Doutrina Católica

DOUTRINA CATÓLICA

________________________________________________

MONOFILETISMO - MONOGENISMO / POLIGENISMO

_________________________________________________

PERGUNTA

__________________

O dogma da transmissão , por herança , do pecado original é compatível com o poligenismo ?

Se aceitarmos que , rigorosamente , toda a humanidade recebeu o estado de pecado por herança , não podemos admitir que outros casais tenham pecado livre e conscientemente junto com Adão ; ou que Adão seja um coletivo de pessoas .

São Paulo disse que por uma pessoa entrou o pecado no mundo ,e por um homem entrou a graça ; como podemos admitir o conceito do Adão coletivo ?

Se toda referência bíblica a Adão é feita tendo em conta uma pessoa , não podemos admitir a idéia de um Adão composto por mais de um casal!!

O Homo sapiens , como ser racional , é , portanto , dotado de uma alma , surgiu na terra muito antes do tempo atribuído ao Adão bíblico ; como podemos conciliar o Adão que está na genealogia de Jesus com o Adão coletivo ?

Lemos na Bíblia :

“Foi a Sabedoria que guardou o primeiro homem, formado por Deus para ser o pai do gênero humano, o único criado.” (Sab 10,1).

“De um só (homem) fez (Deus) todo o gênero humano, para que habite sobre a face da Terra.” (At 17,26).

“Foi por um só homem que o pecado entrou no mundo e pelo pecado a morte, que atingiu todos os homens etc.” (Rom 5,12.17-9).

“Assim como a morte veio por um homem, é também por um homem que veio a ressurreição dos mortos. Pois, como todos morrem em Adão, todos também recuperarão a vida em Cristo.” (1 Cor 15,21s.).

O Concílio de Trento, Sess. 5, can. 1 afirma : “o primeiro homem, Adão, transgrediu o mandamento de Deus”; can. 2: “o pecado de Adão afetou toda a descendência deste, à qual comunica culpa e morte”; e can. 3: “o pecado de Adão é um ato único; transmite-se por geração, não meramente por imitação”.

_________________________________________________________

RESPOSTA

_________________________________________________________

Se as referências bíblicas a Adão , em todas as passagens do Antigo Testamento , remetem , apenas , a um único homem e a um único casal , o Homo Sapiens , em seu conjunto , não pode ser " Adão " ( possuidor de uma alma racional feita "imago dei" )

Contudo se em algum momento o autor sacro quis se referir a mais de um homem , seria possível admitir um grupo de casais , como ' pais da humanidade ' .

E , partir deste coletivo indefinido , toda a humanidade teria herdado o pecado original.

E este ato de transgressão da Lei divina cometido por mais de um casal teria sido mencionado no singular pelo Texto Sacro.

_____________

PERGUNTA

_____________

O Pelagianismo afirma que o pecado de Adão não foi herdado . O pecado original criou a possibilidade de pecar , caso o homem , livremente , imitasse Adão . Será pecador , portanto , se pecar , e vai se purificar , graduamente , se não pecar e não desejar pecar . Esta idéia não é compatível com o poligenismo que fala de casais pecando junto como Adão

_____________

RESPOSTA

_____________

O pelagianismo afirmava a ‘ não herança ‘ para ninguém , da culpa original . O pecado foi propiciado pelo ato de Adão , mas só ocorre , quando as pessoas pecam livremente e nunca por herança , afirmava o heresiarca ! A idéia do 'Adão coletivo' admite a existência de um grupo não definido de casais que pecam livre e conscientemente ; e a partir deles , toda a humanidade herdaria o pecado original , que necessita da graça divina de Cristo , para ser removido . O pelagianismo nega a necessidade da graça e a transmissão do pecado original , em qualquer estágio da história humana.

_____________

PERGUNTA

_____________

Se a espécie Homo sapiens foi o ‘Adão coletivo’ , ele viveu milhões de anos antes do Adão da Bíblia , pessoa individual , que , por sua vez , seria herdeiro de outros ‘adões’ , e não o autor próprio da sua queda.

_____________

RESPOSTA

_____________

É o problema que já mencionei anteriormente .

Se o Adão mencionado na Bíblia , for o mesmo Adão em todas as situações , ele foi um homem , e não há como compatibilizar o ‘Adão coletivo’ com o ‘Adão individual ‘.

Se a Bíblia , não obstante , incorporou gerações e chamou de Adão toda uma geração , é possível admitir o ‘Adão coletivo’ e entender o porquê de a genealogia de Cristo na Bíblia , trazer um Adão que viveu há , aproximadamente , seis mil anos .

O que importa , para todas as hipóteses , é saber que a partir de um homem (de um casal), ou de um número indeterminado de casais , toda a humanidade recebeu o pecado por transmissão , e a alma humana ficou privada da graça e das virtudes sobrenaturais -- só devolvidas aos homens com a graça santificante do batismo .

_____________

PERGUNTA

_____________

ADÃO

____________

Não seria um erro grave , uma injustiça ou uma ambigüidade inaceitável , dizer que Adão -- apesar de ter herdado o pecado original --- foi autor pessoal desta conduta pecaminosa -- admitindo que existiram outras pessoas antes dele classificadas como Adão ; pessoas estas que também herdaram o pecado original e algumas outras pessoas , antes destas , que , efetivamente , praticaram o ato de trangressão da Lei de Deus ?

_________________

RESPOSTA

_________________

Bem , para a sua argumentação fazer algum sentido , devemos entender que você deseja classificar como 'Adão coletivo' toda a espécie 'Homo sapiens' , para , então , compatilizar o fato de o ' Homo sapiens ' pensar , com o fato dele precisar de uma alma racional para tal , e , assim , necessariamente , ter sido o primeiro homem , e não o Adão que aparece na genealogia de Jesus , porque este viveu num período de tempo muito distante dos primeiros Homo sapiens.

Se Adão for toda a humanidade anterior ao Adão individual da genealogia de Jesus , o Adão da genealogia teria herdado e não pessoalmente cometido , o pecado original .

Talvez por se desconhecer seus antepassados , ele seria tratado , na Bíblia , ao mesmo tempo , como pessoa e como um coletivo de pessoas .

Haveria uma ambiguidade bíblica em atribuir a um indivíduo da genealogia de Cristo , uma conduta pecaminosa pessoal , quando esta culpa teria sido , na verdade , herdada ( em termos remotos , procedente de seus antepassados ) .

A questão é que não temos elementos bíblicos para irmos além do que sabemos , presentemente .

Se essas informações bíblicas contrariam observações da história natural da espécie humana , nada podemos fazer , exceto crer que a harmonia entre a história natural do homem e a doutrina revelada realmente existe .

O que é rigorosamente incontroverso é que a partir de um determinado momento , toda a humanidade herdou o estado de pecado , cometido por um casal ou por alguns casais .

Sobre ' quando ' e ' onde ' , nesta terra , tal fato se verficou , não podemos saber ; exceto pelo que informa a doutrina revelada . Se a Bíblia omitiu informações sobre o pecado de outros casais ou se existiu um paraíso nesta terra que se desfez após a queda original , essas informações não estão acessíveis ao nosso entendimento .

Tal como a infusão da alma no corpo tampouco pode ser verificada empiricamente . Cabe registrar que após Caim matar Abel , ele foi residir na terra de Nord onde existiam outras pessoas ; descendentes de quem precisamente , também não sabemos ! Existe a hipótese da aceitação por Deus , num determinado momento da história do homem , do casamento entre irmãos ; autorização necessária para a perpetuação da espécie. Adão e Eva teriam outros filhos , não mencionados na Bíblia , além de Caim , Abel e Seth .

A Igreja ensina o monofiletismo , nos termos do monogenismo , e não mudou seu ensinamento . Portanto , as hipóeses relacionadas ao poligenismo , são meramente especulativas. Não expressam o ensinamento do magistério eclesiástico supremo.

_______________________________________________________________

Diz D. Estêvão Bettencourt no trato da mesma questão :“Uma questão de ordem moral se deriva da posição monogenista. O primeiro casal humano, conforme Gên 5,4, deu à luz numerosos filhos e filhas, embora de três apenas nos tenham sido transmitidos os nomes: Caim , Abel e Sete (cf. 4,1s; 5,3.) Os irmãos e irmãs, filhos de Adão e Eva, se casaram entre si a fim de multiplicar o gênero humano; Deus o permitiu dadas as circunstâncias extraordinárias, únicas, em que se achavam os homens da primeira geração. A permissão, que era necessária e lógica em tal caso, deixaria de o ser logo que houvesse possibilidade de atender à propagação da espécie humana por via mais conforme às leis da natureza. A permissão não se repetiu, pois, nem se repete, após o caso excepcional, irreversível , da primeira geração humana.” (Dom Estêvão Bettencourt , Ciência e Fé na História dos Primórdios, Rio de Janeiro: Agir, 4.ª ed., 1962, p. 126).

________

Dom Estevão aborda , também , a distinção entre o monogenismo e poligenismo monofilético .

"O Monofiletismo se divide em: a) poligenismo: um só berço com muitos casais; (um só tronco) b) monogenismo: um só berço com um casal só

O monofiletismo monogenético (um casal só) é a clássica tese, aparentemente deduzida da Bíblia. Todavia verifica-se, após leitura atenta do texto sagrado, que não é a única hipótese conciliável com a fé. O poligenismo não se opõe a esta. E por quê?

Fica, pois, aberta ao fiel católico a possibilidade de admitir mais de um casal na origem do gênero humano. O que importa, em qualquer hipótese, é afirmar que os primeiros pais (dois ou mais) foram elevados à filiação divina (justiça original) e que, submetidos a uma prova, não se mantiveram no estado de amizade com Deus (cometeram o pecado original)(Revista PR) "

_______________________________________________________________

Esclareciento de D. Estevão sobre a questão do monogenismo

Caro professor Jobim,

pode-se dizer que a Igreja hoje ainda propõe o monogenismo como acontece no CIC , mas parece não se opor ao poligenismo , contanto que se afirme que todos os homens pecaram no início da História e transmitem aos seus descendentes a carência da graça que deveriam ter guardado (pecado original originado). Digo isso porque bons teólogos têm escrito legitimando o poligenismo sem sofrer censura. Na verdade , o que importa não é o número de casais permitidos , mas o pecado de todos no início da História. Aliás ninguém pode defender o poligenismo , visto que a Ciência não garante ter atingido a escala zero da História humana. Quanto à afirmação de São Paulo em Romanos 5,12 e 17, não podemos daí depreender alguma coisa sobre o assunto em pauta , pois São Paulo fala do Adão bíblico e não do Adão como está na história. Pense bem que em Hebreus 7,3 Melquisedec é apresentado sem pai e sem mãe e sem princípio de dias. Ora , aqui há uma referência ao Melquisedec bíblico que não pretende configurar o Melquisedec histórico. O mesmo se daria com Adão. Em Mateus 12,39 e 40 há uma referência a Jonas que esteve três dias e três noites no ventre da baleia; trata-se aí evidentemente do Jonas bíblico e não do Jonas real.

Atenciosamente, Pe.Estevão,OSB

__________________________________________________________

EVOLUCIONISMO E CRIACIONISMO

Evolucionismo

Doutrina Católica, Editoria

Hosted by www.Geocities.ws

1