Doutrina Católica

Dutrina Catolica

________________

Politeísmo , Monoteísmo e Panteísmo

Prof. Everton N. Jobim

________________

Segundo o entendimento canônico da Igreja Católica , a religião -- a doutrina revelada -- é objeto de conhecimento racional , ao lado da verdade ainda envolta em mistério , aquela dimensão não plenamente acessível ao nosso entendimento.

Sendo , portanto , objeto de um conhecimento racional , a doutrina está sujeita aos limites categoriais do entendimento humano , tais como : existência/não existência , possibilidade/impossibilidade , dependência causal/independência causal.

Explico-me :

1- Se Deus existe e é diferente do mundo , esta religião não pode ser panteísta !

Se Deus não é o mundo , o mundo deve , necessariamente , ter sido criado ; pois um mundo que sempre existiu ao lado de Deus , seria o equivalente ao próprio Deus ; que existe desde sempre , sem nunca ter sido criado.

2- Se Deus é o mundo ; -- deus existe e não existe nada além do mundo ; porque deus é tudo !

Portanto , ou alguém acredita que Deus é diferente do mundo , e criou o mundo e os homens , ou admite que o mundo e os homens são equivalentes a deus e não foram criados.

O que não é possível é dizer que Deus existe , que não é o mundo , nem o homem , mas que não criou nem o mundo nem o homem . Esta religião , simplesmente , não existe !

Mesmo no politeísmo , que afirma existência de muitos deuses , um deus fez surgir um outro deus ; o que , por si só , já se constitui num absurdo .

Religiões monoteístas são : o judaísmo , o cristianismo e o islamismo . O espiritismo também se diz monoteísta , mas a interferência divina é muito pequena na realidade criada.

Religiões politeístas foram as religiões pagãs dos celtas , dos romanos , dos gregos e de outros povos da Antiguidade . E também o xintoísmo no Japão . Religiões semi-panteístas são o hinduísmo e o budismo ; e panteísta é a filosofia de Spinoza . Animistas e feiticistas são as religiões africanas e ameríndias.

Alguns sistemas religiosos misturam esses elementos conceituais e podem causar certa confusão para o entendimento correto da doutrina católica . As Pessoas da Santíssima Trindade não são três deuses ou três substâncias diferentes , nem tampouco mutações na divindade , mas sim , ações eternas do entendimento e da vontade divina na Sua própria substância que não se modifica com essas ações imanentes ou ad intra.

Além desse quadro conceitual , temos outras importantes , que merecem registro.

Ateu = indivíduo que nega categoricamente a existência de Deus e da transcendência.

Agnóstico = indivíduo que afirma não ser possível conhecer a existência de Deus ; -- não afirma necessariamente que Deus não existe , mas sim , que não se pode conhecê-Lo , através da experiência.

Deísta = adepto da crença racionalista na existência de Deus , recorrendo apenas aos conhecimentos naturais da realidade , sem apelo à revelação sobrenatural. Acredita na transcendência , no juízo após a morte e na vida eterna.

Diz o Catecismo da Igreja sobre a origem do cosmos :

285 Desde os inícios, a fé‚ cristã tem-se confrontado com respostas diferentes da sua no que diz respeito à questão das origens. Assim, encontram-se nas religiões e nas culturas antigas numerosos mitos acerca das origens. Certos filósofos afirmaram que tudo‚ é Deus, que o mundo é Deus, ou que o devir do mundo é o devir de Deus (panteísmo); outros afirmaram que o mundo é uma emanação necessária de Deus, emanação esta que deriva dessa fonte e volta a ela; outros ainda afirmaram a existência de dois princípios eternos, o Bem e o Mal, a Luz e as Trevas, em luta permanente entre si (dualismo, maniqueísmo); segundo algumas dessas concepções, o mundo (pelo menos o mundo material) seria mau, produto de uma queda, e portanto deve ser rejeitado ou superado (gnose); outros admitem que o mundo tenha sido feito por Deus, mas à maneira de um relojoeiro que, uma vez terminado o serviço, o teria abandonado a si mesmo (deísmo); outros, finalmente, não aceitam nenhuma origem transcendente do mundo, vendo neste o mero jogo de uma matéria que teria existido sempre (materialismo). Todas essas tentativas dão prova da permanência e da universalidade da questão das origens. Esta busca é própria do homem"

Prof Everton N. Jobim

Hosted by www.Geocities.ws

1