Doutrina Católica

Doutrina Católica

______________________________________________

1-A Real Presença Eucarística

2-A Eucaristia segundo a Patrística

3-O Sacrifício Eterno

_________________________________________

A Real Presença nas Sagradas Escrituras , exposição de São Paulo :

"A taça de benção que nós abençoamos , não é comunhão no sangue de Cristo? O pão que nós partimos, não é comunhão no corpo de Cristo? Porque há um único pão , nós somos muitos em um só corpo, porque nós todos participamos do único pão." (1 Cor 10,16-17) e também :

"Eu recebi do Senhor o que eu também vos transmiti , que o Senhor Jesus na noite quando ele foi traído pegou o pão, e tendo dado graças, ele partiu-o e disse : 'Isto é meu corpo , que e dado por vós; fazei isto em minha memória'. Do mesmo modo, após a ceia, tomou o cálice e disse: 'Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; toda vez que o beberdes, fazei-o em minha memória.' Toda vez que comeis deste pão e bebeis deste cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha. Quem quer que, portanto, come o pão ou bebe o cálice do Senhor indignamente, peca contra o corpo e sangue do Senhor." (1 Cor 11,23-27)

As Sagradas Escrituras não deixam dúvidas , a santa eucarístia é a real presença de Cristo no pão e no vinho consagrados , e , consequentemente , a renovação do sacrifício único do calvário.

_________________

A Eucaristia

_________________

Quem realiza e permite a oferta do sacrifício eucarístico é Deus , através da ação do Espírito Santo. Deus é o sacerdote invisível da santa missa . O Cristo é , pois , o sacerdote e a oferta .

O sacerdote celebrante é um fiel batizado investido da autoridade para proferir as palavras eficazes da consagração , após o recebimento das santas ordens . Ele atua 'na pessoa' do Cristo.

O Corpo e o Sangue , a humanidade e a divindade do Cristo , estão presentes na menor partícula , seja do pão seja do vinho consagrados ; por isso podemos comungar apenas em uma espécie. Toda substância do pão e do vinho se transforma no corpo e no sangue de Cristo.

O Cristo está todo presente nas espécies consagradas. A eucaristia é o mais elevado dos sacramentos , porque nele o Cristo está presente em substância e antes de qualquer uso.

Se ocorre a real presença do Corpo e do Sangue de Cristo na santa eucaristia , necessariamente estamos diante da renovação do sacrificio único do calvário - desta vez realizado de forma incruenta .

O sacrifício perfeito e eterno do Cristo é sempre propiciatório , impetratorio , latreutico e de ação de graças ; reunindo todos os objetivos dos sacrificios da Lei Antiga .

___________________

A Missa

___________________

A missa é , fundamentalmente , a renovação do santo sacrifício do Calvário , ela não acrescenta méritos ao sacrifício original do Cristo , apenas aplica , diferentemente , a sua mesma eficácia. Trata-se de um sacrifício incruento , ao contrário do sacrifício da cruz .

A santa missa é um ato de adoração a Deus na Trindade , e é também ato penitencial , louvor aos santos e oração pelas intenções da Igreja .

É a intenção , através da partilha de bens espirituais existente na comunhão espiritual da Igreja , que é oferecida aos santos , aos mortos do purgatório e aos vivos em dificuldades , bem como a todos os fiéis , e nunca o santo sacrifício que é exclusivamente oferecido a Deus.

A santa missa é sempre um culto de adoração a Deus , exclusivamente ; quando dizemos que estamos celebrando missas de intenção queremos dizer que na missa será feita uma referência e algumas orações especiais por uma determinada pessoa.

***************************************************************

A EUCARISTIA E A PATRÍSTICA

O Pão recebe a Palavra

SANTO IRINEU DE LIÃO :

"Assim então, se a taça misturada e o pão fabricado recebem a Palavra de Deus e tornam-se Eucaristia, que é dizer, o Sangue e Corpo de Cristo, que fortifica e reconstrói a substância de nossa carne, como podem essas pessoas dizer que a carne é incapaz de receber o presente de Deus que é a vida eterna, quando isto é feito pelo Sangue e Corpo de Cristo, que são Seu membro? Como o apóstolo abençoado diz em sua carta aos Efésios, 'Nós somos membros de Seu Corpo, de sua carne e de seus ossos' (Ef 5,30). Ele não está falando de forma 'espiritual' e de ' homem invisível', 'um espírito não tem carne e ossos' (Lc 24,39). Não, ele está falando do organismo possuído por um ser humano real, composto de carne e nervos e esqueleto. Isto é este que é nutrido pela taça que é Seu Sangue, e é fortificado pelo pão que é Seu Corpo. O talo da vinha toma raiz na terra e futuramente dá frutos, e 'o grão de trigo cai na terra' (Jo 12,24), dissolve, ascende outra vez, multiplicado pelo Espírito de Deus, e finalmente depois é processando, é colocado para uso humano. Esses dois então recebe a Palavra de Deus e torna-se Eucaristia, que é o Corpo e Sangue de Cristo." (Santo Irineu de Lião, Contra Heresias, 180 d.C. /Cinco Livros - Desmascarando e Refutando a Falsidade)

SÃO CLEMENTE DE ALEXANDRIA :

"O Sangue do Senhor, realmente, é duplo. Há Seu Sangue corpóreo, por que nós somos redimidos da corrupção; e Seu Sangue espiritual, com que nós somos ungido. Que significa: beber o Sangue de Jesus é compartilhar sua imortalidade. O vigor da Palavra é o Espírito somente como o sangue é o vigor do corpo. Do mesmo modo, como vinho é misturado com água, assim é o Espírito com o homem. O Único, o Vinho e Água nutrido na fé, enquanto o outro, o Espírito, conduzindo-nos para a imortalidade. A união de ambos, entretanto, - da bebida e da Palavra, - é chamada Eucaristia, digna de louvor e presente excelente. Aqueles que partilham disto na fé são santificados no corpo e na alma. Pela vontade do Pai, a mistura divina, homem, está misticamente unida ao Espírito e à Palavra." (O Instrutor das Crianças". [2,2,19,4] + - 202.)

São Cipriano

"O padre que imita o que Cristo fez, verdadeiramente toma o lugar de Cristo, e oferece lá na Igreja um sacrifício perfeito e verdadeiro ao Deus e Pai." (São Cipriano aos Efésios , ano 258.)

________________________________________________________________

SACRIFÍCIO ETERNO

__________________

Proclamou o Concílio Tridentino : « Trata-se realmente de uma única e mesma vítima, que o próprio Jesus oferece pelo ministério dos sacerdotes, Ele que um dia Se ofereceu a Si mesmo na cruz; somente o modo de oferecer-Se é que é diverso »: Conc. Ecum. de Trento, Sess. XXII, Doctrina de ss. Missæ sacrificio, cap. 2: DS 1743.

Diz o Conc. Ecum. Vat. II, na Const. sobre a sagrada Liturgia Sacrosanctum Concilium, 47: « O nosso Salvador instituiu [...] o sacrifício eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue para perpetuar pelo decorrer dos séculos, até Ele voltar, o sacrifício da cruz ».

Referência:

CIC , 1992

CDC , 1983

Autor: Prof Everton Jobim

Hosted by www.Geocities.ws

1