Doutrina Católica

Principal

PERGUNTAS DOS LEITORES

_________________________

O COLÉGIO EPISCOPAL E O COLÉGIO APOSTÓLICO

__________________________

Se o Colégio Episcopal é o sucedâneo dos apóstolos , por que existem 5 mil bispos no mundo , deveriam existir apenas 12 !?

__________________________

Em cada cidade por onde passavam , os apóstolos fundavam uma Igreja particular . Portanto , um mesmo apóstolo poderia criar quantas cátedras episcopais fossem necessárias .Dessa forma , cada sé diocesana na antiguidade era uma criação dos apóstolos . Consequentemente , a perpetuação do Colégio Episcopal não corresponde ao mesmo número original de apóstolos .

Após a fase apostólica , somente o Santo Padre , que é o bispo de Roma , sucessor de Pedro , pode criar dioceses , fundir dioceses , separar dioceses ou extinguir dioceses .

____________________________________________

CRIME

Crime na Igreja

________________________________________________________________

Como a Igreja responde em termos morais aos sucessivos casos de pedofilia e de crimes praticados por padres e alguns bispos como aconteceu recentemente em Minas Gerais quando um padre denunciou abusos de um pároco local , foi morto e depois o padre que fez a denúncia também foi morto . Além de casos de padres assassinados após envolvimento com homossexuais ?

________________________________________________________

Um sacerdote não está imune ao erro e ao pecado . Ele pode , como qualquer pessoa , errar e pecar . O mundo está repleto de de tentações e de riscos , muito mais ainda , um mundo secularizado e paganizado . A Igreja é composta por homens que erram , apesar de ser uma instituição transcendente que , no seu conjunto , não ensina doutrina errônea , pois está protegida contra o erro por assistência especial do Espírito Santo. Por esta razão , existem as penas previstas no Código Canônico para as mais diversas infrações . Cabe à autoridade eclesiástica da jurisdição , impor as penas e as medidas disciplinares cabíveis . Se o Ordinário local for omisso no cumprimento de suas obrigações , cabe à Roma impor as medidas punitivas adequadas . O clérigo objeto da punição , por sua vez , pode recorrer ao tribunal da diocese e à Rota Romana , caso se sinta injustiçado . Havendo , também , infrações à legislação civil , a competência é da autoridade secular devidamente qualificada . A Igreja atua de forma discreta , para não agredir à fé das pessoas ; mas esta punição , mesmo discreta , deve ser dura e ter como objetivo corrigir o pecador e dar satisfação à Igreja e a Cristo , impedindo o livre curso do mal .

________________________________

NASCIMENTO DE CRISTO

___________

Onde nasceu Jesus ?

_____________

A Bíblia não menciona o lugar exato do nascimento de Cristo, fala em manjedoura. É dito apenas que deitaram Jesus em uma manjedoura porque não havia lugar no quarto de hóspedes. A palavra grega usada é kataluma , quarto de hóspedes ou alojamento , amplo e mobiliado. (Marcos 14:14-15). Segundo Deonísio da Silva, manjedoura deve vir do italiano mangiatoia , onde se põe comida para os animais. Manjedoura, portanto, é o lugar onde os animais comem (manjar); derivado de manjar (comer), que tem formas semelhantes no francês manger e no italiano mangiar. No latim, há o verbo manducare , mastigar.

_____________________

O VINHO

_____________________

Em diversas passagens do Antigo Testamento o uso do vinho é condenado - Noé pecou por causa do vinho , as filhas de Lò praticaram incesto por causa do vinho (Gênesis 19:30-36).

Absalão decidiu matar Amnom enquanto este bebia, por crer que ele seria menos capaz de se defender : "Absalão deu ordem aos seus moços, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre de vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom, então, o matareis. Não temais, pois não sou eu quem vo-lo ordena? Sede fortes e valentes" (2 Samuel 13:28). Um dos pecados de Belsazar, na noite em que viu a mão na parede e em que seu reino foi tomado, foi o fato de estar bebendo: "Beberam o vinho e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra" (Daniel 5:4).

O vinho usado por Jesus não era vinho , mas suco de uva , não tinha teor alcoolico suficiente para entorpecer . A Igreja não deveria usar vinho na missa , nem permitir o uso de bebida alcoólica

_____________

Ninguém deve beber bebidas alcoólicas além de um determinado limite . Beber como refeição não é proibido . Não podendo haver embriaguez !

O uso do vinho na missa não afeta rigorosamente nada , porque as espécies do pão e do vinho são transformas inteiramente no corpo e no sangue , na alma e na divindade do Cristo , após a consagração. Apenas a aparência é preservada . Uma vez mais , o simbolismo da inversão do mal e do sofrimento , em virtude , libertação , graça , justiça e santidade , se manifesta na eucaristia , quando da transubtanciação das espécies eucarísticas . O vinho e o sangue , símbolos da ira , do sofrimento e da morte se transformam em sangue vivo que assegura a vida eterna . Na renovação do sacrifício incruento de Cristo -- sacrifício perfeito e eterno , que agradou definitivamente a Deus , aplacando a sua ira e restabelecendo a amizade e a paz com os homens -- a morte e o sofrimento se transformam em vida e ressurreição.

_________________________________

DEUS NO INFERNO ?

______________________

Se Deus é onipresente por que não está presente no inferno e no pecado ?

__________

A idéia de onipresença é uma idéia inadequada para Deus . Deus não tem restrições de natureza espaço-temporal , portanto não está presente no mundo físico como um ente natural poderia estar .

Deus relaciona-se , sim , com toda a realidade criada ; toda a realidade é presente para Ele . Deus é um Ser que existe fora do tempo e do espaço. No caso do pecado , entra a vontade divina que permite a liberdade de escolha para os homens . Dessa liberdade origina-se , eventualmente , o mal. Deus incluiu essa possibilidade na obra da criação - o livre- arbítrio do homem. E decidiu , também , abandonar os individuos definitivamente maus no estado que estes desejaram para eles mesmos . Sem antes oferecer todas as possibilidades de redenção em Cristo. Deus tem total poder sobre o mal ; mas , ao mesmo tempo , permite que os homens , livremente , escolham o caminho a seguir.

_________________________________________

A IGREJA E O FASCISMO

___________________________

A Igreja fez acordo com o fascismo de Mussolini , abençoou os canhões fascistas que iam para a guerra e não pediu aos católicos alemães o repúdio enfático ao nazismo.

____________

A Igreja sempre condenou a doutrina nazi-fascista que idolatra o Estado , anula o individuo e a sua consciência individual , defende um nacionalismo xenófobo e belicista e a superioridade racial de alguns povos ; teses inteiramente anti-cristãs . O acordo entre a Santa Sé e o o governo de Mussolini foi uma concordata para definir competências na esfera puramente jurídico-política , entre dois estados soberanos , o Vaticano e o Estado italiano ; não implicou , de nenhum modo , numa aceitação da ideologia fascista .Poderia ser celebrado com qualquer governo italiano. A Igreja sempre condenou o nazismo de Hitler e o Fascismo de Mussolini em diversos pronunciamentos oficiais.Pio XI redigiu a Encíclica Mit brenender Sorge nela podemos ler : "A revelação que culminou no evangelho de Jesus Cristo é definitiva e obrigatória para sempre, não admite apêndices de origem humana e, menos ainda, sucedâneos ou substituições e revelações arbitrárias que alguns palradores modernos quiseram derivar do assim chamado mito do sangue e raça". E também : "Se homens, que nem são unidos em sua fé em Cristo, vos seduzem e lisonjeiam com o fantasma de uma igreja nacional alemã, sabei que isto não é outra coisa senão renegar a única Igreja de Cristo, numa apostasia manifesta do mandado de Cristo de evangelizar todo o orbe, o que só uma Igreja universal pode realizar." (Pio XI, Mit brennender Sorge).

O Papa Pio XII ajudou a salvar mais de 700 mil judeus em toda a Europa. Cerca de cinco mil padres foram assassinados pelos nazistas em diversos países europeus .

Atuando de forma discreta , mas sistemática , e em grande escala , a Igreja Católica foi a via , talvez a única , por onde milhares de pessoas encontraram uma oportunidade de escapar da morte certa , nos campos de concentração de Hitler.A Santa Sé não atuou de forma mais aberta , precisamente , para não inviabilizar essa via de fuga para os perseguidos do nazismo.

O Papa Pio XII participou , também , de duas tentativas de deposição do líder alemão.

Essas afirmações são corroboradas pelos estudos do erudito israelense Pinchas E. Lapide e pela própria CIA .

__________________________________

A IGREJA É SANTA e PECADORA ?

_________________________________

A Igreja é santa e pecadora ?

________________

Não ! A Igreja é santa , sempre santa , buscando crescer na santidade e na caridade . A Igreja Católica dispõe , toda ela , e só ela , de todos os meios necessários para oferecer a todos os homens o caminho seguro da salvação . Seu fundador é o Cristo , a Segunda Pessoa da Trindade , o Deus Filho , fonte de todas as graças e santidade -- eternamente unido à Sua Igreja , protegendo-a contra as portas do inferno.

O magistério eclesiástico solene - o Papa em pronunciamentos "ex-cathedra" sobre fé e moral , e o Colégio Episcopal em reuniões de Concílio Ecumênico - é infalível , protegido contra o erro doutrinário e portanto não ensina doutrina errada , não conduz as almas à danação , mas sim , à salvação eterna.

À Igreja foi confiado o poder de perdoar , sacramentalmente , os pecados dos fiéis arrependidos ; nenhum pecado , portanto , é impossível de ser perdoado pela Igreja . Até o último minutos de nossas vidas , podemos nos arrepender das faltas cometidas e obtermos o perdão , por ação da misericórdia divina infinita. Os homens , individualmente , podem errar e pecar , mas a Igreja , como um corpo , não é pecadora. Os membros da Igreja individualmente erram e pecam , mas a Igreja em seu conjunto não ensina doutrina falsa , não conduz as almas no caminho da perdição. Para aqueles que erram e pecam , a autoridade eclesiástica possui um conjunto de penas canônicas , visando impedir o prosseguimento do erro , punir e corrigir a pessoa em questão .

A Igreja é santa , sempre santa ; e esta verdade é dogma de fé . Ela busca crescer na graça , na justiça e na caridade ; ensinando , santificando e governando os homens sob as leis de Deus e sob as leis canônicas.

____________________________________________________

SACRAMENTOS SEM EFEITO PARA OS MORTOS !

___________________________________________

Se os mortos não podem crescer em méritos ; podendo apenas obter o perdão de suas culpas , ainda não perdoadas ou não pagas ; por que celebrar missas para os mortos ?

Tudo depende deles ; ninguém pode ser salvo pelos outros ! Nossas ações são apenas nossas e por elas respondemos !

_____________

A missa e o seu sacrificio são oferecidos apenas a Deus . O sacrificio perfeito e eterno do Cristo é , sempre , propiciatório , impetratório , latrêutico e de ação de graças .

As missas de intenção são chamadas assim , porque nelas são feitos pedidos e orações especificas para o atendimento de determinadas graças .

Os mortos podem receber graças por nossas orações , para que possam mais facilmente purgar suas culpas . Eles não recebem os efeitos dos sacramentos , mas recebem os efeitos das orações individuais na forma da satisfação vicária em obras penitentes , e também das orações da santa missa.

A missa é um ato de adoração a Deus e de louvor a toda Igreja . Na missa , louvamos os santos pela glória alcançada , pedidos graças a todos que necessitam , bem como pedimos perdão por nossos pecados. A eucaristia confere a graça imediatamaente a quem a recebe , e , indiretamente , a toda a Igreja.

Os sacramentos aplicam o sangue de Jesus Cristo somente aos que são dignos dele , enquanto que a Missa o aplica ao justo e ao pecador, ao que merece e ao que não é digno dele . Os sacramentos só produzem seus efeitos entre os vivos , enquanto que a Missa estende os efeitos da salvação também aos mortos na comunhão espiritual da graça que é a Igreja.

Os mortos não crescem em méritos , nem serão perdoados pelos vivos ; mas serão , sim , eficazmente ajudados por nossas orações a Deus , em comunhão com toda a Igreja ; na dependência da oração , dos méritos e da satisfação eterna prestada a Deus pelo Cristo.

___________________________________

DE ONDE VEM A FÉ ?

______________________

Como se adquire a fé ? Deus chama especialmente , ou a fé nasce naturalmente?

_______

A fé é uma virtude espiritual presente em nossas almas . Ela é a via para a recepção da mensagem sobrenatural revelada . A fé torna-se viva quando ouvimos a Palavra de Deus , através da pregação ou da leitura das Sagradas Escrituras , e acolhemos plenamente essa mensagem. ( Conc. de Trento ) . Todos os homens têm o direito de receber a pregação da Igreja e o dever moral de perseguir a verdade e de abraçá-la quando a encontrarem. A Igreja tem o direito e o dever de pregar a Mensagem do Cristo . Essas afirmações são dogmáticas. Deus pode , não obstante , chamar especialmente algumas pessoas , através de fatos externos ou de um convite interno à nossa conversão.

Cristo chama todos à santidade (Efésios 1,4; Mateus 5,48; Levítico 19,2; I Tessalonicenses 3,3; etc etc); e dá dons e carismas diferentes aos diferentes membros da Igreja (I Coríntios 12) , para o cumprimento dos seus respectivos chamados ou vocações.

________________________________________________

O PAPA HONÓRIO FOI FALÍVEL ?

_______________________________

O Papa Honório defendeu o monotelismo do Patriarca Sérgio , sendo excomungado pelo Papa Leão II , portanto , não foi infalível !

___________

O Concílio Vaticano I que proclamou o dogma da infalibilidade papal - dogma não aceito pelos "Velhos Católicos da Alemanha" - considerou os escritos ( as cartas ) do Papa Honório apenas comentários temerários e ambíguos sem influências errôneas no corpo uno da sã doutrina .

__________________________________________

DAR A HÓSTIA A SI , É CERTO ?

__________________________________

Por que o Padre dá a hóstia a si , e na confissão , ele deve confessar a outro padre ; bem como no ato de incensar , ele deve ser incensado por outros , sendo que na consagração episcopal , ele não pode ser sagrar a si próprio bispo ? Não é Deus o ministro invisível dos sacramentos?

________________

Sim ; Deus é o ministro invisível dos sacramentos , atuando através dos sacerdotes . Na eucaristia , Cristo partiu o pão , deu a seus discípulos , mandou que todos comessem em memória dele e fizessem isso até o fim dos tempos . E também participou da Ceia.

O Padre , portanto , "in persona Christi " , consagra e come integralmente o Corpo do Senhor na Santa Missa , e os fiéis recebem dos sacerdotes e dos ministros , a santa hóstia.

No caso da confissão , o Senhor e seus apóstolos mandaram que os apóstolos e os discípulos confessassem mutuamente ; mandaram que orassem mutuamente e santificassem mutuamente .

São Tiago ordena expressamente que os presbíteros da igreja orem pelos enfermos (Tg 5.14) e que todos os cristãos orem "uns pelos outros" : "Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados" ( Tiago 5:16 )

Nessas ações é preciso , portanto , a presença de um outro sacerdote ou ministro .

Eram também os apóstolos que ordenavam sacerdotes por onde passavam . Os apóstolos ordenavam presbíteros e consagravam seus próprios sucessores , os bispos .

Deus enviou Jesus como Sacerdote Eterno e Jesus consagrou seus apóstolos como sacerdotes e os apóstolos consagram presbíteros e seus sucessores ( os bispos ) .

No Antigo Testamento vemos vários exemplos de " chamado " ao sacerdócio , ao serviço de Deus ou ao auxílio no serviço de Deus , de modo indireto ; bem como a transmissão dessa missão entre as gerações.

Moisés precisa de seu irmão Aarão (Ex 4, 14-31) e depois de setenta "presbíteros" (Nm 11,16) . Recebe de seu sogro , Jetro , aconselhamentos (está em Ex 18, 13 ss.) Elias transmite sua missão a Eliseu (2Rs 2,1-15).

João Batista encaminha seus discípulos a Jesus. Os apóstolos escolhem Matias e, depois, os Sete (cf. At 1 e 6). Deus se serve de Ananias e, depois, de Barnabé para chamar Paulo (cf. At 9,10 ss.; At 11,25-26). Deus nos chama para o cumprimento da nossa vocação religiosa , interna e externamente , de forma imediata ou mediata . Confere , portanto , suas graças pela via sacramental e pela via extra-sacramental. Permite que atuemos , diretamente ou indiretamente , em cada ação litúrgica , conforme nossa preparação espiritual e a autoridade recebida .

O próprio Jesus foi batizado por João Batista . Aquele que é a fonte de todas as graças , sem nunca ter conhecido o pecado , recebe o batismo para que toda a justiça fosse feita .

Ao longo do tempo foi exigida uma preparação maior do batizado para o recebimento das santas odens , através dos seminários e do recebimento de graus inferiores do sacramento da ordem , na forma de graças específicas . A crisma e a ordem são sacramentos privativos dos bispos e ministrados no curso da santa missa . Os apóstolos e só eles , receberam originalmente a missão de pregar e ministrar os sacramentos ; e esses apóstolos-sacerdotes passaram parte de seu poder e autoridade aos discípulos para a ministração dos sacramentos .

___________________________

DOGMAS SÃO LEIS ?

____________________

Dogmas são leis ?

_________

Os dogmas não são precisamente leis.

As leis de Deus , sem dúvida , são dogmas ; verdades sobrenaturais reveladas , de crença eterna e obrigatória para todos os cristãos -- preceitos morais e espirituais definitivos .

Dogmas são verdades reveladas por Deus e confirmadas pela Igreja de modo solene , ou seja , infalivelmente . Seja pelo Papa , em pronunciamento "ex cathedra " ou pelo Colégio Episcopal em Concílio Ecumênico . São proposições sobre o mundo , sobre Deus , sobre o Cristo .

Existe , sim , um caráter normativo no dogma , pois todos os fiéis devem crer e obedecer as verdades apresentadas como dogmas ; que são irrefutáveis . Os dogmas são a base para a estruturação das leis da Igreja e de todos os demais aspectos da sua doutrina.

As verdades reveladas devem ser confirmadas pela Igreja porque Deus estabeleceu essa necessidade ; e Ele atua na Pessoa do Espírito Santo, auxiliando a Igreja na formalização dos dogmas , infalivelmente .

Quando se diz que alguns dogmas são divinos , outros dogmas são apostólicos e outros da Igreja não se está dizendo que os apóstolos ou a Igreja criaram dogmas e os inseriram na doutrina , sem qualquer ligação com a doutrina revelada . O que se quer dizer é que no tempo dos apóstolos ou da Igreja , o magistério vivo reconheceu a existência de uma verdade revelada por Deus como imutável , definitiva e de crença obrigatória para todos os cristãos.

_________________________

O PÃO EUCARÍSTICO É JESUS ?

____________________

Cristo disse que o seu corpo físico seria oferecido em holocausto ; e não disse que o pão da Ceia seria seu corpo !

_________

Resposta : Jesus tomou o pão deu graças e o deu aos seus discipulos dizendo : tomai e comei todos vós , este é o meu corpo que é dado por vós !

Vejamos o que diz o Texto Sagrado :"Estando, eles, porém, ceando, tomou Jesus o pão eo benzeu, e partiu-oe deu-o aos seus discípulos e disse: Tomai e comei, ISTO É O MEU CORPO ( S. Mateus, XXVI (26-28)).

Se ele não tivesse segurado o pão , erguido e dito isso , talvez , pudesse haver alguma dúvida ! Mas não da forma como foi feito , certamente , não ! E o mesmo com o vinho - com o sangue - que não jorrava de Jesus naquele momento !

_________________________

TEORIA DA EVOLUÇÃO

______________________

A Teoria da Evolução das espécies nega a Bíblia , nega a criação do homem do barro , nega a existência de Adão , a existência da alma . Outra pergunta : Os descendentes de Adão casaram com quem ?

_________________

A teoria da evolução das espécies não nega coisa nenhuma ! Em primeiro lugar , a ciência não consegue explicar satisfatoriamente a origem do cosmos , nem a origem da vida . Não há uma explicação para o Big-Bang sem Deus , até o momento , e não há uma explicação para a sucessão de fatos fortuitos , de acidentes , de eventos ao acaso , para a originação da vida e da vida inteligente na terra. A verdade de Adão e da criação do ser inteligente escapa à possibilidades de conhecimento da ciência porque é uma verdade espiritual transcendente . O Homo Sapiens é um ser que possui uma alma racional . Ele não é mais uma animal . E todos os homens racionais possuem uma alma racional infundida por Deus ; a ciência não pode medir , observar , o momento dessa infusão da alma e a natureza dessa alma.

Quando , no desenvolvimento dos seres naturais , Deus verificou o momento de fazer existir o ser racional , este passou a existir.

As leis que governam os fatos da natureza são criadas por Deus e expressam essa vontade. Deus criou o primeiro ser racional , Adão , e dele descendeu toda a humanidade. Os descendentes de Adão casaram com primos , por aurorização especial de Deus .

___________________________________

PECADO MORTAL EXEMPLO NA BÍBLIA

________________________

As Filhas de Ló , embriagaram o pai e tiveram filhos com ele (Gênesis 19:30-36); e , também , Ló chegou a oferecer suas filhas para não ser vitima de sevicias ou contra os anjos ( ou homens ) que estavam na casa com ele Como se explica essas atitudes promiscuas e incestuosas ?

______________

São atitudes pecaminosas e condenáveis aos olhos de Deus . Nem tudo que existe na bíblia é exemplo de vida santa ; existe também o exemplo do erro e do pecado , para que possamos evitá-lo , conhecendo seus efeitos. A corrupção que reinava em Sodoma influenciou parte da família de Abraão ; foram fracos e cederam ao pecado . Deus teve misericórdia deles e ordenou a saida de todos da cidade , porque ela seria destruída. As filhas de Ló estavam embriagadas quando foram procurar o pai para práticas incestuosas . A Bìblia condena a embriaguez : "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio" (Provérbios 20:1).

"Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até alta noite, até que o vinho os esquenta!" (Isaías 5:11).

"Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus." (1 Coríntios 6:9-10).

Noé também pecou por causa do vinho: "Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda" (Gênesis 9:21).

O álcool influencia as pessoas a fazer o que não fariam sóbrias. Existe um atenuante , mas não um perdão completo da falta cometida , sob o álcool . Sodoma e Gomorra ficaram privadas da ajuda de Deus e foram destruídas , numa imagem antecipada do Juízo Final. Tal como o Dilúvio e a salvação de Noé foram imagens antecipadas do Juízo.

____________

SIMONIA NA IGREJA ?

Não é crime de simonia negociar com os bens sagrados , por que a Igreja cobra para ministrar sacramentos ?

_______________

A Igreja não cobra para ministrar os sacramentos , ela cobra uma taxa para as despesas de manutenção material do templo . Como notório , é dever de todos os católicos contribuir com o dízimo , trata-se de ordenança bíblica . Quem não é dizimista , deve contribuir para a manutenção dos serviços da Igreja a fim de realizar o sacramento pretendido(batismo , primeira comunhão , crisma e casamento ) . Quem for dizimisma , está isento dessa taxa. E quem for pobre não precisa pagar .

______________________________

A GRAÇA é CRIADA ?

__________________________

A Graça é algo criado ?

________________

Não ! A Graça é uma ação de Deus , eterna , absoluta , livre , tomada , unilateralmente , ou seja , independente de qualquer ação nossa ou mesmo da previsão divina sobre a nossa conduta futura . Do contrário não seria graça . A graça é oferecida a todos os homens ; aos justos e aos pecadores , aos que irão perseverar e aos que morrerão apartados de Deus. Em Sua misericórdia infinta , Deus decide permitir a participação da alma humana na Sua vida divina. Decide propiciar aos homens a purificação dos seus pecados , através do batismo e depois da confissão e dos demais sacramentos . A graça tem como objetivo levar o homem à vida sobrenatural e mantê-lo neste caminho , através do recebimento de mais graças . Fala-se em graça criada , porque o estado da alma humana após o recebimento da justificação , é como se fosse uma segunda criação da alma . Cria-se um estado de graça na alma humana. A Alma era , originalmente , pura e perfeita , como a de Adão , que perdeu as virtudes sobrenaturais com o pecado original ; e nasce , em termos sobrenaturais , pela Justiça divina do Cristo.

_____________________

PECADO VENIAL E A GRAÇA

_____________________________

Questão : Quando eu cometo um pecado venial ou pecado mortal , me arrependo , confesso e pago a penitência , eu cresço na graça , volto ao estado de graça , ou não muda meu estado de graça ? Por que é dito que a Igreja toda cresce na graça com as boas obras e no pecado todos sofrem ? A penitência é culto a Deus ?

_____________________

O pecado é um ato de infidelidade do homem em relação a Deus , através da transgressão da lei divina , que é a expressão do amor de Deus pelos homens . Trata-se de uma afronta Àquele que nos deu a vida e nos sustenta nela ; contra Aquele que é infinitamente bom e justo . Contra Aquele que tem a glória e a vida eterna , da qual dependemos .

Os pecados são divididos entre veniais e mortais , os veniais são faltas menos graves - como o próprio termo define - são pecados perdoáveis através de ações extra-sacramentais . Não é necessário a confissão sacramental dos pecados veniais para a obtenção do perdão divino ; não obstante , a Igreja recomenda vivamente que essa seja feita .

O pecado mortal é aquele pecado que elimina por completo a amizade do homem com Deus ; devido à nossa conduta , torna-se impossível a continuidade da vida divina em nossa alma . Morremos para a vida divina e não podemos mais participar da vida litúrgica da Igreja porque nossa alma é desagradável e impura diante do Pai , e , consequentemente , nossa presença na liturgia nesse estado , configura sacrilégio .

A Igreja toda sente quando um dos seus filhos morre espiritualmente no pecado , porque é mais uma alma que se perdeu ; é mais uma dimensão que está à margem da vida sobrenatural e do seu fim em Deus . A graça não mais existe naquela alma !

Por isso quando alguém se arrepende das suas culpas por um gesto de amor a Deus , ou pelo temor da perda definitiva da beatitude celeste , confessa suas culpas e faz as obras de penitência pela satisfação vicária do Cristo , essa alma volta a Deus e Deus vive nela ; a graça , portanto , cresce em toda a Igreja .

Aquele indivíduo privado da graça volta , portanto , ao estado de graça que havia perdido . Esse ato de arrependimento e de retorno a Deus é também um ato de adoração .

No pecado venial , ao contrário , você não perde a graça , Deus não o abandona - mas o seu estado de amizade com o Pai fica debilitado , porque a sua vontade , livremente , se desviou do reto caminho .

Não é uma afronta tão grave que impeça a manutenção da alma do fiel , na comunhão da graça ; mas é uma falta , tal a bondade e a perfeição de Deus , e deve ser reparada . Se você fizer as obras extra-sacramentais ou sacramentais de penitência irá purificar as suas faltas e receberá o perdão de Deus . O perdão e a justiça de Deus , sempre , vêm com a graça ( Cfr Concílio Tridentino ). A graça comum da igreja cresce porque você voltou à paz em pleniude com o pai ; não desejando mais pecar ! Voltar a Deus , no perdão , é também um desagravo à Igreja como um todo .

No pecado , a Igreja peregrina se encolhe em uma alma ou na vontade de alguns de seus filhos , e , por isso , a vontade de Deus não pode avançar naquela dimensão .

O pecado de um membro da Igreja ou os méritos de um membro da igreja , não são transferíveis aos demais , ou seja eu não me torno pecador pelos outros , nem recebo méritos pelo outros fiéis .

Nossa culpa e nossos méritos são pessoais e intransferíveis ; são ações adotadas livre e conscientemente . A graça comum partilhada pode , sim , aumentar e pode auxiliar os demais , mas não tem o poder de substituir as obrigações de cada um .

Quem não confessa suas culpas e não paga suas penas terá de fazê-lo nos purgatório.

*******

Pecados mortais são , por exemplo : violar os Dez Mandamentos .

* Atos tipificados como 'Pecados contra o Espírito Santo' ( negar verdades de fé , invejar as graças alheias , perseverar no pecado , presunção de salvação , desesperar da salvação , impenitência final )

* 'Pecados que clamam ao céu' ( homicídio , oprimir idoso , viúva e criança ; não pagar o justo salário ; pecar contra a castidade ), os chamados 'vícios capitais' quando adotados livre e conscientemente.

Pecados veniais são , por exemplo , a mentira leve , alguma falta de caridade ou de paciência com o semelhante .

Pecados veniais acumulados em nossa alma não podem se transformar em mortais por acréscimo . Um ato tipificado como pecado venial será sempre venial . Mas o acúmulo de pecados veniais pode nos predispor ao pecado mortal , porque debilita a nossa vontade para o bem e debilitam os fervores da caridades e os auxílios divinos . Não devemos pecar , nem mesmo , em termos veniais e muito menos acumular essas faltas .

Editoria do site

Hosted by www.Geocities.ws

1