DOUTRINA CATOLICA
Doutrina Católica

DOUTRINA CATOLICA

Primeira Comunhão e Crisma

A PRIMEIRA COMUNHÃO

___________________________________________________________

A idade mínima exigida pela Igreja para o recebimento da primeira comunhão fica em torno dos 10 aos 12 anos , sendo necessário um período de preparação catequética , bem como uma prévia confissão sacramental . A criança necessita possuir conhecimentos fundamentais sobre a doutrina da Igreja e entender plenamente a diferença entre o pão natural e o pão consagrado , o pão que é o Corpo de Cristo e que será recebido pela primeira vez na liturgia eucaristica .

___________________________________________________________

O SACRIFÍCIO DA MISSA E O SACRIFÍCIO DA CRUZ

___________________________________________________________

"A Missa e a Cruz são o mesmo sacrifício de Jesus. Mas existem certas diferenças entre a Missa e a Cruz, diferenças na maneira como este sacrifício é apresentado para nós.

O Sacrifício da Cruz / O Sacrifício da Missa

Na Cruz, o sacrifício é cruento, ou seja, Jesus derrama o Seu Sangue. Na Missa, o sacrifício é incruento, ou seja, sem o derramamento de Sangue. Na Cruz, o sacrifício foi oferecido uma só vez. Na Missa o sacrifício é apresentado muitas vezes. Na Cruz, o sacrifício foi oferecido por Jesus só. Na Missa, o sacrifício é oferecido por Jesus, mas através do ministro, que é o padre.

A Missa instituída por Jesus é um Sacramento.

É durante a Santa Missa que Jesus Cristo, através do padre, oferece o seu sacrifício e realiza o Sacramento da Eucaristia. O Sacramento é realizado pela consagração do pão e do vinho no Corpo e Sangue de Jesus, e ele é distribuído aos fiéis pela Comunhão.

- Matéria e Forma do Sacramento: Todas as cerimônias e orações da missa servem para preparar ou para completar a Consagração. É durante a Consagração que o padre realiza o Sacramento da Eucaristia. Como em todos os Sacramentos, ele usa a matéria e a forma. A matéria do Sacramento da Eucaristia é dupla: o pão e o vinho. A forma são as palavras sagradas que o padre usa quando consagra o pão e o vinho:

- Para o pão ele diz: ISTO É O MEU CORPO.

- Para o vinho: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, DO SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, MISTÉRIO DA FÉ, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR MUITOS PARA O PERDÃO DOS PECADOS.

Além da matéria e da forma, precisamos saber também qual é a graça do Sacramento da Eucaristia. Essa graça é a presença real de Jesus na Sagrada Hóstia." ( Cf. Catecismo , 1910 - P X )

É obrigação dos cristão a confissão anual e a comunhão aos domingos , exceto em caso de doença . O cristão deve , ao menos , comungar uma vez ao ano , na época da páscoa.

___________________________________________________________

A CRISMA

___________________________________________________________

A idade mínima para o recebimento do sacramento da crisma é de aproximadamente 14 ou 15 anos , sendo necessário um curso de preparação de seis meses e da participação na vida litúrgica da Igreja . O curso também deve ser ministrado aos padrinhos do crismando . Em situações especiais , comprovado que a criança recebeu uma preparação adequada ela pode receber o sacramento da crisma com menos idade , por expressa autorização do bispo local. Torna mais forte a graça batismal , aprofunda a presença do Espírito Santo e a nossa participação na vida litúrgica da Igreja .

___________________________________________________________

Sacramento do Crisma no Catecismo de 1992-93

Sacramento da Crisma ( ou Confirmação )

___________________________________________________________

§1315 - `Tendo ouvido que a Samaria acolhera a Palavra de Deus, os Apóstolos, que estavam em Jerusalém, enviaram-lhes Pedro e João. Estes, descendo até lá, oraram por eles a fim de que recebessem o Espírito Santo. Pois Ele ainda não descera sobre nenhum deles , mas somente haviam sido batizados em nome do Senhor Jesus . Então começaram impor-lhes as mãos, e eles recebiam o Espírito Santo` (At 8,14-17).

§1316 - A Confirmação aperfeiçoa a graça batismal; é o sacramento que dá o Espírito Santo para enraizar-nos mais profundamente na filiação divina, incorporar-nos mais firmemente a Cristo, tornar mais sólida a nossa vinculação com a Igreja, associar-nos mais à sua missão e ajudar-nos a dar testemunho da fé cristã pela palavra, acompanhada das obras.

§1317 - A Confirmação, como o Batismo, imprime na alma do cristão um sinal espiritual ou indelével; razão pela qual só se pode receber este sacramento uma vez na vida.

§1318 - No Oriente, este sacramento é ministrado imediatamente após o Batismo; é seguido da participação na Eucaristia, tradição que põe em destaque a unidade dos três sacramentos da iniciação cristã. Na Igreja latina administra-se este sacramento quando se atinge a idade da razão, e normalmente se reserva sua celebração ao Bispo, significando assim que este sacramento corrobora o vínculo eclesial.

§1319 - Um candidato à Confirmação que tiver atingido a idade da razão deve professar a fé, estar em estado de graça, ter a intenção de receber o sacramento e estar preparado para assumir sua função de discípulo e de testemunha de Cristo, na comunidade eclesial e nas ocupações temporais.

§1320 - O rito essencial da Confirmação é a unção com o santo crisma na fronte do batizado (no Oriente, também sobre outros órgãos dos sentidos), com a imposição das mãos do ministro e as palavras: `Recebe, por este sinal, o Dom do Espírito Santo`, no rito romano, e, `Selo do Dom do Espírito Santo`, no rito bizantino.

§1321 - Quando a Confirmação é celebrada em separado do Batismo, sua vinculação com este é expressa, entre outras coisas, pela renovação dos compromissos batismais. A celebração da Confirmação no decurso da Eucaristia contribui para sublinhar a unidade dos sacramentos da iniciação cristã.

§1302 - Da celebração ressalta que o efeito do sacramento da Confirmação é a efusão plena do Espírito Santo, como foi outorgado outrora aos apóstolos no dia de Pentecostes.

§1303 - Por isso, a confirmação produz crescimento e aprofundamento da graça batismal:

- enraíza-nos mais profundamente na filiação divina, que nos faz dizer `Abba, Pai` (Rm 8,15);

- une-nos mais solidamente a Cristo;

- aumenta em nós os dons do Espírito Santo;

- dá-nos uma força especial do Espírito Santo para difundir e defender a fé pela palavra e pela ação, como verdadeiras testemunhas de Cristo, para confessar com valentia o nome de Cristo e para nunca sentir vergonha em relação à cruz: Lembra-te, portanto, de que recebeste o sinal espiritual, o Espírito de sabedoria e de inteligência, o Espírito de conselho e força, o Espírito de conhecimento e de piedade, o Espírito do santo temor, e conserva o que recebeste . Deus Pai te marcou como seu sinal, Cristo Senhor te confirmou e colocou em teu coração o penhor do Espírito (S. Ambrósio, De myst. 7,42).

§1304 - Como o Batismo do qual é consumação , a Confirmação é dada uma só vez. Pois a Confirmação imprime na alma uma marca espiritual indelével, o `caráter` (DS 1609), que é o sinal de que Jesus Cristo assinalou um cristão com o selo do seu Espírito revestindo-o da força do alto para ser sua testemunha (Lc 24,48-49).

§1305 - O `caráter` aperfeiçoa o sacerdócio comum dos fiéis, recebido no Batismo, e ` o confirmado recebe o poder de confessar a fé de Cristo publicamente, e como que em virtude de um ofício (quasi ex officio) (S. Tomás de Aquino, S. Th. III, 72,5 ad 2).

___________________________________________________________

Celebração da Crisma - Código Canônico :

___________________________________________________________

1. É conveniente que o sacramento da Confirmação seja celebrado na igreja e dentro da missa; por causa justa e razoável, pode ser celebrado fora da missa e em qualquer lugar digno. (Cân. 881)

2. O crisma utilizado no sacramento da Confirmação deve ser consagrado pelo Bispo, mesmo que por virtude de concessão especial, o sacramento seja ministrado pelo presbítero.

3. Tudo que se refere à celebração deve ser preparado com o maior zelo litúrgico.

4. Não sejam esquecidos: sal, água, sabonete e crachás com o nome bem legível do crismando.

5. Crismandos e padrinhos devem ser orientados quanto ao uso de vestimentas adequadas.

Quem pode receber a Confirmação:

1. Todo batizado que ainda não esteja confirmado e somente ele. (Cân. 889, § 1)

2. Exceto em perigo de morte, para alguém receber licitamente a Confirmação, se requer caso tenha uso da razão, que esteja convenientemente instruído, devidamente disposto e que possa renovar as promessas do batismo. (Cân. 889, § 2)

3. Quem tenha no mínimo quinze anos completos de idade na época da inscrição para o curso de preparação. (Norma da Arquidiocese de Niterói)

4. Quem tenha freqüentado o curso de preparação; mínimo de seis meses e máximo de um ano, sendo tolerados, apenas 10% de faltas e com justificativas. (Norma da Arquidiocese de Niterói)

5. O crismando que tenha participado das celebrações Eucarísticas aos domingos e dias de preceito.

6. Deficientes físicos ou mentais, devendo usar-se da máxima compreensão e caridade e facilitando-lhes, o mais possíveis, a celebração do sacramento, segundo as suas capacidades e as normas eclesiásticas (cf. C. T.41).

V - Padrinhos:

1. Enquanto possível, assista ao confirmando um padrinho, a quem cabe cuidar que o confirmado se comporte como verdadeira testemunha de Cristo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes a este sacramento. (Cân. 892).

2. Seja escolhido pelo próprio crismando. (Cân. 874)

3. É conveniente que se assuma como padrinho o mesmo que assumiu esse encargo no Batismo. (Cân. 893, § 2)

4. Tenha dezesseis anos completos. (Cân. 874, § 2)

5. Seja católico confirmado, já tenha recebido o Santíssimo Sacramento da Eucaristia e tenha vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir. (Cân. 874, § 3)

6. Não tenha sofrido nenhuma pena canônica legitimamente declarada. (Cân. 874, § 4)

7. Não seja pai ou mãe do confirmando (cf. Cân. 874, § 5)

8. Seja admitido, apenas, um padrinho ou madrinha para cada confirmado.

9. Não é exigido que padrinho ou madrinha seja do mesmo sexo do confirmando.

10. Não pode ser padrinho ou madrinha do confirmando, mas, apenas, testemunha, junto com o padrinho católico ou madrinha católica, quem é batizado e pertence a uma comunidade eclesial não católica. (Cân. 874, § 2)

VI - Registro da Confirmação:

1. No livro de Crisma da paróquia, o pároco deve anotar os nomes dos confirmados, pais, padrinhos, do ministro do sacramento, o lugar e o dia da Confirmação.

Hosted by www.Geocities.ws

1