Doutrina Católica

Doutrina Católica

__________________________________________________________

A Eucaristia

______________________________

" A Igreja vive do Cristo Eucarístico , Dele se alimenta e por Ele é iluminada. A Eucaristia é um misterio de fé e um mistério de luz. (Lc. 24,31). Na noite em que foi entregue (1 Cor.11, 23), Cristo instituiu o sacrifício eucarístico de seu corpo e de seu sangue .

Somos convidados pelo Espírito Santo a contemplar o rosto de Cristo com Maria "

______________________________

Ensina São Tomás de Aquino , o insígne Doutor Angélico , na Suma Teológica (III Q. 76, a. 1 ; a. 2), que o Corpo e o Sangue , a alma ( a humanidade ) e o Espírito Santo de Deus ( a divindade ) estão presentes nas espécies consagradas . Contudo , como Deus é um ser sem limitações espaço-temporais , Ele também está presente para além dos limites físicos do Pão e do Vinho . Da mesma forma como Cristo que quando esteve em missão na terra , nunca deixou de estar no céu . Se não fosse assim , a eucaristia não poderia ser celebrada em diversos lugares simultaneamente .

O pão natural e o vinho naturais estão presentes localmente , nos limites quantitativos das suas respectivas substâncias . Cristo - inteiro - está em todo o pão e em todo o vinho consagrados ; e esta é a Sua forma sacramental de estar presente , mas Deus também está presente para além daquela dimensão , em decorrência da Sua onipresença . Cristo está presente conforme a sua substância. A substância divina não se relaciona com o lugar como a substância do pão e do vinho naturais se relacionam.

A substância do pão e do vinho naturais estavam submetidas à quantidade dimensiva em seu relacionamento com o lugar. A confusão decorre do fato de a substância divina suceder a substância natural . Todo corpo localizado está no lugar conforme o modo próprio da quantidade dimensiva , porque é comensurado pela quantidade dimensiva dele. E este é o mistério central deste sacramento santíssimo. Como Deus pode estar todo na eucaristia e também além dela ?

Quando o padre celebrante consagra o pão , o vinho se faz presente junto à espécie do pão , por real concomitância ; quando o padre consagra o vinho , o pão está unido à espécie do vinho por real concomitância , ensina o Aquinate. Em cada partícula do pão e do vinho consagrados , Cristo está presente , eternamente unido a Deus . Por essa razão , quando recebemos a hóstia , também recebemos o sangue do Senhor.

E se Deus está realmente presente no augustíssimo sacramento da eucaristia , consequentemente ocorre a renovação incruenta do sacrifício único do Calvário. Trata-se de uma nova aplicação da mesma eficácia do sacrifício único que não acrescenta méritos ao sacrifício da cruz.

____________________________________________________________

Complementação

____________________________________________________________

Deus não está em lugar nenhum , porque 'estar' é um atributo dos seres criados , das substâncias criadas.

Deus não tem limites espaço-temporais , é uma substância puramente espiritual. Por essa razão , se diz que Ele está em todas as partes . Ou seja , Deus Se relaciona igualmente com toda a realidade criada .

E especificamente nos sacramentos , Ele Se faz presente em sinais visíveis da Sua Graça , comunicando Sua misericórdia , Sua justiça e Suas verdades aos homens e a Ele mesmo !

Nos sacramentos ocorre uma comunicação eterna , que existe , desde sempre , em Deus . A comunicação da vida Trinitária ; a relação entre o Pai , o Filho e o Espírito Santo . A comunicação da Verdade Eterna de Deus é feita no relacionamento com o Deus Filho , e a comunicação do Seu amor eterno por Si mesmo , é feita na relação com o Espírito Santo .

Deus está em todas as partes ( relaciona-Se com todas as partes do mundo ) ; Deus está nos sacramentos e , Deus não está em lugar nenhum , porque Ele 'é' , desde sempre , fora do tempo e do espaço . Mesmo quando está nas espécies consagradas , Deus não perde a Sua característica de ser absolutamente transcendente , ilimitado em termos espaço-temporais -- unido à humanidade na Pessoa de Cristo , Deus sempre esteve no céu e assim está o Cristo unido a Ele !

Deus , soberanamente , decidiu manifestar a Sua presença através de sinais visíveis que são a expressão da Sua graça invisível . É enquanto sinal visível , que dizemos estar Deus presente nos sacramentos . É dito , portanto , estar a graça divina presente e santificando os homens , por livre iniciativa de Deus , que escolheu formas específicas para manifestar a Sua presença e a Sua Graça . Da mesma forma como decidiu livremente encarnar para resgatar a humanidade na obra sacrificial de Cristo .

Deus continua onipresente , e deve ser reverenciado em todos os momentos da nossa vida . Obrigatoriamente , na Santa Missa e na adoração ao Santíssimo Sacramento. Por essa razão , comungamos espiritualmente na Santa Missa , mesmo quando não recebemos a hóstia sagrada.

O entendimento humano , simplificadamente , concebe a presença divina nos sacramentos , tal como a presença das substâncias criadas , mas a substância divina nas espécies sacramentais não está presente como uma substância natural .

A renovação do sacrifício eucarístico é a expressão do oferecimento eterno que Cristo faz de seu sacrifício a Deus , pelo resgate das Suas criaturas e para a regeneração da realidade criada.

Em recente Carta Encíclica intitulada «Eclesia de Eucharistia» , o Papa João Paulo II exortou os católicos a reverenciarem o Santíssimo Sacramento e reafirmou todos os dogmas referentes à real presença eucarística e à renovação do sacrifício único .

Após o celebrante prounciar as palavras eficazes da consagração -- as palavras da Última Ceia -- no auge da santa missa , o Espírito Santo opera a transubstanciação eucarística ; o pão e o vinho se tornam o corpo e o sangue , a divindade e a humanidade de Cristo . Em cada parte e em cada partícula das espécies consagradas , Cristo inteiro está presente (CIC 1375). A real presença sacramental se verifica do momento da consagração até a degradação natural das referidas espécies (CIC 1377).

_______________________________________________________

Substância humana de Cristo sem limites?

_______________________________________________________

Pergunta : Como pode a substância puramente humana de Cristo estar presente em todas as missas e até o fim dos tempos , se a substância humana não se torna divina e somente a dimensão divina pode estar presente na eucaristia e não o corpo e o sangue humanos ! ?

Resposta : As substâncias divina e humana de Cristo estão eternamente unidas , mas são distintas ! Quem afirmava que Cristo era apenas Deus eram os monofisistas ; quem afirmava que Cristo era apenas homem , eram os arianos e outros hereges . A Pessoa de Cristo , toda ela , é divina ; incluindo a dimensão humana ( unida misteriosamente ao Espírito de Deus -- ilimitado , sem forma e eterno ) . Portanto na presença de Cristo na eucaristia , estão sempre presentes : o corpo e o sangue , a divindade e a humanidade de Jesus .

A onipresença do Verbo de Deus é descrita no Novo Testamento . O Verbo é o princípio através do qual toda a realidade foi criada ; o Verbo é a inteligência divina , a Palavra Eterna de Deus usada na Criação . Toda a criação está nesta Palavra que existia e existe eternamente ; portanto , antes do mundo existir .

Na união com Deus a dimensão humana gloriosa de Jesus se faz presente em cada celebração da eucaristia , em substância . Todo o Cristo está em toda a dimensão do pão consagrado , e , também , além do pão . A substância humana de Cristo perde as restrições espaço-temporais e por ação da providência divina ordinária , pode se fazer presente quantas vezes for necessário em cada celebração eucarística .

O Pão Vivo eternamente no céu , fazendo-Se presente nas dimensões limitadas do tempo e do espaço , no âmago da Santa Igreja que é o Seu Corpo.

Deus , livremente , decidiu unir-se aos homens para regenerar a obra da criação , salvar e reconciliar os homens mortos no Pecado , através da encarnação do Verbo ; fato que existirá para sempre .

Por isso podem ser clebradas " n " missas até a Segunda Vinda !

Esse fato é um mistério da fé , que foi revelado por Deus como dogma , confirmado pela Igreja , e todos ´nós devemos nele crer , porque Deus não mente nem nos engana ! Toda criação é 'presente' para Deus ; e a Santíssima Trindade é 'presente' para toda a criação .

São Tomás de Aquino na Suma Teológica apresenta a seguinte explicação : "A substância do Corpo de Cristo está no sacramento por virtude do próprio sacramento, e sua quantidade dimensiva por real concomitância; daqui que o Corpo de Cristo está no sacramento de modo como a substância está nas dimensões, não do modo como está a quantidade dimensiva dos corpos que se ajusta à quantidade dimensiva do lugar. É evidente que toda a natureza da substância está em cada parte das dimensões que a encerram, como em cada parte do ar está toda a sua natureza, e, em cada parte do pão, toda a natureza do pão, quer estejam o pão e o ar divididos, de fato, em partes, quer não estejam, de fato, divididos. Daqui que seja coisa clara que Cristo está todo inteiro em cada parte da espécie de pão, não só quando este é partido, mas também quando a hóstia permanece inteira" (São Tomás, Suma Teológica, III, Q. 76, a. 3).

" A quantidade dimensiva do Corpo não está por virtude do sacramento, porque deste modo está apenas somente aquilo no que termina a conversão, e a conversão termina na substância do Corpo, não em suas dimensões. É evidente que a quantidade dimensiva permanece depois da consagração, ainda que mude a substância do pão. Contudo, como a substância do Corpo de Cristo não se separa realmente de sua quantidade dimensiva e dos outros acidentes, tanto esses acidentes, como aquela [a quantidade dimensiva] estão no sacramento por real concomitância" (São Tomás, Suma Teológica, III, Q. 76, a. 4).

"O Corpo de Cristo, como já foi dito, não está no sacramento conforme o modo próprio da quantidade dimensiva, mas antes segundo o modo da substância. Todo corpo localizado está no lugar conforme o modo próprio da quantidade dimensiva, porque é comensurado pela quantidade dimensiva dele. Daí se segue, portanto, que o Corpo de Cristo não está no sacramento localizado, mas antes ao modo como a substância se contém em suas dimensões. A substância do Corpo de Cristo sucede no sacramento à substância do pão; daqui, como a substância do pão não estava localmente em suas dimensões, e sim substancialmente, tão-pouco está assim a substância do Corpo de Cristo. Entretanto, a substância de Cristo não está sujeita às dimensões do pão; a do pão, sim, o estava. Por isso, o pão estava ali localmente por causa dessas dimensões, pois se relacionava com o lugar através delas. A substância do corpo de Cristo se relaciona com o lugar mediante dimensões alheias -- não mediante as próprias. As próprias se relacionam com o lugar através da substância" (São Tomás, Suma Teológica, III , Q. 76, a . 5)

NS Jesus Cristo está presente nas espécies consagradas por transubstanciação do pão em seu Corpo e do vinho em seu Sangue. Mas este fenômeno não faz o Corpo de Cristo assumir as dimensões das espécies do pão e do vinho.

Após a ressurreição, Jesus demonstrou alguns atributos de seu corpo glorioso diante dos apóstolos e dos discípulos - como a sutileza e a agilidade . Ele mostrou aos apóstolos que Seu Corpo espiritual não estava sujeito aos limites do mundo físico e às leis do mundo físico.

__________________________

Observação importante

__________________________

O fato de Deus ser onipresente não pode implicar em duas condutas errôneas da nossa parte : nem no abandono dos sacramentos , pelo fato de Deus estar transmitindo Sua Graça em todas as partes , com o subsequente nivelamento de outros aspectos da vida religiosa aos sacramentos ( como fazem os protestantes ); nem , tampouco , na inutilidade do culto público a Deus. Se Jesus intituiu os sacramentos e ordenou a sua ministração para a nossa santificação e justificação , é porque desejou que os sacramentos fossem as vias regulares da nossa salvação . Devido ao sacrificio da cruz e aos sacramentos , a graça também pode bafejar os homens através das oraçãos e das bênçãos da Igreja.

_________________________________________________

Editoria do Site Doutrina Católica

_____________________________________________________________

Cardeal Ratzinger e a Santa Missa

Epiclese

Resposta sobre o respeito ao Sagrado Magistério

In Persona Christi

Hosted by www.Geocities.ws

1