Principal
Doutrina Católica

SACRAMENTOS DA IGREJA

SACRAMENTOS

Por que alguns sacramentos são obrigatórios e outros são facultativos?

Por que alguns podem ser repetidos e outros não podem?

RESPOSTA :

Os sacramentos do batismo, da confissão, da eucaristia e da confirmação são sacramentos obrigatórios para todos os cristãos.

O batismo nos faz nascer para a vida sobrenatural , com o batismo nossa alma recebe a chamada 'graça santificante' , 'justificadora' ou 'habitual' , apagando a culpa original , bem como os pecados pessoais , quando presentes.

Só podemos comungar sem o pecado original e sem a presença do pecado mortal , só podemos comungar , portanto , após o batismo , na idade da razão , e após a confissão dos pecados graves e mortais.

A eucaristia ,por seu turno, nos faz penetrar na vida eterna, nela acolhemos o corpo e o sangue , a divindade e humanidade real do Cristo.

Diz o Catecismo de Trento sobre a Eucaristia :

- 883. Cân. l. Se alguém negar que no Santíssimo Sacramento da Eucaristia está contido verdadeira, real e substancialmente, o corpo e sangue juntamente com a alma e divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, e por conseguinte o Cristo todo, e disser que somente está nele como sinal, figura ou virtude - seja excomungado [cfr. n° 874 e 876].

O Cristo ordenou que repetíssemos esse gesto de consagração até a Segunda Vinda. Devemos ,portanto, comungar regularmente.

Os sacramentos da ordem e do matrimônio, são opções de vida , e a unção dos enfermos, é um sacramento necessário para quem se encontra em estado grave de saúde. Santificam fatos específicos da vida humana.

Evidentemente que ,de forma indireta, os sacramentos da ordem e do matrimônio são também necessários para todos os homens ; pois sem padres ou sem matrimônios, não teríamos ministros da eucaristia e da confissão , e não poderíamos vir ao mundo , em uniões matrimoniais regulares , sob as leis de Deus.

O batismo, a confirmação e a ordem são gestos únicos e definitivos , relacionados a um caráter específico da graça. Por isso não podem ser repetidos.Não podemos nascer duas vezes com uma alma sem o pecado original ,em batismos sucessivos , nem ,tampouco, é permitido o divórcio aos cristãos , ou ser 'confirmado' duas vezes no sacramento da crisma.

O matrimônio válido só pode ser realizado novamente para quem se tornou viúvo.

A eucaristia, a unção dos enfermos e a confissão são passíveis de serem repetidos porque expressam a graça no seu caráter universal ,aberta a todos os cristãos já batizados , pelos méritos eternos e infinitos do sacerdócio do Cristo.

A possibilidade do arrependimento e da reconciliação no sacramento da penitência é aberta aos homens até o último momento de suas vidas , pela misericórdia infinita de Deus.

_________________________________________________________

Informações importantes sobre os sacramentos :

- A necessidade da confissão depende dos nossos pecados, mas a Igreja preceitua a confissão ,ao menos, uma vez ao ano, principalmente na época da Quaresma , e sempre nos casos de pecado grave.

- Os pecados veniais são perdoados mesmo fora do sacramento da confissão.

- Para recebermos a eucaristia , necessitamos do batismo ; para o recebimento da primeira comunhão necessitamos da confissão.

- O sacramento da ordem e da confirmação são privativos dos bispos.

- Os noivos e os candidatos a padrinhos de casamento e batismo, necessitam ser crismados.

- Casais divorciados e recasados não podem receber a eucaristia.

- Padres casados não podem ministrar os sacramentos , na lei litúrgica da Igreja de Roma ; a Igreja latina .

Autor: Prof Everton Jobim

Hosted by www.Geocities.ws

1