Doutrina Catolica

Doutrina Catolica

___________________________________________________

Bases naturais e racionais para a fé cristã

____________________________________________________

Como se pode fundamentar a fé católica partindo de uma base puramente racional e natural ?

______________________________________________________

1o lugar - Segundo nos informa a cosmologia científica ( teoria da relatividade e teoria do Big Bang) , o nosso universo teve um começo , houve um momento absoluto em que o tempo e o espaço começaram a existir . Fora do tempo e do espaço o que existe é a eternidade . O Big Bang foi um evento e todo evento tem uma causa ; causa e efeito só podem existir no tempo e no espaço , fora do tempo e do espaço , só é possível admitir uma causa absoluta . Não conhecemos nada que exista fora do tempo e do espaço , exceto o que definimos como Deus.

2o lugar - Se o universo existe e o homem está presente nele , o homem é uma possibilidade prévia que existia no universo antes do homem surgir.

3 o - Há leis e regularidades no cosmos e estas leis também deveriam estar inscritas previamente nas configurações de onda quântica que deram origem ao universo.

4 o - A sucessão de fatos raríssimos para o surgimento da Terra e da vida é estatisticamente impossível de ocorrer sem uma inteligência digrindo esse universo a um fim.

Excluímos outros deuses e as religiões politeístas , porque o momento da criação foi absoluto e não podemos provar a existência de outros universos .

Todas essas afirmações indicam , apontam , por consegunte , para a verdade apresentada pelas religiões de origem judaica - o cristianismo e o islamismo. Houve um momento absoluto da criação , e um ente na eternidade , criando esse universo . O budismo e o hinduísmo falam de expansão da divindade ou de emanações divinas , mas não falam de uma criação a partir do nada .

Nos mais , vale a ética que se origina do conhecimento das leis naturais , ou seja , que o homem e a mulher devem constituir um núcleo familiar , educar seus filhos , não causar sofrimentos aos outros homens e aos seres da natureza sem alguma justificativa ética . A necessidade de organização da sociedade , do respeito pelos direitos alheios e etc. A preocupação com os velhos , com os que sofrem e com os mortos.

Há , contudo , elementos que exigem a fé na revelação sobrenatural .

Até o momento anterior , falei de uma religião quase natural e puramente racional . Mas 'religião' no sentido sobrenatural exige a fé na doutrina sobrenatural revelada com todos os seus corolários.

A Igreja ensina que Deus realiza milagres para provar aos homens as verdades que revela . Os milagres são sinais sensíveis da ação divina.

A existência de Deus pode ser alcançada pela razão e pela fé . Necessariamente pela fé , para quem é cristão.

Quem nunca ouviu falar de Jesus , se crer em Deus , buscar amá-lo e conhecê-lo , sendo honrado , fazendo a caridade , poderá alcançar a salvação pela misericórdia infinita de Deus , mesmo sem o recebimento da graça batismal ; -- que remove o pecado original e nos permite viver para Deus eficazmente.

Todos os povos da Terra falam da vida além da morte , de outras dimensões do cosmos , do paraíso , da criação do universo e da justiça eterna.

Prof Everton Jobim

Hosted by www.Geocities.ws

1