Doutrina Católica

Doutrina Católica

_______________________

Questões Doutrinárias Gerais

_______________________

Explicando a verdade de " Viver em Deus " , para ateus e gnósticos

___________

É preciso sensibilidade para entender o significado indescritível , inefável , da visão beatifica da eternidade . Talvez seja difícil para mentes materialistas e relativistas não acreditar na eternidade , num sentido , portanto , que supera a nossa escala de valores e de entendimento. Quem não tem Deus , tem , consequentemente , o devir infinito ; devir que não encontra um sentido definitivo para a existência ! Viver eternamente em Deus , glorificando-o , não se compara a um ato de bajulação humana a um outro ser humano , mas na exaltação da origem do cosmos e da vida , de onde vem a nossa alma , a nossa inteligência e os entes que amamos!

_____________________

Plano divino para o cosmos

_____________________

Será que este tal Ingerssoll - que se proclama um humanista ateu - não veridica , a partir da complexidade do cosmos e do fenômeno da vida , que tudo isso não poderia , estatisticamente , ter sido obra do acaso ? Será que ele não vê um plano necessário neste universo?

A inclinação da terra , a distância do sol , a presença da lua , a velocidade de rotação da terra , tudo harmonicamente agindo para a emergência da vida e da vida inteligente !? Absurdo é crer no acaso !! A sequência para o surgimento da vida na terra é equivalente , em termos de probabilidade , a uma mesma pessoa tirar 20 vezes na mega-sena sozinho , sequencialmente , com um único cartão jogado !

__________________________________

Não há explicação para a origem do universo sem admitir a existência de um ser que existe fora do tempo e dos espaço , fora da realidade espaço-temporal que passou a existir com o Big Bang ; pois antes nada existia !

_________________________________

Segundo o conhecimento científico , o universo não se originou de uma suposta expansão da divindade ou da energia cósmica identificada com o Brahma ou com com o Buda , mas sim a partir de uma Grande Explosão que fez surgir o cosmos na sua totalidade . Portanto um ser que existia antes do tempo e do espaço fez surgir o universo e o homem . O universo não é comprovadamente uma expansão ou uma emanação da divindade como querem os hindus , os budistas , e todos os hereges gnósticos .

A concepção cosmológica ensinada pela Igreja é aquela que informa a originação do cosmos a partir do nada absoluto tal como narrado no Livro do Gênesis ou seja tal como proclamado pela tradição judaico-cristã. Dessa forma a concepção gnóstica é falsa segundo informa a própria razão humana sem necessidade de recorrer à doutrina sobrenatural revelada . E quem negar essa afirmação está negando a observação empírica e a informação científica correlata .

Quando falo em evidência empírica sobre a ocorrência do Big-Bang estou me referindo à chamada demonstração indireta , ou seja , ao fato das galáxias estarem se afastando em velocidade crescente o que indica que num passado remoto elas necessariamente estiveram coladas umas nas outras , no fato , também , de existir as radiações de fundo cósmico numa época em que a temperatura do cosmos era muito superior do que a atual e também no fato do universo não ser totalmente luminoso o que indica que houve um momento absoluto da criação.

_________________________________

É uma necessidade lógica que Deus , como ser absoluto , não seja determinado por nada externo a Ele . Ele quer a Si e ama a Si , e , ao querer a si e amar a si , ama tudo que está Nele , e neste ato de amor , faz existir o homem , como Sua imagem e semelhança , dotado de razão e de liberdade para acolher ou não , a Verdade e a Justiça. Egoísta é o homem que só ama a si ; Deus ama toda a realidade e ama a si , necessariamente , porque Ele é apenas bondade e justiça , e , como tal , deve querer a Si , eternamente.

_____________________________

Não há nenhuma 'leviandade' de Deus ou menoscabo pela criação . Muito pelo contrário !

Deus fez o homem dotado de razão e de livre-arbítrio para amá-Lo e , responsavelmente , reinar sobre o mundo ; e viver no reto caminho !

O homem , inobstante , quis ser Deus , e , assim , perdeu a relação harmônica que possuia no escalonamento dos seres .

Deus poderia não ter criado o mundo e o homem !

Criou , porque livremente desejou fazê-lo , por amor ! -- e fez o homem com liberdade de vontade para que fosse ainda mais digno Dele .

E mesmo quando o homem traiu a confiança divina , Deus não o abandonou em definitivo !

Deu-lhe a possibilidade da reconciliação - através da lei e da graça do Cristo - , para o homem viver eticamente! E não na mentira , ou na vida fútil e dissipativa !

_______________________________

Mito e religião

_______________________________

Não acreditamos em mitos , acreditamos em verdades transcendentes em relação à razão criada .

Mito é crer no absurdo ! Mito é não distinguir o verdadeiro do falso !

Nós sabemos que o que foi feito por Jesus em suas ações maravilhosas , em seus milagres , é impossível de ser feito , segundo as forças da natureza !! Mas acreditamos que existe uma verdade maior e uma justificativa racional que nos escapa !! Quem tem essa consciência não acredita em mitos !

Religião é uma coisa , mito é outra completamente diferente ! E a ciência construiu muitos mitos e também formulou muitas proposições falsas como verdades !

Não devemos confundir , tampouco , a riqueza estilística da Bíblia , as figuras de linguagem e o linguajar da época com mitos ou fantasias. O escritor sacro utilizava frequentemente recursos linguísticos para expressar idéias religiosas e desenvolver pensamentos complexos. Mesmo nos dias atuais , utilizamos esse tipo de comunicação na forma oral e escrita.

____________________________________________

Milagres no Antigo e no Novo Testamento

____________________________________________

Milagres existem no Antigo e no Novo Testamento . Na Bíblia é dito que Adão foi feito do barro , que os anjos apóstatas caíram do estado de graça , que Enoc e Elias foram arrebatados vivos , que Sara concebeu estéril , que o sol parou , conforme o décimo capítulo do Velho Testamento do Livro de Josué e que Moisés fez o mar vermelho se abrir.

E também é dito na Bíblia que durante a sétima volta , ao som da trombeta, todo o povo levantou um grande clamor e, pelo poder de Deus, as muralhas de Jericó caíram.

Milagre só vale os do AT ?

A leitura da Bíblia exige hermenêutica e exegese , nem tudo está dito à primeira leitura.

__________________________________

Diz o catecismo da Igreja sobre os modos de ler a Bíblia

117 O sentido espiritual - Graças à unidade do desígnio de Deus , não somente o texto da Escritura , mas também as realidades e os acontecimentos de que fala podem ser signos.

O sentido alegórico -- Podemos adquirir una compreensão mais profunda dos acontecimentos reconhecendo sua significação em Cristo; assim , a travessia do Mar Vermelho é um signo da vitória de Cristo e , por ele , do Batismo (cf. 1 Cor 10,2).

O sentido moral - Os acontecimentos narrados na Escritura podem nos conduzir a um obrar justo. Foram escritos "para nossa instrução" (1 Cor 10,11; cf. Hb 3-4,11).

O sentido anagógico - Podemos ver realidades e acontecimentos em sua significação eterna , que nos conduz (em grego: "anagoge") até nossa Pátria. Assim , a Igreja da terra é o signo da Jerusalém celeste (cf. Ap 21,1-22,5).

_________________________________________________

O mal segundo o catolicismo e o espiritismo

_________________________________________________

O deus apresentado pelo espiritismo é infinitamente mais injusto e cruel do que o Deus judaico-cristão , contrariando o que diz a leitura crítica dos espíritas . A doutrina católica ensina que Deus é sempre bom e justo , mesmo quando existe dor e sofrimento no mundo. No cristianismo , Deus oferece a lei moral natural e a lei , sobrenaturalmente , revelada ; a partir desses balizamentos o homem orientará a sua conduta . Irá se perder quem , livre e conscientemente , rejeitar a mensagem salvífica . Sendo que Deus até o último instante das nossas vidas , nos dá a oportunidade de reconciliação através do arrependimento e da penitência . Mesmo para quem morre com manchas de pecado venial ou com penas afetas ao pecado venial não pagas em vida , poderá escapar da pena eterna e fazer a expiação no purgatório , antes de ser submetido ao Juízo Particular , quando Deus , então , irá julgar os nossos méritos e nos conferir o galardão que fizemos por merecer . No purgatório , os homens não crescem em mérito , os méritos são obtidos apenas no transcurso da vida terrena . No espiritismo , por seu turno , os espíritos são feitos ignorantes e sofrem para aprender . Os espíritos , portanto , são condenados a reencarnar quantas vezes forem necessárias , irão sofrer e morrer , para , supostamente , elevar-se espiritualmente . Sendo que os homens muito maus , os facínoras , voltam a viver como um outro indivíduo que teve uma vida reta e digna . Quem sofre , segundo Kardec , paga as penas de outra vida ; portanto fazer a caridade pode significar contariar a lei universal do karma , segundo a qual , um indivíduo que está sofrendo merece sofrer , ele voltou a viver para pagar penas que ignora e que estão relacionadas a culpas de uma vida pretérita. A identidade pessoal também se perde , pois em cada encarnação , o espírito pode assumir uma personalidade diferente em uma religião diferente , sem que se verifique um princípio moral comum para regular a conduta ética do homem . No catolicismo , os bons são dignos de Deus e da vida eterna e os maus viverão a privação eterna da visão beatífica , pois rejeitaram a boa mensagem de Deus até o fim de suas vidas

_________________________

Insondável desígnio da Providência Divina

____________________

Jó , personagem bíblico , ficou pobre e , na sua pobreza , bendizia ao Senhor seu Deus , dizendo : "Deus me deu , Deus me tirou , louvado seja o santo nome de Deus". Ou seja , o cristão sabe que este trânsito , este exílio na terra , é uma vida de penitência , não devemos esmorecer e perder a fé , pois a vida que realmente nos premiará com a felicidade eterna é a vida espiritual em Deus . Ou a vida na terra tarnsfigurada após a vinda de Cristo , no Fim dos Tempos !

(Editoria e redação do site)

Hosted by www.Geocities.ws

1