DOUTRINA CATÓLICA

Doutrina Católica

__________________________

DEUS E A CRIAÇÃO DO MUNDO E DO HOMEM

_________________________________________

PERGUNTAS

1- Por que Deus criou o mundo se não necessita de nada externo a Ele ?

2-Ter vontade de criar não é uma deficiência divina ?

3-Por que criar um mundo imperfeito ?

4-Se Deus é infinitamente bom e justo , por que permite que exista um mundo cheio de dor e sofrimento ?

5-Se a Igreja admite que o universo foi criado no Big-Bang , onde estava o céu com os anjos , e onde estava Adão e seu paraíso terrestre ?

6-Como o Deus imóvel pode criar o movimento ?

7-Se os ateus e hereges vivem igual a nós , qual a importância ou a necessidade de Deus na sustentação da realidade criada ?

8-O adequado a Deus seria não criar nada !

__________________________________________

RESPOSTA :

_____________________

CRIAÇÃO

_____________________

Deus não necessita de rigorosamente nada , porque é um ser absoluto , pleno. Ele se basta a si . Não necessitaria criar , ou fazer existir algo diferente Dele , mas também não estava impedido de fazê-lo se o desejasse.

Deus possui a glória máxima . Ele Se ama necessariamente ; e ama aquilo que livremente desejou fazer existir .

Não criou o mundo para aumentar a Sua glória , mas para Ser glorificado diferentemente . Para ser glorificado por seres criados ; tendo o homem como a suprema criatura .

O mundo foi criado sem dor nem sofrimento, resplandecendo a glória divina . E o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus para amá-Lo e louvá-Lo. Não obstante o homem , livre e conscientemente , transgrediu o seu limite ontológico de ser criado e quis igualar-se a Deus.

Ele sabia que não podia fazer isso ; e sabia que haveria uma consequência extremamente grave para sua atitude. Mesmo assim prosseguiu no seu intento .

O homem era dependente de Deus ; que o criou para ser o Seu ministro na terra . Com o gesto de infidelidade do homem primevo , a desordem cósmica estabeleceu-se , e o homem ficou vulnerável ao mal e ao sofrimento , tornou-se mortal .

O céu apartou-se da terra ; terra que conheceu a morte e a corrupção.

_____________________

ATO PURO E CRIAÇÃO

_____________________

Deus é ato puro; que age e difunde sua semelhança em outros . Ele é potência ativa , a potência ativa é o princípio de ação. Deus é a máxima perfeição. Em Deus , o tornar-se não pode se dar a não ser por semelhança , e nem nas criaturas encontra-se algo sumamente perfeito . Atribuímos a Deus as diversas perfeições encontradas nos entes criados , ainda que qualquer uma destas perfeições careça de algo , mas o que existe de imperfeição nesses entes é completamente ausente em Deus. Deus ao transmitir sua ação no ato de criação não torna-se potência passiva , em Deus não há potência , só ato ,mesmo quando este criou o mundo . O primeiro ente foi ato e potência simultaneamente ; ato porque deu sua ação a outros entes e potência porque passou ao estado passivo após a transferência , mas Deus não perde a sua natureza de ato puro. Tampouco o primeiro ente criado aguardou como potência , o recebimento do ato divino , pois o mundo foi criado do nada e o primeiro ente , surgiu como ato , que foi recebido de Deus. Mas a criação não foi uma reprodução de Deus , não foi um desdobramento de Deus , ou uma emanação ; a diferença entre o criador e o ser criado se manteve , mdesde quando Deus quis criar o mundo. Deus é Ato , antes e depois , de criar e de agir.

_______________

QUEDA DO HOMEM

_______________________

Deus portanto fez um mundo justo e perfeito , para ser glorificado ; e deu liberdade ao homem para adorá-Lo , para que essa glorificação fosse ainda mais elevada . Mas o homem usando mal o livre-arbítrio , provocou uma desordem na realidade criada , cedeu ao desejo pecaminoso e passou a sofrer as consequências desse gesto.

___________________________________

MOVIMENTO DO SER IMÓVEL

____________________________

Deus não muda , Deus não Se move , mas criou uma realidade cambiável , onde existe o movimento . Deus sabe o que é o movimento e o tempo ; mas - para Ele - esses conceitos não se aplicam , porque Deus não tem limites espaço-temporais . Somente para seres criados , limitados espacialmente , esses conceitos podem ser aplicados.

O mundo passou a existir , imediatamente , quando Deus desejou que algo externo a Ele existisse. Da substância simples que é Deus , surgiu uma realidade diversa , múltipla , mas íntegra e sujeita à Vontade divina. O mundo foi criado do nada ; -- não havia matéria anterior à criação.

Deus , que é Ato Puro , fez surgir um mundo com entes que passam do ato a potência a partir da Sua Ação original . O movimento se originou do ser , que , absolutamente , não se move.

Deus é um ser onipresente , por não ter dimensões espaço-temporais , Ele se relaciona e está presente em toda a criação.

_______________________________________________________________

Se Deus é infinitamente bom e justo , por que permite que exista um mundo cheio de dor e sofrimento ?

_____________________________________________________

Deus é bom e justo ; - e os bons e justos viverão com Ele eternamente no céu ; e , no fim dos tempos , em união com a terra.

Deus poderia abandonar o homem morto no pecado , porque ele desfrutava do grau máximo de proximidade com Deus e decidiu traí-Lo .

Deus , contudo , não o abandonou em definitivo ; apesar da punição que determinou . Deu a Lei , para que o homem conhecesse o bem e o mal e fugisse do inferno , de onde ninguém sai . E ofereceu a redenção aos pecadores na encarnação do Deus Filho , restituindo a graça e a amizade com os homens . Abrindo o céu aos bons e aos justos , que acolhem a mensagem de Cristo.

O homem causou uma desordem cósmica com seu ato de infidelidade a Deus , passou a viver num mundo imperfeito , com restrições espaço-temporais , sujeito ao sofrimento e à morte . No fim dos tempos , haverá o Juízo Final quando a terra será transfigurada e voltará a ser o paraíso que era , antes da queda original e nela viverá o homem justificado .

O homem ficou vulnerável à dor e ao sofrimento , e restrito aos limites do tempo e do espaço , não podendo fazer todo o bem que desejaria fazer . O mal físico é a punição pelo ato de transgressão do homem primevo . Com o uso da razão , podemos conhecer a realidade criada e evitar os seus males .

Através da graça , o homem perde a mancha do pecado original e a condenação eterna . Na Terra , até a Segunda Vinda , ainda estaremos sujeitos ao sofrimento . O pecado , ou o mal moral , causa uma desordem para o próprio homem ; ele é a sua punição . Para reparar esse pecado , devemos nos arrepender das nossas faltas , confessá-las e pagar as penas devidas. Deus , como revelado pela Santíssima Trindade , está sempre disposto a perdoar quem se arrepende e confessa suas culpas frutuosamente , desejando não mais pecar.

Deus seria redundante , se fizesse o homem impossibilitado de pecar . Ele desejou ser glorificado de uma maneira diferente , pela ação de criaturas livres . Seria , por outro lado , mau , se deixasse o homem pecar e não o punisse. Estaria concordando com essa ação , e tal situação contrariaria a verdade que ensina a vontade sempre benigna do Pai. Deus foi misericordioso com a criatura pecadora , e deu-lhe uma oportunidade de conciliação na Pessoa de Cristo.

Através de Cristo , o homem adquire uma nova alma , nasce para Deus , podendo fazer as obras que o fazem crescer na graça , na justiça e na caridade , sempre na dependência dos méritos infintos e da satisfação definitiva prestada a Deus por Cristo.

_________________________________

Diz o Catecismo da Igreja sobre a Criação :

" D.14.14.13 Questão sobre as origens do mundo

§285 Desde os inícios, a fé‚ cristã tem-se confrontado com respostas diferentes da sua no que diz respeito à questão das origens. Assim, encontram-se nas religiões e nas culturas antigas numerosos mitos acerca das origens. Certos filósofos afirmaram que tudo‚ é Deus, que o mundo é Deus, ou que o devir do mundo é o devir de Deus (panteísmo); outros afirmaram que o mundo é uma emanação necessária de Deus, emanação esta que deriva dessa fonte e volta a ela; outros ainda afirmaram a existência de dois princípios eternos, o Bem e o Mal, a Luz e as Trevas, em luta permanente entre si (dualismo, maniqueísmo); segundo algumas dessas concepções, o mundo (pelo menos o mundo material) seria mau, produto de uma queda, e portanto deve ser rejeitado ou superado (gnose); outros admitem que o mundo tenha sido feito por Deus, mas à maneira de um relojoeiro que, uma vez terminado o serviço, o teria abandonado a si mesmo (deísmo); outros, finalmente, não aceitam nenhuma origem transcendente do mundo, vendo neste o mero jogo de uma matéria que teria existido sempre (materialismo). Todas essas tentativas dão prova da permanência e da universalidade da questão das origens. Esta busca é própria do homem"

________________________________

VIVER SEM DEUS

_____________________

Sobre a questão afeta ao ateu que vive feliz , podemos afirmar que Deus , pelo fato de sustentar a ordem criada , permite que mesmo aqueles que não O aceitam , vivam ; -- e até experimentem alguma felicidade natural . Contudo , estas pessoas estão , sim , privadas da graça e da beatitude celeste . Sua felicidade é efêmera, porque o homem não é apenas um ser natural. Ele é livre para decidir , mesmo contrariamente à vontade divina. Deus não concorda com o conteúdo dessa decisão , mas não impede que o homem assim pense e viva.

Podemos também entender o fato de ateus e hereges experimentarem alguma felicidade e dignidade em vida , como uma expressão da misericórdia de Deus , sempre disposta a colaborar com aqueles que desejam mudar suas idéias e suas práticas de vida.

Prof Everton N Jobim

________________

Links :

Bases naturais e racionais da fé cristã

Teologia Racional

Hosted by www.Geocities.ws

1