Doutrina Católica

Doutrina Catolica

_____________

Deus fez um mundo cheio de dor e sofrimento ?

_____________

“Se um Deus bondoso e infinitamente poderoso governa este mundo, como podemos justificar os ciclones, os terremotos, a pestilência e a fome? Como podemos justificar o câncer, os micróbios, a difteria e milhares de outras doenças que atacam durante a infância? Como podemos justificar as bestas selvagens que devoram seres humanos e as serpentes cujas mordidas são letais? Como podemos justificar um mundo onde a vida alimenta-se da vida? Será que os bicos, garras, dentes e presas foram inventados e produzidos pela infinita misericórdia? A bondade infinita deu asas às águias para que suas presas fugazes pudessem ser arrebatadas? A bondade infinita criou os animais de rapina com a intenção de que eles devorassem os fracos e os desamparados? A bondade infinita criou as inumeráveis criaturas inúteis que se reproduzem dentro de outros seres e se alimentam de sua carne? A sabedoria infinita produziu intencionalmente os seres microscópicos que se alimentam do nervo óptico? Pense na idéia de cegar um homem para satisfazer o apetite de um micróbio! Pense na vida alimentando-se da própria vida! Pense nas vítimas! Pense no sangue derramando-se no precipício da crueldade!” ( Robert G. Ingersoll )

_____________

Resposta

_____________

Deus criou um mundo perfeito para a Sua Glória , um mundo que refletia a Sua perfeição , e criou o homem por um ato de amor , para manifestar a Sua misericórdia infinta . Fez , portanto , o homem digno Dele , a cabeça da criação -- criado à Sua imagem e semelhança .

Neste mundo o homem reinava soberanamente , pois vivia em paz e amizade com Deus , amando-O e respeitando-O ; mas o homem , tal como narrado no Livro do Gênesis , desejou ir além , desejou igualar-se a Deus , e com esta decisão causou uma desarmonia cósmica colossal.

O homem pensou optar por si mesmo , e cometeu uma afronta tremenda à majestade do Altíssimo . Não é possível encontrar um bem maior afastando-se de Deus. O homem perdeu a imunidade que possuía em face do mal e do sofrimento , sua carne conheceu a corrupção , e a desordem dos sentidos se apoderou dele .

A corrupção invadiu a terra inteira , e satanás pôde , então , utilizar os entes naturais contra as criaturas de Deus e contra a obra de Deus . Terrivelmente , o bem e o mal , neste mundo , ficaram misturados . Deus permitiu que o homem ficasse sujeito às penas que ele mesmo desejou criar para si . O homem passou a conhecer restrições espaço-temporais que não conhecia , ficou impossibilitado de realizar todo o bem que viesse a desejar .

Deus poderia ter abandonado definitivamente o homem na morte espiritual , pois tudo deu a ele e recebeu a ingratidão máxima . Não obstante , decidiu não abandonar em definitivo a criatura decaída , deu-lhe a lei e a promessa da redenção em Cristo em decorrência da Sua misericórdia infinita. Adão arrependeu-se de seu ato e encontrou a misericórdia divina . Com a lei , o homem poderia mais facilmente diferenciar o bem do mal e assim adotar ações éticas agradáveis a Deus - fugindo do pecado e das tentações , e reparando as faltas cometidas através do arrependimento e da penitência. Deus é onisciente e sempre justo , Ele conhece a sinceridade dos nossos propósitos , e atende com Suas graças , quem vive segundo a Sua Palavra . A graça santificante só é possível em um ser que possua a razão para acolher livremente e conscientemente a mensagem salvífica . Com a razão , o homem pode adotar uma conduta compatível com a vontade de Deus .

Na própria natureza , Deus inscreveu a lei moral natural , que permite a adoção de uma conduta ética , mesmo para quem não conheceu a mensagem sobrenatural revelada.

O homem também foi feito dotado de razão para conhecer a realidade e se defender de suas ameaças. Com a razão , o homem desenvolve o conhecimento científico que lhe permite resolver inúmeros problemas , nos mais variados campos .

Com a vitória de Cristo sobre a morte no calvário , o pecado foi derrotado e a alma humana tornou-se novamente agradável e agradecida a Deus , apta a realizar as boas ações que permitem aos homens crescer na graça , na justiça e na caridade. Cristo chamou para si todo o sofrimento do mundo para redimir a criatura morta no pecado . Somente ele poderia suportar a dor e vencer o aniquilamento , transmitindo esta vitória a todos que acolhem a sua mensagem -- a mensagem perfeita -- com sinceridade e com fé ardente na Trindade Santíssima .

No fim dos tempos , Cristo prometeu voltar à terra para eliminar definitivamente o mal , incluindo o mal físico e realizar o Juízo Final , quando , então , os bons e justos serão ressuscitados em um corpo glorioso para a vida junto a Deus , e os maus viverão eternamente a pena de privação da visão beatífica de Deus no inferno , de onde ninguém sai. A terra será transfigurada para a glória definitiva de Deus e nunca mais conhecerá a corrupção.

O mal nasceu do uso indevido da dignidade elevada que Deus conferiu ao homem e aos anjos . Usando mal esta liberdade , eles pecaram e foram punidos por Deus . Não obstante , Deus sempre deseja o nosso bem e a nossa salvação , pois nos criou por um ato de amor , como imagem e semelhança Sua.

Editoria e redação do site

Complementação temática

Hosted by www.Geocities.ws

1