Doutrina Catolica

Doutrina Católica

DOUTRINA CATÓLICA

____________________________

O SACRAMENTO DO BATISMO

____________________________

Batismo infantil

____________________________

Segundo os ensinamentos da Patrística , em continuidade com a tradição apostólica , o batismo infantil era algo normal , não causava surpresa nem questionamentos. Estava em conformidade com o ensinamento de NS Jesus Cristo e dos apóstolos .

Os Pais da Igreja , como Santo Irineu ( século II ) , por exemplo , referem-se ao batismo infantil ; sendo que o próprio Orígines ( século IV ) foi batizado quando criança. Santo Irineu declara: "Jesus veio salvar a todos os que através dele nasceram de novo de Deus: os recém-nascidos, os meninos, os jovens e os velhos". (Adv. Haer. livro 2)

Afirma Orígenes (185 - 255) sobre o batismo infantil: "A Igreja recebeu dos Apóstolos a tradição de dar batismo também aos recém-nascidos". (Epist. ad Rom. Livro 5, 9). E São Cipriano , em 258 , adverte : "Do batismo e da graça não devemos afastar as crianças". (Carta a Fido).

Santo Ireneu de Lião (sec III ) considera óbvia a presença de "crianças e pequeninos" , entre os batizados em geral (Contra as Heresias II,24,4).

No século III , um sínodo do Norte da África determinou que era permitido batizar as crianças "já a partir do segundo ou terceiro dia após o nascimento" (Epístola 64 de São Cipriano).

Em 418 , o Concílio de Cartago declara : "Também os mais pequeninos, que não tenham ainda podido cometer pessoalmente algum pecado , são verdadeiramente batizados para a remissão dos pecados , a fim de que , mediante a regeneração , seja purificado aquilo que eles têm de nascença" (Dz.-Sch., Enquirídio, nº 223).

O Concílio de Trento definiu em termos dogmáticos que bebês recém-nascidos podem e devem ser batizados , e que estas crianças , mesmo sem o pleno exercício da razão e da fé , são verdadeiros fiéis , filhos de Deus e membros da Igreja . O batismo ministrado a crianças é plenamente válido e não pode ser ratificado na fase adulta.

Afirmações dogmáticas do Concílio de Trento - Sessão VII (3-3-1547)- Sobre os Sacramentos :

868. Cân. 12. Se alguém disser que ninguém deve ser batizado senão na idade em que Cristo se deixou batizar, ou na hora da morte - seja excomungado.

869. Cân. 13. Se alguém disser que não se podem contar entre os fiéis as crianças, depois de terem recebido o Batismo, porque ainda não crêem realmente e por isso, quando chegarem aos anos de discrição, devem ser rebatizadas; ou que é melhor omitir o seu Batismo do que batizá-las somente na fé da Igreja, antes que possam crer por um ato de fé produzido por elas mesmas — seja excomungado.

870. Cân. 14. Se alguém disser que a estas crianças batizadas, quando crescerem, se lhes deve perguntar se querem ratificar o que os padrinhos prometeram em seu nome no Batismo; e [que], se responderem que não querem, deve-se deixá-las entregues ao seu próprio arbítrio, e que neste ínterim não se há de obrigá-las à vida cristã por meio de outro castigo senão afastando-as da recepção da Eucaristia e dos demais sacramentos até que se emendem — seja excomungado.

________________________________________________________________

Disse Jesus aos que tentavam impedir que as criancinhas chegassem a Ele : " deixai vir a mim os pequeninos , não os embaraceis , porque deles é o Reino de Deus "( Marcos 10.14 )

Se o próprio Cristo pede explícitamente que as criancinhas que ainda não possuem o dom da razão , plenamente desenvolvido , venham a Ele , e diz , em seguida , que essas mesmas crianças herdarão a vida eterna , enquanto puros e inocentes , evidentemente que a graça santifcante deve ser ministrada a bebês , através do batismo .

O raciocínio de Jesus evidentemente é o mesmo para o batismo ; sacramento que faz a alma nascer para Deus e que permite a participação em todos os demais sacramentos .

Com o batismo , as crianças vêm até Jesus e Jesus vem ao encontro delas para justificá-las. Os inocentes pequeninos herdarão a vida eterna , e , por essa razão , devem receber o batismo.

Quanto mais próximos estivermos da inocência infantil , mas próximos estaremos de Deus.

O sacerdote invisível do batismo é o próprio Cristo ; o mesmo Cristo que não desejou que fosse impedido o acesso das crianças a Ele. Receber o Cristo é receber a eterna juventude da graça , a juventude que Adão desfrutava no Jardim do Éden.

Cristo vive em nós com o batismo , vive , pois , o trinufo da sua vitória sobre a morte , lemos na Epístola aos Romanos : "O próprio Espírito testemunha... que somos filhos de Deus" (Romanos 8:16). Com uma alma purificada do pecado , podemos , verdadeiramente , ser chamados de filhos de Deus. Vive , então , em nossa alma os frutos do Espírito Santo ou seja : "alegria , paz , paciência, amabilidade , bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio" (Gálatas 5:22 , 23).

____________________________________

Pecado Original

____________________________

- As consequências do Pecado Original são : a perda da graça e da vida eterna , a desordem dos sentidos , a perda da harmonia entre a alma e corpo e a possibilidade de pecar em termos pessoais.

-O batismo apaga o pecado original e os pecados pessoais , eventualmente existentes , nada restando de merecedor do ódio divino na alma do fiel batizado . Com a graça batismal , o Espírito Santo passa a habitar em nós.

- A concupiscência ( a desordem e a inclinação ao pecado ) que subsiste ao perdão completo da culpa , deve ser combatida com penitências sacramentais e não sacramentais .

- É dogma da Igreja que o batismo apesar de expressar a justiça divina , perdoando as culpas do pecado original e do pecado atual , é um sacramento diferente do sacramento da penitência .

________________________________________________________

Significado do batismo

________________________________________________________

Para termos vivas em nossa alma , as virtudes espirituais ( teologais e cardeais ) , virtudes que nos fazem nascer para Deus , é preciso receber a graça batismal , a graça da justificação . Trata-se de um segundo nascimento , uma segunda criação da alma. Lemos no Evangelho de São João (3:1-12) : " quem não "nascer de novo" não entrará no Reino dos Céus. "

Após o nascimento natural , devemos nascer para Deus , porque o pecado do homem primevo cortou a ligação do homem com a vida divina.

A morte vicária de Cristo na cruz é a expressão do amor infinito de Deus que morre no lugar dos pecadores -- sempre inocente , justo e sem pecado. Deus que ama Seus filhos e se entrega por eles ! Deus deseja a salvação de todos os homens , desde sempre. Deseja , pois , a redenção de criancinhas de colo a homens provectos , que não tenham conhecido a doutrina de Cristo. A graça santificante independe dos nossos méritos , por essa razão , os bebês podem recebê-la , mesmo sem possuir a faculdade da razão e da vontade suficientemente desenvolvidas.

A graça é uma ação divina que independente das nossas ações pretéritas ; ação que expressa a misericórdia e a justiça infinitas de Deus . A graça invisível de Deus assume sinais visíveis e através destes sinais , a graça além de se manifestar , é transmitida aos homens.

Deus criou Adão e Eva em paz e santidade , vivendo em corpos gloriosos , para amá-Lo e louvá-Lo. O homem num gesto deplorável de infidelidade à majestade de Deus , pensou amar mais a si do que a Deus , e foi expulso da comunhão espiritual em que vivia. Deus poderia tê-lo abandonado na morte espiritual , tal a magnitude de seu pecado ; mas , mesmo assim , apiedou-Se da criatura decaída , deu-lhe a Lei e a promessa da redenção em Cristo.

Em Cristo , portanto , Deus livremente decidiu encarnar para manifestar a Sua glória , a Sua benignidade e a Sua justiça sobre a criação.

É , pois , rigorosamente necessário o batismo , para evitar que a criança morra em estado de pecado ; fato que pode impedir ou dificultar o acesso à beatitude celeste.

_______________

Limbo Infantil

_______________

A Igreja não possui uma doutrina fechada , isto é , definitiva , formulada em termos de verdade de fé ou de dogma , sobre o destino das crianças que morrem sem o recebimento da graça santificante . Crianças que morrem sem batismo , segundo as hipóteses admitidas pelos teólogos católicos , podem ir para o céu , podem ir para o limbo em definitivo , ou podem aguardar no limbo , a Parusia para ingressarem , definitivamente , na vida eterna , se acolherem livremente a graça de Cristo.

O limbo é um lugar ou um estado de felicidade natural , sem penas outras que não a privação da visão de Deus . O conceito de limbo infantil está associado ao conceito de Sheol , o Seio de Abraão , no qual os homens justos do Antigo Testamento que morreram sem pecados pessoais de caráter mortal , aguardavam a comunicação final da graça de Cristo , com a ida de Jesus ao Sheol ou Hades , para abrir a porta do céu a estes patriracas. Patriarcas e demais homens justos que lá se encontravam em decorrência da privação da graça divina que foi a consequência necessária da ação do homem primevo que desejou se apartar da amizade e da justiça de Deus.

A existência do limbo dos Patriarcas , ao contrário da existência do limbo infantil , é um dogma de fé da Igreja Católica , presente no Credo aprovado nos concílio de Nicéia e Constantinopla (325 e 381 AD).

Por essa razão , para evitarmos uma possível perda da beatitude celeste , devemos batizar os infantes.

No céu não existe infância , inconsciência , sono ou doenças físicas e mentais ; portanto , as almas das crianças são almas como as almas dos adultos ; almas que recebem méritos específicos por suas ações.

________________________________________________________

Fundamentação no Antigo Testamento

________________________________________________________

Se considerarmos a continuidade da revelação divina -- a continuidade na coerência dos planos divinos para a humanidade -- verificamos que as crianças recém-nascidas , no Antigo Testamento , eram consagradas a Deus através da circuncisão . A circuncisão era um sinal da aliança com Deus realizada na carne ; ao passo que o batismo é a aliança celebrada na alma humana.

No Antigo Testamento , Abraão consagra toda a sua família a Deus e as crianças através da circuncisão (Gn. 17.1-14). A circuncisão era o sinal da fé que Abraão tinha manifestado e por isso o sinal da aliança com Deus . (Rm 4-3,11 ; Gn 15.6). Deus determinou que Abraão circuncidasse a si mesmo e a seus filhos Ismael e Isaac , antes de completar duas semanas (Gn. 21.4). Abraão creu e o sinal de sua fé foi aplicado a Isaac , mesmo quando este ainda não podia crer como um adulto.

Moisés também , por ordem divina , consagrou todo o povo com o sangue da oferta , incluindo crianças de colo . Moisés aspergiu com o sangue as tábuas da Lei divina e também o povo no monte Sinai , incluindo as mães e seus filhos (Hb 9.19-20).

Por essa mesma razão , todas as famílias pagãs e judias , eram batizadas , incluindo crianças e escravos . E estas famílias ficavam obrigadas a perseverar sob a graça , fazendo as obras de Deus , apartadas do pecado , obedientes à Lei.

A circuncisão dos cristãos é feita na alma , pela ação do Espírito Santo que corta as amarras do pecado e nos torna agradáveis e agradecidos a Deus , aptos a realizar as boas obras , e , dessa forma , crescer na graça e na justiça , sempre sob as leis de Deus. São Paulo chama o batismo de "a circuncisão de Cristo" (Cl 2.11-11). O batismo expressa os termos da aliança que temos com Deus e que desejamos manter para o bem de todos os nossos entes queridos e de todos os homens(Dt 6.6,7; Ef 6.4).

Da mesma forma outros símbolos judaicos foram transformados com a nova realidade criada pela morte e resurreição de Cristo.

O Dia da Guarda passou a ser o dia da ressurreição de Cristo , ou seja o Domingo ; a Páscoa judaica , se transformou na passagem do pecado para a libertação da Graça Santificante de Cristo -- a Ceia do Cordeiro , antecipa o sacrifício da cruz , e a circuncisão pedida a Abraão , o Pai da Fé , se transformou no batismo.

Deus ordenou que Noé e sua família entrassem na arca (Gn. 7.1), chamou Abraão e sua família (Gn 12.1-3) . Sempre , portanto , a ordem salvífica abarcava todo um coletivo de pessoas. A salvação oferecida por Deus é a salvação da família humana , por isso Jesus nasceu numa família . Ainda que cada um de nós responda individualmente por nossas ações em relação ao próximo e a Deus.

São Paulo não tem dúvida em afirmar que todo o povo hebreu foi batizado por Moisés na travessia do Mar Vermelho.

Os apóstolos batizavam famílias inteiras em suas missões ; Paulo batizou Lídia e toda sua casa (At. 16.15), o carcereiro e todos os seus (At 16.3233), a casa de Estéfanas (1 Co 1.16). O entendimento de 'casa' e 'todos os seus ' é o da família daquele que desejou receber o Cristo e a sua graça .

São Paulo diz que os filhos dos cristãos eram 'santos'(1 Co 7.14). Lembrava talvez da ordem de Cristo de abrir o caminho para os pequeninos virem a Ele .(Mc 10.13-16)

Lemos nos Atos dos Apóstolos :

"Então lhe pregaram a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa" (Atos 16:32), e depois, que "foi batizado, ele e todos os seus" (Actos 16:33)

_______________________________________________________________

Tanto a Igreja quanto os pais desejam o bem supremo para seus filhos ; desejam , portanto , a salvação da criança - por isso levam-na ao batismo. Os pais e a Igreja desejam a plena integração do bebê recém-nascido na comunhão espiritual que constitui a Igreja. Se não for possível viver num ambiente cristão , a Igreja não autoriza a ministração do batismo porque os pais que respondem pela criança não desejam ou não podem , dar continuidade à vida sob a graça .

Os filhos terão de exercer a fé em Cristo e na Igreja . Não serão salvos pela fé dos pais . O batismo é o ritual pelo qual se é admitido na comunhão espiritual que é a Igreja , após a purificação da culpa original. Simboliza a fé da Igreja e a fé dos pais nas promessas de Deus quanto aos seus filhos ( Pv 22.6; At 2.38; At 16.31 )

O Novo Testamento fala do batismo como sendo uma expressão de fé e de arrependimento por parte daqueles que se convertem. Essas afirmações são corretas para os adultos . Dos adultos é exigido um processo prévio de doutrinação , arrependimento e penitência . As crianças , não obstante , são batizadas pela fé da Igreja e dos seus pais ou de seus responsáveis . Na fase adulta , já batizadas , as crianças devem persistir sob as leis de Deus e da Igreja , para alcançar a salvação , manifestando sua aceitação livre e consciente da mensagaem de Cristo.

O batismo faz com que os homens adquiram uma nova filiação , uma filiação sobrenatural que permite entender a Igreja como uma família . Com o batismo os homens são feitos filhos adotivos de Deus. Morre no batismo , a alma pecadora e nasce uma nova alma em Cristo.

Os cristãos são descendentes de Abraão , fazem parte da sua família , são "filhos de Abraão" (Gl 3.7,29)São amados de Deus que deseja a salvação de toda a sua família. A Igreja é " Israel de Deus" (Gl 6.16), ou seja a fortaleza de Deus .

____________________________

Modalidades de Batismo

____________________________

Imersão , infusão e aspersão

_________________________________________

Alguns protestantes afirmam que pelo fato de o termo 'batismo' significar imersão , o batismo só é válido quando realizado por imersão . A imersão plena sempre ocorre na ação do Espírito Santo , sendo o banho das águas a ação visível da graça invisível que purifica a alma humana em sua totalidade. Havendo o ato de derramar a água sobre a cabeça do batizando , o batismo é válido .

O batismo católico , portanto , pode ser validamente ministrado por imersão , aspersão e infusão .

Em Pentecostes três mil pessoas foram batizadas , sabemos que em Jerusalém não há nenhum rio que permita um 'batismo de imersão', e também sabemos que o carcereiro foi batizado com toda a sua família no cárcere e ali não havia um rio ou uma piscina para fazer um batismo por imersão ; portanto , nestes casos , o batismo necessariamente foi ministrado por infusão .

Estando a água benta , e sendo ministrada sobre o corpo do batizando , o Espírito Santo purifica toda a alma do pecado original e torna a pessoa cristã .

A água tira sua eficácia do Espírito Santo . É preciso sempre a presença da água em situações normais , mas não é necessário muita água ou a imersão , para que o batismo seja plenamente válido ( dogma do Concílio Tridentino ). Da mesma forma como não é preciso jarras de vinho e dúzias de pão para se comungar validamente . Como também não é necessário derramar uma quantidade muito grande de óleo no crismando ou no doente . No simples contato da matéria com o corpo a ação sacramental está realizada. Se toda a alma estiver limpa , todo o corpo estará limpo . O Espírito Santo , por acaso , precisaria de muita água derramada sobre o corpo todo , para santificar plenamente alguém ? O Espírito de Deus necessita Se submeter aos limites da realidade criada para que a Sua ação seja eficaz em termos espirituais ? A ação sobrenatural é idêntica a uma ação física ? O pecado da alma é uma sujeira material ? Evidentemente que não !

Jesus quando disse que é necessário nascer da água , quis dizer que é necessário ser regenerado pela Palavra de Deus , porque a água representa a Palavra de Deus (Is. 55:10,11 ; 1 Ped. 1:23). O Espírito Santo não tem limites , não tem dimensões físicas , em cada parcela da água ministrada no batismo , Cristo está presente santificando os filhos de Deus.

Como seria possível , por exemplo , batizar pessoas com rapidez diante das perseguições romanas em lugares sem rios na proximidades , ou mesmo sem muita água disponível ?

No batismo a alma submerge no Espírito Santo , morre a alma pecadora e nasce uma nova alma , purificada da culpa original e digna de Deus.

É dogma da Igreja que as obras penitentes do Antigo Testamento e o batismo de João Batista sozinhos não tinham o poder de perdoar os pecados , era preciso aceitar o Messias e acolher a sua graça santificante . É dogma da Igreja que o batismo de João Batista não era igual ao de Jesus (Cf. Concílio Tridentino)

_______________________________________________________________

O 'batismo por imersão' não necessita ser em água corrente , pode ser numa piscina , banheira ou lago .

____________________________

Os protestantes e a imersão

____________________________

Se os protestantes não acreditam no rito sacramental como ação eficiente de transmissão da graça , por que , então , pedem a imersão em águas abundantes e não aceitam a aspersão e a infusão ?

Se o que importa é a fé ; não precisaria , nem mesmo , de rito sacramental !

Os protestantes alegam que o batismo é uma ordem divina e que por isso deve ser ministrado , mesmo sem o poder , em si , de santificar . Jesus , portanto , ordenaria o batismo como uma inutildade , um gesto vazio de conteúdo espiritual ?

____________________________

Ministros

____________________________

Ministros regulares do batismo são o bispo , o presbítero e o diácono ; ministros especiais são leigos batizados , e mesmo , não batizados

Em situações especiais , até um leigo pode batizar alguém , tendo consciência do que faz , possuindo reta intenção e usando as fórmulas corretas.

____________________________

Composição dos sacramentos

____________________________

Todo sacramento é necessariamente composto por forma e matéria .

A forma do sacramento é constituída de : fórmulas e gestos rituais prescritos em termos canônicos.

A matéria necessária para os sacramentos é composta de :

água , sal , óleo , pão , vinho e palavras do fiel na confissão .

Condições exigidas :

O rito sacramental , segundo a regulamentação canônica , a presença do ministro autorizado e sem punição , atuando com reta intenção.

____________________________

Condições

____________________________

- Condição necessária para o batismo : o ministro deve saber o faz , deve desejar fazer o que Cristo ensinou e ordenou e também a Igreja , usando as fórmulas certas

O fiel deve fazer um longo processo de arrependimento , confissão , humildade , exame de consciência , desejo de amar a Deus e louvá-lo , vivendo longe do pecado.

Com o pecado original , a fé e o livre arbitrio não se perderam , afirma a doutrina católica . O catecúmeno precisa querer receber o batismo ; ele é um adulto e deve exercer o dom da razão e a livre manifestação da vontade . O adulto podendo usar a razão que é um dom de Deus , deve acolher a mensagem divina , livremente , desejando amar e louvar a Deus , vivendo uma nova vida , apartada do pecado. A criança deve persistir sob a Palavra e sob a Lei de Deus , para não perder a graça justificadora e para crescer na graça , na justiça e na caridade , recebendo os demais sacramentos e renovando as promessas batismais. Ela não precisa e nem pode , confirmar o batismo para que este seja válido . A única ação que mata a graça santificante do batismo na alma do fiel , é o pecado mortal.

- Os pais devem ter a consciência , ao menos um dos pais , da importância do batismo , e a possibilidade de educar , em termos cristãos , os seus filhos .

-Cursos para os pais e padrinhos são necessários para uma boa formação da criança e para o conhecimento mais amplo do que é feito no batismo.

- Crianças encontradas na rua e fetos abortados devem ser batizados .

____________________________

As promessas feitas no batismo devem ser renovadas sempre ; seja em termos privados , seja em termos públicos , durante a Semana Santa , na cerimônia do Sábado santo , objetivando nos manter sob a graça de Deus , protegidos das tentações. Os sacerdotes também devem renovar seus votos nesta época

____________________________

Batismo fora da Igreja

____________________________

Batismos de confissões não católicas , aceitos pela Igreja , não devem ser refeitos . Quem nasce em comunidades apartadas da Igreja Católica não tem , a principio , culpa própria , não pode ser imputada uma falta a estes , como um segundo pecado original . Se estes acolhem a mensagem de Cristo de forma imperfeita , não podendo superar uma barreira cultural objetiva , não estão excluídos da salvação. O fiel convidado pelo Espírito Santo deve realizar as boas obras e se aproximar da Igreja Católica .

_____________________________________________________________

Para o reconhecimento dos batismos realizados em confissões não católicas , é preciso uma análise detalhada do rito utilizado , da fórmula trinitária , da presença da água , e da intenção de incorporar o batizando na Igreja de Cristo.

Os elementos de santificação e de verdade de outras confissões religiosas existem nelas , precisamente , porque a Igreja de Cristo está no mundo , apenas na Igreja Católica.

____________________________

Outras modalidades de batismo

____________________________

- 'Batismo de desejo' ou ' batismo de sangue' ( ou da justiça e da moral natural )

- O Batismo de desejo

Quem morre com desejo de receber o perdão , mas não encontra um padre nem alguém para batizá-lo , Deus pode conceder a graça da justificação .

Quem viveu antes do batismo, se acreditou em Deus, foi ético , honrado , caridoso , amou ao próximo , fez a contrição perfeita , pode ter recebido a graça justificadora , que valida as boas obras feitas antes da graça santificante.

Quem conheceu Jesus em sua missão na Terra , mas não recebeu o batismo , porque não instituído , também pode encontrar a salvação ; todas as graças e todos os mistérios de Cristo estavam na Sua Pessoa Maravilhosa e foram transferidos para os sacramentos.

- O Batismo de sangue - 'Baptisma Sanguinis' - batismo daqueles que morrem pela fé ou que morrem pela justiça - Lemos na bíblia : "Em verdade , vós bebereis o cálice que eu beber , e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado..." (Mar. 10:39). Cristo concede a graça da justificação a quem morre pela causa de Deus.

Essas modalidades de batismo são situações especiais , exceções à regra ; no âmbito regular da ministração sacramental , todas as normas canônicas devem ser respeitadas.

________________________________________________________________

- Após receber o batismo , o fiel pode e deve crescer na graça e na justiça , com a aquisição de méritos . O batismo infunde as virtudes teologias e cardeais , tornando a alma humana viva para Deus , agradável e agradecida ao Pai pela justificação . O sacrificio de Cristo pela humanidade aplacou definitivamewnte a ira divina , tornando Deus propicio aos homens .

_____________________________________________________

Renúncia a satanás e ao culto anterior

____________________________

-Quem segue o Evangelho deve confessar com a boca a sua fé em Jesus Cristo , como Filho de Deus (Romanos 10:9-10 ; Atos 8:37)

- É preciso renuciar à vida anterior , ou a morte espiritual , ou seja , não querer viver como Adão desejou ; e eventualmente renunciar a algum culto antigo - tanto os catecúmenos , quanto os pais ou responsáveis pela criança . Por essa razão se faz um juramento de renúncia a satanás . Os pais não estão cultuando satanás ; - mas Adão , em seu ato supremo de infidelidade a Deus , coroou o adversário de Cristo e para expressar o desejo de remover a culpa original , é necessário expressar o desejo de repudiar satanás em nome da criança que vai receber o batismo.

____________________________

Ação Sacramental

____________________________

A causa eficiente do sacramento do batismo é a misericórdia divina ; a causa instrumental é a ação sacramental ; a causa final é a glória divina e a causa formal é a justiça de Deus que torna tudo justo como o Pai.

- Os méritos da satisfação são sempre de NS. Jesus Cristo.

- O ministro invisível dos sacramentos é Deus . É , portanto , o Espírito Santo , a Santíssima Trindade , agindo através dos ministros da Igreja(Cfr. Concílio de Trento ). Nascer das águas , nascer do Espírito , significa obter nova filiação , uma filiação sobrenatural .

Nascer das águas é sempre nascer do Espírito Santo . A eficácia da água é toda derivada da ação do Espírito Santo.

A autoridade da Igreja é um 'poder' e um 'dever' de batizar , e de ministrar os demais sacramentos;- poder conferido diretamente pelo Cristo. Os sacramentos só são válidos quando ministrados no seu interior e segundo as regras ditadas pela Igreja.

____________________________

Palavras de Jesus

____________________________

Citações bíblicas sobre o batismo

"Quem crer e for batizado será salvo , mas quem não crer será condenado" (Marcos 16:16)

"Jesus respondeu : Em verdade , em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne , e o que é nascido do Espírito é espírito" (Jo 3 ,5)

"O batismo também celebra a felicidade presente em Cristo. Ele promete o dom inestimável do Espírito Santo para aqueles que são batizados (Atos 2:38).

____________________________

Protestantes

____________________________

Anglicanos , luteranos e outros protestantes possuem os sacramentos do batismo e da eucaristia , com a seguinte diferença : o batismo com a água é somente um sinal externo de uma fé interna. Os 'reformadores' acreditavam que o sangue era aplicado na confissão dos pecados e não no batismo. O batismo não apaga a culpa apenas a condenação anexa. Os sacramentos para os protestantes não se realizam como para os católicos , a graça não é transmitida através do rito , mas através da fé em Deus . A ação sacramental é realizada porque se trata de uma ordenança divina. Os anglicanos e luteranos admitem o batismo infantil ; outras denominações exigem o batismo na fase adulta e por imersão.

LINK RELACIONADO

Limbo dos Patriarcas e o Limbo Infantil

Doutrina Católica, Editoria e Redação

_________________________

1-O Catecismo do Concílio de Trento , 1545-1563.

2-O Catecismo da Igreja Católica , 1992 .

3-O Código de Direito Canônico , 1983 .

Hosted by www.Geocities.ws

1