_________________________________________________________

RESPOSTAS AOS LEITORES

TEMAS :

Judas e o Cristo , Infalibilidade Papal , Escapulário , Infalibilidade da Igreja

Batismo de Desejo , Negação de Pedro , Indulgência plenária , Leis divinas revogadas .

Questão A :

****************************

JUDAS ISCARIOTES

****************************

Como Judas traiu Jesus , se ele foi escolhido pelo Cristo como apóstolo?

Jesus errou , portanto ?

RESPOSTA :

Quando Jesus escolheu Judas Iscariotes , escolheu um homem bom e justo . Assim como Adão foi criado santo , justo e perfeito ; contudo , usando mal a sua liberdade , afrontou a majestade divina e perdeu o estado de graça.

Judas , igualmente , não correspondeu ao amor do Cristo , pretendeu amar a si mais do que a Deus , e apartou-se da graça divina .

Pelo pecado de um homem - Adão - , o mal entrou no mundo , pela morte e ressurreição de um outro homem , Jesus , a graça inundou esse mesmo mundo corrompido.

Argumenta o Prof Felipe Aquino " (...) Deus sabe aproveitar até o pecado da criatura humana para daí tirar algum bem. Assim, deste grande mal, a traição maior que a humanidade conheceu, Deus soube tirar a salvação para a humanidade. Não existe destino e nem predestinação. Existe o homem agindo com a sua inteligência, vontade e liberdade, ajudado pela graça de Deus. Nem sempre sabemos deixar a graça nos conduzir. São Pedro também negou a Jesus, dolorosamente, por três vezes; no entanto, não se desesperou, acreditou no perdão de Jesus; e continuou a ser o primeiro Papa da Igreja , escolhido por Jesus. Tudo é o segredo da liberdade de cada um que responde ou não aos influxos da graça de Deus. "

***************************************************

Questão B :

****************************

A NEGAÇÃO DE PEDRO

****************************

O apóstolo Pedro negou Jesus três vezes ; portanto perdeu o direito ao Papado , correto ?

Resposta :

Pedro negou Jesus Cristo três vezes , e o Cristo profetizou essa negação . Contudo , após a ressurreição , Pedro reafirmou seu amor por Jesus ; e foi confirmado , assim , o Primado Petrino . Jesus mandou Pedro apascentar Suas ovelhas (S. João, 21, 15-17) e o Cristo profetizou , também , o seu martírio . São Pedro converteu três mil pessoas em pentecostes .

Pedro curou , falou ao Sinédrio e foi , assim , exercendo seu primado , até o martírio. Pedro se arrependeu de seu pecado , foi perdoado , e morreu pelo Cristo , por isso preservou a dignidade de Pedra da Fé.

_________________________________________________________

Questão C :

********************************************************

A SALVAÇÃO PARA QUEM NÃO CONHECEU JESUS

********************************************************

Quem nasceu e morreu , sem conhecer a mensagem do Cristo ; e por isso não a acolheu -- morreu em pecado , com pena eterna ?

Resposta :

Quem não conheceu Jesus Cristo e sua mensagem , mas foi honrado , desejou , sinceramente , conhecer e amar a Deus , sob a lei moral natural , sob os ditames da reta consciência , fazendo a caridade , pode , sim , encontrar a justificação. Não tem culpa pessoal , pois não tinha como superar uma barreira da chamada 'ignorância invencível ' .

Não é vontade de Deus que alguns morram em estado de pecado original , por não terem tido a oportunidade de conhecer a mensagem redentora como afirmam os calvinistas.

Os judeus que viveram antes do Cristo , por terem sido justos , obedientes à lei de Deus , crido no Messias e feito a contrição de seus pecados , aguardavam no Limbo , o momento de serem levados ao Pai , com a ressurreição do Cristo ; que purificou suas almas do pecado original.

Quem não obstante , viveu completamente mergulhado no pecado até a morte , não encontrou a oportunidade da redenção , e recebeu a pena eterna.

***********************************************************

QUESTÃO D :

****************************

INFALIBILIDADE PAPAL

****************************

A infalibilidade papal é um milagre , uma revelação ou uma inspiração divina ?

Resposta :

A infalibilidade papal é um dom da graça de Deus , um carisma , que incide sobre o Papa e o Colégio Episcopal no exercício do magistério solene - "ex-cathedra". O Espírito Santo auxilia de modo especial a pesquisa humana e garante a correção dos resultados . Mesmo com pecado graves os papas estão imunes ao erro no seu magistério solene. A infalibilidade da Igreja é pressuposta à infalibilidade papal e conciliar. A infalibilidade do papa independe da infalibilidade do colégio episcopal ( dogmas do Concílio Vaticano I ) . O Papa é infalível em assuntos de fé e moral, ao , por exemplo , definir dogmas , fazer leis e normas litúrgicas e canonizar os santos .

A Igreja também ensina que desfruta de infalibilidade em magistério ordinário supremo. Ela propõe que se o Papa e o Colégio Episcopal concordarem em emitir uma sentença definitiva sobre fé e moral aplicável a toda a Igreja , esta decisão será infalível mesmo em magistério ordinário (Cfr. Catecismo 891 , Lumen Gentium 25)

No caso das canonizações , o Santo Padre eleva à honra dos altares homens que foram exemplo de virtude cristã em vida , não usurpando o atributo inalienável de Deus , do Juízo .

A revelação , ao contrário , é um ato divino que torna de conhecimento dos homens , alguma verdade , até então , oculta . A inspiração , por seu turno , é a ação de Deus sobre os escritores sagrados fazendo com que escrevam , especificamente , aquilo que é da vontade divina .

******************************************

Pergunta E :

*******************************

NÃO PAGAR A DEVIDA PENA

*******************************

Quem não pagou a pena exigida na confissão e absolvição de um pecado mortal , volta ao estado de pecado ?

Resposta :

Quem não pagou uma pena relacionada ao perdão da culpa na confissão , tem a sua indulgência transformada de plenária em parcial . Não volta ao estado de pecado , mas deve pagar adequadamente a sua pena no futuro , ou terá que pagá-la no estado do purgatório. O pecado uma vez perdoado , está perdoado para todo o sempre.

*******************************************

Pergunta F :

*******************************

ESCAPULÁRIO

*******************************

Quem usa o escapulário não morre em pecado mortal ?

Pode , sim , morrer em pecado mortal se adotar conduta digna dessa pena . Para ser digno do escapulário , deve ter vida cristã exemplar.

O escapulário ajuda a não pecar , mas não é um amuleto que impeça o pecado.

Somente os sacerdotes da Ordem Carmelita podem apor o escapulário no fiel , pela primeira vez . A renovação deve ser feita por um carmelita ou por algum sacerdote autorizado por essa ordem. As imagens usadas no escapulário devem ser apenas de Jesus e Maria e não de outro santo .

Outra Pergunta :

Serei retirado do purgatório no primeiro sábado após a minha morte ?

Será retirado o mais breve possível , de preferência aos sábados . Se morrer com penas leves !

****************

Questão H :

************************************

CONTRIÇÃO PERFEITA e COMUNHÃO

*************************************

Se alguém realizar a contrição perfeita , pode comungar sem confessar ?

Não , não pode ! Deve fazer a confissão sacramental. Somente em caso de morte é aberta uma exceção.

A condição para a obtenção do perdão pela via da contrição perfeita é a disposição de confessar sacramentalmente suas culpas e pagar as penas impostas logo que possível.

************************

Questão I :

*******************************

REPETIR FRASES NA ORAÇÃO

*******************************

A reza do rosário , do terço e as ladainhas são formas repetidas e ociosas , a Bíblia condenada o uso de palavras vãs e do nome de Deus em vão . A Igreja não deveria adotar esse tipo de oração . Em Mateus 6, 7 lemos Jesus nos ensina: " E ao orar , não faleis muito , como os gentios , que se figuram que por seu palavrório vão a ser escuctados."

Resposta :

Oramos para louvar a Deus , agradecê-Lo pelas graças recebidas , pedir outras graças - também pelos demais membros da Igreja - e para pedir perdão por nossos culpas . Essa oração é feita na comunhão espiritual que costitui a Igreja . A Igreja é uma comunhão de almas santas e justifcadas. Essas almas exaltam a Igreja celeste e toda a Igreja pela glória que constitui a sua natureza .

A oração deve ser o centro das nossas vidas , devemos rezar sempre. O Mestre Jesus e os apóstolos exortaram os discípulos a rezar frequentemente e a rezar pelos membros da Igreja . A reza pode ser pública ou privada . A Igreja exige de seus filhos o culto público a Deus .

No céu , as almas santas e os anjos louvam a Deus , sem cessar , e essa ação de louvor também deve se verificar na Igreja peregrina . Jamais será uma repetição destiuída de valor aos olhos de Deus ; muito ao contrário , ao rezar , sempre , crescemos na graça , na justiça e na santidade .

A perseverança é um dom divino que todos nós devemos cultuar .

Deus abre nossas mentes e nossos corações para o recebimento das graças específicas solicitadas e ilumina o nsso entendimento para a solução dos problemas que nos atingem. Os calvinistas , por exemplo , não rezam para pedir a salvação porque esta já foi definida por Deus na forma de um decreto imutável.

Na Bíblia temos exemplos de insistência nas orações :

No Apocalipse 4 , 8-11 , lemos : "Os quatro seres viventes têm cada um seis asas , estão cheios de olhos ao redor e por dentro e repetem sem descanso dia e noite «Santo , Santo , Santo , Senhor, Deus Todo Poderoso , 'Aquele que era , que é e que será ' »

Jesus em Getsêmani , também insistia na oração :

" Tomado em agonia , insistia mais em sua oração . Seu suor se fez como gotas espessas de sangue que caiam na terra". - Lucas 22,44.

" E adiantando-se um pouco , caiu próximo ao chão e suplicava assim : " Meu Pai , se é possível , que passe de mim esse cálice , mas não seja como eu quero , mas como queiras tu . E afastando-se de novo , pela segunda vez orou assim " Meu Pai se este cálice não pode ser passado sem que eu o beba , faça-se a tua vontade . Os deixou e foi orar pela terceira vez repetindo as mesmas palavras "Mateus 26, 39; 42 e 44

"E Deus , não fará justiça a seus eleitos , que estão clamando dia e noite , e lhes faz esperar? " - Lucas 18 ,7

Jairo o chefe da sinagoga: " suplica com insistência dizendo: «Minha filha está a ponto de morrer; ven, impor tuas mãos sobre ela, para que se salve e viva.» - Mc 5,23

Os anciãos pediam a Jesus a cura do servo do centurião : " Estes, chegando a Jesus, lhe suplicavam insistentemente dizendo : " Merece que lhe conceda " - Lucas 7,4.

"Assim pois , Pedro estava custodiado ao cárcere , enquanto a Igreja orava insistentemente por ele a Deus ". - Atos 12,5.

"Noite e dia lhe pedimos insistentemente poder ver vosso rosto e completar o que falta a vossa fe." - I Tesalonicensses 3,10.

*******************************

Questão J :

*****************************************

AJOELHAR PARA O PAPA É IDOLATRIA ?

******************************************

Pedro não aceitava reverências , nem os apóstolos . Ajoelhar-se diante do Papa e de imagens é , portanto , prática idolátrica .

Resposta :

Na época de Pedro , os pagãos divinizavam homens e cultuavam ídolos na forma de imagens . Por isso , era sempre necessário diferenciar as formas de reverência . A idolatria não está em um gesto , numa imagem , mas sim , na intenção de tratar um ser criado como Deus. Os católicos veneram os santos pela glória alcançada e os veneram , através de imagens . Mas não os idolatram ; não os elevam à condição de deuses . Deus é inigualável - seu único mediador é Cristo - por onde Deus se une à natureza humana e à obra da criação na sua totalidade , para promover a reconciliação com esta .

Pedro e seus sucessores são reverenciados , porque Deus , através de Cristo , conferiu-lhes o galardão de Pedra da Fé - de Cabela Visível da Igreja . O Papa é dito Servo dos Servos de Deus ; por conseguinte , não há idolatria em se reverenciar o santo padre . É um simbolo de respeito pela hierarquia eclesiástica desejada pelo Cristo - um dever de todos os católicos .

Jesus ajoelhou-se e lavou os pés dos apóstolos; e Ele que era Deus .

Por que não podemos fazer o mesmo , diante do Vigário de Cristo na Terra ?

*********************************

Questão K :

********************************************

PECADO ORIGINAL em FILHOS DE BATIZADOS ?

*********************************************

Por que o pecado original continua sendo transmitido , se a alma é criada santa por Deus , e os pais , uma vez batizados , não mais possuem a marca do pecado original ?

Resposta :

A lei geral da transmissão do pecado original não foi interrompida com a instituição do batismo . A junção da alma ao corpo neste mundo decaído , não se faz da mesma forma plena como no paraíso. A alma humana por conta do pecado de Adão nasce privada das virtudes espirituais que caracterizavam a alma humana na sua natureza primeira . Para receber novamente essas virtudes é necessário o batismo e o recebimento da graça . Somente assim , nossa alma se torna agradável , limpa e apta a realizar as obras de valor sobrenatural.

A Virgem Maria não teve sua alma tocada pelo pecado original , e ainda recebeu a graça justificadora , antes da instituição do batismo , quando da infusão da alma ao corpo , como antevisão divina de seus méritos , por levar em seu ventre o Cristo , Redentor da humanidade.

_______________________________________

Editoria do Doutrina Católica

Hosted by www.Geocities.ws

1