DOUTRINA CATOLICA

DOUTRINA CATÓLICA

__________________

"O Senhor reina ; tremam os povos" (Sl 99:1)

_________________

AS CINCO VIAS PARA A DEMONSTRAÇÃO RACIONAL DA EXISTÊNCIA DE DEUS

______________________

As formas de demontração de algo evidente

_______________________

Apesar de a existência de Deus ser algo evidente ; e algo evidente não necessitar ser provado , o Aquinate afirma que a existência de Deus pode ser provada e que há duas formas de provar a existência de qualquer ente : uma primeira partindo da causa para o efeito , e uma segunda que parte do efeito para a causa .

Algo pode ser evidente de duas formas , em si mesmo , mas não em relação ao observador ; em si mesmo e para o observador.

Uma proposição será evidente em si , quando o predicado encontrar-se incluído no sujeito.

Quando , por outro lado , não se conhece a natureza do sujeito e do predicado , a proposição não será evidente para o observador. A existência de Deus é evidente na sua definição , mas o significado de Deus precisa ser demonstrado. E São Tomás procede a uma demonstração partindo do efeito para a causa .

________________________________

AS CINCO VIAS

_________________________________

Primeiro Motor imóvel - do Ato à Potência

__________________________________

Um ente não se transforma nem tampouco se move sozinho , sem que algo atue nela . Um ente , portanto , recebe o ato, de algo externo a ele. Os entes do mundo recebem de outro ente , o movimento , o calor , a cor e etc.

Se retrocedermos no tempo , chegaremos a um limite no qual teremos que admitir a existência de algo que não teve potência a ser tornada ato , por ação externa . Algo , portanto , que seja apenas Ato .

O tempo e o espaço são finitos ; são mensuráveis . Tiveram um começo. Portanto , o processo de passagem da potência para o ato não foi indefinido. Se o processo fosse indefinido , não haveria um ser que fosse apenas Ato , mas sempre a potência precederia o ato .

O ser que transmite ato aos seres sem receber esse ato de ninguém é Deus. Ele faz existir uma realidade diferente Dele , na qual existem entes que passam da potência ao ato e do ato à potência .

É necessário que o movimento parta de um 'ser em ato'. Se ele tivesse potência , não se daria movimento algum. O movimento tem que partir de um 'ser que seja apenas ato'. Portanto , a seqüência não pode ser infinita.

Segundo S. Tomás de Aquino , não podemos afirmar que os universais existem completamente separados dos objetos individuais, visto que nós sabemos deles somente através das impressões de objetos individuais. Os universais são abstraídos do conhecimento das coisas individuais. Este " realismo moderado " implica no fato de que a razão humana não pode completamente apreender o Deus que é. Mas pode conhecer a Sua existência e algo de Sua natureza; o complemento é dado pela fé na verdade sobrenatural revelada.

____________________

Causa incausada

_____________________

Tudo que existe no mundo tem uma causa . Todos os entes procedem de outros entes. Se retrocedermos no tempo , chegaremos a um limite em que essa série causal não pode ser explicada por um ser que teve a sua causa proveniente de um ente anterior e externo a ele.

Este ser não teve uma causa diferente dele , mas é a causa de todas as séries causais que passam da causa para o efeito . Ele é a causa incausada.

O único ser que não tem causa, que, portanto, possui o poder de ser, em si, é Deus. Aquele que criou e sustenta a realidade criada

______________________________

Ser necessário

______________________________

No universo, existem fatos e entes que começam a existir e que deixam de existir, contudo, se essa série de transformações existe, é porque algo, necessariamente, é. Se tudo que pode não ser, não fosse, nada haveria. Sem esse ser necessário, que não pode não ser, a série de transformações não ocorreria. Um ente que existe sem transformações - um ser eterno - é o que chamamos Deus - condição " sine qua non " para a existência de entes contingentes no mundo.

________________________________

Ser Perfeitíssimo

_______________

No universo existem entes com graduações de qualidades ; para que exista graduações de qualidades entre os entes é necessário que exista um absoluto dessas qualidades. O ser que tem todas as qualidades em grau máximo e de onde se originam todas as graduações -- o ser que não é privado em grau , de nenhum atributo -- é Deus . Ser , a partir do qual , podemos constatar as diferenciações de grau dos entes . Ou seja : o belo , o bom , o justo , o sábio e etc.

O mal que existe no mundo é uma restrição na possibilidade do bem ; a realidade do mal é ser um 'aquém' do bem . Ou seja , o mal é uma falta do bem , consequência das restrições espaço-temporais em que vivemos no mundo físico.

___________

Inteligência ordenadora

____________

Existe , por fim , a inteligência ordenadora que faz com que exista ordem no universo e vida inteligente . Inteligência que impediu o universo de só produzir desordem após a grande explosão. No Evangelho de São João , a inteligência divina é apresentada como "logos" , a Palavra , o Verbo Eterno.

Os fatos do universo têm uma conexão . Do contrário , não seriam inteligíveis.

Se existe inteligência no mundo é porque a inteligência estava inscrita nas possibilidades deste universo , mesmo antes de orginar-se no homem.

Quando alguns fatores se combinam em proporções adequadas , essa proporção se deve ao dom de produzir razões matemáticas que determinavam essa possibilidade , e que eternamente preexistiam à sua realização.

____

As idéias relacionadas ao mundo e aos entes do mundo , estavam na mente divina antes da criação.

____________________________

Conclusão

____________________________

São Tomás de Aquino é um realista moderado , ele não segue uma linha de explicação racional para a existência de Deus tal como Santo Agostinho.

Santo Agostinho fala de uma inclinação prévia da alma humana para o conhecimento de sua origem transcendente, como decorrência de sua natureza espiritual. Para Santo Agostinho, as idéias gerais são colocadas por Deus na alma humana que não poderia alcançá-las apenas com o recurso à abstração progressiva a partir do conhecimento sensível.

Nem tampouco acolhe São Tomás a proposta de Santo Anselmo , para quem o absoluto representado , é a prova da existência do absoluto. Afinal , se eu posso ter a idéia do absoluto , esse absoluto , necessariamente , existe externamente ; do contrário não seria absoluto e a minha idéia seria errônea .

Deus, ensina São Tomás, é substância simples -- uno , indiviso -- e possui todas as qualidades em grau superlativo .

A essência divina se confunde com a existência . Em Deus não há potências , não há acidentes . Deus é apenas Ato ; Ato Puro.

Em Deus existem Três Pessoas que constituem a Santíssima Trindade , são ações de Deus na Sua própria substância -- a ação do entendimento divino e a ação do querer divino . Não são três substâncias , mas sim , processões divinas que não alteram a substância una de Deus . O Deus Filho é a Inteligência , o 'Verbo Eterno' , e o Espírito Santo , que procede do Pai e do Filho , é a ação do querer divino .

Deus pode ser conhecido pela inteligência humana , porque o homem foi dotado de uma alma racional . A revelação divina só é possível porque o homem possui a capacidade de conhecer e de crer . E a graça da redenção só pode ser transmitida ao homem porque este é um ser que entende o seu significado e manifesta o seu desejo de recebê-la através da virtude da fé . Fé que é a aceitação daquilo que não se entende plenamente pelo fato de transcender a inteligência criada . Deus é transcendência absoluta , Ele não é plenamente cognoscível ao homem. Essa dimensão não plenamente acessível ao entendimento humano é chamada de mistério . Além da demonstração racional , a Igreja afirma dogmaticamente que Deus pode e deve ser conhecido pela fé , pela adeão racional à mensagem sobrenatural revelada .

_____________________________

Há somente um Deus , criador do Céu e da Terra , pela Sua infinita sabedoria , bondade , justiça e poder (1) Deus é um ser espiritual (João 4:24), eterno , sem princípio e sem fim ( infinito )(Apo. 21:6); Ato Puro , substância simples , diferente de tudo , absolutamente independente da realidade criada , sem dimensões espaço-temporais , presente em toda parte (Sal. 139: 1, 2) ; glorificado nos céus , maximamente . Não pode ser visto pelo homem , com os olhos materiais como consequência do estado pecaminoso herdado de Adão . (2) Pela fé e pela razão podemos ir a Deus ( Heb. 11:6 ). [(1)Êxo. 20:2,3; Isa. 45:5,6,18 ; (2) 1 Tim. 6:16; Isa. 59:2; João 1:18; Êxo. 33:20 ]Todos os povos da Terra possuem elaborações intelectuais sobre a transcendência da vida huamna e sobre a origem do universo , apontando para a existência de um ente inteligente que criou e mantém ordenado , para o alcance de um determinado objetivo o universo inteiro.

____________

Editoria do site Doutrina Católica

___________

Referência bibliográfica:

Aquino , São Tomás - A Suma Teológica (I PARTE, q.2, a.a 1, 2, 3 e 4.) (I q 27 - q.43)

Catecismo da Igreja Católica - 1992

Hosted by www.Geocities.ws

1