O Código de Direito Canônico
A Patrística
Teologia Moral
Os Santíssimos Sacramentos
Estudos bíblicos

DOUTRINA CATÓLICA

____________________________________________________

INFERNO E SATAN�S

____________________________

O Inferno

____________________________

A exist�ncia do inferno � um dogma da Igreja Cat�lica ; trata-se de uma realidade criada por Deus para os anjos ap�statas e para os pecadores r�probos , aqueles que morrem apartados da gra�a divina .

O inferno � um lugar de padecimento eterno , de onde n�o se pode sair. As almas que padecem no inferno decidiram conscientemente seguir este caminho . N�o foram predestinadas � pena eterna . Para quem n�o conheceu a mensagem evang�lica , a forma de evitar a condena��o eterna � a obedi�ncia � lei moral .

_______________________________________________________________

N�o h� luz no inferno , a �nica luz presente serve para ver melhor os gritos dos condenados. Cada org�o que ofendeu a Deus � punido em conformidade com o grau da ofensa ; vis�o , intelig�ncia , audi��o e assim sucessivamente .

A cren�a no Inferno � verificada em diversas passagens da B�blia: Mois�s (Deut. 32, 22), J� ( 10), Judite (16. 21), Isa�as (33, 14 e 34, 24), Jeremias (23, 40), Daniel (12, 2) e S�o Jo�o Batista (Mat. 3, 12). Cristo assinalou quinze vezes, de modo mais expl�cito , como em Marcos (9, 42), Lucas (16, 19), e Mateus (25, 41).

Tamb�m os Ap�stolos se referiram repetidas vezes ao castigo do fogo eterno , como S�o Judas (c. 7), S�o Paulo (II Tess. 1, 9) e S�o Jo�o (Apoc. 14, 11; 20, 10).

Na B�blia fala-se em Hades e Geena . A Geena era um lugar a o sul de Jerusal�m onde alguns judeus id�latras entregavam seus filhos a um deus pag�o para que fossem sacrificados. E l� , tamb�m , havia uma lixeira p�blica onde se queimavam carca�as de animais e corpos de condenados.

O Hades � um conceito pag�o que significa o lugar para onde iam os mortos em geral , bons e maus. O Hades pag�o era dividido em El�seo e o T�rtaro ; o primeiro compartimento era reservado para os homens bons e justos , e o t�rtaro para os maus . Ao morrer , Cristo n�o desceu ao inferno para libertar os pecadores r�probos e destruir o inferno ; quem morreu em pecado mortal encontrou a condena��o eterna ; jamais , portanto , do inferno sair� . Contudo , quem foi justo , morrendo sem pecados pessoais , antes da vinda de Cristo , encontrava-se no Limbo dos Patriarcas , o Seio de Abr�ao , aguardando o momento da reden��o definitiva de Cristo ser comunicada , para , assim , ingressarem , em definitivo , na beatitude celeste , limpos do pecado original .

Mesmo quem viveu antes de Cristo , teve a oportunidade de encontrar a salva��o ; este � o caso dos homens justos do Antigo Testamento que morreram sem a gra�a santificante , aguardando no limbo , a comunica��o da vit�ria de Cristo sobre a morte para ingressarem na beatitude celeste . Eles n�o tinham pecados pessoais de car�ter mortal , apenas n�o haviam recebido ainda a gra�a santificante , porque a miss�o de Cristo n�o havia se realizado durante seu per�odo de vida . Com a ressurei��o do Salvador -- foram admitidos na gl�ria eterna.

___________________________________________________

O Mal no mundo

________________________

O mal entrou no mundo porque Ad�o e Eva livremente cederam a Satan�s e quiseram igualar-se a Deus , conhecendo a ci�ncia do bem e do mal , e por isso foram condenados a viver fora do para�so e da uni�o com Deus .

Deus na Sua infinita miseric�rdia ofereceu sua lei , Sua mensagem e a promessa do envio de Seu Filho , para a reden��o dos homens justos e de boa vontade.

O poder do perd�o foi confiado por Cristo aos seus ap�stolos . Sem o perd�o divino , atrav�s de Cristo , n�o se pode entrar no para�so.

S� entra no c�u , quem � limpo do pecado original ; voltando � paz e a amizade com Deus pela gra�a justificadora do batismo.O pecado original nos privou da vis�o beat�fica de Deus e daquelas virtudes sobrenaturais desfrutadas pela alma humana no �den. O pecado mortal , por sua vez , � um pecado pessoal , ele exclui a gra�a em nossas almas e nos conduz ao inferno.

_____________________________________________________

SATAN�S

________________________

Satan�s � o Advers�rio de Cristo

________________________

Os Anjos foram criados por Deus , para glorific�-lo ; alguns , n�o obstante , voltaram-se contra Deus e foram condenados ao padecimento eterno. A queda dos anjos ap�statas deve ter ocorrido ap�s a cria��o do c�u .

Por essa raz�o , por serem criaturas espirituais , os anjos deca�dos apresentam algum poder extraordin�rio sobre a obra da cria��o , ap�s a Queda de Ad�o . Os anjos apesar de serem criaturas n�o s�o ligados em sua exist�ncia �s limita��es de tempo . A B�blia em nenhum lugar identifica Satan�s como um ser humano.

Satan�s � um ser espiritual e a B�blia o descreve como " o pr�ncipe da potestade do ar " (Ef�sios 2:2). Aparece , pela primeira vez, no Jardim do �den (G�nesis 3) , ele se op�e a Deus , porque decidiu faz�-lo , livremente . Deus certamente n�o o criou para o mal , pois a B�blia nos diz claramente que n�o h� mal associado a Deus (Tiago 1:13; 1 Jo�o 1:5). Os anjos que se recusaram a servir a Deus foram expulsos do c�u. Judas descreve o castigo dos anjos rebeldes no vers�culo 6 de sua ep�stola , e Pedro fala de anjos pecando , em 2 Pedro 2:4. Satan�s n�o faz a obra de Deus . Ele luta contra ela , tentando impedir a sua plena consecu��o . Satan�s � o autor da morte , da mis�ria e do sofrimento. Ele sofre e faz sofrer.

V�rios ministros de Satan�s atuaram contra Jesus , como Judas , o Sin�drio e o poder romano. Enfrentamento que � a express�o antecipada do confronto que haver� no fim dos tempos . Coma vit�ria de Cristo sobre a morte , o poder de Satan�s foi esmagado e a gra�a retonou ao mundo.

_________________________________

Nas Sagradas Escrituras

_________________________________

Satan�s e o inferno s�o citados frequentemente no Antigo e no Novo Testamento .

O Velho Testamento indica que Satan�s foi criado por Deus como um anjo governante , chamado L�cifer , com grandes poderes. Mas o orgulho levou L�cifer a se rebelar contra Deus (Isa�as 14:12-14; Ezequiel 28:12-15)

L�cifer � transformado em Satan�s , que significa `advers�rio� . Satan�s � um poderoso anjo deca�do , hostil a Deus e a Seu povo . O Profeta Isa�as (14:12-14) faz uma descri��o figurativa da queda do rei da Babil�nia , para alguns , uma analogia com a queda de L�cifer.

Em Isa�as 14:12-14, temos a passagem : "Como ca�ste do c�u, � estrela da manh�, filho da alva! Como foste lan�ado por terra, tu que debilitavas as na��es! Tu dizias no teu cora��o: Eu subirei ao c�u; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congrega��o me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Alt�ssimo."

Outra poss�vel passagem sobre a origem de Satan�s � Ezequiel 28:12-16, : "... Assim diz o Senhor Deus: Tu �s o sinete da perfei��o, cheio de sabedoria e formosura. Estavas no �den, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o s�rdio, o top�zio, o diamante, o berilo, o �nix, o jaspe, a safira, o carb�nculo e a esmeralda; de ouro se fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado at� que se achou iniq�idade em ti. Na multiplica��o do teu com�rcio, se encheu o teu interior de viol�ncia, e pecaste; pelo que te lan�arei profanado fora do monte de Deus, e te farei perecer, � querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras."

Zacarias (3:1) diz : "Deus me mostrou o sumo sacerdote Josu�, o qual estava diante do Anjo do Senhor, e Satan�s estava � m�o direita dele, para se lhe opor."

O nome Satan�s � uma adapta��o do hebraico 'satan' ; indicando um acusador , um queixoso que apresenta uma acusa��o - um advers�rio de Deus . No Novo Testamento , Satan�s � apresentado de modos diferentes como 'diabolos', ou �acusador� (acusador do povo de Deus); Ap 12.9-12); Apoliom , �destruidor� (Ap 9.11); �tentador� (Mt 4:3; 1Ts 3.5); �maligno� (1Jo 5:18-19) e �Pr�ncipe deste mundo� (Jo 12:31) .

Satan�s se op�e a n�s , nos persegue , na tentativa de nos derrotar espiritual e moralmente. Jesus chamou-o de homicida e mentiroso ( Jo�o 8:44 ) . Em Apocalipse 12:9, S�o Jo�o retrata Satan�s como um drag�o, enfatizando a sua natureza terr�vel . Esse mesmo vers�culo identifica-o como a serpente ( G�nesis 3 ) Em Lucas 10:18, Jesus diz: "Eu via Satan�s caindo do c�u como um rel�mpago." Trata-se de uma anjo decaido , um ser espiritual que usa a natureza para destruir , causar sofrimento , difundir o erro e levar as almas � perdi��o.

Seus poderes sobre a realidade criada s�o circunscritos. Os homens s� s�o possuidos , se assim desejarem livre e conscientemente. A raz�o pela qual Deus permite que satan�s tente os homens no mundo , � um mist�rio , mas Ele prometeu excluir definitivamente o mal da face da terra , no fim dos tempos.

Cristo , com sua morte e ressurrei��o , derrotou completamente o mal espiritual -- a priva��o da vida divina . No fim dos tempos , o mal f�sico ser� definitivamente derrotado ; os homens , ent�o , n�o mais sofrer�o e nem morrer�o. No Fim dos Tempos , Deus ir� julgar Satan�s e seus seguidores ; e eles ser�o expulsos definitivamente da terra pela a��o do Cristo e de seus santos , que atuar�o como instrumentos da vontade de Deus.

__________________________________________

PASSAGENS B�BLICAS SOBRE SATAN�S

_____________________________________________

O diabo � como um advogado de acusa��o - Apocalipse , 12:10 :" O acusador dos nossos irm�os. O qual diante do nosso Deus os acusa ..."

_____________________________________________

" Deve vir a apostasia e manifestar-se o Homem da Iniq�idade (Anticristo), o Filho da Perdi��o, o Advers�rio, aquele que se levanta contra tudo que � divino e sagrado, chegando at� mesmo a sentar - se no Templo de Deus e a proclamar-se Deus...o Senhor Jesus o destruir� com o sopro de sua boca e o aniquilar� com o esplendor da sua vinda. A vinda do �mpio ser� acompanhada do poder de Satan�s, de toda esp�cie de milagres, sinais e prod�gios..." (II Tessalonissenses 2, 3-9)

_____________________________________________

"A serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. Ela disse � mulher: "� verdade que Deus vos disse �n�o comais de nenhuma das �rvores do jardim?�" E a mulher respondeu � serpente: "Do fruto das �rvores do jardim, podemos comer. Mas do fruto da �rvore que est� no meio do jardim, Deus nos disse �n�o comais dele nem sequer o toqueis, do contr�rio morrereis�". A serpente replicou � mulher: "De modo algum morrereis. � que Deus sabe: no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrir�o e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal (G�nese 3, 1-5)

_________________________________

Satan�s nas tenta��es de Jesus

_________________________________

"Em seguida, Jesus foi levado pelo Esp�rito ao deserto para ser tentado pelo diabo. Jejuou quarenta dias e quarenta noites, e depois teve fome. Aproximou-se, ent�o, o tentador e lhe disse: "Se �s filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em p�o". Mas Jesus respondeu: "Est� escrito: N�o � s� de p�o que vive o ser humano, mas de toda palavra que sai da boca de Deus ". O diabo o levou, ent�o, para a Cidade Santa, colocou-o no ponto mais alto do Templo e lhe falou: "Se �s filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Porque est� escrito: A teu respeito ordenou a seus anjos e eles te carregar�o nas m�os, para n�o trope�ares em alguma pedra ". Jesus lhe disse: "Tamb�m est� escrito: N�o tentar�s o Senhor teu Deus ". O diabo o levou ainda a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo com sua gl�ria e lhe disse: "Tudo isso te darei se, caindo por terra, me adorares". Jesus, ent�o, lhe falou: "Afasta-te, Satan�s, pois est� escrito: Adorar�s o Senhor teu Deus e s� a ele servir�s". Ent�o o diabo o deixou e anjos se aproximaram para servi-lo."

(Mt 4, 1-11)

___________________________________________

"Havia na sinagoga um homem com um esp�rito impuro, que gritou: "O que queres de n�s, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Sei quem tu �s: o Santo de Deus!" Mas Jesus o intimou, dizendo: "Cala-te e sai deste homem". Agitando-o violentamente, o esp�rito impuro deu um grande grito e saiu. " (Mc 1, 23-26)

_____________________________________________

No Apocalipse (12:7-9)� dito que: "Houve peleja no c�u. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o drag�o. Tamb�m pelejaram o drag�o e os seus anjos; todavia, n�o prevaleceram; nem mais se achou no c�u o lugar deles. E foi expulso o grande drag�o, a antiga serpente, que se chama diabo e Satan�s, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos".

_____________________________________________

A vit�ria de Cristo sobre a morte foi a derrota de Satan�s ; - ele n�o poderia comemorar a morte de Jesus como uma vit�ria , porque Cristo libertou as almas da morte espiritual � qual estavam submetidas (Jo�o 19.30 ; Hebreus 2.14 e Colossenses 2.14-15 , 1 Cor�ntios 15.3 e Apocalipse 13.8). Jesus sempre teve o poder sobre a vida e a morte e n�o Satan�s . A �chave do reino dos c�us� foi entregue por Jesus aos ap�stolos (Mt 16.19). As chaves da �morte e do inferno� pertencem ao Cristo (Ap 1.18). O desejo do diabo foi impedir , desde o come�o , a miss�o de Cristo (Mateus 2.16; Lucas 4.29-30; Jo�o 8.59 e Mateus 16.21-23) ; no Ju�zo Final o c�u e a terra ser�o unidos , e o mal definitivamente eliminado da terra (Apocalipse 20.10). Os mortos ser�o ressuscitados em corpos gloriosos para a felicidade eterna junto a Deus.

Autoria : Doutrina Cat�lica, reda��o

Hosted by www.Geocities.ws

1