Doutrina Católica

Doutrina Catolica

Cristo ensinou o que era o seu objetivo fundamental ensinar !

_________________________________________________________

Se Jesus era Deus Encarnado , por que não ensinou toda a sabedoria do mundo aos homens , para que estes pudessem curar doenças , fazer remédios, construir máquinas , descobrir os fundamentos da matéria e da realidade ?

_________________________________________________________

Resposta :

O conhecimento natural é acessível aos sentidos e ao intelecto humano , o homem é dotado de uma alma racional criada por Deus para conhecer a realidade criada.

O homem foi feito para amar e louvar a Deus , e também amar e conhecer toda a realidade , que foi obra do amor e da justiça infinitos de Deus . As leis naturais foram feitas por Deus ; elas expressam a vontade suprema da providência para o governo do mundo .

A criatura humana dispunha de um conhecimento pleno quando vivia em paz em santidade no Éden ; e aquilo que não podia saber , estava expressamente definido . Mas o homem não respeitou os limites de ser criado , desejou conhecer o bem e o mal , e igualar-se a Deus , foi , portanto , punido ; perdeu a graça , conheceu a corrupção moral e intelectual , recebeu a marca do pecado original que só seria removida com a graça santificante do sacrificio de Cristo

As revelações divinas têm como objetivo trazer um conhecimento sobrenatural aos homens , pois a revelação natural ( ou o conhecimento natural ) já está sob o domínio do intelecto humano , pelo simples uso da razão que é um dom de Deus . Se o homem tivesse se mantido fiel a Deus , não teria perdido a plenitude do conhecimento sobre a criação. NS. Jesus Cristo não necessita informar verdades naturais aos homens porque estas verdades já estão sob o poder do homem . Seria , portanto , uma redundância !

A verdade , contudo , que não poderia ser atingida sem a graça , era a Encarnação do Verbo e a Salvação da alma , para a vida eterna. Esta verdade era , e é , o que de mais importante havia para ser comunicado !

E a verdade dos milagres e da ressurreição de Cristo foi testemunhada por seus contemporâneos . Cristo , portanto , mais que ensinar , fez o extraordinário , que vai além de qualquer conhecimento natural possível . Cristo curou , alimentou multidões do nada , venceu a morte ; ou seja , Ele mais que ensinar , exerceu seu poder sobre a criação. E os apóstolos receberam este poder , bem como toda a Igreja . O poder de ensibar , santificar e curar . Jesus foi , ao longo de sua vida , médico , operário , advogado , mestre e , fundamentalmente , o Messias Salvador da Humanidade , o Filho do Deus Vivo.

Esse acontecimento - a Encarnação - foi central na história da humanidade , ela veio também regenerar a razão humana , pois o Verbo é a inteligência de Deus , através , da qual , toda a realidade foi criada . Regenerar espiritualmente o homem , é regenerar concomitantemente a sua inteligência.

A fé e a razão são rigorosamente compatíveis , a fé é uma virtude que permite aos homens aderirem intelectualmente à verdade sobrenatural revelada , e a graça só é possível num ser racional que foi feito à imagem e semelhança de Deus .

Através da fé , o homem crê e ama aquilo que transcende a sua inteligência .

Aquilo que escapa ao conhecimento natural , não deve ser considerado contrário à razão , mas apenas transcendente , ou mistério , pois ainda inacessível ao nosso intelecto criado e decaído do estado de graça . No Fim dos Tempos , toda a verdade oculta nos será revelada conforme às profecias.

A Igreja sempre estimulou o estudo dos fatos naturais , das leis naturais porque são obras de Deus . A razão , segundo o catolicismo , deve levar a Deus , necessariamente. Não por acaso , a região do mundo onde a ciência mais se desenvolveu foi no Ocidente cristão . Grande é o número de católicos leigos e religiosos atuando em diversos ramos do saber .

A Bíblia ensina verdades sobrenaturais ! - as verdades acessíveis ao conhecimento científico estão sob o controle dos homens . Deus criou a realidade e suas leis , Ele é onisciente e permite que a razão humana tenha acesso ao conhecimento dessa realidade.

Cristo não era um sábio gnóstico que veio ensinar segredos alquímicos a iniciáticos . Cristo veio revelar a Boa Nova da parte do Pai . Entre seus discípulos existiam médicos , filósofos , ou seja , pessoas que exerciam atividades profissionais específicas e que assumiram a mensagem transcende do Deus Filho. Tudo que Deus desejou revelar aos homens foi revelado a todos , na Pessoa de Cristo ; nada que é mistério no âmbito da doutrina , será revelado antes da Segunda Vinda Gloriosa de Cristo . Quando Cristo vier em glória , a revelação completa será feita a todos os homens justos , aqueles que governarão o mundo com o Cristo.

O mesmo conhecimento natural poderia ser exigido dos seguidores das outras religiões como o judaísmo , o budismo , o islamismo ou o espiritismo .

Na Bíblia , há muitas afirmações absolutamente corretas sobre a ordem natural , como a impossibilidade de reprodução entre espécies diferentes , sobre a forma circular do mundo , sobre a existência de partículas mínimas indivisíveis , os átomos , e etc.

A Religião , enfim , não está preocupada com conhecimentos puramente naturais , mas com a relação entre o conhecimento natural e o conhecimento sobrenatural. Ela informa verdades fundamentais relacionadas à criação , cabendo ao intelecto humano aprofundar o conhecimento natural da realidade .

Editoria do site Doutrina Católica

Tempo do Advento

150 anos do dogma da Imaculada Conceição In Jesu et Maria

Roma locuta , causa finita est

Hosted by www.Geocities.ws

1