Doutrina Catolica

DOUTRINA CATÓLICA

________________________________________

DOUTRINA CATÓLICA

JUAN DONOSO CORTÊS

O homem , na concepção filosófica de Donoso Cortês , é considerado uma síntese , composta de uma essência incorpórea , que é a tese , e de uma antítese , que é sua substância corpórea. O homem é entendido , portanto , como um composto de espírito e de matéria . A lei da redução da variedade na unidade , ou de todas as teses com suas antíteses , em uma síntese suprema , é uma lei visível e inegável , para Cortês. O homem em relação a Deus , seria uma antitese que seria solucionada pelo Cristo.

O universo , por sua vez , é dual ; de um lado , Deus , a tese suprema ; e de outro , as suas criaturas , - antíteses eternas. O homem "donosiano" seria uma síntese entre corpo e alma que se contrapõe a Deus (tese) , como sua antítese - e a síntese entre Deus e o homem seria o Cristo.

Não obstante , ao contrário do que diz Donoso , a redução da variedade na unidade , não ocorre através de uma síntese dialética , mas através do procedimento analógico , do uso da razão que é uma faculdade posta por Deus na alma humana -- regulando tanto o modo de ser do homem , quanto a relação de Deus com o mundo.

Cristo não é o homem divinizado ; nem Deus , tampouco , é humanizado com a Encarnação do Verbo. Em Cristo , existem duas naturezas , duas vontades e duas inteligências - unidas , mas distintas ; sua Pessoa é toda divina , mas Deus não se torna homem , nem o homem se torna Deus . E esta união é um mistério da fé ! Não ocorre nenhuma síntese conciliadora entre Deus e a realidade criada , e entre a alma humana e a sua dimensão corpórea , que faça surgir novas realidades , ontologicamente , distintas , como advoga Donoso .

Excetuando a Teologia da Libertação , não há nenhuma teologia , legitimamente , católica empregando termos originários da gnose valentiana , da cabala , da gnose neoplatônica de Plotino e da gnose hegeliana .

Tese , antítese e síntese são proposições absolutamente estranhas ao fenômeno das processões divinas tal como entendido pela doutrina dogmática da Igreja .

Tese , antítese e síntese implicam , portanto , em divisão , movimento , síntese de opostos na divindade ; -- divindade , evidentemente , dos grupos gnósticos e nunca -- jamais -- do Deus Trino e Uno do catolicismo . Uno em substância , e trino nas relações internas de paternidade e filiação e de expiração e processão.

Só há um Deus , um Senhor , digno de uma única glória , em uma única substância , para os católicos. Em Deus , não há diferenciação , não há potência , não há acidentes , não há processo de diferenciação.

Se Donoso Cortês não era teólogo , não deveria ter escrito sobre Deus. Deveria consultar o magistério da Igreja em seus escritos , antes de escrever tolices !

Deus , no entendimento cristão , não pode , jamais , ser a tese que se apresenta , para ser negada pela antítese ( Deus Filho ) , que , por sua vez , será negada pela Síntese ( Espírito Santo ) . Ou a tese ( Deus Uno ) que é negada pela antítese ( as pessoas da Trindade ) , e , finalmente , unificada , na grande e eterna síntese da unidade substancial . Ou seja , Donoso aplicou um raciocínio , a princípio , gnóstico sobre a divindade , um raciocínio dialético . Considerou as Pessoas da Santíssima Trindade , mutações , evoluções , na divindade . Deus se transformaria , em busca do Auto-Conhecimento de Si . E isto é 'Hegel' puro !

As processões divinas não são mutações na divindade ; são relações de paternidade / filiação ; expiração / processão . Relações eternas ; sem começo , nem fim . Sem produzir divisões na divindade . Não são três momentos , nem três deuses ou três substâncias , mas uma substância e três pessoas engendradas nas relações que Deus estabelece em si . O Deus Filho é o conhecimento de Deus , - o Deus conhecido ; e o Espírito Santo é o Deus amado por Si mesmo - o amor necessário que constitui a natureza divina !

__________________________________

Comentários do Prof . Orlando Fedeli

________________________________________________

"É o que confirma a leitura do Ensayo de Donoso Cortês, que incansavelmente procura fazer uma espúria transposição da dialética para a doutrina católica.

"(Em Deus), diz o pensador espanhol , a unidade , dilatando-se , engendra eternamente a variedade; e a variedade, condensando-se, se resolve em unidade eternamente. Deus é tese, é antítese e é síntese; e é tese soberana , antítese perfeita , síntese infinita" (p. 41).

Nada mais oposto à noção católica de Deus. Segundo a doutrina católica, o Filho é absolutamente igual ao Pai, não se podendo pois falar-se em variedade. E o Espírito Santo procede das duas outras pessoas divinas, não sendo uma condensação ou síntese delas.

Menos ainda pode-se sustentar, sem cair em grosseira heresia, que o Filho é a antítese do Pai. "

_____________________________________________________________

Comentários

_____________________________________________________________

A expressão 'síntese' significa junção , união ; - união de algo que estava separado . Em Deus , nada foi separado ; e , portanto , nada foi unido.

Não há diferenciação em Deus . Não há oposições em Deus , não há , portanto , sínteses em Deus . Este processo só se verifica em seres criados - na realidade criada - ; e não em Deus ; exceto se for o deus da gnose !

As processões divinas são relações eternas em Deus e não processos que possam ser expostos em termos de 'análise' e 'síntese' , decomposição e recomposição.

Não há divisão , nem reunião em Deus . Há , sim , relações eternas de conhecimento ( Deus Filho ) e de amor ( Espírito Santo ) , que não dividem a substância divina , nem criam substâncias diferentes à natureza divina imutável .

Tentaram , na verdade , forçar os conceitos , para aliviar os erros de Donoso.

Quem faz oposição a Deus é o Adversário de Deus , Satanás ; e não a Antítese ( sic ) , Jesus Cristo . O Cristo está no Pai e o Pai está no Filho -- o Pai e o Filho formam uma unidade eterna. Tese , por conseguinte , é uma proposição , algo provisório , que se apresenta para ser aceito ou rejeitado . Deus não pode ser considerado uma proposição que está disponível para ser negada ou afirmada ; - Deus ' é ' , pura e simplemente !

Deus é uma verdade irrefutável ; fundamento de tudo aquilo que pode ou não , ser !

O outro erro de Cortês :

"O homem foi feito por Deus, à imagem de Deus, e não somente à sua imagem, mas também à sua semelhança; por isso o homem é uno na essência e trino nas pessoas. Eva procede de Adão, Abel é engendrado por Adão e por Eva, e Abel e Eva são uma mesma coisa: são o homem, são a natureza humana. Adão é o homem pai, Eva é o homem mulher, Abel é o homem filho"( p. 42).

As pessoas da Trindade comungam a mesma substância , diferencinado-se , apenas , nas relações que mantêm entre si ; -- as pessoas criadas por Deus , ao contrário , possuem almas e corpos diferentes - substancialmente diferentes.

Adão , Eva e seus filhos são pessoas possuidoras de almas e corpos diferentes .

_____________________________________________________________

DEFESA DE DONOSO ( por Edson Brasil com base nas considerações do monge de Moslemes sobre o "Ensayo" )

_____________________________________________________________

" Não é lícito atribuir a um autor mais o que ele havia dito; e Donoso Cortês não disse que o Padre é tese , o Filho Antítese e o Espírito Santo síntese. Disse que Deus é tese, e tese soberana; isto é, que é a soberana unidade; que Deus é antítese, e antítese perfeita; isto é, que se bem tem a unidade de essência, tem também a pluralidade de pessoas, que estas pessoas são distintas, e que esta distinção é real e perfeita; enfim, que Deus é síntese e síntese infinita; isto é, que em Deus a unidade de essência e a trindade de pessoas, longe de ser termos contraditórios, concordam reciprocamente. Em que é, pois, escandaloso está linguagem utilizada por Donoso Cortês?

Tampouco disse o autor "Deus imutável se condensa depois de haver-se dilatado", senão todo o contrário, pois fala de dilatação e condensação ETERNAS, em que é impossível supor ANTES nem DEPOIS, nem gênero algum de sucessão "

"Com a palavra variedade, quer designar aqui Donoso a pluralidade das Pessoas divinas, segundo se deduz do contexto e da frase "a unidade dilatando-se", etc, isto é, as processões imanentes pelas quais o Filho é eternamente engendrado do Padre, e o Espírito Santo procede também eternamente de ambos, segundo acaba de dizer o autor em uma de suas anteriores frases. As frases de Donoso Cortês implicam que as processões provêm da essência, no sentido de que a essência é o principio pelo qual o Padre gera (engendra), e o Padre e o Filho produzem por expiração ao Espírito Santo, segundo nos ensina Santo Tomás. (Suma Theol, I, q. XLI, 5)[ Os comentários que explicam as afirmações controvertidas de Donoso Cortês acompanham as edições de sua obra ]

_____________________________________________________________

RESPOSTA À DEFESA DE DONOSO

_____________________________________________________________

Podemos destacar uma ou duas questões que resumem tudo : é inadequado o uso dos termos 'dilatar' e 'condensar' para explicar as processões divinas .

Deus não tem sua grandeza alterada quando Nele ocorrem 'processões' . Não há nem crescimento , nem divisão , nem contração , ou condensação em Deus . Há , sim , relações numa mesma substância , que não sofre qualquer modificação qualitativa ou quantitativa.

Pode ser que Donoso Cortês , na sua subjetividade , não tenha desejado expressar idéias gnósticas , mas o fato objetivo é que o uso dessas expressões é inadequado e conduz ao erro . Qualquer idéia que possa sugerir heresia deve ser rejeitada.

No deus da gnose , as derivações ou filiações divinas originam-se de processos de expansão da divindade. Donoso usou termos doutrinários inadequados para explicar a Santíssima Trindade . Se queria ou não , usá-los , sabendo o que fazia ( sendo gnóstico ) , é outra questão !

Não há dilatação para originação das Pessoas divinas , nem condensação para a manutenção da unidade substancial de Deus . Essas expressões usadas por Donoso , indicam alteração quantitativa e qualitativa em Deus ( Prof. Everton Jobim )

____________________________________________________________

FILIOQUE

Ao contrário do que diz o leitor 'ortodoxo' , o 'filioque' não foi um conceito positivo , inventado pelos homens

( sínodo de Toledo ou por Carlos Magno ou por quem quer que seja ) mas uma verdade divina revelada.

O Deus Filho é uma processão intelectiva em Deus e o Deus Espírito Santo é uma processão volitiva.

O Espírito Santo procede do Deus Pai e do Deus Filho .

Somente o Deus Pai é que não procede de ninguém.

O Cristo mesmo afirma que enviará o Espírito Santo do Pai . Não há nenhum rebaixamento na adoração da Terceira Pessoa em admitir que esta procede do Deus Filho , nem , tampouco , o Deus Filho Se transforma em Pai do Deus Espírito-Santo . Quando uma das pessoas atua , traz sempre as outras duas , com as quais está unida em substância. O Deus Filho , também , quer o envio do Espírito Santo ; e Se Ele quer esse envio é porque da Sua vontade também procede o Deus Espírito Santo. O Deus Filho é a inteligência divina e como tal , o Espírito de Verdade deve dele proceder .

A existência de três Pessoas, em Deus, foi revelada Cristo que mandou seus Apóstolos irem e batizarem a todos "em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo"(Mt XXVIII, 19). Cristo Jesus falou aos homens das relações das três Pessoas em Deus uno, dizendo que "o Filho procede do Pai" - "ex Deo processit" (Jo VIII, 42) -- e disse que o Espírito Santo, Amor de Deus, é o Espírito enviado pelo Pai e por Ele, pois o Espírito Santo procede do Pai e do filho, Jesus disse: "Quando vier o Espírito Paráclito que Eu vos enviarei do Pai, o Espírito de verdade que procede do Pai". (Jo. XV,26).

Em Deus , só existem distinções , em suas relações. Em Deus não há acidente . As relações em Deus não são acidentes , são a própria essência divina , pela qual Deus é subsistente. Em Deus , portanto , 'Pessoa' é relação , enquanto subsistente , ou seja a própria essência divina.

Em Deus existem quatro relações e três Pessoas.

As pessoas são as relações ; a principio , deveriam existir quatro pessoas e não três , como Cristo nos revelou .

Processão intelectiva : Paternidade e Filiação .

Processão volitiva : Expiração e Processão .

As relações opostas têm que pertencer necessariamente a pessoas divinas distintas.

Paternidade e Filiação são relações opostas. A Paternidade corresponde a uma Pessoa - o Pai - , e a Filiação corresponde a outra ao Filho. A Paternidade subsistente é a Pessoa do Pai.A Filiação subsistente é a Pessoa do Filho. Expiração e Processão são relações que se opõem entre si , mas não se opõem nem à Paternidade nem à Filiação. Portanto, se a expiração se opõe à processão , elas não podem pertencer ambas a uma só Pessoa , ao Pai e ao Filho. É impossível que a "processão" - Deus amado - pertença ao Pai e ao Filho juntos , nem a cada um em separado , isto obrigaria o ato do querer divino preceder ao ato do entender divino. O que é impossível em termos lógicos , pois o conhecer precede logicamente o querer.

A Expiração é comum ao Deus Pai e ao Deus Filho , por essa razão , o Espírito Santo procede de ambos e é uma Terceira Pessoa .

Em Deus não existe o tempo e o espaço -- um antes e um depois . Não há um momento em que Deus começa a Se conhecer , nem um momento em que começa a Se amar . Tudo ocorre simultaneamente . Apenas é feita a distinção em termos de relação , porque desse modo foi revelado por Cristo , como carcaterística imanente da natureza divina . Deus é um ser racional e deseja , dessa forma , Se fazer conhecer aos homens.

LINKS RELACIONADOS

Pensadores Tradicionalistas

Santíssima Trindade

Hosted by www.Geocities.ws

1