Principal
Doutrina Católica
______________________________________________________________

"Todos são chamados a serem santos "- Ef 1,4-6.12.14

______________________________

A Igreja vive do Cristo Eucarístico , Dele se alimenta e por Ele é iluminada. A Eucaristia é um misterio de fé e um mistério de luz. (Lc. 24,31). Na noite em que foi entregue (1 Cor.11, 23), Cristo instituiu o sacrifício eucarístico de seu corpo e de seu sangue . Somos convidados pelo Espírito Santo a contemplar o rosto de Cristo com Maria .

_______________________________________________________________

Pergunta :

_______________________________________________________________

1-) Existe uma espiritualidade natural que convida todos os homens a Deus ? Se existe , qual a necessidade da Revelação , da Graça divina e da pregação ? De onde vem a fé ? Existe um convite inconsciente ?

_______________________________________________________________

Reposta :

Toda espiritualidade deve se fazer consciente , porque a fé é um ato consciente e livre , de adesão à mensagem sobrenatural revelada . Ela é adquirida pelo ato de ouvir a Palavra . A " religião imanente " afirma , muito ao contrário , que é dispensável a pregação e que a Igreja não tem esse direito.

O homem pode , sim , conhecer a natureza de Deus pela razão natural a partir da realidade criada . Trata-se de dogma do Concílio Vaticano I. Mas a fé na mensagem revelada é necessária para a justificação. Sem a fé e sem a graça não é possível a justificação.

Deus em Sua infinita misericórdia , deu a Lei e a promessa de Cristo , como redentor da humanidade. Através da Lei , temos a consciência dos efeitos do mal . Vivendo sob a lei , escapamos do inferno , escapamos da pena eterna , mas dependemos da graça de Cristo ; sem ela , a justificação não é possível .

Quem não conheceu o Cristo e sua mensagem , poderá encontrar a salvação se for honrado , vivendo eticamente , sob a lei moral natural , desejando amar e conhecer a Deus , praticando a caridade. Sem o recebimento da doutrina revelada , contudo , o homem vive em situação extremamente precária e corre o risco frequente , de pecar gravemente e perder a salvação .

Osjudeus que viveram antes da vinda de Cristo , para alcançarem a salvação , necessitavam obedecer às leis de Deus , fazer a contrição de suas culpas , e crer no Messias . Morrendo ainda sem a graça justificadora , mas sem pecados mortais , os homens justos do Antigo Testamento aguardavam no Sheol , o momento de serem acolhidos na glória celeste com a vitória de Cristo sobre a morte .

Existe , efetivamente , a fé e a razão na alma daqueles que não receberam a graça da justificação ; essas faculdades não se perderam com a queda original . Com elas podemos escolher o bem , rejeitar o mal e encontrar a salvação. O homem pode escolher livremente o caminho do bem , e acolher ou não , a graça justificadora .

O chamado 'batismo de desejo' só é possível porque a graça entrou no mundo e subsiste na Igreja católica , fonte de todas as graças e santidade.

A Igreja tem o direito e o dever perpétuo de pregar a sã doutrina a todos os homens , e os homens têm o direito de recebê-la ; e , ao acolhê-la , devem obedecer os seus preceitos.

Quem , por outro lado , conhece a doutrina da Igreja e pode receber o batismo sacramental , não será justificado pelo "batismo de desejo". E quem recebeu o batismo na Igreja Católica , não pode dela sair para tentar encontrar formas mais perfeitas de salvação em seitas ou grupos cismáticos ; quem assim procede comete pecado mortal de cisma e heresia , e merece a excomunhão automática .

_______________________________________________________________

Pergunta :

2-) O celibato é contrário às leis naturais . É contrário , portanto , às leis impostas por Deus na natureza , é contrário à lei divina do crescei e multiplicai-vos !(cf. Gn 1,22-28).

___________________________________________________________

Reposta :

A graça pedida pela Igreja para a vida celibatária é sempre concedida , trata-se de dogma de fé da Igreja Católica . O Cristo jamais pediria algo que fosse impossível de ser cumprido .

É igualmente dogma de fé que o padre não vive melhor casado .

A escolha pela vida sacerdotal é livre . Portanto , o celibato não é obrigatório para todos os fiéis . O Código de Direito Canônico afirma no Cân. 219: "Todos os fiéis têm o direito de ser imunes de qualquer coação na escolha do estado de vida". Nenhuma autoridade pode obrigar alguém a casar ou ser celibatário . Os fiéis casados podem exercer diversas funções na Igreja , mas o grau de presbítero e de bispo na Igreja Latina exige o celibato e a vida casta . O celibato não é um dogma de fé , é uma lei da Igreja que vigora para todos os presbíteros da Igreja Latina desde o II Concílio de Latrão.

O princípio do 'crescei e multiplicai-vos' não é negado . A humanidade já cresceu e já se multiplicou , desde o tempo do Livro do Gênesis .

A união do homem e da mulher é desejada por Deus e oferecida a Ele , no sacramento do matrimônio pelo sacerdote. O sacerdote está casado com a Igreja de Cristo , e é o pai espiritual , o mestre de seu rebanho . Ele educa seus filhos espirituais , conduzindo-os à vida eterna em Deus .

É dogma da Igreja que o celibato não é uma condenação do matrimônio .

_______________________________________________________________

Pergunta :

3-) Qual a Relação entre os sacramentos , e destes para com o sacrificio de Cristo . Qual a relação entre a vida de Cristo e a vida humana ?

_______________________________________________________________

Resposta :

Todos os sacramentos foram instituídos pelo Cristo , que neles atua . São ações sobrenaturais de Deus , acessíveis aos nossos sentido. Jesus transmitiu seus mistérios aos sacramentos , Ele é o ministro invisível em todos os sacramentos na Pessoa do Espírito Santo . Atuando para santificar os homens - perdoando , curando , confirmando , ordenando , unindo , e oferecendo a vida eterna .

Todos os sacramentos dependem do sacrificio eterno , através do qual , a graça da justificação pôde ser transmitida a todos os homens - perdoando os nossos pecados , tornando a alma humana agradável e agradecida a Deus , apta a realizar as obras de valor sobrenatural .

Os sacramentos comunicam eternamente a Deus , a vitória do Cristo sobre o pecado e a morte , comunicam eternamente a justiça , a misericórdia e a glória divina.

A libertação propiciada pelo sacrificio do Cristo é eminetemente espiritual com necessárias repercussões no plano físico . Jesus não morreu para salvar um povo , uma nação , um grupo religioso ou político específico . Jesus morreu inocente , para justificar os homens - todos os homens - e glorificar a Deus , reconciliando o homem com a sua origem. Morreu por nossos pecados ; porque Deus desejou , livremente , operar o nosso resgate dessa forma.

Os autores do Julgamento de Jesus - suprema ignomínia - são culpados por sua morte ; não fizeram uma boa obra com a condenação de Cristo , não foram ministros de Deus . Malgrado a morte de Jesus ter sido necessária para a redenção da humanidade .

No batismo , morremos com o Cristo , morre o pecado em nossas almas e recebemos uma nova alma , viva para Deus. Crescemos na graça , na justiça e na caridade , através do recebimento de mais graças pela via sacramental e extra-sacramental.

A santidade é o estado permanente daquelas almas que desejam viver com Deus . Assim como a vida de Cristo , toda ela , é um mistério , toda ela é santa e oblação a Deus ; da mesma forma , deve ser a nossa vida com Cristo , até o dia do Juízo. Ou seja , exemplo de consagração e santidade . Todos os homens são convidados à santidade !

Prof Everton Jobim

Hosted by www.Geocities.ws

1