Principal

DOUTRINA CATÓLICA

___________________________________________________________

A GRAÇA JUSTIFICADORA E O PECADO ORIGINAL

___________________________________________________________

Adão , o homem primevo , possuia o livre-arbitrio , mas optou por transgredir a Lei divina e perdeu o estado de graça em que vivia . Criou-se , então , uma inimizade entre Deus e os homens . Contudo , em decorrência da caridade infinita do Pai , Deus não abandonou a criatura decaída , em definitivo . O homem , pela misericórdia divina , recebeu a Lei que o ensinou a diferença entre o bem e o mal e a consequência de seguir um caminho ou outro . E a promessa da redenção definitiva em Cristo .

Os homens perderam a graça e as virtudes espirituais com o pecado original , mas não a fé e o livre arbitrio , ensina a doutrina católica . As boas obras feitas antes da justificação da graça de Cristo , são consideradas como méritos nossos ; validadas retroativamente .

Com a graça , as virtudes espirituais de nossa alma são vivificadas , e podemos fazer obras agradáveis a Deus , obras com valor sobrenatural , crescendo na caridade e na justiça , sempre na dependência dos méritos e da satisfação infinitos do Cristo , em seu sacrifício vicário . A graça pode ser rejeitada , pode não ser aceita pelo livre arbitrio do homem , e pode , também , ser perdida com a prática do pecado mortal , ensina a Igreja .

_________________________

DOUTRINA CALVINISTA

_________________________

Os calvinistas , por seu turno , afirmam que o livre-arbitrio também se perdeu com o pecado original. Os homens só querem o mal e não estão aptos a querer o bem espiritual e a fazê-lo , sem o auxilio divino . Sua vontade corrompeu-se por completo . Eles não fazem escolhas certas , nem podem agradar a Deus . Somente com o auxílio da graça comum não-regeneradora pode o homem não regenerado entender a diferença entre o bem e o mal , evitar o mal e fazer o bem .

A Igreja Católica afirma , não obstante , que o homem não perdeu a capacidade de crer e de escolher entre o bem e o mal sem a graça , apenas a capacidade de agradar a Deus e viver junto a Ele com a plenitude das virtudes sobrenaturais de sua alma.

Os homens mesmo com a graça , os regenerados , ainda portam a marca do pecado original , apenas a condenação anexa é removida entendem os calvinistas . Não podem adquirir méritos próprios com as boas obras . Os eleitos não podem rejeitar a oferta divina da salvação , nem tampouco podem perder a graça . Quem perde a graça não estava verdadeiramente eleito .

Os que não recebem a graça estão destinados à perdição eterna .

O homem antes da graça , só faz o bem e evita o mal , por uma graça comum não redentora .

No céu , os homens serão livres e não mais terão o livre arbitrio , pois optaram livremente por viverem eternamente em Deus - estado no qual não poderão mais pecar .

Para os arminianos a Queda de Adão , conquanto trazendo algum prejuízo , não afetou completamente o homem , ele continua em seu estado natural apto a escolher a salvação - a escolher , portanto , agradar a Deus. A depravação não foi total !

Os protestantes , na sua imensa maioria , ensinam que a graça é absolutamente necessária para a justificação , ensinam que a fé é necessária para o recebimento da graça , ensinam que o homem pode rejeitar a graça , podem perdê-la e reconquistá-la . Ensinam que todos devem fazer as boas obras , evitar o pecado , arrependendo-se de suas faltas , pedindo perdão a Deus . Rejeitam , por conseguinte , a dupla predestinação. Estão em concordância com os católicos nesses pontos .

O herege Pelágio ( séc IV ) afirmava que o homem não precisava da graça , porque não herdou o pecado de Adão . Ele torna-se pecador se pecar como Adão , e purifica-se , fazendo boas obras , tendo uma vida virtuosa .

A Igreja Católica ensina , ao contrário , que os homens adultos devem se preparar para receber a graça , após o convite do Espirito Santo ; eles cooperam na sua justificação , aceitando livremente o recebimento da graça . Sem a graça não há justificação . O pecado original é herdado pelos homens e não pode ser removido apenas pela vontade humana .

A graça vem sempre com a justiça e a caridade .Ela perdoa os pecados completamente , nada restando de ódio , apenas a concupiscência , que , em si , não constitui pecado . O convite divino é uma iniciativa absolutamente livre de Deus ; independente da nossa fé e das nossas obras. Após o convide divino devemos cooperar na nossa justificação. A graça divina é distribuida desigualmente , mas é suficiente para justificar a cada um de nós. Ao homem é permitido cooperar com a graça , e crescer na caridade e na justiça , com a aquisição de méritos.

Os calvinistas afirmam a existência da chamada livre agência , a capacidade de escolhas morais dentro dos limites da sua natureza pecaminosa , mas não de agrado a Deus , em termos , portanto , sobrenaturais .

O homem é escravo do pecado ; peca sempre.

O Concilio Tridentino refutou diversas heresias calvinistas.

Sem a graça o homem não pode salvar-se. A graça independe da fé e das obras dos homens . A graça é distribuida desigualmente. Ela é sempre suficiente para perdoar todos os pecados. A graça pode ser perdida ; e o homem é livre para acolhê-la , pela fé , após o convite do Espírito Santo .

A graça é um dom de Deus ; independe dos nossos atos e tem um objetivo sobrenatural . A escolha humana , para os calvinistas , é sempre entre o mal maior e o mal menor , mas nunca o bem . Com a libertação da escravidão , através da graça , a criatura recebe a liberdade para escolher o que agrada a Deus , contudo , apesar de liberto, pode ainda inclinar-se para o pecado. O homem regenerado, recebe liberdade para escolher o que é bom ; contudo , não tem o livre arbítrio , pois não escolhe algo contrário a ele. Ou seja , quando escolhe o que é bom , faz isso de acordo com a sua natureza criada em Cristo e quando escolhe pecar , age conforme a sua natureza pecaminosa . Adão podia escolher entre manter-se na graça ou aparta-se dela. Ele era perfeitamente santo , e podia escolher algo que fosse contrário à sua natureza. Os eleitos não podem escolher entre perder a graça ou manter-se nela.

______________________

DOUTRINA LUTERANA

______________________

Com a queda de Adão , o livre-arbitrio e a razão humana se corromperam por completo , o homem perdeu a capacidade de escolher o bem , e , consequentemente , de agradar a Deus . Ficou impedido de conhecer a verdade sobrenatural. A razão humana também foi corrompida em termos de conhecimentos naturais. Por isso , a ênfase nas investigações empíricas , sem muito espaço para abstrações e estudos metafísicos nas culturas protestantes . Somente com a revelação divina e a Lei do Antigo Testamento , pôde o homem escapar da morte eterna. Em Cristo nos libertamos da vontade corrompida instaurada pelo pecado original . Continuamos , não obstante , pecadores , mas não como condenados. Apenas a fé na graça divina é suficiente para a salvação . O batismo é realizado não com o rito do batismo propriamente , mas com a fé do crente no Espirito Santo que levanta a condenação anexa ao pecado original. A eucaristia é um sacramento aceito pelos luteranos ; o pão se torna o corpo de Cristo apenas durante o culto e para quem crê. Não havendo a renovação do sacrifício de forma incruenta.

Podemos crescer na graça com as boas obras , mas os méritos são sempre de Cristo. A fonte da doutrina revelada é apenas a Sagrada Escritura e não a tradição do magistério eclesiástico. Os luteranos não aceitam a infalibilidade conciliar . Os ensinamentos bíblicos , por sua vez , são considerados infalíveis e acessíveis ao crente. A Bíblia é a regra de fé e prática . Rejeitam a vida monástica , os votos de pobreza e o culto aos santos. O perdão dos pecados deve ser pedido apenas a Deus . Essa obra em si não apaga as nossas culpas ; apenas Deus pode nos acolher , enquanto pecadores. Nada pode ser feito da parte do homem , que não a fé.

____________________________

As confissões protestantes, de modo geral, negam o poder temporal da Igreja , o poder eclesiástico para eles , é apenas espiritual ; as questões temporais são da competência exclusiva da autoridade civil.

Prof Everton Jobim

Hosted by www.Geocities.ws

1