DOUTRINA CATÓLICA

_____________________________________________________

Predestinação , livre arbítrio -- calvinismo (supralapsariano e infralapsariano), tomismo e molinismo

_____________________________________________________

VOLTAR

Os protestantes em geral afirmam a certeza absoluta da salvação . Os calvinistas , por seu turno , declaram a impossibilidade de ser ter a certeza da salvação de modo geral , mas admitem que algumas pessoas , ao longo de suas vidas , podem obter essa certeza.

A Igreja Católica afirma que não podemos ter a certeza absoluta da nossa eleição , devemos perseverar até o fim das nossas vidas e estarmos em estado de graça na hora da morte . Nunca duvidando da justiça e da misericórdia de Deus , tendo a convicção moral dos nossos atos acertados , mas sem tentar usurpar o atributo inalienável do juízo.

Acreditar estar salvo antes do Juízo é pecado mortal ; pecado contra o Espírito Santo.

_____________________________________________________________

A doutrina católica admite a predestinação , a certeza da eleição definitiva ; mas , ao mesmo tempo , informa que só por revelação particular , confirmada pela Igreja , o fiel pode ter a certeza de ter recebido a graça da predestinação (Cfr Concílio de Trento )

A predestinação de alguns não implica na condenação dos que podem perder a graça . É possível , sim, recuperar a graça batismal perdida , mediante o arrependimento e a confissão.

********************

Os luteranos admitem a possibilidade de perda da graça , o que não é aceito pelos calvinistas.

Os calvinstas afirmam que a doutrina católica é irracional , porque Deus concederia graças a quem poderá perdê-las.

E os católicos afirmam que Deus , para os calvinistas , é mau , pois condena definitivamente algumas almas , impedindo-as de receber a graça ou de recuperá-la quando cometem pecado mortal , através do arrependimento .

Ao predestinar todos os que recebem a graça e condenar os demais , o Juízo divino já estaria realizado , segundo a ótica calvinista . Por que então Jesus criaria o sacramento do perdão , mandaria os fiéis confessarem , não pecarem e fazerem as boas obras . Puro teatro ?

Se Ele mnadou não pecar é porque a graça pode ser perdida. Se mandou confessar e mandou a Igreja perdoar é porque o pecado pode comprometer a nossa salvação e precisa ser removido. Se mandou vivermos apartados do pecado é porque a vida virtuosa é necessária e também as boas obras em nosso julgamento. Os Texto Sagrado não deixa duvida quanto á possibilidade de perder a graça com o pecado mortal.

Os calvinistas alegam que os homens , de ordinário , não conhecem seu estado diante de Deus , por isso devem se arrepender de suas faltas , fazer o bem e não pecar . Quem perde a graça , para eles , não estava verdadeiramente eleito.

*********************

Existe uma contradição entre a Confissão de Westminster e a doutrina de Calvino , enquanto a doutrina presente no primeiro documento afirma que Deus respeita o livre-arbítrio e não força a vontade humana para o bem ou para o mal , Calvino ensina que o homem perdeu o livre-arbítrio e que a graça lhe é imposta por Deus , pois ele não pode escolher o bem , livremente ; e , assim , quando faz coisas boas , após a graça da justificação , é Deus atuando. A vontade humana, sem a ação de Deus, realiza apenas atos próprios à sua natureza , ou seja o pecado! Westminster afirma a existência de uma graça comum não redentora que impede o homem de fazer todo o mal que poderia. O Sínodo de Dort afirmou o infralapsarianismo. A Confissão de Westminster afirma o infralapsarianismo mas não condena o supralapsarianismo.

**************************

A Igreja Católica afirma que essas teses calvinistas são heréticas . O homem não perdeu o livre arbítrio com a queda original , perdeu a graça , mas não a capacidade de crer e de querer o bem . As boas obras feitas antes da redenção da graça , são consideradas válidas retroativamente pela graça . Nem tudo que o homem faz antes de receber a graça merece o ódio de Deus .

O batismo apaga completamente todo o pecado original e todo o pecado pessoal presentes na alma humana , nada restnado de indigno e merecedor da ira divina.

***************************************

Os calvinistas perguntam como a Igreja pode admitir a predestinação de algumas almas com a preservação do livre arbítrio.

Para eles , se Deus não força a vontade má do homem decaído , não é possível a predestinação. Dessa forma , conceder a graça da predestinação para quem pode perdê-la seria irracional , pois Deus , não usaria o Seu atributo da onipotência.

Os católicos afirmam que a graça para os calvinistas não é efetivamente graça pois Deus só concede a quem perseverará . Os calvinistas afirmam que a graça católica depende da fé e portanto Deus depende da vontade humana. Os católicos afirmam que Deus não priva ninguém da graça, mesmo sabendo quem perseverará. Do contrário, revelaria seu juízo aos homens antes do tempo.

A graça da predestinação , segundo os calvinistas , é concedida sempre com a justificação. Portanto , quem recebe a graça verdadeiramente está eleito. O homem não pode resistir à graça e não pode perdê-la.

Estas afirmações calvinista não têm procedência ; são heréticas. Deus convida a todos para receberem a graça da justificação , e leva essas almas a se prepararem para tal . Conscientes da sua importância , os homens acolherão a graça pelo exercício da sua vontade livre e pela fé na mensagem revelada.

Deus sempre quer o nosso bem e pode infletir o nosso estado pecador , se nos dispusermos a Ele , através do sacramento da confissão para quem perde a graça ao cometer pecado mortal.

*************************

Quanto à predestinação católica (infralapsariana)- que nunca é dupla - ou seja , para o céu e para o inferno . Cabe registra , nesta discussão , a existência de duas proposições teóricas : o tomismo e o molinismo. Para o tomismo , Deus antes de qualquer ciência do nosso comportamento futuro , providencia a graça da salvação e todas as graças necessárias para a perseverança sob a graça e a justiça. Portanto irá se perder quem desejar rejeitar todas essas graças e toda a contínua disposição benigna do Pai . E assim Deus concederá uma quantidade suficiente de graças que permitirá que a eleição de alguns fiéis não seja perdida.

Para o molinismo , Deus usa a sua onisciência e concede a graça junto com a predestinção a quem sabe que vai perseverar ; neste caso a graça não seria inteiramente imerecida.

A predestinação , segundo a doutrina católica , é sempre concedida por Deus , respeitando o livre-arbítrio do homem. A graça primeira da justificação é concedida independente dos méritos.

O fato de Deus respeitar o livre-arbitrio dos homem não significa que Ele conncorde com o conteúdo de tudo aquilo que é decidido pela vontade humana.

Ele respeita mas não concorda , e se empenha para que o indivíduo mude sua conduta até o último minuto de sua vida . Deus , portanto , se impôs , livremente , respeitar a livre manifestação da vontade humana. Se o homem desejar sinceramente mudar sua conduta , Deus usará Seu poder para restabelecer a graça nessa alma e permitir a sua salvação.

________________________________

Pergunta :

________________________________

Não é uma incoerência a Igreja dizer que Deus revela quem é predestinado para a glória e ao mesmo tempo negar a hipótese molinista da antevisão divina da conduta humana para conceder a graça da predestinação . Se Deus revela aos homens quem há de perseverar é porque Ele sabe quem perseverará e consequentemente sabe a quem concedeu a graça ; graça que não irá se perder até a Parusia.

___________________________________________

Se Deus Se dispuser a conceder todas as graças necessárias a manutenção daquela pessoa sob a graça ; Ele pode afirmar que ela não perderá a graça . A pessoa em questão não pecará em termos mortais e seu livre-arbítrio será preservado . Ou caso tenha pecado , logrará se converter e viver uma vida irrepreensível.

Na hipótese molinista , Deus antevê quem irá perseverar e concede a graça da justificação junto com a predestinação. Neste caso , a profecia sobre a perseverança não encontra maiores dificuldades . O que é estranho é o fato de Deus depender de Sua ciência futura sobre a conduta humana e condicionar a concessão da graça ao fato de os homens perseverarem.

A graça , como notório , independe das obras que os homens fazem . Se Deus só concede a predestinação a quem sabe que perseverará , ele subordina Sua vontade à conduta humana.

_____________________________________________________________

Pergunta :

Maria também recebeu a graça da justificação pela antevisão dos seus méritos. Como explicar ?

____________________________________________________________

No caso da Virgem Maria a graça da justificação foi concedida antes do batismo e encheu a alma da santíssima virgem , sem que ela tenha conhecido o pecado original , e essa graça também foi concedida em termos de predestinção tendo em vista o fato de Maria participar da obra da redenção ao lado de seu filho. O fato de Maria encontrar a graça antes do batismo , foi revelado a ela pelo emissário angélico - o Arcanjo Gabriel. Aquela mulher que receberia a fonte de todas as graças em seu ventre não poderia jamais conhecer o pecado . A virgem santíssima que diria 'sim' a Deus e permitiria a redenção do gênero humano , recebeu mais méritos e privilégios divinos do que qualquer outra criatura. Foi o único caso de justificação da alma , antes do nascimento. Maria recebeu a graça santificante , antes da ocorrência da contaminação do pecado original e foi destinada a perseverar até o fim. Maria , também , não pecou em termos pessoais , foi preservada de todo tipo de pecado.

Prof Everton Jobim

Hosted by www.Geocities.ws

1