeitos do pecado , que eram para o homem , no lugar do homem , para resgatar a humanidade da morte espiritual . A vontade benigna do Pai poupou a humanidade e ressuscitou Jesus. Demonstrando o poder de Deus sobre o pecado e a morte , e sobre a realidade criada inteira. Cristo foi o inocente , o justo , que se tornou vítima do pecado dos homens. Viveu com as restrições físicas , sem conhecer o pecado original , nem o pecado pessoal. NS Jesus Cristo é plenamente Deus e plenamente homem .Possuidor de duas naturezas , distintas , mas eternamente unidas. Sua missão foi assumida livre e conscientemente. Cristo venceu a morte e transmitiu esta graça a todos que O acolhem , livre e conscientemente , vivendo conforme a Sua vontade.

Editor do Site

Links :

Kenosis

A Igreja e o Concílio Vaticano II - Corpo Místico e Povo de Deus

Fora da Igreja não há salvação afirma o Vaticano II

Liberdade de Consciência e Liberdade Religiosa , segundo o Concílio Vaticano II

A criação do mundo , do nada

Jacques Maritain

A Lei Natural

Livre Arbítrio e Graça

Molinismo(predestinação)

Janseinismo/Calvinismo (predestinação)

Contrição , Catecúmeno e Predestinação

Graça Santificante , justiça e caridade

Evolução e Desenvolvimento do Dogma

Heresias cristãs

Dogmas de Fé

Dogmas de Fé

Hosted by www.Geocities.ws

1