Doutrina Católica

Doutrina Católica

_______________________________________________________

Maria Santíssima

Mãe de Deus , Virgem Perpétua , Imaculada Conceição , Assunta ao Céu em Corpo e Alma

Rainha do Céu , Rainha da Igreja , Mãe dos Homens , Mãe da Igreja , Medianeira de Todas as Graças , Co-Redentora da Humanidade

Modelo supremo de santidade , caridade , justiça e maternidade

__________________________

Sua Santidade o Papa Paulo IV dirigindo-se aos padres conciliares do Vaticano II , declarou que Maria Santíssima é Mãe da Igreja. Esta procalmação feita por um Concílio Ecumênico da Igreja desfruta de infalibilidade e deve ser reverenciada pelos fiéis com diligência.

A Igreja ensina de modo infalível que Nossa Senhora é a mãe de Deus Encarnado (Conc. Nicéia), Virgem perpétua (Concílio de Constantinopla (553) e Roma (649)) ; Imaculada Conceição (Papa Pio IX), Assunta ao Céu em Corpo e Alma (Papa Pio XII) . Como desdobramento dessas verdades , os cristãos afirmam que Maria Santíssima , é a Mãe dos Homens , Rainha da Igreja e Rainha do Céu -- Co-Redentora da humanidade e Onipotência suplicante .

A Virgem Santíssima foi assunta ao céu em Corpo e Alma , tomando assento à destra de Seu Filho , acima dos anjos e dos santos . Medianeira de todas as graças , porque Mãe de Deus e Rainha do Céu . Nossa Senhora permitiu a primeira eucaristia , que é o próprio corpo de Cristo ; ela é assim a mãe da eucaristia e advogada nossa -- orando e intercedendo por nós , sem cessar . Bem-aventurada por toda a eternidade , conforme suas próprias palavras .

Maria piedosa , mãe que nos defende , mãe sempre confiante no poder de Deus . Mãe das mães , exemplo de mãe , a mais santa das almas santas . Mãe que não se desespera , mãe sempre atendida , mãe orante .

Única criatura digna de receber o Espírito Santo Deus em seu ventre , por suas virtudes abundantes . Mãe que sofreu com Cristo e não perdeu a fé ; mãe que disse sim a Deus e trouxe a graça e a Igreja , em seu ventre .

Mãe que não duvidou das promessas de seu filho de ressuscitar dentre os mortos quando até os apóstolos duvidavam ; mãe que , pela graça de Deus , pode perdoar e regenerar o mais vil dos pecadores arrependidos . Mãe que nos conhece e se apieda de nós , como se apiedou de Pedro após a negação de Cristo e , também de São Dimas , o bom ladrão , que demonstrou diante de NS Jesus Cristo , justiça e fé na hora derradeira .

Pelo pedido de Maria , o mais indigno dos pecadores arrependidos pode encontrar a salvação em Cristo , porque a Virgem Santíssima é a Senhora da Justiça e da Paz.

Nossa Senhora é a médica de nossas almas , porque o ato de perdoar as nossas culpas significa curar a alma da doença que a priva da graça ; ou seja , o pecado . Limpo do pecado , o homem encontrará a saúde em todos os planos - fisico , psíquico e moral-espiritual . NS Jesus Cristo ao curar os doentes , dizia que curar era o mesmo que perdoar os pecados. Quem não tem pecado , é saudável espiritualmente , e esta condição deve refletir-se no aspecto externo. Nossa Senhora não se desesperou , não se entregou à incredulidade que é o pior dos males do espírito.

Mãe Santíssima que viveu os principais momentos da vida de seu filho - do nascimento , passando pela perseguição de Herodes , até a morte na cruz e a ressurreição gloriosa no Terceiro Dia ; foi o modelo supremo de piedade cristã . Mãe bendita por toda a eternidade , erguida acima dos anjos e dos santos . Medianeira com Cristo , seu filho amado.

___________________________________________________________

Corpo Glorioso

______________________

Ao ser erguida ao céu em corpo e alma , a Vigem Santíssima experimentou a transfiguração gloriosa de seu corpo tal como se verificará com todos os homens no Fim dos Tempos . Não se trata , portanto , de um corpo material , tal como nós o entendemos , mas de um corpo espiritual glorioso . Da mesma forma como Enoc e Elias foram arrebatados ao Limbo dos Patriarcas , e após a purificação do pecado original realizada por Cristo , com sua ida ao Sheol , ingressaram na beatitude celeste .

Quando Javé se apresentou à Moisés no meio da sarça ardente , apresentou-se como “O Deus de Abraão , o Deus de Isaac , o Deus de Jacó”. Deus não é Deus dos mortos , mas Deus de vivos . Os patriarcas e os justos da Antiga Aliança estão vivos na glória , vivem a vida da ressurreição ( cfr Lc 20, 37-38 ). Por isso Jesus pôde se encontar com Elias e Moisés no Monte Tabor , o monte da transfiguração ( cfr. Mt 17:1-13 , Lc 9:29 ). O corpo ressuscitado é um corpo espiritual -- como ensina São Paulo , na primeira epístola aos coríntios -- em oposição aos corpos terrestres que perecem ( cfr 1 Cor 15, 35-53 ). Paulo reafirma o ensinamento de NS. Jesus Cristo , que revelou como é a vida no céu : “na ressurreição , nem casam , nem se dão em casamento ; são , porém , como anjos no céu” ( cfr. Mt. 22.30 ) . NS Jesus Cristo deu um exemplo das características de um corpo glorioso após a sua ressurreição , nas diversas manifestações que realizou diante dos apóstolos e discípulos , ou seja , sem se submeter às restrições espaço-temporais . Estas características eram : impassividade , sutileza e agilidade . Jesus disse que não era um fantasma , mas que era Ele mesmo , em um corpo espiritual , exercendo plenamente as virtudes desse corpo.

NS Jesus Cristo possui todas as virtudes em grau superlativo - inteligência , energia , justiça , beleza e bondade ; essa imensidão das suas virtudes atordoa os próprios santos que necessitam da graça ou do apoio divino para conhecer a natureza do próprio Deus. Cristo ama a menor das virtudes existente na alma humana , porque esta virtude é um canal de comunicação com Ele e foi posta na alma humana no ato de sua criação e na infusão da graça santificante do batismo . Tudo que de bom existe no homem se dilata na presença de Cristo e todo o mal tende a se aniquilar. Por isso , nos mais humildes e pequeninos , as virtudes cristãs se destacam , pois diante de Deus todos somos pequenos , e os pequenos são os maiores. Os santos resplandecem aspectos das virtudes infinitas de Cristo. Os doutores , os mártires e os confessores , todos , enfim, revelam aspectos de NS Jesus Cristo que é a expressão suprema de todas as virtudes santas.

Maria Santíssima -- a mais completa expressão da santidade -- , e o Espírito Santo , após a ascensão de Cristo , continuaram na Terra para o consolo dos apóstolos e de toda a Igreja - dando prosseguimento ao sacerdício de Cristo.

Todas as graças procedem do Deus Trino e Uno , e nos chegam através de Maria e da comunhão celeste de anjos e santos.

NS Jesus Cristo ascendeu ao céu por suas próprias forças , porque é Deus. A Virgem Maria foi erguida pelos anjos ; -- viva ou em "sono leve" -- , sendo ressuscitada , caso tenha conhecido a morte . Apresentando-se viva diante de Cristo , seu filho , para a glória eterna no céu (*)

Nossa Senhora é o reflexo perfeito da graça , a mais completa expressão da santidade . Uma imagem de Deus , na criatura , sem distorções , a mais santa das almas santas.

A Virgem Maria não teve sua alma tocada pelo pecado original , a maldição de Adão e Eva não a atingiu , ela foi preservada da privação decorrente deste pecado e recebeu a graça santificante antes de nascer , atravessou toda a sua vida sem conhecer o pecado pessoal de natureza venial ou grave , e , por essa razão , foi erguida ao céu pelos anjos , em corpo e alma , pela misericórdia e pela graça de seu Filho , que assim desejou reencontrar sua mãe na eternidade , para com ela governar o mundo .

_________________________

Os membros da Igreja cismática , chamada ortodoxa , aceitam que Maria é a mãe de Deus , que era virgem ao dar à luz a Cristo , mas não aceitam que ela tenha nascido sem o pecado original , nem que , necessariamente , tenha sido virgem perpétua e erguida ao céu em corpo e alma , após o fim da sua existência terrestre . Entendem que Maria foi purificada pelo Espírito Santo no ato da concepção do Salvador e afirmam não existir provas bíblicas sobre a assunção de Maria ao céu .

Essas quatro verdades sobre Nossa Senhora Maria Santíssima são dogmas de fé da Igreja Católica Apostólica Romana - verdades imutáveis e de crença obrigatória para todos os fiéis.

____________________________

(*) A Igreja Católica não tem como definitiva , como dogmática , a questão da morte da Virgem Maria. Para um grupo de teólogos , pelo fato de Maria não ter conhecido o pecado original , a Virgem Santíssima não teria morrido , pela ação da misericórdia divina. Para outro grupo , Nossa Senhora conheceu a morte para acompanhar seu filho , que também não conheceu o pecado e morreu na cruz. O certo , como objeto de fé , é que a Virgem foi erguida ao céu , em corpo e alma , pelos anjos , encontrando-se viva com Cristo na eternidade. Se morreu , sua morte foi como um "sono leve" , sendo logo ressuscitada para a glória celeste. O ensinamento mais tradicional diz que Maria ressuscitou ao terceiro dia , como Jesus Cristo; outras fontes afirmam que Ela teria ressuscitado quinze dias depois de sua morte. Sendo , então , feita Medianeira com Cristo , de todas as graças.

Editoria do site, supervisão, autoria

_____________________________________________________________

Links relacionados : Corpo Espiritual

Co-redentora

Hosted by www.Geocities.ws

1