DOUTRINA CATÓLICA

____________________________________________________

DOUTRINA CATÓLICA

____________________________________________________

A Presença Divina e a Graça

____________________________________________________

São Tomás de Aquino , o ilustre Doutor Angélico , emprega o conceito de 'participação' , que permite compreender a presença do divino no humano a partir da Encarnação do Verbo . Deus , como ser onipresente , se relaciona igualmente com toda a realidade . No caso da graça , ocorre uma especial participação da vida divina na vida do homem e , assim , da alma humana na vida do Espírito Santo.

'Participar' significa tomar parte ; -- como significados de 'participar' temos : participar como "ter em comum" algo que não se desfaz quando participado , como , por exemplo , uma informação , ou a propriedade de um bem material e imaterial . Um outro sentido é participar como estar presente e usufruir dos prazeres de uma festa ou de um colóquio , por exemplo . Um quarto sentido indica um 'ter com', ou um 'ter' em oposição a 'ser'; um 'ter' pela união (participação) com outro que 'é' ( do grego metékhein ). Eu tenho algo de outro ser , sem ser aquilo que o outro ser , com quem compartilho este atributo , é. Mas este algo que participo , também não é diferente do meu ser ; é algo comum - possível de existir nas duas partes que o compartilham . É , sem dúvida , algo concedido , mas que efetivamente cria uma segunda natureza em nossa alma e que tende a perdurar , se , quem o recebeu não venha a perder este algo participado , agindo contrariamente às condições que permitem a sua manutenção .

Este conceito é platônico , mas sem a eventual gnose do filósofo grego . O ser criado tem o 'ser', por participar do ser de Deus, que é ser. Ter a graça em nós , não a degrada , em absoluto ; a graça é incorruptível e só faz promover a nossa purificação crescente. O pecado é sempre uma mácula exclusiva do homem .

Os homens possuem , necessariamente , uma dimensão natural e outra espiritual ; por essa razão, apesar de existirem como consequência de um processo natural , possuem uma alma infudida de modo sobrenatural , e da graça , que purifica esta alma , também de modo sobrenatural. O homem recebe a vida de Deus ; a vida natural , indiretamente , e a vida sobrenatural , diretamente .

Todas as criaturas participam do ser e, portanto, da natureza divina. Toda a criação , e o homem , especialmente , por sua perfeição própria, refletem no seu ser, a bondade , a verdade e a beleza de Deus. Esta afirmação é verdade dogmática e está expressa no Texto Sagrado . O mundo existe por vontade de Deus ; o seu destino é sobrenatural , e o seu objetivo último é glorificar seu Criador ; - o mundo participa da glória Daquele que o fez existir.

E o homem é a cabeça da criação , feito à semelhança de Deus para dominar a natureza e adorar a Deus.

No plano sobrenatural , somos participantes da própria vida íntima de Deus , através da graça .

Na participação da graça , formamos uma sociedade espiritual hierarquizada, de almas justificadas pelo batismo , no Corpo Místico do Ressuscitado . Esta sociedade é a Igreja . E a Igreja dispõe toda ela , e só ela , de todos os meios para oferecer a toda a humanidade a salvação nela e por ela , por deliberação divina .

A participação da graça divina envolve o ser humano inteiramente , por isso se fala de uma 'nova geração' ou 'recriação' . A graça torna o cristão 'filho de Deus' . Trata-se , a rigor , de uma filiação adotiva , Deus reassume o homem plenamente , porque o homem desejou tornar-se digno de Deus , em Cristo .

Quando recebemos a graça justificadora do batismo , recebemos as virtudes espirituais que nos fazem nascer para Deus , tornando a nossa alma agradável e agradecida à Santíssima Trindade , apta a realizar as obras de valor sobrenatural , e , dessa forma , crescer na justiça e na caridade, recebendo mais graças . A graça só é possível a um ser racional feito ' imago dei ' , possuidor de uma alma racional e da capacidade de conhecer e amar a Deus , crendo Nele pela virtude da fé .

Cristo aplacou a ira divina definitivamente em face dos pecados do homem ; que vigorava desde o pecado original cometido por Adão .

Através de seu sacrifício santo , perfeito e eterno , Jesus , Senhor e Salvador , tornou , novamente , Deus propício aos homens ; expiou nossas culpas e assim nos regenerou e nos reconciliou com o Pai.

A filiação divina de Cristo é diferente da nossa , que é sempre participada . Cristo jamais disse , referindo-se a si mesmo , e aos outros, 'nosso Pai', mas sempre 'meu Pai' ou 'vosso Pai' (Jo 20, 17). NS Jesus Cristo tem a substância divina , eternamente , unida à sua substância humana . Ele é Deus unido ao homem ; um ser gerado , jamais criado - uma processão divina .

Os homens têm a Santíssima Trindade habitando em suas almas , sem serem Deus ; eles partilham alguns atributos pela habitação divina , mas não possuem a substância, como o Cristo ; - sendo esta união hipostática na Pessoa de Jesus , um mistério de fé.

A condição divina é de glória e pefeição eternas. Cristo, por ser Deus Encarnado, possui a mesma perfeição e santidade de Deus.

Em Deus , não há restrições - limitações ou potência passiva - Deus é Ato Puro . Ele é eternamente santo e justo !

Os homens , não obstante , mesmo purificados do pecado original, e dignos da presença divina, antes do Juízo , podem efetivamente perder o estado de graça recebido com o batismo , se realizarem atos indignos de Deus .

São Tomás afirma na Suma Teológica que : "A graça é uma certa semelhança com Deus de que o homem participa" (III, 2, 10 ad 1); "O primeiro efeito da graça é conferir um ser de alguma forma divino" (III, 2 d. 26, 155). A graça nos assemelha a Cristo ; a santidade nos transmite uma semelhança com Deus que se reflete no conjunto do nosso ser , ou seja , em pensamentos , atos e palavras. Por isso , os santos resplandecem a glória e a beleza divinas. A graça , segundo a doutrina católica , é sempre transmitida com a justiça e a caridade , ao contrário dos calvinismo , que afirma a existência de uma graça comum não redentora , anterior à concessão da graça justificadora .

São Tomás mesmo afirmando a realidade do mundo distinta da realidade espiritual ( criada e incriada ) , lembra que esta é uma realidade distinta de Deus , e que a graça não destrói nem altera nenhuma delas ; -- elas são , completamente , assumidas por Deus , e elevadas a um plano superior . Tudo é chamado a Deus , e santificado - "Tudo atrairei a Mim " (Jo 12, 32). Deus usa a realidade natural para uni-la à ordem sobrenatural , tal como ocorrerá - completa e definitivamente - no fim dos tempos.

A realidade foi criada por Deus , desejada e amada por Ele ; por essa razão , é um canal de transmissão da graça divina , através dos sacramentos e dos sacarmentais da Igreja . A graça nos foi dada pelo Verbo , que se fez carne e morreu por nós ; para nos fazer justos e dignos de Deus . Cristo morreu em nosso lugar , venceu a morte e transmitiu esta vitória aos que acolhem a sua mensagem salvífica .

A Graça é uma ação unilateral , ou seja , ela não depende dos nossos méritos. Deus livremente desejou , sem cobrar nada do homem , oferecer-lhe a salvação , cabendo ao homem livremente acolher este convite do Espírito Santo . A doutrina da participação sobrenatural é uma formulação doutrinária , pois Cristo é a videira, e nós os ramos (Jo 15, 5) . A vida ilimitada de Cristo se estende , pelo batismo e pelos demais sacramentos , a todos os cristãos . Cristo é Filho de Deus , e quem participa de Cristo , tem a filiação divina. Em Hebreus (3, 14) lemos : "somos participantes de Cristo". O estado de glória do Cristo ressuscitado antecipa a imagem do homem futuro ; o seu estado de glória é o modo permanente do seu ser divino - " Ele é primogênito de muitos irmãos " (Rom 8, 29). Quando esteve no mundo em forma corpórea Cristo nunca deixou de estar no céu e quando se faz presente no sacramento também permanece no seu estado glorioso no céu .

A Graça e os Sacramentos

Nos sacramentos , a substância divina se faz presente na consagração , mas ela não adquire as dimensões espaço-temporais das espécies naturais , por essa razão a eucaristia pode ser celebrada em muitos lugares diferentes ao mesmo tempo, e por um período de tempo indefinido . A substância natural do Corpo de Cristo eternamente unida a Deus , perde as limitações físicas dos tempos da carne . Cristo nasceu com as restrições características do homem decaído do estado de graça, sem jamais ter conhecido o pecado , por livre decisão de Deus . Sua pessoa contudo sempre desfrutou da onipresença , da onisciência e da onipotência ; mesmo quando não as utilizou .

Sacrifício Único

No sacramento da eucaristia , ocorre uma nova aplicação do sacrifício único do calvário que não acrescenta méritos ao sacrifício da cruz , e é realizado de forma incruenta . Os sacramentos são ações divinas , prolongam o sacerdócio de Cristo e a sua missão salvífica entre os homens , seu ministro invisível é o Espírito Santo . Os sacramentos são necesssários para a nossa justificação e para a manutenção e o crescimento na graça , na justiça e na caridade.

Encarnação do Verbo

São João Evangelista utiliza o termo grego Logos (verbo, palavra) para designar a segunda Pessoa da Santíssima Trindade que 'se fez carne' em Jesus Cristo . O Logos é a imagem do Pai e o princípio da criação (cfr. Apo 3, 14), o responsável pela articulação racional das coisas. O Logos é o Conhecimento que Deus tem de Si . É o princípio através do qual Deus criou a realidade para manifestar a Sua benignidade e a Sua Justiça e assim ser glorificado de uma maneira diferente . A criação deve ser entendida como um projeto ; feito por Deus através do Verbo. O mundo possui uma ordem pela qual os entes estão em conformidade dinâmica com suas respectivas essências e tendem em conjunto para Deus . A Encarnação , portanto , deve ser entendida como uma nova criação e uma nova ordenação do mundo para a glória de Deus . Trata-se de um gesto de amor para com os homens , ao invés de abandonar o homem definitivamente no pecado , Deus prometeu e efetivamente operou o resgate do homem e a regeneração do mundo através do sacrificio e da vitória de Cristo sobre a morte . Somente Jesus , o Deus Filho , poderia suportar e vencer o aniquilamento , para devolver a justiça ao mundo . Deus, através de Cristo , reconciliou todas as coisas Consigo (Col 1, 20).

Prof Everton Jobim

Catecismo da Igreja Católica - 1992

Catecismo do Concílio de Trento

Aquino , São Tomás - A Suma Teológica

Hosted by www.Geocities.ws

1