Doutrina Católica

VOLTAR

______________________________________________

Resposta ao leitor sobre um artigo do Cardeal Ratzinger no qual ele diz que Deus está além do sacramento

_______________________________________________

Em primeiro lugar , se o Cardeal Joseph Ratzinger tivesse negado a real presença eucarística e a renovação do sacrifício do Calvário , ele teria cometido duas heresias gravíssimas e deveria ser excomungado automaticamente pelo Santo Padre .

Em segundo lugar , se ele tivesse dito que ninguém deve ira à missa ou à Igreja rezar , teria cometido mais uma heresia .

E se dissesse que Cristo-Deus não está em toda a parte , também cometeria mais uma heresia. Se ele não foi excomungado é porque não defendeu essas teses , devemos deduzir !

O que Sua Eminência disse é algo absolutamente dogmático , ou seja : Deus é um ser que não tem dimensões espaço-temporais e portanto não está apenas nos limites das espécies consagradas como o pão e o vinho naturais estavam .

Sacramentalmente Deus está ali nos limites da espécie consagrada , em substância ; mas também está em toda a parte , porque Ele não tem limites físicos . E , por conseguinte , Deus deve ser reverenciado em todos os aspectos da nossa vida , e não apenas no culto de adoração da eucaristia . Muita gente acha que Deus está presente apenas na hóstia consagrada ou numa imagem esculpida.

Na Igreja Ortodoxa , por exemplo , é proibido adorar o santíssimo sacramento fora da missa , para que as pessoas não diminua a adoração a Deus no céu. Algo absurdo segundo a sã doutrina !

Vejamos o que diz o Aquinate na Suma Teológica :"O Corpo de Cristo, como já foi dito, não está no sacramento conforme o modo próprio da quantidade dimensiva, mas antes segundo o modo da substância.

Todo corpo localizado está no lugar conforme o modo próprio da quantidade dimensiva, porque é comensurado pela quantidade dimensiva dele.

Daí se segue, portanto, que o Corpo de Cristo não está no sacramento localizado, mas antes a modo como a substância se contém em suas dimensões. A substância do Corpo de Cristo sucede no sacramento à substância do pão; daqui, como a substância do pão não estava localmente em suas dimensões, e sim substancialmente, tão-pouco está assim a substância do Corpo de Cristo.

Entretanto, a substância de Cristo não está sujeita às dimensões do pão, e a do pão, sim, o estava. Por isso, o pão estava ali localmente por causa dessas dimensões, pois se relacionava com o lugar através delas.

A substância do corpo de Cristo se relaciona com o lugar mediante dimensões alheias -- [as do pão] -- não mediante as próprias.

As próprias se relacionam com o lugar através da substância. E isto é contrário à razão de ser do corpo localizado. Por isso, de nenhum modo está localmente o corpo de Cristo, no sacramento" (São Tomás, Suma Teológica, III , Q. 76, a . 5).

O Código de Direito Canônico de 1983 como o de 1917 , obriga o respeito aos nossos pastores , sejam padres ou bispos !

Vejamos :

211 Todos os fieis tem o dever e o direito de trabalhar para que a mensagem divina de salvação alcance mais e mais aos homens de todo tempo e da orbe inteira .

212 § 1. Os fiéis, conscientes de sua propia responsabilidade, estão obrigados a seguir, por obediencia cristã , tudo aquilo que os Pastores sagrados, enquanto representantes de Cristo, declaram como mestres da fe ou establecem como reitores da Igreja

§ 2. Os fiéis tem direito a manifestar aos Pastores da Igreja suas necessidades, principalmente as espirituais e seus desejos.

§ 3.Tem direito e as vezes inclusive o dever em razão de seu próprio conhecimento , competência e prestígio de manifestar aos pastores sagrados a sua opinião sobre aquilo que pertence ao bem da Igreja e de manifestar aos demais fiéis ressalvando sempre a integridade da fé e dos costumes , a reverência aos pastores , tomada em conta a utilidade comum e adignidade das pessoas .

213 Os fiéis têm direito a receber dos pastores sagrados ajuda dos bens espirituais e da Igreja , principalmente a palavra de Deus e os sacramentos .

Cardeal Ratzinger e a eucaristia :

" 1. Eucaristia

Vou tentar esclarecer um pouco as três palavras-chave, que escolhestes como Tema do vosso Congresso Eucarístico. "Eucaristia" é hoje e com toda a razão o nome mais usado para o Sacramento do corpo e do sangue de Cristo, que o Senhor instituiu na véspera da sua paixão. Na Igreja antiga existia a este propósito uma série de outros nomes Agape e Pax já os mencionamos. Paralelamente a eles, existia, por exemplo, também sinaxe assembleia, reunião de muitas pessoas. Para os Protestantes este Sacramento chama-se "Ceia", com a intenção segundo a tendência de Lutero, para o qual só a Escritura tinha valor de voltar totalmente à origem bíblica. Na realidade em São Paulo este Sacramento chama-se "Ceia do Senhor". Mas é significativo que este título tenha desaparecido muito cedo e a partir do segundo século deixou de ser usado. E por que motivo? Era porventura o destaque do Novo Testamento, como pensava Lutero, ou que significado tem? Na realidade, sem dúvida o Senhor tinha instituído o seu Sacramento durante uma refeição, mais precisamente a ceia pascal judaica, e assim no início ele tinha sido também relacionado com uma reunião para a refeição. Mas o Senhor não mandara que se repetisse a ceia pascal, que constituía a moldura, mas não era o seu Sacramento, o seu novo dom. De qualquer forma, a ceia pascal podia ser celebrada só uma vez por ano. Por conseguinte, a celebração da Eucaristia foi separada da reunião para a ceia na medida em que se ia realizando o destaque da lei, a passagem para uma Igreja de judeus e gentios, mas sobretudo de gentios. O vínculo com a ceia revelou-se assim exterior, aliás, uma ocasião de equívocos e de abusos, como Paulo mostrou amplamente na primeira Carta aos Coríntios. "(...) "

Sob um certo ponto de vista, são ainda mais impressionantes as palavras sobre o pão. Trata-se da comunhão com o corpo de Cristo, que Paulo compara com a união do homem e da mulher (cf. 1 Cor 6, 17s; Ef 5, 26-32). Paulo explica este conceito partindo de outro ponto de vista, quando diz: é um só e único pão, que todos nós aqui recebemos. Isto tem um sentido muito forte: o "pão" o novo maná, que Deus nos oferece é para todos o único e o mesmo Cristo. É deveras o único, idêntico e mesmo Senhor que nós recebemos na Eucaristia, ou melhor: que nos recebe e nos assume consigo. "

(CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ CONGRESSO EUCARÍSTICO DA ARQUIDIOCESE DE BENEVENTO (ITÁLIA) INTERVENÇÃO DO CARDEAL JOSEPH RATZINGER "EUCARISTIA, COMUNHÃO E SOLIDARIEDADE")

http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20020602_ratzinger-eucharistic-congress_po.html

http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/doc_rat_index_po.htm

Hosted by www.Geocities.ws

1