Doutrina Católica

Doutrina Católica

__________________________________________________

Sobre o filme Stigmata

__________________________________________________

O filme Stigmata é baseado no Evangelho Gnóstico atribuído a Tomé . Trata-se de uma crítica à Igreja Católica pelo fato dela supostamente ter ocultado algumas palavras de Cristo que iriam de encontro à autoridade suprema de seu magistério .

A partir de algumas citações desse Evangelho Apócrifo , como , por exemplo , esta : "O Reino de Deus está no interior de cada um de nós e não no céu " ; o autor pretende transmitir a idéia de que a Igreja de Cristo está em toda parte , e que Jesus pediu a não existência de hierarquias eclesiásticas e de templos , mas uma religião simplificada , sem dogmas , sem os sacramentos , sem o exemplo da santidade .

Trata-se , na verdade , de uma publicidade subliminar de grupos evangélicos que precisamente se caracterizam por esses elementos.

A verdade histórica , para os católicos , é aquela que a tradição apostólica nos fez chegar , ou seja , as verdades contidas nas obras da patrística e nos livros canônicos do Novo Testamento - os quatro evangelhos e o Ato dos Apóstolos .

No Texto Sagrado , podemos ler as verdadeiras palavras de NS Jesus Cristo , que estão em plena conformidade com o ensinamento da Igreja Católica Apostólica Romana.

__________________________________________________________

Principais pontos a serem afirmados em oposição ao que ensina o filme

__________________________________________________

1- Deus criou o mundo e o homem por um gesto de amor. O homem - a cabeça da criação - possui um corpo material e uma alma racional . O objetivo último da criação é glorificar a Deus .

2- O 'homem primevo' pecou , e ficou apartado da paz e da graça divina. Ficou sujeito ao mal e ao sofrimento como consequência da terrível ação de infideldade em relação a Deus. Não foi abandonado em definitivo , recebeu a lei e a promessa da redenção em Cristo .

3-Deus decidiu livremente encarnar e sofrer a paixão redentora , para vencer a morte no lugar do homem e transmitir essa vitória a todos que livremente acolhem a Sua mensagem salvífica . O homem sem a graça não poderia salvar-se.

4- NS Jesus Cristo constituiu uma comunidade sacerdotal hieraquizada. Escolheu doze apóstolos e dentre eles , elegeu um para exercer um primado eterno , transmissível a seus sucessores .

5- O sacrificio e o sacerdócio de NS Jesus Cristo foram visíveis e assim também persistem no âmbito da Igreja , porque esta é a sua vontade.

6- A ministração e o recebimento dos sacramentos foram ordenados por Cristo até a consumação dos tempos . Os sacramentos são necessários para a justificação e a santificação crescentes do homem .

7- O culto público a Deus é obrigatório.

8- Deus se relaciona com toda a realidade criada , e convida todos os homens a integrarem a Sua Igreja. Ele está presente na alma de um batizado , pela graça santificante . Deus , contudo , não está substancialmente presente na realidade criada. Ele está presente em toda a parte , porque é um ser onipotente e onipresente ; toda a realidade está presente para Deus . E , com Seu Poder , Ele sustenta todos os entes -- pela ordem que determinou para eles e também pelas leis naturais.

Deus não tem dimensões espaço-temporais para estar presente como um ente criado , como , por exemplo , o oxigênio ou o nitrogênio . Ele é diferente da realidade criada , e a transcende de modo aboluto ; sendo rigorosamente independente de toda a obra da criação.

Deus só está presente em substância , na Pessoa de Cristo e no sacramento da eucaristia. Qualquer outra proposição teológica contrária , é panteísta ou gnóstica.

As Três Pessoas da Santíssima Trindade não são três deuses , ou mutações na divindade , mas sim , relações internas a Deus . O Deus Filho é a ação de conhecimento de Deus e o Espírito Santo é a ação do querer divino . Não são três substâncias diferentes , mas uma mesma substância em três pessoas ; e três pessoas em uma mesma substância . O Deus Filho , a Segunda Pessoa da Trindade , encarnou-se , unindo-se à natureza humana , para resgatar o homem do pecado , através do sacrifício vicário .Em Cristo existem duas naturezas , duas vontades e duas inteligências .

Nenhuma dessas afirmações estão em conformidade com os ensinamentos gnósticos sobre NS Jesus Cristo e sobre a sua missão na Terra. Deus se relaciona com toda a realidade criada , e convida todos os homens a integrarem a Igreja. Deus está presente na alma de um batizado , pela graça santificante .

Ele , contudo , não está substancialmente presente na realidade criada. Ele está presente em toda a parte , porque é um ser onipotente e onipresente , toda a realidade está presente para Deus , e , com Seu Poder , Ele sustenta todos os entes -- pela ordem que determinou para eles e pelas leis naturais.

9- A graça só está no mundo em comunidades apartadas da Igreja porque a Igreja Católica está no mundo.

10- Fora dela , não exsite outra Igreja , apenas elementos de santificação e de verdade , que dependem inteiramente da graça original depositada por Cristo na sua Igreja ; - Igreja com a qual encontra-se unido até a consumação dos tempos .

11-A Igreja Católica está em continuidade espiritual e histórica com a Igreja de Cristo e dos apóstolos.

12- Nenhum católico pode romper com a Igreja para aderir a seitas e grupos cismáticos.

13- Somente quem já nasceu nessas comunidades , pode encontrar a salvação pela graça e pela misericordia infinita de Deus . Eles não podem ser inculpados na forma de um segundo pecado original .

Se nasceram em contextos nos quais a mensagem divina não chegou perfeitamente , não têm culpa a priori pelo fato de acolherem a mensagem evangélica de forma imperfeita .

O Espírito Santo os convida permanentemente a realizarem as boas obras , aproximando-se , progressivamente , da Igreja Catolica.

14- Deus está em nós e nós estamos em Deus , e por essa razão , estamos unidos em comunhão com as almas santas e obedientes as leis de Deus e da Igreja , que é conduzida pelo Espírito Santo. Esta sociedade que é a Igreja tem autoridade para definir a canonicidade dos Textos Sagrados.

_____________________________________________________________

Pelo ano de 320 depois de Cristo , já se tinha conhecimento deste evangelho apócrifo . E este texto sempre foi classificado como não-canônico . O Evangelho de São Tomé foi atacado pelos Padres da Igreja como Santo Irineu e Hipólito de Roma como herético , eivado de erros. Em 1945 , 1600 anos depois , na região de Nag Hammad , no Egito , foram encontrados cinqüenta pergaminhos escritos em copta , língua falada pelos egípcios nos tempos do cristianismo nascente.

Prof Everton N Jobim

Hosted by www.Geocities.ws

1