Doutrina Católica

Doutrina Católica

_________________________________________________

" E não havia lugar para eles dentro da casa " Lc 2,1-7

Não havia lugar para o Filho de Deus no mundo dos homens , nem para a Sagrada Família. O mundo dominado pelo pecado com as costas voltadas para Deus não abria espaço para receber o Redentor -- a fonte eterna da vida. Cristo nasceu quase que junto à natureza , cercado pelos animais , as criaturas mais simples de Deus. Até que os Reis Magos do Oriente vieram render glórias ao Salvador , representado os povos da Terra e também o poder e a riqueza. A humanidade acolhia , assim , o Filho do Deus Vivo , o Senhor do Mundo.

_______________________________________________________

PERGUNTAS DOS LEITORES

Questão Z :

**********

A PEDRA ERA JESUS OU PEDRO ?

**********

Jesus não disse que sobre a ' pedra ' , Pedro , construiria a sua Igreja , mas sobre a ' pedra ' Jesus , e sobre todos os apóstolos !

Resposta :

Ubi Petrus, ibi Ecclesia (S. Ambrosio)

Deus é o fundamento da realidade ; e Cristo é o princípio através do qual tudo foi feito -- princípio que sustenta toda a realidade criada (arché) . NS Jesus Cristo é fundamento da sua Igreja , mas Ele quis conceder um carisma específico a Pedro ; por isso seu nome foi mudado , para o cumprimento de uma nova missão , tal como Abrão teve seu nome modificado para Abraão , tornando-se "pai de muitas nações". Pedro foi o primeiro apóstolo a confessar a divindade de Jesus. Era sempre o primeiro a falar e o primeiro em dignidade. Não haveria sentido em designar Pedro como "Pedra" , sem que um carisma especial da graça divina lhe tivesse sido conferido. Pedro é o apóstolo mais citado nos evangelhos . A patrística atesta o primado de Pedro , sua presença e sua morte em Roma.

André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido Batista e que o tinham seguido. Foi ele então logo à procura de seu irmão e disse-lhe: Achamos o Messias (o Cristo). Levou-o a Jesus e Jesus, fixando nele o olhar, disse 'Tu és Simão, filho de João; serás chamado Kefas (Jo 1,40ss)'

Em outra passagem Jesus pergunta a Pedro : "Que dizem os homens de mim (...) que dizeis vós?" "Tu és o Cristo, Filho de Deus vivo"!), e Jesus confirma sua promessa: "Bem aventurado és Simão Barjona, porque não foi a carne e o sangue que a ti revelou, mas sim meu Pai que está nos céus, e eu digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado também nos céus"(S.Mateus, XVI, 16-19) Se houvesse uma modificação no sentido da frase Jesus teria dito : "tu és Pedro, mas não edificarei a minha Igreja sobre ti , senão sobre mim ; as chaves do céu porém te darei."

Pedro não perdeu o primado da fé , pelo fato de ter negado Jesus três vezes .

" Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: ´Simão, filho de João, amas´me mais do que estes ? ´ Respondeu ele: ´Sim, Senhor, tu sabes que te amo´. Disse´lhe Jesus. ´Apascenta os meus cordeiros´ " (Jo 21, 15´17) . Por três vezes o Senhor repetiu esta pergunta a Pedro , e por três vezes lhe disse: ´Apascenta as minha ovelhas´.

Pedro confirmou por três vezes seu amor pelo Cristo e foi confirmado como pedra da fé .

Jesus pediu para Pedro confirmar seus irmãos e profetizou o seu martírio em Roma ( Jo 21 ).

Algumas vezes argumenta-se que no texto grego o nome do apóstolo é Petros, enquanto rocha é traduzida como "pedra" (petra). Dizem que a primeira palavra (petros) significa uma pequena pedra e que a segunda (petra) é uma grande massa de rocha.

Se Pedro foi pensado para ser uma grande rocha, por que seu nome não é "Petra"? Cristo não falou para os seus discípulos em grego. Falou em aramaico . Nessa língua a palavra para "rocha" era "Kepha", que é a utilizada por Jesus em sua linguagem comum - em Jo 1,42 Ele disse: "chamar-te-ás Cefas"). O que Jesus disse em Mt 16,18 foi isto: "Tu és Kepha, e sobre esta kepha edificarei minha Igreja."

Quando o evangelho de São Mateus foi traduzido do aramaico para o grego surgiu um problema que o evangelista não enfrentou quando compôs este compêndio da vida de Cristo. Em aramaico, a palavra kepha tinha o mesmo sentido final para se referir a uma grande rocha ou a um nome pessoal masculino. Em grego, a palavra para traduzir rocha, petra, é do gênero feminino. O tradutor poderia usá-la na segunda vez em que aparece a palavra na oração, mas não na primeira , porque seria inapropriado dar a um homem um nome feminino. Por isso o tradutor pôs um final masculino nele, Petros.

A premissa do argumento contra Pedro como rocha é equivocada, pois no século I as palavras gregas "petros" e "petra" eram sinônimos.

Possuíram o significado de "pequena pedra" e "rocha grande", nos primórdios da poesia grega, mas no século primeiro essa distinção já havia se perdido , assim admitem alguns protestantes estudiosos da Bíblia ( D. A. Carson em, "Expositor's Bible Commentary" [Grand Rapids: Zondervan Books]).

A diferença existe apenas no grego ático ; mas o Novo Testamento foi escrito em grego Koiné, um dialeto diferente. No grego koiné , tanto 'petros' quanto 'petra' significam "rocha". [ D. A. Carson, The exporsitors Bible Commmentary {Grand Rapids: Zondervan, 1984}, Frank E.] Gaebelein, ed., 8:368)]. A palavra para "pedra pequena" é lithos [Dave Amstrong (no seu livro '50 New Testamen Proofs for Petrine Primacy and Papacy', 1994)] ]. "Cefás ou kepha" era o tratamento de Paulo a Pedro (cf. 1 Cor 1,12; 3,22; 9,5; 15,5; Gl 1,18; 2,9.11.14). S. João apóstolo registra em seu evangelho : "Fitando-o, disse-lhe Jesus: "Tu és Simão,o filho de João; chamar-te-ás Cefas"" (Jo 1,42). A palavra pedra pequena em aramaico é ' evna ' .

________________________

A QUESTÃO DA CIRCUNCISÃO

________________________

Questão :

Por que Pedro foi derrotado na questão da circuncisão ?

Resposta :

Pedro não foi derrotado na questão da circuncisão , ele estava em dúvida , e aguardou as discussões do Concílio e a inspiração do Espírito Santo para se posicionar , definitivamente. Os discípulos de tendência judaizante que divergiam de Paulo e Barnabé decidem procurar os Apóstolos para resolver a divergência ( Atos dos Apóstolos, XV, 1-21 ) Paulo e Barnabé falaram da pregação e das divergencias . Paulo defendeu a não circuncisão . Pedro define a questão , dizendo que Cristo o designou para converter os gentios e não se deve judaizar os gentios que foram chamados à salvação como os judeus. Tiago falou depois de Pedro e não discordou dessa decisão , nem fez qualquer complementação.Pedro deu a sentença final e a assembléia , ouviu em silêncio.

A circuncisão do cristão é o batismo , a graça de Cristo , que mata o pecado , que corta o pecado das nossas almas e nos dá a justiça , a santidade e a aliança eterna com Deus. Somos circuncisados na alma.

_____________________________________________________

COMUNHÃO NA BOCA OU NA MÃO ?

_________________________________________

Questão :

Por que a língua seria mais nobre que a mão para receber a santa eucaristia ? Disse São Tiago (Ep Tiago, 3) previne contra os pecados da língua , as mentiras , as murmurações , as calúnias e as heresias que a língua pode exprimi r, e que levam mais à perdição do que as obras das mãos. A língua é capaz de bendizer a Deus e de maldizer do próximo ( Tg. III, 9).

Resposta :

O problema não é a mão ou a língua serem indignas , ambas podem ser dignas , ou indignas , se o senhor do referido corpo for indigno . Um orgão não tem vida própria . O corpo natural é bom , porque criado por Deus , num gesto de amor . O corpo é sempre um instrumento seja de uma mente saudável ou de uma mente doentia. No século IX, o Concílio de Reims proibiu que fosse dada a comunhão na mão para evitar abusos e não porque a mão fosse indigna em si.

_____________________________

SACERDÓCIO FEMININO

_____________________________

Questão : Mulheres conviveram com Jesus , tocaram seu corpo , souberam da ressurreição ; sua Mãe é dita Mãe da Igreja , Mãe de Deus , por que , então , a Igreja impede a ordenação de mulheres ?

Resposta :

A Igreja entende que a não ordenação de mulheres possui alguma justificativa teológica , não se trata apenas de uma questão cultural e histórica . Cristo não conferiu a mulheres o sacerdócio , nem os apóstolos ; e a Igreja entende que essa vontade deve ser respeitada. São Paulo diz que Deus é a cabeça do Cristo , diz que o Cristo é cabeça dos homens e que os homens são a cabeça da mulher . Lemos em sua epístola aos Corintios : ''Quero, no entanto, que saibais o seguinte: a cabeça de todo homem é o Cristo; a cabeça da mulher é o homem; a cabeça do Cristo é Deus'' (1Cor 11,3).

A Virgem Maria é reverenciada como mãe de Deus , mãe da Igreja ; e representa todas as mulheres e a santidade das mulheres na Igreja . Hoje em dia , contudo , as mulheres exercem funções na liturgia como ministras extraordinárias da eucaristia e também são exemplos de santidade representadas nas centenas de mulheres que serviram a Deus integradas em suas respectivas ordens religiosas e foram erguidas à honra dos altares.

________________________________________________________

ORAR PARA INFORMAR A DEUS ?

_________________________

Questão : Para que orar a fim de pedir alguma coisa a Deus ? Deus não é onisciente ? Não seria uma prática ociosa ?

Resposta :

Sem dúvida nenhuma ! Deus é um ser onisciente e conhece as nossas necessidades , antes mesmo de termos a intenção de pedir alguma coisa . Contudo , o ato de orar é uma expressão de louvor e adoração a Deus , que nos deu o dom da vida e a justificação pela graça . Assim sendo , orar é uma obra que nos dispõem a Deus , e facilita o recebimento da graça pedida . É um modo formal de nos comunicarmos com Ele ; exigido pelo próprio Deus . Ato no qual mostramos a Sua importância em nossas vidas. Oramos para louvar , agradecer , pedir graças e perdão por nossas faltas . E rezamos a oração ensinada pelo Cristo - o Pai Nosso !

Saudamos , assim , a Igreja Celeste e a Virgem Maria , pela glória alcançada e pela glória em que vivem .

Virgem Maria que possui a posição hierárquica máxima , entre as almas santas.

Podemos orar em silêncio , podemos orar em voz alta , podemos orar em casa , e na Igreja . Orar é a maneira regular e formal de adorar a Deus . Um fato central em nossas vidas.

_______________________

POSSESSÕES OU MALES PSÍQUICOS ?

______________________

Questão : As possesões demoníacas ocorrem por que as pessoas querem ser possuíadas , consagrando-se a Satanás , ou porque são muito pecadoras ; e , assim , sem a proteção da graça , são possuídas ?

Todas as religiões que não católicas , são religiões de culto a satanás ?

Rsposta :

Alguém que se consagra a Satanás , expressamente , será possuido por ele . Só há possesão demoníaca com a aceitação livre da pessoa . Satanás não tem o poder de desviar a nossa vontade para aceitá-lo .

Ele tem o poder , sim , para estimular , incitar à sua adoração , causar o mal e oferecer-se como a cura . Mas se a criatura de Deus viver retamente , no caminho seguro da Palavra de Deus , sob as leis da Igreja , frequentando os sacramentos , não irá , jamais , ser possuído ! Poderá pecar , mas não será possuído . Já o pecador contumaz , ainda que indiretamente também poderá ser possuído , ele está privado da graça , privado das ajudas divinas , e sua vontade é a de seguir o caminho da doutrina errada.

As religiões não católicas possuem graduações de proximidade com a Igreja Católica . A Igreja só reconhece a sucessão apostólica da Igreja Ortodoxa . Trata-se de uma comunidade eclesiástica plena . Ainda que cismática e por conseguinte não submetida à jurisdição do Bispo de Roma .

Nas igrejas protestates não há Igreja ! Existem , sim , elementos de santificação e de verdade , cuja validade é retirada , necessariamente , da graça original depositada por Cristo , na Igreja Católica .

As religiões não católicas são esforços humanos , naturais , de alcançar a transcendência . São , efetivamente , influenciados e distorcidos por Satanás .

Não obstante quem nasceu nessas culturas religiosas , quem não saiu da Igreja Católica para fundar seitas ou cismas , não pode ser considerado culpado , a priori , pela ruptura ! A Igreja admite , inclusive , a possibilidade da graça divina remir essas pessoas que não conheceram a mensagem do Cristo e por isso não a acolheram , ou não a acolheram plenamente . A vontade divina também está inscrita na natureza , na chamada lei moral natural , e essa lei é o critério divino para a avaliação da nossa conduta . A misericórdia divina não deseja condenar quem não viveu nesses contextos por que quis , mas sim porque não pôde superar a barreira da ignorância invencível.

Os calvinistas acreditam que Deus elege alguns e priva outros , eternamente , de encontrarem a salvação . Aqueles , portanto , que não receberam a Boa Nova são condenados por Deus .

________________________

PUNIÇÃO DA PARÓQUIA

________________________

Questão : As paróquias podem impedir os leigos de trabalharem ?

____________________

Resposta :

Os ministros ordinários ( leitores e acólitos ) , diáconos e presbiteros são designados pela diocese para as paróquias de sua jurisdição ; portanto só a diocese pode decidir sobre a atuação ou não , desses religiosos . Qualquer punição deve vir da diocese sob eventual apelo do pároco . Os ministros extraordinários ficam a critério da paróquia e de suas necessidades , o mesmo valendo com relação ao leigos voluntários em trabalaho burocrático .

O fiel ou religioso que for punido por um pároco pode recorrer à diocese e a seus orgãos compententes . Todo fiel batizado em estado de graça sem punição eclesiástica tem direito a participar da missa onde quiser , receber a eucarista , ser padrinho de batismo , crisma e matrimônio , receber a crisma após preparação , recorrer aos tribunais da Igreja qunado se sentir prejudicado .

_________________________

JUÍZO PARTICULAR

_________________________

Questão :

O que é ; e como ocorre o Juízo Particular ? Como Deus vai ressuscitar os mortos , se o corpo já não existe ?

Resposta :

O julgamento dos nossos méritos tem lugar após a morte , para quem morre sem pecados , ou sem penas a pagar no purgatório ; ele é realizado por Deus na forma de um Juízo Particular . Serão avaliados todos os nossos atos , a profundidade da nossa fé , o alcance das nossas ações , o nível de conhecimento da doutrina e do nosso amor a Deus . Então , receberemos a justiça defnitiva de Deus , em uma alma que não mais conhecerá o pecado e a morte . No Fim dos Tempos , Deus eliminará o mal , ressuscitará os mortos , confirmará Seu Juízo Particular - os bons , em um corpo glorioso para a beatitude , e os maus para o cumprimento de pena eterna , privados da visão beatífica de Deus. Devemos crer , sempre , na misericórdia divina , na recompensa dos bons e na punição dos maus ; e termer o inferno . Não basta realizar um grande conjunto de boas obras , de forma mecânica , sem sentir a caridade no coração para se obter um grande galardão aos olhos de Deus.

Lázaro já havia morrido há dias e seu corpo foi regenerado . Jesus morreu , e seu corpo não conheceu a corrupção . Vários santos mortos não tiveram seus corpos corrompidos . Se Deus criou o mundo do nada , por que não poderia regenerar um corpo já decomposto ?

Logo após a morte ocorre o Juízo Particular , que será confirmado no dia do Juízo Final . O próprio Jesus Cristo (Lucas 23:43) e São Paulo (Fl. 1:23-26) falam da vida imediata em Deus após a morte . O Juízo que advem após nosso falecimento e que nos permite o ingresso no céu é , portanto , o Juízo Particular , o Juízo Final só ocorrerá na Parusia .

São Paulo é categórico : “E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo” (H.9:27)

___________________________

CARDEAL HOSIUS , BATISTAS , ANABATISTAS e JOÃO DE LEYDE

___________________________

PERGUNTA DO LEITOR:

Queria saber sobre o Cardeal Hósio ou Hosius(fal.1579) muitas vezes citado pelos Batistas e que menciona a perseguição feita ao Batistas para o quais é prova cabal que os Batistas são anteriores à Reforma Protestante. Qual foi a orígem dos atuais Batistas a partir do famoso João de Leyde? Dizem que Hosius era presidente do Concílio de Trento. É verdade?

_________________________________________________

RESPOSTA:

_________________________________________________

O Concílio Tridentino foi convocado pelo papa Paulo III com a bula Laetare Jerusalem (19-11-1544) e aberto em 13 de dezembro de 1545. A bula papal destinava ao concílio as seguintes tarefas: a condenação dos erros em matéria de fé, a reforma dos abusos, a reconstituição da unidade da Igreja, a cruzada contra os turcos. Tiveram direito a voto (com o método de votação por cabeça) os cardeais, os bispos Paulo III decreta a suspensão do Concílio de Trento.

Inaugurado com a presença de 31 bispos, a maioria italianos, sob a presidência dos legados papais, os cardeais Giovanni del Monte, Marcello Cervini e o inglês Reginald Pole, o Concílio de Trento foi suspenso por Paulo III em 1549, em decorrência da epidemia de tifo petequial e da transferência do concílio para Bolonha, também com o objetivo de subtrair-se à excessiva ingerência de Carlos V.

__________________________________

Reabertura do Concílio de Trento

__________________________________

Reaberto em 1551, após a suspensão, pelo papa Júlio III, sucessor de Paulo III, o Concílio de Trento chega a ter seis sessões solenes, mas é novamente suspenso em abril de 1552, devido ao fracasso das negociações com os protestantes e à traição de Maurício da Saxônia, que passara a apoiar os franceses. Contudo, no decorrer dessas sessões, o Concílio não deixou de discutir e aprovar importantes decretos, como os que versavam sobre a presença real de Cristo na Eucaristia (doutrina da transubstanciação), sobre a penitência (necessidade da confissão auricular) e sobre a extrema-unção.

____________________

João Leyde

____________________

A Reforma Protestante criou duas correntes : uma mística e uma racionalista. A Igreja de Lutero estava inserida na corrente racionalista e os movimentos anabatistas e milenaristas representavam a primeira corrente.

Embora tivesse proclamado a doutrina do livre-exame da Sagrada Escritura, Lutero era intolerante com todos os que discordavam de sua doutrina . Apesar de ter sido um aliado dos anabatistas contra o Papa ; Lutero ao conquistar o poder temporal , voltou-se contra esse grupo e advogou a destruição completa dos anabatistas , excomungando Storch e Münzer.

O triunfo luterano sobre os milenaristas em Frankenhausen não acabou com a corrente mística

João de Leyde era um místico alemão inserido no fenômeno milenarista , considerava-se um Messias coroado no cemitério da cidade implantou um reino comunista de terror em Munster considerada a Nova Jerusalém. Era o mais odiado dos místicos anabatistas.

Quando o Bispo reconquista a cidade , Leyde é preso , torturado e assassinado .

João de Leyde teve seus ossos colocados numa jaula suspensa nas torres da Catedral.

____________________

Batistas

_____________________

Os batistas atribuem sua origem aos anabatistas , movimento que teria atravessado toda a Idade Média ; mas a história registra que foram ex-luteranos que fundaram esse confissão protestante. Os batistas dizem que os seus fundadores receberam o batismo de religiosos anabatistas "resgatados" por Menon Simons e que posteriormente o prefixo 'ana' teria caído .

A Igreja Batista foi fundada em Londres , em 1611 , a partir de um grupo liderado por Thomas Helwys , primeiro pastor batista , (1550-1616)e J. Smyth . Segundo os batistas , a salvação não necessita das boas obras. Valorizam o batismo e defendem sua realização em adultos. Grande presença nos EUA.

__________________

Cardeal Hosius

__________________

Stanislaus Hosius (1504-1579), Cardeal polonês nascido em Cracóvia 5 de maio 1504.

Estudou direito em Padua e Bologna, entrou para a Igreja e tornou-se bispo em 1549 de KuIm , em 1551 de Ermland, e em 1561 criado cardeal.

Tinha simpatias pelos jesuítas e opôs-se ativamente à Reforma desejando repetir o Massacre de São Bartolomeu na Polônia

Foi contudo um grande diplomata e administrador .

Depois de muitas negociações , fundou o Liceu of Braunsberg, que se tornou o centro da missão católica entre os Protestantes.

Morreu em Capranica proximo à Roma em 5 Agosto de 1579.

A coleção de suas obras foi publicada em Colônia em 1584 Sua biografia foi escrita por A. Eichhorn (Mainz, 1854), 2 vols.

O Cardeal Hosius não presidiu o Concílio Tridentino , ele auxiliou o Cardeal del Monte e teria chamado os batistas de 'anabatistas' , o que provaria , segundo os batistas , que eles são anteriores à Reforma Protestante e que são perseguidos há mil e duzentos anos .

__________

Anabatistas

__________

O movimento anabatista moderno , por sua vez , nasceu na Suiça , devido à existência de liberdade religiosa no país. Conrad Grebel (1498-1526) pode ser considerado o fundador do movimento anabatista . Balthasar Hubmaier (1481-1528), um dos primeiros anabatistas alemães era doutor em teologia pela Universidade de Ingolstadt, foi aluno de John Eck. E era adversário de Lutero.

Bernard Rothmann , outro anabtista , foi expulso de Munster por ordem do imperador ; seus seguidores estavam se tornando muito radicais, adotando idéias comunistas.

Editoria do Doutrina Católica

Hosted by www.Geocities.ws

1