Doutrina Católica

_________________________

Magistério da Igreja - Tradição Escrita e Oral

_________________________

A doutrina da Igreja Católica ensina que a mensagem divina chega aos homens através das Sagradas Escrituras , sob a leitura oficial da Sé Apostólica , a única que desfruta de infalibilidade , e através dos ensinamentos do magistério eclesiástico . Por essa razão , se teólogos , padres e interessados escreverem obras que possuam o 'nihil obstat' (nada obsta) e o 'imprimatur' (imprima-se) , suas elaborações teológicas são válidas e úteis para os fiéis em seu conjunto. Todos os fiéis batizados estão autorizados a pregar a Palavra de Deus ; -- sempre tendo como referência o Texto-Sagrado e os ensinamentos multisseculares da tradição.

Quem é católico , tem a obrigação de respeitar as verdades de fé definidas dogmaticamente para toda a Igreja , sob a assistência do Espírito Santo. Entre os pecados contra os Espírito Santo , consta a não aceitação de verdades dogmáticas definidas pelo sagrado magistério . É um dever nosso ensinar a doutrina correta da Igreja , sem ambiguidades .

O 'livre-exame' da Bíblia praticado pelos protestantes , produziu uma grande anarquia doutrinária no cristianismo ; cada seita ou denominação apresenta uma doutrina tão excludente em relação ao catolicismo , quanto em relação a outros grupos protestantes .

Quem divide a Igreja faz o trabalho do Adversário de Cristo . Por isso , lembramos , sempre , a importância de conhecer a mensagem de Deus através da Bíblia e também através dos ministros de Deus . A vontade divina é a de que um irmão ilumine o outro com a sua experiência pessoal ; mas tudo isso , evidentemente , dentro de balizamentos doutrinários que não podem ser transpostos.

A nossa posição , como católicos , é muito clara : estamos em perfeita comunhão com a Igreja de Roma e com seu pastor supremo , o Santo Padre ; e , de resto , assim exige o próprio Código de Direito Canônico porque esta é a vontade de Cristo. Sem essa unidade , não existe uma comunhão espiritual que define a própria essência da Igreja .

Por que sermos tão orgulhosos a ponto de dispersarmos o ensinamento de um estudioso da doutrina da Igreja , de um santo , de um mártir e etc ? Deus está com eles ; e a eles, transmite uma graça específica , que também pode ser comunicada a todos nós. Certamente os protestantes ouvem os seus pastores e seguem os seus ensinamentos ; por que os católicos não podem seguir o ensinamento do magistério eclesiástico ?

Quando cremos em NS Jesus Cristo , passamos a integrar uma comunidade hierarquizada ; é impossível crer em Jesus sem crer na Igreja por Ele fundada ; -- Igreja que será acompanhada e sustentada por Ele , até a consumação dos tempos.

___________________________________

Hierarquia eclesiástica de origem divina

___________________________________

Na Igreja , temos direitos e deveres para com os nossos pastores e para com os nossos irmãos leigos , nesta verdadeira comunidade de almas santificadas pelo batismo , que é o Corpo Místico de Cristo.

Foi NS Jesus Cristo quem instituiu uma hierarquia na Igreja ; -- do contrário por que escolher 70 discípulos (Lc 10.1-20) e 12 apóstolos (Lc 6:12-16)? Por que dizer a Pedro que ele era a pedra sobre a qual a Sua Igreja seria construída ?

Cristo faria gestos destituídos de sentido ? Proferiria palavras solenes que nada significariam ?

Se ele realizou tais distinções hierárquicas é porque elas possuem um objetivo para o bem comum da Igreja .

_____________________

Os fiéis devem confessar a existência de uma continuidade entre a Igreja de Cristo e dos Apóstolos , e a Igreja Católica

_____________________

As Sagradas Escrituras e os Padres da Igreja anteriores ao Concílio de Nicéia e anteriores ao tempo do imperador Constantino , confirmam que Pedro tinha primazia entre os apóstolos ; os santos Padres da Igreja confirmam que Pedro esteve em Roma e lá fundou a sua cátedra eterna , transmitindo o carisma do privilégio petrino aos seus sucessores.

A verdade dogmática concernente à infalibilidade papal foi definida por NS Jesus Cristo , que afirmou que a Sua Igreja nunca conheceria o domínio do inferno , ou seja , nunca seria dominada pelo erro e pela mentira .

E , para tal , era necessário um auxilio especial do Espírito Santo ao apóstolo Pedro , o primeiro Papa , e aos apóstolos , que formavam o colégio apostólico , de onde se originou o Colégio Episcopal , pois os bispos são sucessores dos apóstolos , tendo em vista o fato de que a Igreja de Cristo iria perdurar na terra , para além do tempo de vida dos apóstolos - até a Parusia ou Segunda Vinda.

___________________________________

Jesus fez uma 'religação' dos homens com Deus

___________________________________

NS Jeus Cristo estabeleceu uma Nova Aliança com a humanidade que superou a Aliança anterior ; a Nova Aliança tem caráter definitivo . Desta feita , a paz com Deus foi plenamente alcançada , e a alma humana voltou a possuir a graça que havia perdido em decorrência do ato de infidelidade de Adão.

Uma nova revelação foi feita ; os homens que estavam mortos no pecado , privados do céu , desde a queda de Adão puderam nele ingressar para desfrutar da felicidade eterna .

Se outras pessoas não acolheram a mensagem cristã e se mantiveram fiéis a outras religiões , isto decorre do livre-arbítrio de cada um ; pois Deus não obriga ninguém a acolher a Sua mensagem redentora.

Mas Jesus trouxe verdadeiramente uma 'religação' dos homens com Deus !

Não haverá uma nova revelação nem outro Pacto . Somente na Parusia , a revelação será complementada e a justiça de Deus , plenamente derramada sobre a Terra.

___________________________________

O batizado é um sujeito de direitos na Igreja

___________________________________

Quem não é batizado , ainda porta a marca do pecado original e não pode fazer obras agradáveis a Deus ; somente com o batismo , o Espírito Santo passa a viver em nossa alma , regenerada ; agradável e agradecida a Deus . Neste momento nos tornamos um sujeito de direitos perante a Igreja . Antes do batismo , temos direitos apenas em termos naturais , como pessoas humanas . Com o batismo , contudo , passamos a integrar a Igreja ; somos feitos 'filhos adotivos de Deus'.

__________

Batismo

_________

NS Jesus Cristo não conheceu o pecado , por isso não precisava do batismo , mas mesmo assim foi batizado . Quem acreditou em Jesus , antes da criação do sacramento do Batismo , foi justificado de seus pecados no simples ato de crer em Deus.

E quem hoje conhece a mensagem de Cristo podendo ser batizado , deve procurar o mais rápido possivel o batismo para ter as virtudes espirituais vivificadas e assim fazer obras com efeito sobrenatural , ou seja , como méritos para o Juizo Final.

Quem não nascer das águas e do Espírito Santo não entrará no Reino do céu disse o Cristo! (Cfr. João 3:5). O sair das águas simboliza o ressuscitar - nascer de novo - para uma nova vida com Jesus , livre do pecado ( Cfr. Romanos 6:3-4 ).

__________________

Transformação da antiga páscoa

__________________

As leis sacrificiais antigas perderam o sentido diante do sacrificio do cordeiro de Deus que é a Nova Páscoa , a nova libertação do Egito , ou seja , da servidão do pecado . A páscoa judaica foi celebrada por Jesus antecipadamente como uma nova páscoa , na qual Cristo é o cordeiro imolado , o próprio Deus Filho , derramando seu sangue perfeito para redimir a humanidade .

A Eucaristia é o dogma do corpo e do sangue , da alma e da divindade de Cristo na sua Páscoa ; os judeus ainda comem , ritualisticamente, o "matzot" (pão ázimo) , o simbolismo da antiga libertação. O significado do pessach judeu era a libertação da escravidão no Egito e a partida para a liberdade na Terra Santa.

O sacrifício na liturgia da Igreja , que é o Corpo de Cristo , convida-nos para a Ceia da Páscoa do Senhor.

Na páscoa cristã , encontramos efetivamente a vida eterna(Cfr. Jo 6,55-56).

Os santos do Antigo Testamento por terem feito a contrição de seus pecados e crido no Messias foram justificados (Rm 4.3; Gl 3.6-9), com a ida de Jesus ao Seio de Abraão . Eles não morreram como pecadores réprobos e portanto não estavam em cumprimento de pena eterna no inferno , mas também não estavam no céu , pois ainda portavam a marca do pecado original . Portanto , estavam vivos no Sheol ou Limbo dos Patriarcas , aguardando a transmissão da graça de NS Jesus Cristo ser comunicada definitivamente , após a morte na Cruz.

__________

A Inquisição

__________

A Inquisição não foi esse tão decantado tribunal de horrores ; horror foi o nazismo , o stalisnimo , o maoismo , as doutrinas racionalistas e atéias que se consideravam melhores que a religião.

A Inquisição foi um procedimento judicial que significou um avanço em face do relacionamento que vigorava na época , quando as pessoas do povo e os nobres , simplesmente trucidavam os hereges ou os suspeitos de heresias.

Houve , sem dúvida , excesso na Inquisição , como há em todos os ramos das atividades humanas ; principalmente quando monarcas usaram a Inquisição para alcançar seus objetivos. Por onze séculos a Igreja não aceitou castigos físicos contra hereges , estes só foram admitidos quando as heresias passaram ser movimentos violentos de contestação da ordem social e religiosa , por essa razão , o Estado e a Igreja exerciam o direito de se defender dessas agressões.

Nos textos de D. Estevão Bettencourt sobre a Inquisição , encontramos uma análise objetiva , isenta e documentada desses fatos.

__________________________

Os Evangelhos são uma fonte inesgotável de ensinamentos ; mas NS Jesus Cristo não ordenou , a princípio , que se escrevesse nada . Ele determinou que os apóstolos pregassem a sua doutrina . Posteriormente , para unificar os ensinamentos , os apóstolos e discípulos , inspirados pelo Espírito Santo , decidiram transpor para o papel o que disse Jesus.Mas quando lemos a Bíblia , ela ensina que devemos respeitar os apóstolos ; e os apóstolos de Cristo , decidiam em nome da Igreja , após a sua ascensão definitiva . Faziam fiéis e ordenavam presbíteros e bispos , por onde passavam , e essa tradição tomou conta do império romano até que o imperador Constantino foi obrigado a admitir o fato evidente de que o povo romano havia se tornado cristão .

Então foi preciso estruturar todas essas igrejas . Por isso foram celebrados os concílios ecumênicos . Somente em 1054 ocorreu a primeira grande divisão da Igreja Católica , entre o Ocidente e o Oriente , mas a Igreja Ortodoxa é , mesmo assim , largamente próxima da Igreja Católica em termos doutrinários.

"A Reforma"

Em 1500 , Lutero e Calvino apresentaram as suas idéias heréticas , negando as verdades tradicionais da Igreja , alegando ter havido um distanciamento do cristianismo primitivo . E procuraram reconstruir esta suposta origem perdida . Mas onde estavam os pais e os avós de Calvino e Lutero ? Na Igreja Católica !

Por que algumas verdades da fé católica são aceitas pelos protestantes e outras não ? Por que aceitar como certo um dogma , e não outro , se ambos vieram dos mesmos concílios da Igreja . Por que os protestantes , só aceitam alguns concílios ecumênicos e não outros ?

Enfim , a tal " reforma" criou uma divisão e uma desordem monstruosa na Igreja de Cristo !!

Entendemos , convictamente , que a Igreja Católica é a Igreja que está em continuidade com a Igreja de Cristo . E depois , vem os cismáticos e os protestantes históricos que preservam os sacramentos e alguns dogmas católicos . Os evangélicos pentecostais nada preservam da doutrina multissecular , que todos os cristãos sempre reverenciaram . Por isso , dizemos que a Igreja Católica foi fundada por Cristo e pelos apóstolos , e não por Lutero , Ellen ou outros fundadores de religião que pululam por aí.

Nas ordens mendicantes da Igreja , encontramos um belo exemplo de proximidade com o cristianismo primitivo . Homens como São Francisco de Assis e São Domingos , por exemplo , e tantos outros santos como São Vicente de Paula , S. Dom Bosco , S. Inácio de Loyola , S. Antônio Maria Zcarias , S. Afonso Maria de Ligório , com toda uma vida dedicada ao próximo . Mas isto não significa que a hierarquia eclesiástica seja algo contrário ao que ensinou Jesus. Todos esses santos foram fiéis a Roma e suas ordens foram aprovadas pelo Santo Padre.

Na própria Bíblia lemos Javé pedindo luxo , pompa e magnificência a Moisés e Salomão para os Seus cultos de adoração . As verdades que a Igreja Católica ensina estão em conformidade com o que está escrito na Bíblia e existem vários artigos no site Doutrina Católca , onde é demonstrado , fartamente , isso.

O Concílio Vaticano II abriu um enorme espaço para o laicato . Concitou os fiéis a pregarem a Palavra de Deus . Movimentos de leigos e religiosos foram criados ; a Igreja foi enriquecida de novos carismas . Mas tudo isso precisa ter uma unidade no Espírito Santo , uma unidade real e não puramente nominal .

Dogmas são verdades que Deus deseja que sejam eternas e que sirvam para unir os fiéis ao papa e ao colégio eiscopal. Jamais elementos propiciadores de divisões .

E o Santo Padre tem feito um enorme esforço para buscar a unidade dos cristãos , dialogando com protestantes e ortodoxos . Mas as pessoas querem experimentar o individualiusmo , a novidade , o diferente e se dirigem a seitas e grupos cismáticos . Lamentavelmente !

Os protestantes não possuem unidade doutrinária , são invertebrados doutrinários . Uma verdadeira geléia , sem nenhum princípio unificador possível . Se querem sair da Igreja saiam , e encontrarão a incerteza , a dúvida , a aprência de solução , a ganância e etc

Só há uma Igreja de Cristo no céu e na Terra ; e a unidade da Igreja é a unidade da mensagem salvífica de Cristo.

_________________________

Ecumenismo

_________________________

NS Jesus Cristo não aceitou todos , em qualquer situação , sem nenhuma restrição ou exigência. Ele inicialmente rejeitou a mulher sirio-fenicia , até que ela mostrou uma fé profunda Nele . Cristo perdoava os pecados e mandava os fiéis não pecarem mais . Entre as práticas pecaminosas está a idolatria , o politeísmo , a feitiçaria e etc.

Os fariseus também foram anatematizados por Jesus

Venham para Cristo , para viver como Ele pregou ; e não para continuar acreditando no que quiserem ! Disse o Senhor : "Quem crer e for batizado será salvo , quem não crer não será !" (Mc. 16:15,16).

A fé católica ensina que há um só Deus , um só Cristo , uma só Igreja , um só batismo ! Não há dois senhores , há um só ; por essa razão disse o Cristo : " Nenhum servo pode servir a dois senhores" (Lucas , 16:13.) .

Tudo que os apóstolos ligarem na Terra , será ligado no céu e tudo que for desligado na Terra , será desligado no céu. S. Paulo condenou a idolatria , os apóstolos condenaram o politeísmo ! Quem é de Cristo não serve a Satanás , simultaneamente !

Dialogar é uma coisa , o diálogo ecumênico é algo saudável , aceitar qualquer doutrina é algo contrário ao Espírito Santo , um pecado mortal , que nos faz perder a vida eterna.

__________________________________

Ler a Bíblia

_____________________

Entre os judeus , as Sagradas Escrituras não eram interpretadas livremente , os " doutores da Lei " tinham a incumbência de interpretar a Palavra de Deus ; por isso foi elaborado o Talmude , que era o comentário dos rabinos sobre o Texto Sagrado.

Em diversas passagens do NT , Cristo ensinou o modo correto de ler a Bíblia aos discípulos e apóstolos , portanto a Igreja precisa de Cristo , precisa da ação do Espírito Santo para entender o sentido da Palavra de Deus nas Sagradas Escrituras.

O carisma da infalibilidade é exclusivo do Romano Pontifice e do Colégio Episcopal em reuniões conciliares por determinação divina . Os protestantes acreditam em infalibilidade pessoal de cada crente ao ler a Bíblia , o que é um absurdo ; só não aceitam a leitura do Papa e da Igreja !

Se vale a leitura de cada fiel , mesmo apresentando "n" divergências ; por que não aceitar a leitura católica também ?

Cristo anatematizou os fariseus e os publicanos , atacou os vendilhões do Templo , foi duro na sua pregação !

Portanto não tem nenhum fundamento afirmar a existência de uma suposta gnose ecumênica na mensagem de Cristo. Há obrigações insuperáveis para se ser verdadeiramente cristão , perseverando sob a graça , até o dia do Juízo. Ecumenismo autêntico é ação de diálogo e de caridade , e não construção de doutrina herética.

___________________________

Orgulho protestante

___________________________

Idolatria não é cultuar a memória dos santos que vivem no céu a glória de poder estar com Deus por toda a eternidade . Idolatria não é louvar quem Deus amou profundamente a ponto de desejar tê-los Consigo por toda a eternidade.

Os protestantes idolatram os seus pastores , o dinheiro , o poder , e cada fiel , individualmente ; pois não é o Espírito Santo o responsável pela inerrância . Cada pastor prega o que quiser , e não se submete a ninguém. As verdades de Deus são negadas ; os dogmas de Deus são negados -- com a terrível heresia protestante . Idolatria é inverter as verdades de Deus , é transformar a verdade em mentira e a mentira em verdade. É tratar como divino o que não é divino. É negar aquilo que o Cristo ensinou.

É não respeitar Pedro e os apóstolos , como Jesus amou e respeitou.

É o orgulho de não se submeter a uma autoridade constituída. É querer ser mais sábio do que milhões de homens que no passado amaram e respeitaram o Papa .

E querer ser mais sábio do que os padres da Igreja que conheceram os apóstolos .

Enfim , é servir ao Adversário de Cristo.

___________________

Erros de Lutero e Calvino

Para Lutero apenas a fé redime o crente , não sendo necessária a realização das boas obras e das obras penitentes em caso de pecado após o batismo. Podemos crescer na graça , mas sem a aquisição de méritos. O Pecado Original não é perdoado , apenas a condeção anexa. O Batismo é apenas um simbolismo, pois o que salva é a fé do homem. Para Calvino, Deus elege quem será salvo e quem não será condenado , nada cabendo ao arbitrio dos homens ; quem é eleito não pode perder a graça

__________________________________

Autoridade para ler a Bíblia

__________________________________

A fé vem ao homem - ou o homem alcança a fé - pelo ato de ouvir a pregação da palavra de Deus. NS Jesus Cristo não mandou seus apóstolos escreverem ou difundirem livros , mandou pregar a Sua Palavra.

O Espírito Santo estava com os apóstolos quando estes pregavam a Palavra de Deus. Lemos na Epístola aos Romanos :"Logo, a Fé é pelo ouvido, e o ouvido pela palavra de Cristo" (Rom. X, 16-17). A Palavra de Deus chega aos homens através do ministro de Cristo na Terra em comunhão com o Espírito Santo.

A doutrina católica ensina que existe uma única tradição que possui uma dimensão oral e outra escrita . É o mesmo depósito da fé que se realiza de duas formas diferentes , eternamente unidas , comungando objetivos e possuindo a mesma origem.

No Sermão da Montanha , NS Jesus Cristo emprega a expressão "Ouvistes o que foi dito aos antigos" (Cfr. Mt V, 21, 27, 33, 38 e 43). Ele não utiliza jamais a expressão lestes o que foi escrito . E assim lemos : "Aquele que tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas" (Apoc. II, 7; II, 11; II, 17; II, 29; III, 6; III, 11; III, 22); "Quem vos ouve, a Mim ouve" (Lc. X, 16).

Esse era , portanto , o respeito que NS Jesus Cristo exigia de quem ouve e de quem prega a Palavra de Deus. Em outras passagens do NT , verificamos , mais uma vez , a preponderância do ouvir em relação ao ler :

"Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça" (Mc. IV, 23)e diz Paulo a Timóteo: "... e fazendo isso, te salvarás a ti mesmo e àqueles que te ouvirem" (I Tim. IV 23).

********

A Leitura da Palavra de Deus era feita em momentos especiais , por pessoas devidamente qualificadas :

"Porque os habitantes de Jerusalém e os seus chefes, não conhecendo esse [Cristo] nem as vozes dos Profetas, que cada sábado lêem, condenando - O, as cumpriram" (At. XIII, 27).

E também :

"Porque Moisés, desde tempos antigos, tem em cada cidade homens que pregam nas sinagogas, onde é lido todos os sábados" (At. XV, 21).

No livro do Deuteronômio, é dito que o rei também tem a obrigação de ler a Palavra de Deus :

"Depois que [o Rei] se tiver sentado no trono de seu reino, escreverá para si num livro o Deuteronômio desta lei, recebendo o exemplar dos sacerdotes, da tribo de Levi. Te-lo-á consigo e o lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o Senhor, seu Deus, e a guardar as suas palavras e cerimônias que estão prescritas na lei" (Deut. XVII, 18-19).

Moisés tinha autoridade específica , vinda de Deus , para ler a Bíblia :

"E tomando o livro da Aliança [Moisés] o leu na presença do povo, o qual disse: ‘Faremos tudo o que o Senhor disse [e não escreveu] e seremos obedientes (Ex. XXIV, 7).

Josué recebeu igual autoridade , sucedendo Moisés

"E primeiramente Josué abençoou o povo de Israel. Depois disso, leu todas as palavras da benção e da maldição e tudo o que estava escrito no livro da lei" (Jos. VIII, 34).

________________________

Afirma o Catecismo do Concílio de Trento na sessão VII , Decreto sobre a Justificação , sobre como o homem recebe a fé :

Cap. 6 – O modo de preparação

798. A preparação para a justificação se efetua do seguinte modo: excitados e favorecidos pela graça divina, recebem a fé pelo ouvido (Rom 10, 17) e erguem-se livremente paras Deus, crendo ser verdadeiro o que foi revelado e prometido por Deus [cân. 12-14] especialmente, que o pecador é justificado por meio da graça de Deus, pela redenção, que está em Jesus Cristo (Rom 3, 24). Quando eles então, reconhecendo-se pecadores, são abalados proveitosamente pelo medo da justiça divina [cân. 8], lembram-se da misericórdia de Deus e firmam-se confiantes na esperança de que Deus lhes há de ser propício por amor de Cristo. Então começam a amá-lo como fonte de toda a justiça e a se insurgir por isso contra os pecados com ódio e detestação [cân. 9], isto é, pela penitência, que se deve fazer antes do Batismo (At 2, 38); finalmente, se propõem a receber o Batismo, a começar uma nova vida e a cumprir os mandamentos de Deus. Sobre esta disposição está escrito: Quem se achega de Deus, deve crer que ele existe e que é remunerador dos que o buscam (Heb 11, 6); e: confia, filho, os teus pecados te são perdoados (Mt 9, 2; Mc 2, 5); e: o temor de Deus expulsa o pecado (Ec 1, 27) e mais: fazei penitência e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para a remissão dos vossos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo (At 2, 38) e ainda: Ide, pois, ensinai a todas as gentes, batizando-as em nome do Padre, e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a observar tudo o que vos tenho mandado (Mt 28, 19) e finalmente: Preparai ao Senhor os vossos corações (1 Rs 7, 3).

_______________________

Doutrina Católica - resumo

_______________________

1- NS Jesus Cristo ensinou - como também fazia Moisés em seu tempo - a maneira correta de ler os Textos Sagrados ; -- e este ensinamento , sendo o Cristo onisciente , era válido também para os evangelhos , que seriam escritos sob a inspiração do Espírito Santo , e , portanto , de NS Jesus Cristo . Ele explicava o sentido das profecias e das leis de Deus , aos discípulos e apóstolos.

2 - O Papa não é necessariamente infalível no execício de seu magistério ordinário ; somente quando faz definições sobre fé e moral , com o auxílio especialíssimo do Espírito Santo , em magistério solene , ou 'ex-cathedra'.

O Papa , nesse momento , une a sua vontade à Vontade de Deus , para cumprir a sua missão definida por Jesus , e recebe a graça de não errar. O Papa não está impedido de errar e de pecar , quando decide sobre questões pastorais. Pedro errou , arrependeu-se , pediu perdão a Deus e a Maria , e foi perdoado . NS Jesus Cristo , após a ressurreição , confirmou três vezes Pedro na fé , profetizando que ele morreria como mártir. Leia o final do Evangelho de São João e verás.

3 - O Papa e os Bispos em magistério solene - nos Concílios Ecumênicos - confirmam as verdades de fé sobre o que é lido na Bíblia , sob a assistência do Espírito Santo ; não é , portanto , a verdade da seita A , B ou C , mas de toda a Igreja ; não é a vontade do pastor A , B ou C , mas de todos os bispos dispersos pelo mundo . E muitas dessas verdades foram aceitas pelos protestantes ; por que não aceitar as outras , então ? A infalibilidade era a mesma !! Qual o critério para aceitar uma verdade e não a outra , passados 1200 , 1300 ou 1400 anos ??? Qual o critério para aceitar um concílio ecumênico da antiguidade e não outro ?

4 - A Igreja Católica transmite sua doutrina a todos os homens conforme mandou Nosso Senhor Jesus Cristo , não significando que a doutrina anterior que estes indivíduos possuiam , fosse correta . Cristo foi aos pecadores para regenerá-los e não para mantê-los no erro !

5 - A fé , certamente , não é forçada , mas quem aceita a mensagem divina , livremente , está obrigado a respeitar as verdades ensinadas por Jesus Cristo ; -- do contrário , comete pecado mortal e perda a graça da justificação .

6 - Quem crer e for batizado será salvo , quem não crer não será -- disse o Mestre Jesus (Marcos 16:15-16). E disse também : quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna (João 6:54).

Portanto , Jesus Cristo deu ordens aos seus seguidores , inequivocamente !

E acusou os fariseus de serem sepulcros caiados , belos por fora e cheios de podridão por dentro !!

Amar a Deus sobre todas as coisas é amar tudo aquilo que NS Jesus Cristo instituiu e ensinou , a saber : o sacramento do batismo , a eucaristia , o primado de Pedro , o Colégio Apostólico (e o Colégio Episcopal) , o sacramento da confissão , os demais sacramentos e etc.

Prof. Everton N. Jobim

_________________________

Referências:

CIC - 1992

CDC - 1983

Hosted by www.Geocities.ws

1