DOUTRINA CATÓLICA

_________________________________________

JUDAS ISCARIOTES E A ESCOLHA DE CRISTO

_________________________________________

O apóstolo de Cristo , Judas Iscariotes , traiu Jesus , no momento em que o Cristo celebrava a última ceia. Judas, portanto, voltou-se contra Deus, porque Jesus Cristo é plenamente Deus; sendo , também , possuidor de uma natureza humana plena.

Mas foi o próprio Cristo, quem escolheu Judas Iscariotes como Seu apóstolo:

Lemos no Evangelho de João :

"Não fui Eu que vos escolhi a vós doze? - No entanto, um de vós é um demônio" (Jo 6, 70).

E Jesus ofereceu, também, a Judas um cargo importante como administrador dos bens do grupo ( Jo 12, 6).

Judas Iscariotes traindo Jesus , serviu a Satanás. Para São Lucas e São João, Judas traiu porque estava possuído pelo demônio.

Judas , portanto , foi um ministro de Satanás ; ele trabalhou contra a obra de Deus .

Jesus Cristo , portanto , teria cometido um erro ao escolher Judas , como seu seguidor? Ou ainda: Deus escolheu Satanás como seu apóstolo?

Não! - Deus não errou ao escolher Judas Iscariotes como seu apóstolo ; assim como Deus não errou ao criar Adão à Sua imagem e semelhança!

Deus , com total certeza , não escolheu Satanás! Deus escolheu um homem que , até o momento em que foi escolhido , era um homem bom e justo.

Não obstante esse homem justo , assim como Adão , traiu a confiança de Deus , e entregou-se ao Seu inimigo .(Lc 22, 3 e Jo 13, 27).

Basicamente porque Judas Isacriotes tinha planos pessoais e político-religiosos que se revelaram crescentemente divergentes em relação aos planos essencialmente espirituais do Messias Jesus.

Assim como Adão , o homem primevo , amou a si mais do que a Deus ; Judas amou a si , de tal modo , que apartou-se de Deus!

Ninguém poderá obter um bem maior para si , contrariando a vontade divina ; mesmo que temporariamente , assim , possa parecer .

Judas representa , portanto , a humanidade divorciada de Deus.Ele representava os fariseus, e os saduceus, os impíos hereges, que se pretendiam justos , sob uma leitura mecânica , não inspirada pelo Espirito Santo , e , portanto , equivocada ; e também representa os pagãos que viviam sob a religião natural , sob a influência do mal .

Se Judas fez o que fez, foi porque a impiedade , o pecado , se assenhorou dele . Pecado que também se apoderou de Adão!

Adão que vivia num estado pleno , de paz , santidade e amizade com Deus, no paraíso , optou por desobedecer a ordem divina , transgrediu a Lei ; foi infiel ao seu criador e Senhor!

Judas , portanto , serviu a Satanás ; e com este seu gesto derradeiro de infidelidade a Deus , morreu espiritualmente , mesmo permitindo a consecução do ciclo da paixão, morte e ressurreição de Jesus ,que redimiu toda a humanidade, de uma única vez.

Judas não fez uma boa obra , não deveria ter feito o que fez.Tinha liberdade para manter-se fiel ao Cristo. E quando decidiu trair Jesus sabia perfeitamente o que fazia . Judas não atuou por ignorância , se tivesse atuado por ignorância , não seria culpado.Foi execrado e substituido pelos apóstolos que escolheram Mathias para o seu lugar.

Na verdade , Deus , em Jesus Cristo , enfrentou Satanás para derrotá-lo, diante dos fariseus e na cruz , como ,antes, o enfrentou no deserto . E como , também , o enfrentará no Dia do Juízo Final, para derrotá-lo, definitivamente!

Autor: Prof Everton Jobim

Hosted by www.Geocities.ws

1