DOUTRINA CATOLICA

_______________________________________________

SACRAMENTO DA PENITÊNCIA E A PREPARAÇÃO PARA A EUCARISTIA.

_______________________________________________

Sacramento da Penitência e Reconciliação

_______________________________________________

A absolvição das culpas do pecado realizada no ato da confissão e concluída no ato penitencial da satisfação vicária , quando cumprimos as penas recomendadas , segundo os cânones da Igreja , é a manifestação do poder e da misericórdia de Deus de perdoar o pecado e de nos manter sob a graça e sob a Sua justiça.

A obra penitente é também uma forma de cultuar a Deus.

A culpa é completamente perdoada na absolvição , restando as penas a serem pagas para a obtenção da indulgência plenária.

A confissão é uma segunda oportunidade para os que perdem a graça no pecado mortal , ou para os que ferem a caridade , maculando suas almas com os pecados veniais , mais ou menos graves . É , assim , um sacramento de reconciliação com Deus e com a Igreja.

________________________

Morrer sem pecados

________________________

Os que morrem com pecados veniais morrem na amizade e no amor de Deus , morrem na graça , mas ainda com manchas de pecado a purgar; eles não duvidam da salvação , possuem a chamada reta intenção.

Portanto , morrendo sem pecado , ou purgando os pecados veniais , no purgatório , seremos submetidos ao Juízo Particular , e Deus julgará os nossos méritos ; quando , então , seremos admitidos na eternidade.

_____________

Contrição

_____________

A contrição perfeita é aquela movida , acima de tudo , pelo amor de Deus.

A contrição imperfeita é aquela que nasce do temor do inferno , do medo de perder a beatitude da vida celeste.

Ambas as modalidades são dons de Deus , mas a contrição imperfeita não perdoa os pecados , requer a confissão logo em seguida , bem como o cumprimento da penitência requerida pelo sacerdote.

A contrição perfeita perdoa os pecados antes da confissão , mas exige a confissão formal ( sacramental ) , assim que possível. A condição para a realização da contrição perfeita é a posterior confissão sacramental e o cumprimento das penas impostas , que não são pagas no ato de contrição perfeita.

Os pecados veniais podem ser perdoados de forma extra-sacramental , sem a necessidade da confissão.

Os pecados graves só podem ser perdoados com a confissão e a realização das obras penitentes.

Provas Bíblicas do Poder de Perdoar os Pecados

"Nesta porta do Senhor , só o justo pode entrar" (Sl 117, 20).

"Não sabeis que os pecadores não possuirão o reino de Deus?" (1 Cor 6, 9).

Diz S. João: "Se confessarmos os nossos pecados, diz o Apóstolo, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e purificar-nos de toda injustiça" (1 Jo 1, 8).

Todavia, "aquele que esconde os seus crimes não será purificado; aquele, ao contrário, que se confessar e deixar seus crimes, alcançará a misericórdia" (Prov. 38, 13).

"Não vos demoreis no erro dos ímpios, mas confessai-vos antes de morrer" (Ecl 17, 26).

"apareceu no meio dos apóstolos... e, mostrando-lhes as mãos e seu lado... lhes disse: A paz esteja convosco. Assim como meu Pai me enviou, eu vos envio a vós. ... soprando sobre eles: recebei o Espírito Santo... Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados, e àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos" (Jo 21, 21 - 23). O mesmo texto encontra-se em S. Mateus (Mt 28, 20).

S. Tiago diz : "confessai os vossos pecados uns aos outros, diz ele, e orai uns pelos outros, a fim de que sejais salvos" (Tgo 5, 16).

Isto é, confessai vossos pecados a um homem, que tenha recebido o poder de perdoá-los.

___________________________________

Preparação para a eucaristia

___________________________________

Devemos estar preparados , espiritualmente , para recebermos a santa eucaristia.

O que é estar preparado para receber a hóstia consagrada?

Estar preparado é ter "limpa a alma " dos pecados e desejos pecaminosos.

Com pecados graves não podemos comungar , nem nos aproximar do santíssimo sacramento.

O que é preparação da alma?

Preparação da alma é arrepender-se em termos sacramentais dos pecados praticados ; reverter o curso da vida , reparar os pecados e depositar toda a fé em Cristo Jesus , que nos dará força para segui-lo.

É um pecado grave comungar sem estar arrependido dos pecados?

Sim , é um pecado grave comungar sem arrepender-se de nossos pecados porque isto implica num grave sacrilégio e contaminação do Corpo de Cristo.

Não basta a contrição perfeita para a comunhão sacramental!

Com que freqüência pode alguém comungar?

Um fiel pode comungar com maior freqüência quando é aconselhado pelo padre confessor ; tendo as disposições que são exigidas , plenamente , atendidas , estando em estado graça e com reta intenção.

Devemos , obrigatoriamente , comparecer à missa todos os domingos e comungarmos , ao menos , uma vez ao ano.

Antes e depois de comungar devemos considerar o que vamos receber em nosso ser. Fazendo atos de fé , adoração , humildade , contrição e desejo de receber o Cristo Jesus , na forma sacramental.

Autor:

Prof Everton Jobim

Hosted by www.Geocities.ws

1