Principal

Doutrina Católica

_____________________________________________________________

O CÉU , OS ANJOS E A GRAÇA DA REDENÇÃO NOS SACRAMENTOS

_____________________________________________________________

1- Pergunta :

Cristo não morreu por toda a criação , porque os anjos , por exemplo , não estavam privados da beatitude celeste . O céu , como notório , não conheceu a corrupção ! Sua morte foi inútil para os anjos ?

________________________________________________________

Resposta :

NS Jesus Cristo não morreu para a salvação dos anjos , porque os anjos não estavam em estado de morte espiritual . Os anjos decaídos foram definitivamente punidos por Deus . Não obstante , é sempre importante lembrar , que Cristo morreu não apenas para vencer a morte , consequência do pecado , mas também para glorificar a Deus , regenerando a realidade criada , através do ciclo da paixão , morte e ressurreição que fez a graça inundar o mundo .

Nem toda a obra da criação ficou corrompida com a " queda original " , mas houve uma separação entre o céu e a Terra . A Terra conheceu a corrupção e o sofrimento . Com o sacrificio da cruz e a vitória sobre a morte , a graça voltou ao mundo e a alma humana foi purificada do pecado original , podendo fazer obras agradáveis a Deus ; crescendo em méritos .

Reunir o céu e a terra era um desígnio intrínseco ao plano divino da redenção ; para tal , a Terra não pode mais possuir a sua forma atual .

No Fim dos Tempos , portanto , Cristo voltará para derrotar definitivamente o mal , promover o Juízo Final e regenerar a Terra para a glorificação eterna de Deus . Enquanto isso cabe aos homens , através da Igreja , aperfeiçoar o mundo , vivendo sob a lei e fazendo as obras de caridade recomendadas pela Igreja .

_______________________

Ações da Graça nos Sacramentos

_______________________

A graça comum partilhada pela Igreja se eleva verdadeiramente com a celebração dos mistérios divinos nos santíssimos sacramentos ; os anjos descem à Terra para louvar o cordeiro imolado de forma incruenta na santa missa. Crescemos na caridade e na justiça , sob a graça ; -- o Espírito Santo infunde a caridade e justiça em nossas almas na ação sacramental . E convida permanentemente para que façamos as boas obras prosseguindo o nosso crescimento espiritual.

As almas no céu efetivamente não pecam mais e não podem perder a graça , mas glorificam a Deus em comunhão com a Igreja peregrina na celebração dos santíssimos sacramentos ; -- quando o Espirito Santo infunde graça e santidade nas almas dos fiéis.

NS Jesus Cristo derrota o mal , o pecado e a morte com o sacrifício do calvário ; - manifesta-se , então , plenamente sobre toda a ordem criada , cujo objetivo final é dar-Lhe glória suprema . Sua obra era absolutamente necessária porque expressão da vontade eterna de Deus ; que , através dela , Se reconciliou , definitivamente , com a humanidade decaída.

_________________________

CRIAÇÃO E REDENÇÃO

_________________________

Deus não necessitava criar para ser glorificado ou aumentar a sua glória , mas desejou ser glorificado de forma diferente e por isso criou o mundo livremente . Criou um mundo perfeito , no qual o homem vivia em paz e santidade . A desordem cósmica - o sofrimento e a morte - foi consequência do ato de infidelidade de Adão em relação a Deus . A redenção do Cristo nos livrou da morte espiritual , foi como uma Segunda Criação , recebemos uma natureza espiritual livre do pecado em nossas almas . No Fim dos Tempos seremos ressuscitados em um corpo glorioso e não mais morreremos . Deus livremente decidiu unir-se aos homens para regenerá-lo através da oblação de Seu Filho . Trata-se da máxima glória prestada a Deus que tornou os sacrifícios anteriores obras inúteis , válidas apenas por conduzir ao Cristo .

Com os sacramentos , estamos unidos a Deus . Cristo continua oferecendo-se eternamente em oblação incruenta e perfeita que aplaca a ira divina e restabelece a paz entre os homens e Deus . Sem os sacramentos não é possível chegar a Deus e alcançar a beatitude celeste . Os anjos e santos cooperam na obra de Deus , são instrumentos da vontade divina e O louvam incessantemente .

Prof. Everton N. Jobim

Links :

O número dos Anjos

Hosted by www.Geocities.ws

1