Doutrina Catolica

DOUTRINA CATÓLICA

REVELAÇÃO

A 'revelação' é uma ação extraordinária de Deus mediante a qual Ele comunica à inteligência e aos sentidos dos homens , verdades que os homens de outro modo não poderiam conhecer , e confirma verdades acessíveis ao conhecimento puramente racional.

A comunicação divina feita através da 'revelação sobrenatural' não deve ser confundida com a comunicação que os homens regularmente realizam entre si , porque a revelação é algo extraordinário , apesar de acessível aos sentidos . Ou seja , o fato de a revelação divina ser transmitida oralmente pelos sacerdotes e pelos fiéis a outros fiéis não implica na existência de uma ação divina extraordinária nesse processo . Esta ressalva é importante porque existem seitas evangélicas que acreditam em revelações contínuas feitas através da pregação de seus líderes e ministros.

O conhecimento natural dos homens sobre o mundo e o conhecimento racional , por analogia , da divindade , são considerados expressões da chamada 'revelação natural'. São conhecimentos acessíveis à razão , sem o concurso da fé e da graça. Através da razão natural podemos chegar a Deus.

O conhecimento corrompido pelo pecado original , segundo o catolicismo , foi o conhecimento sobrenatural que requer a fé e a graça de Deus . O conhecimento natural não foi corrompido e pode ser realizado , com o uso da razão .

A revelação sobrenatural pressupõe a presença do dom da razão , da virtude da fé na alma humana , e a ação da graça de Deus . Só é possível a revelação e a transmissão da graça divina a um ser que possua o dom da razão e a capacidade de crer , ou seja , a capacidade de aderir intelectualmente , por um ato livre da vontade , guiada pela razão , a um conhecimento que transcende os dados sensíveis e o entendimento racional. O fato da revelação não ser plenamente inteligível pelo entendimento humano não signfica que seja contrária à razão . A revelação ao manter alguns mistérios informa simultaneamente que no fim dos tempos , a mente humana entenderá plenamente aquilo que ainda não entende.

A 'revelação divina sobrenatural' é pública , ou seja , acessível a todos os seus destinatários potenciais. E necessita da fé e da graça de Deus para ser acolhida .

A graça é aquele gesto unilateral da misericórdia divina através do qual Deus livremente transmite verdades fundamentais aos homens . Verdades eternas , imutáveis e obrigatórias em termos de crença e prática .

As chamadas revelações privadas , não obstante , existem , mas não acrescentam nada ao 'depósito da fé' . A 'revelação cristã' fechou-se com a ascensão definitiva de Cristo e nada mais será revelado aos homens até a Parusia , a Segunda Vinda Gloriosa.

Nem toda comunicação entre Deus e os homens implica em 'revelação'. Existem formas de comunicação que não se enquadram no fenômeno da 'revelação'. Tais como a 'assistência' e a 'inspiração' .

Com a 'assistência' do Espírito Santo , o magistério eclesiástico se torna imune ao erro no seu exercício solene - o Papa em pronunciamentos "ex cathedra" e o Colégio Episcopal em reuniões de Concílio Ecumênico . E através da 'inspiração' do Espírito Santo , o hagiógrafo é levado a escrever aquilo que é a Vontade de Deus , ao redigir os textos sagrados.

Na participação do fiel na vida litúrgica , ele se encontra em comunhão espiritual com toda a Igreja , ele pode , assim , orar por todos os membros da Igreja e está apto a realizar as obras de valor sobrenatural , crescendo na graça , na justiça e na caridade . A oração e a participação nos sacramentos constituem a nossa comunicação regular com Deus . Movidos pelo Espírito Santo que habita em nós com o batismo , também devemos levar a Palavra de Deus ao próximo , porque assim desejou o Cristo . A Palavra de Deus deve ser ministrada pela mediação humana . E assim , quando pregamos a Santíssima Palavra exercemos sobre alguém que não a conhece , o mesmo efeito que a revelação exerceu sobre os homens que origalmente a receberam.

Através da ação de Deus no mundo nos é comunicada a verdade sobre Sua essência , ou seja , a verdade teológica que nos faz compreender o significado desta ação no mundo , que convida os homens à conversão e à salvação.

Prof Everton N Jobim

Hosted by www.Geocities.ws

1