Doutrina Católica

Doutrina Católica

______________________________________

O Bem e o Mal , a queda e a regeneração

______________________

Deus que é o Bem Supremo, decidiu livremente criar o mundo para a Sua Glória . Não criou para aumentá-la , pois ela é eternamente a mesma e a máxima Glória , mas para ser glorificado de uma maneira diferente . Fez um mundo perfeito e fez o homem como cabeça da criação , imagem e semelhança Dele , para amá-lo e amar a obra da criação ; dominando-a , com justiça e sabedoria .

O homem foi criado santo e justo , dotado de uma alma racional , apto a glorificar a Deus incessantemente . Mas o homem transgrediu os limites de ser criado e apesar de possuir tudo que desejava , desejou algo mais . Ele pretendeu igualar-se a Deus , quis conhecer o mal , não resistiu à tentação do demônio , e , no mau uso da sua liberdade , cometeu um ato colossal de desamor para com Deus . Dessa afronta , decorreu a separação de toda a humanidade da paz , da justiça e da santidade desfrutas no paraíso . A corrupção invadou o mundo , a natureza tornou-se hostil ao homem . Deus seria incoerente se deixasse o homem pecar sem puni-lo . Por isso , permitiu que o homem recebesse as consequências da sua decisão ou segui-se o caminho que escolheu .

O homem perdeu os atributos sobrenaturais da alma e tornou-se vulneravel ao sofrimento e à dor , necessitou trabalhar para viver e tornou-se mortal . Deus poderia tê-lo abandonado em definitivo , mas apiedou-se da criatura decaída , deu-lhe a lei e a promessa da redenção em Cristo .

Adão arrependeu-se de seu ato de máxima indignidade e foi perdoado . Quem , depois de Adão , foi obediente às leis e à vontade de Deus , também pôde escapar do inferno e aguardar a justiça redentora de Cristro com sua vitoria sobre a morte .

A salvação da alma só é possível com a graça redentora que recebemos de Cristo no batismo sacramental. A graça santificante da ressurreição de NS Jesus Cristo , uma vez acolhida pelo homem , liberta-o do pecado original e de todos os pecados pessoais eventualmente presentes . Mas obriga o homem a viver sob a fé até o Dia do Juízo , obeditene às leis de Deus e da Igrreja , apartado do pecado e fazendo as boas obras que serão consideradas como méritos para o nosso julgamento .

O mal , portanto , entrou no mundo pela fraqueza do homem que cedeu às tentações das forças do mal , ou dos anjos apóstatas , aqueles que se recusaram a servir a Deus e a a amá-lo na eternidade , tornando-se seus adversários , destruidores da obra divina . O objetivo do mal é fazer o homem renunciar definitivamente a Deus e levá -lo à morte espiritual , que é a pena eterna , cumprida no inferno .

Com a vitória de Cristo na cruz , o poder do mal foi esmagado , e a morte espiritual , através da graça , foi vencida. . Deus exibiu seu poder sobre satanás e sobre a morte . Mostrou que os homens podem voltar a Ele , através da justiça e da caridade , exercendo a virtude da fé.

Mas os homens na Terra continuam sujeitos às tentações ; todos os maus pensamentos , as más idéias e os maus desejos são de inspiação demoníaca ; pois de Deus , só vêm boas idéias e bons pensamentos .

Satanás atua , direta ou indiretamente , e torna-se senhor de quem , livre e conscientemente , segue os seus intentos e convites . O grau máximo de serviço a satanás é a possessão , quando o individuo torna-se totalmente submisso ao poder maligno. Mas existem formas indiretas de ser ministro de satanás - atraves do pecado grave e mortal . Nem sempre o pecado causa imediato sofrimento , mas o objetivo permanente de quem ns convida ao pecado , é confundir o homem levando-o à destruição .

O pecado é a sua propria pena , ele causa desordem nos sentidos , inversão da hierarquia da alma sobre a matéria e torna o homem inclinado a pecar sempre mais ; pois , para cada pecado venial , o homem passa a necessitar de mais auxilio da caridade que sem uma vida próxima da liturgia e da vida cristã em geral é muito dificil de ser suprida por uma alma que se encontra debilitada .

Deus , não obstante , continua convidando a todos , direta ou indiretamente , interna ou externamente , a acolher a Sua mensagem salvífica . Quem acolhe essa mensagem até o ultimo minuto de sua vida , arrependendo-se de suas faltas, querendo , sinceramente , amar e conhecer a Deus , fazendo a caridade , poderá encontrar a redenção . Deus quer que todos os homens se salvem , mesmo o mais réprobo dos pecadores

Para combater o pecado , devemos fazer obras espirituais de ascese e mortificação dos sentidos e dos desejos como jejuns e penitencias extra-sacramentais. Mesmo que não tenhamos pecado , devemos fazer as obras de penitência , para combater a inclinação ao pecado que subsiste à remissão da culpa original no batismo .

A obra penitente é uma forma de nos reconciliar com Deus , propiciada pela misericordia divina aos que pecam após o batismo . Para ter os pecados perdoados , os homens devem arrepender-se de suas faltas , confessá-las frutuosamente ao sacerdote , receber a penitência , e cumpri-las com satisfação.

Quem viveu antes de Cristo ou antes da instituição do sacramento do batismo , se foi justo , honrado , desejou amar e conhecer a Deus , e se creu em Jesus , pode ter encontardo a salvação pelo chamado 'batismo de desejo'

O mesmo ocorre com quem morre sem o batismo , na defesa de um princípio moral ou de um principio da fé catolica , ou quem simplesmente morre em preparação para o batismo .

A infinita misericórdia divina permite que esse tipo de transmissão da graça regeneradora e redentora de NS Jesus Cristo seja realizado na ação do Espírito Santo que é o ministro invisível da graça ; -- diretamente no batismo de sangue e de desejo , e através dos sacerdotes , na ação sacramental , que atuam 'in Persona Christi' ; lembrando a vinda de Cristo , seus mistérios , e evocando a ação do Espírito Santo na Epiclese.

Podemos perder a graça , se até o fim das nossas vidas , cometermos pecado mortal , sem arrependimento . O homem pode efetivamente perder a graça , ao contrário do que afirmam os calvinistas . NS Jesus Cristo perdoava , e dizia : vá e não peques mais ! Ou seja , o homem deveria manter-se apartado do pecado para alcançar a glória da vida eterna . Somente no céu , ninguém mais poderá pecar . E quem perde a graça da salvação e não se reconcilia com Deus , cumpre pena eterna no inferno , de onde ninguém sai .

Oramos a Deus para agradecer as suas graças , pedir perdão por nossas faltas , pedir novas graças e adorar a Deus na Sua Glória inefável

Os santos oram por nós , e nós oramos para saudar os santos , e para pedir a Deus , graças pela fé e pelo exemplo dos ministros de Deus . Bem como , para facilitar a purgação das culpas de quem se encontra em penitência no purgatório . Não há aquisição de méritos após a morte , nossos méritos são conquistados por nossas ações éticas na Terra.

A fonte de atendimento das graças é sempre Deus , em conformidade com a nossa fé . Deus oferece suas graças a quem necessita , pois é sempre bom e justo e não quer o nosso sofrimento e a nossa morte .

O homem não se salvará se perseverar no pecado até o fim . No Dia do Juízo Final , o céu será unido à Terra , o mal definitivamente derrotado , a morte desaparecerá , pois os homens serão ressuscitados em corpos gloriosos e habitarão com Deus na eternidade .

Por Adão , nos lembra São Paulo , entrou o pecado no mundo ; por Cristo , Deus encarnado , entrou a graça da salvação na plenitude dos tempos

A razão e a fé não se perderam com a queda original ; -- a razão natural evita o mal , possibilitando o conhecimento da realidade criada , cientificamente . O homem , mesmo sem pecar , sofre em termos físicos , e a razão para essa permanência do mal físico , mesmo após a vitória de Cristo sobre o pecado , é um mistério , conforme ensina o sagrado magistério , mas foi prometido por Cristo a sua completa remoção no Dia do Juízo .

Não podemos fazer todo o bem que desejamos e infelizmente ainda fazemos o mal que não queremos , pois vivemos nos limites espaciais da Terra decaída do estado de graça em que foi criada . E também muitas vezes temos que fazer um mal menor para evitar um mal maior . Ou , não fazer um bem para fazer um outro bem , eventualmente , igual ou maior .

O homem foi submetido ao teste da liberdade , cedeu ao mal , não foi fiel ao Seu Criador , cumpre , pois , pena de reparação , no duro caminho para voltar a Deus , que constitui a Igreja peregrina . Ele deve lutar para resistir , vencer , e chegar a Deus , com a Lei e o auxílo da Graça . A inclinação ao pecado , a chamada concupisciência , em si , não constitui pecado , o pecado está em não resistir ao mal e assumi-lo , conscientemente .

Os homens pecam em pensamentos , palavras , atos e omissões , agindo livre e conscientemente . Por essa razão , devemos fazer todo o bem que pudermos fazer ; evidentemente , não fazer o mal ; impedir o livre curso do mal em todas as suas expressões , facilitando , sempre , o livre curso do bem , através das suas mais diversas manifestações .

Pecados mortais , aqueles que matam a graça ou a presença do Espírito Santo em nossa alma , são : os pecados contra os 'Dez Mandamentos' , os pecados 'contra Espírito Santo' e os pecados que 'clamam aos céus' .

Os motivos para a excomunhão automática , reservadas à Sé Apostólica , são : a prática do aborto , agressão física ou verbal ao Papa , desrespeito aos sacramentos , defesa de heresias , consagrar bispos sem autorização papal. E existem também modalidades de excomunhão não-automáticas , como apoio ao comunismo ateu e materialista ou a adesão à maçonaria entre outros delitos tipificados no Código de Direito Canônico .

Editoria do Site Doutrina Católica

LINKS :

Pecados

CIC 1992

CDC 1983

Catecismo de Trento

Hosted by www.Geocities.ws

1