Doutrina Católica

Doutrina Católica

___________________________________________

Dom Odilo - Ele está no meio de nós!

_____________________________________________________________

São Paulo (SP), 21/10/2004

Na conclusão do Congresso Eucarístico Internacional de Guadalajara (México), dia 17 de outubro passado, o Papa João Paulo II fez a abertura do Ano da Eucaristia. Alguns dias antes, ele havia dado à Igreja sua bela carta apostólica “Mane nobiscum, Domine” (Fica conosco, Senhor), na qual apresenta o significado e as metas desse “ano de graça”, como o próprio Pontífice escreve, e oferece diversas pistas para que toda a Igreja o viva bem e com proveito. A carta já está disponível para os leitores.

Vivemos, na verdade, todo um período eucarístico, que se estende por vários anos e está marcado por diversos eventos no Brasil e no mundo inteiro. Em 2003, o Papa deu à Igreja a encíclica “Ecclesia de Eucharistia” (A Igreja vive da Eucaristia); em 2004 celebrou-se o Congresso Eucarístico Internacional do México e a Igreja começa a viver o Ano da Eucaristia; em outubro de 2005 haverá em Roma uma nova reunião do Sínodo dos Bispos, que já está sendo preparado pelo episcopado e o tema também é a Eucaristia. Em 2006 vai ser celebrado o Congresso Eucarístico Nacional de Florianópolis.

Tudo isso não deixa de ser providencial e muito significativo. O grande Jubileu do ano 2000 ajudou a Igreja a colocar-se de forma renovada diante do seu Mestre e Pastor, Jesus Cristo, Filho de Deus feito homem. Por meio dele, por graça do Pai celestial e no dom do Espírito Santo, a Igreja recebe constantemente sua existência, sua identidade e sua missão; ela é a comunidade dos discípulos reunidos em torno de Jesus Cristo, por ele instruída e confortada na palavra de Deus e também constantemente enviada em missão. Ele caminha à frente dos seus e os conduz pelos caminhos do reino de seu Pai.

Jamais a Igreja pode perder essa referência, pois deixaria de ser a verdadeira Igreja que Jesus Cristo quis. O momento em que isso aparece de forma mais clara é a celebração da Eucaristia. Afirmar que “a Igreja vive da Eucaristia” é o mesmo que dizer “a Igreja vive de Jesus Cristo”. Ele permanece constantemente com ela: “Ele está no meio de nós!” Ele mesmo disse: “eu estarei convosco todos os dias”. Renovar a vida da Igreja, para “lançar as redes em águas mais profundas”, passa pelo renovado encontro com Jesus Cristo.

Na sua carta apostólica “Mane nobiscum Domine”, o Papa propõe algumas pistas essenciais para viver bem o ano da Eucaristia: re-valorizar o domingo, como “dia da Eucaristia”, a missa dominical, o culto eucarístico fora da missa, como sendo a mais importante devoção dos católicos; além disso, a renovada escuta e acolhida da santa palavra de Deus, a busca da comunhão eclesial e fraterna, com todas as suas dimensões e expressões, o renovado empenho missionário, a intensificação do serviço e da caridade, especialmente em relação aos “últimos” da sociedade, a promoção perseverante da paz e o esforço em participar da construção de uma sociedade justa e solidária.

O Papa deseja que o Ano da Eucaristia seja para todos uma ocasião preciosa para a renovada consciência do tesouro incomparável que Jesus Cristo confiou à Igreja: o dom de si próprio, que permanece no meio de nós, reunindo, confortando, conduzindo e salvando seus discípulos.

Dom Odilo Pedro Scherer - Bispo Auxiliar de São Paulo

Hosted by www.Geocities.ws

1