DOUTRINA CATÓLICA

__________________________

DÍZIMO

__________________________

A igreja obriga a pagar 10% no dízimo?

____________________________________________________

Nem o Catecismo da Igreja , nem o Código de Direito Canônico , falam em dízimo (10%); esta exigência não aparece no Novo Testamento , mas apenas no Antigo . O que o Catecismo diz é o seguinte (§2043): Os fiéis cristãos têm ainda a obrigação de atender, cada um segundo as suas capacidades, às necessidades materiais da Igreja . O Código de Direito Canônico diz: 222 § 1. " Os fiéis têm obrigação de socorrer às necessidades da Igreja, a fim de que ela possa dispor do que é necessário para o culto divino, para as obras de apostolado e de caridade e para o honesto sustento dos ministros " . O Código e o Catecismo não falam em paróquia , mas em Igreja , no sentido amplo ; logo, não é necessário que o dízimo seja dado integralmente na paróquia ; embora esta seja a primeira obrigação. O mais importante é ajudar ; nem mesmo há a exigência de que seja de 10%.

Prof. Felipe Aquino

_______________________________________

O QUE É O DÍZIMO?

________________________________________

O dízimo é um gesto de amor , uma devolução a Deus e à Igreja , de uma parcela daquilo que possuímos porque propiciado por Deus.

O dízimo é uma forma de manifestar o nosso amor por Deus , pela Igreja e por nossos semelhantes .

Ao pagar o dízimo , reconhecemos a nossa dependência em relação a Deus e manifestamos a nossa gratidão pelo dom da vida e pela graça da justificação.

A oferta do dízimo é um aspecto da nossa vida cristã de oferta e de trabalho pela obra de Deus e da Igreja . Não se trata de um gesto mecânico de entregar valores para cobrir custos de uma atividade qualquer , mas de sentir a importância de oferecer parte do nosso trabalho para que a mensagem de Deus e as boas obras , feitas em Seu nome , prossigam.

O dízimo não é uma esmola , uma sobra dos nossos bolsos , mas um valor que corresponde às nossas possibilidades , à nossa gratidão e à nossa fé , algo da mais alta importância e feito com a máxima dignidade. Trata-se de um gesto de justiça e amor para com a comunidade.

Quem não pode dar dez porcento , dê o que pode dar , pois Deus não irá desprezar essa oferta , Ele ama a virtude por mais pequena que seja , em nada diminuindo o valor da fé de quem doa .

O dízimo é um instrumento de solidariedade que nos afasta do egoísmo . Quem doa com sinceridade é acolhido por Deus e será abençoado sempre .

Trata-se de um sentimento de responsabilidade para com a comunidade a que pertencemos.

___________________________________________________

Assim o Senhor nos díz: (Ml 3, 10-12)

"Pagai Integralmente os Dízimos ao tesouro do templo para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência, diz o Senhor dos exércitos, e vereis se não vos abro os reservatórios dos Céus e se não derramos a minha benção sobre vós muito além do necessário ..."

______________________________________________________________

DÍZIMO: ESPONTÂNEO E LIVRE

____________________________________________________

O Dízimo não foi inventado ; ele nasceu espontaneamente , como resposta do homem e da mulher à bondade e misericórdia de Deus.

Diz São Paulo : "Cada um que se dispõe a oferecer o Dízimo o faça conforme suas posses e de acordo com seu coração" (2 Cor 9,7) 12,44-47). Os profetas, como Amós (Am 4,4), ajudam o povo a manter o sentido correto do dízimo. Malaquias (3,8-11) diz que quem oferece o Dízimo a Deus na comunidade é abençoado.

____________________________________________________

JESUS E O DÍZIMO

____________________________________________________

Devolução oferta gratificante - A Deus não se engana: "Pode um homem enganar a Deus? ..." (Ml 3,8-9)

O dízimo é uma forma de gratidão para com Deus - de quem tudo recebemos.

Devolvemos a Deus, através da Igreja, um pouco do que Ele nos dá. O dízimo é a expressão da fé em Deus e do amor para com a Igreja , para que ela cumpra a sua missão e também para com os irmãos e irmãs que necesitam.

É uma contribuição para com a comunidade, e para com a manutenção da Igreja, da qual fazemos parte pelo batismo. O dízimo não é um pagamento que se faz à Igreja para a ela pertencer; nem uma mensalidade para poder usufruir dos serviços eclesiásticos ; ou tampouco o salário do padre.

A contribuição do dízimo deve ser feita conscientemente , e com alegria , pois é a expressão sincera de um estado permanente de graça e de louvor a Deus , por tudo que Ele nos proporciona. No Antigo Testamento, o dízimo era uma das formas de honrar a Deus.

O dízimo em referências bíblicas : Gn 14,17-20 , Abrão dá o dízimo a Melquisedec; Gn 28,20-22 , Jacó promete o dízimo a Deus; Ex 22,28-29 , deve-se oferecer a Deus o melhor; Lv 27,30-33 , o dízimo é de Deus ; Nm 18,25-32 ,o dízimo é o sustento de quem trabalha pela comunidade; Dt 12,6.11.17 , normas sobre o dízimo ; Dt 14,22-29 , o dízimo como devolução a Deus; Dt 26,12-15 , os mais pobres; 1 Sm 8,14-18 , o dízimo a serviço do rei ; 2Cr 31,2-10 , o clero; Ne 10,33-40 , o templo ; Ne 13,10-12 , os ministros do templo ; Tb 1,6-8 , um dizimista fiel ; Am 4,4-12 , fonte de bênçãos; Mt 23,23 , é necessário ser justo e misericordioso , e, lCor9,11-14 , viver do Evangelho.(Gn 14,18-20; 28,20-22; Nm 18,25-32; Dt 12,6.11.17; Lv 27,30-33; Tb 1,6-8; Ml 3,8-10).

Assim diz o Senhor :

"Pagai Integralmente os Dízimos ao tesouro do templo para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência, diz o Senhor dos exércitos, e vereis se não vos abro os reservatórios dos Céus e se não derramos a minha benção sobre vós muito além do necessário ..." (Ml 3, 10-12)

"Honra ao Senhor com teus bens, ..." (Pr 3,9-10); "A cada três anos tomarás o dízimo da tua colheita ..."(Dt 14, 28-29);

"Todos os anos separarás o Dízimo ..." (Dt 14,22)

"Os filhos de Levi, ... têm por missão receber o Dízimo ..." (Hb 7,5)

"Todos os Dízimos da terra, ... são coisas consagradas ao Senhor" (Lv 27,30)

"Pagai integralmente os dízimos..." (Ml 3,10)

A palavra de Jesus: "Que te parece, Simão? De quem os reis da terra cobram os impostos ou tributos..." (Mt 17,24-27)

O dízimo nasceu espontaneamente, como resposta do homem à bondade e à misericórdia de Deus. "Cada um que se dispõe a oferecer o Dízimo o faça conforme suas posses e de acordo com seu coração" (2 Cor 9,7)

Os profetas, como Amós (Am 4,4), ajudam o povo a manter o sentido correto do dízimo. Malaquias (3,8-11) diz que quem oferece o Dízimo a Deus na comunidade é abençoado.

Pode e deve contribuir com o dízimo quem participa ativamente da vida de uma comunidade, quem é , verdadeiramente , cristão e não apenas nominalmente.

O dízimo é uma das expressões da fé, mas não a única. A participação nas celebrações , nos sacramentos , nos ministérios, no serviço prestado aos pobres são, juntamente com o dízimo , expressões de uma fé madura.

Quem não puder oferecer valor maior recomenda-se que dê de dois a três por cento do que ganha.

Seitas e grupos heréticos não podem cobrar dízimos de seus fiéis. Para contribuir com o dízimo é preciso procurar a Equipe do Dízimo da comunidade.

O dízimo pode ser pago , de preferência , mensalmente , mas também semestralmente ou anualmente.

É importante o quanto se dá de dízimo ; cada cristão deve dar o correspondente à sua generosidade . Quanto mais você dá mais pessoas você ajuda.

Ninguém está dispensado de contribuir com o dízimo , nem o padre. Os pobres também devem contribuir com o dízimo , porque também eles têm muito a agradecer a Deus.

O dízimo é investido apenas na Igreja , uma pequena porcentagem é entregue à Cúria Diocesana e o restante é utilizado na própria comunidade doadora.

O dízimo não é para o uso livre do padre e sim para a comunidade.O padre recebe o seu salário, estipulado pela Diocese. Esse salário é retirado do dízimo .

O dízimo propicia o serviço aos pobres através das obras da Igreja. Uma parte do dízimo - estipulada pela paróquia - deve ser destinada à caridade.

O dízimo não é apenas para manter ou construir dependências , mas também para formar aqueles que evangelizam através das pastorais.

A própria liturgia depende do dízimo . É com o dízimo , que se adquire o material litúrgico para o altar , os folhetos para as celebrações , os ornamentos para a igreja.

Quem contribui com o dízimo deve informar-se na secretaria da casa paroquial sobre as taxas das quais está dispensado. A equipe do dízimo da comunidade deve prestar contas do dízimo recebido e de como ele foi aplicado. À frente dessa equipe deve estar o pároco.

Os cristãos , além de contribuir com o dízimo , têm o direito de fazer ofertas na missa , no culto ou na recepção de sacramentos ou sacramentais.

O dízimo é uma fonte de bênçãos porque tudo o que efeito com amor e por amor agrada a Deus.

Deus não é um comerciante . Ele não faz negócios , nem pelo dízimo que oferecemos , nem por qualquer outra oferta. Pagamos o dízimo porque é um dever moral ajudar a Igreja e as suas obras de caridade.

Existem também os impostos civis que devem ser usados pela autoridade secular de forma justa para a realização dos serviços necessários à manutenção da sociedade e à promoção do bem-comum.

Organizador : Prof Everton Jobim

Hosted by www.Geocities.ws

1