Doutrina Católica

Doutrina Católica

*** Bispo afirma que é possível relacionar-se com os anjos ***

MADRI, 26 Out. 05 (ACI).- O Bispo de Córdoba, Dom. Juan José Asenjo, lembrou aos paroquianos que os anjos como São Rafael são "espíritos puros, imateriais, imortais, mas com inteligência e vontade", qualidades que permitem que os homens se relacionem com eles. Dom Asenjo indicou que a existência dos anjos é uma verdade de fé que a Bíblia retoma em várias passagens como a Anunciação-Encarnação, a fuga ao Egito, entre outras. "Os anjos não são símbolos, mas sim sua proximidade é uma alegre certeza", precisou durante sua homilia na Missa celebrada pela festa do Padroeiro local, o arcanjo São Rafael.

"Os cristãos professam a fé em um Deus providente e vivo, que nos deu o dom da vida e que não se esqueceu de nós" e que "exerce a tutela por meio das pessoas que nos amam, mas, principalmente, por meio dos anjos", afirmou o Prelado ao explicar o papel destes seres. "Esta festa nos convida a elogiar a Deus, a agradecer porque nos protege sob as asas de São Rafael" desde o século XVI, e explicou que não podemos "passar batido pelos sofrimentos de nossos irmãos", já que "estamos obrigados a ser os samaritanos". Se São Rafael "significa Medicina de Deus, temos que sê-lo com os que estão perto e sofrem tantas feridas físicas ou morais", enfatizou.

A presença do Arcanjo, disse, "lembra-nos o princípio e fundamento de nossa vida, que só Deus é Deus" e recordou Bento XVI quando assinalava que "o mundo atual está cansado de sua própria cultura e pensa que não precisa de Deus".

Alertou da cultura que "renunciou à soberania absoluta de Deus. Isto implica, asseverou, tirar toda a importância do pecado e também da fé na transcendência. "Isto se torna perigoso para o próprio homem". Frente a este relativismo, São Rafael anuncia a mensagem de que "não podemos viver sem Deus, que mostrou seu rosto em Jesus Cristo", enfatizou.

Hosted by www.Geocities.ws

1