DOUTRINA CATÓLICA

DOUTRINA CATÓLICA

Maria Imaculada Conceição

Através deste título litúrgico, celebrado no dia 8 de dezembro, os católicos professam a prerrogativa concedida unicamente a Nossa Senhora: Maria foi concebida sem a mancha do pecado original, e nasceu, portanto, sem o pecado original. Vale dizer: ela é toda santa, a cheia de graça, desde o momento de sua concepção. Como filha de Adão e Eva, Nossa Senhora também deveria estar sujeita ao pecado original, mas dele foi preservada, em previsão dos méritos de Cristo. Era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois era Maria destinada a ser mãe do seu filho. Isso era possível para a onipotência de Deus; portanto Deus, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo. Em 1830 Nossa Senhora apareceu a santa Catarina Labouré mandando cunhar uma medalha com a efígie da Imaculada e as palavras: "Maria concebida sem pecado, rogai por nós". Esta medalha, difundida aos milhões em todo o mundo, suscitou grande devoção a Maria Imaculada, induzindo muitos bispos a solicitar ao papa a definição do dogma, que na verdade já estava sendo vivido nos corações dos fiéis desde muitos séculos atrás. Assim, no dia 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX proclamou Maria isenta do pecado original, desde o primeiro instante de sua existência no seio de sua mãe. Quatro anos mais tarde, as aparições de Lourdes foram prodigiosa confirmação do dogma. De fato, Maria proclamou-se explicitamente com a prova de incontáveis milagres: "Eu sou a Imaculada Conceição". A primeira imagem de Nossa Senhora da Conceição chegou ao Brasil em uma das naus de Pedro Álvares Cabral. José de Anchieta foi o apóstolo da doutrina da Imaculada Conceição no Brasil, que desde o início de sua colonização dedicou a este mistério inúmeras igrejas, inclusive 35 catedrais. Ela foi a protetora de nosso país no período colonial e foi proclamada Padroeira do Império Brasileiro por Dom Pedro I. Já no despontar do século XX, com o advento da República, o título cedeu lugar a Nossa Senhora Aparecida, que é uma antiga imagem da Imaculada Conceição encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul. Para finalizar, eis o dogma da Imaculada Conceição explicado em palavras singelas e claras: da palavra "concebida" formou-se o derivado "conceição"; sua conceição foi, pois, imaculada, como já dissemos; daí veio a expressão - Imaculada Conceição - que, com o tempo, começou a ser ligada ao vocativo "Nossa Senhora", pois o povo, naquela linguagem franca que tão bem traduz seus sentimentos, começou a dizer: Nossa Senhora da Conceição. Quando dizemos, portanto, Nossa Senhora da Conceição, queremos dizer que Maria é imaculada desde sua concepção, e que o inimigo infernal jamais teve poder sobre ela. :: Oração à Nossa Senhora da Conceição

Ó incomparável Virgem da Conceição, Mãe de Deus, Rainha dos Céus, Maria, volvei para mim, imploro-vos, o olhar benigno de vossa misericórdia.

Livrai-me de minhas gravíssimas culpas; e com o favor de vossa poderosíssima intercessão, fazei que eu consiga da Divina Majestade a salvação de minha alma, a perfeita saúde do corpo e aquela graça da qual tanto necessito e que vos recomendo a fim de que, servindo e louvando-vos nesta vida, venha depois, um dia, a amar-vos e agradecer-vos para toda a eternidade.

Assim seja.

_____________________________________________________________

Há textos no Antigo Testamento que são atribuidos a Maria. São textos utilizados especialmente nas festas liturgicas de Maria e que, até hoje são objeto de estudos .

Quando se lêem ou se ouvem estes textos, o importante é não perder de vista a nossa experiência de fé e a presença de Maria em todo o mistério da Redenção da humanidade.

Há dois textos do Antigo Testamento aos quais se atribui especial conteúdo mariano:"Porei inimizade entre ti e a mulher, entre tua descendência e a decendência dela.

Ela te esmagará a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gn 3,15). Este trecho faz parte do discurso de Deus, após o relato do pecado de Adão e EVa. O Senhor dirige palavras à serpente, símbolo do mal, à mulher e ao homem (3,17). O texto anuncia uma hostilidade entre a raça da serpente e a da mulher e deixa entrever a vitória do homem. Portanto, a frase contém uma promessa de esperança de que o mal será vencido, mesmo que tenha força para ferir e destruir. O bem será vitorioso.

A tradução grega atribui esta vitória não à linhagem da mulher, mas a um dos filhos da mulher.

Muito tempo depois, os cristãos viram neste texto uma antecipação profética do Messias, Jesus Cristo, Filho de Maria. A tradução latina diz que a mulher esmagará a cabeça da serpente. Já no tempo dos Santos Padres (Patrística), a partir de santo Irineu, fazia-se a comparação entre a obdiência de Maria e a desobediência de Eva. De fato, pela desobediência de Eva, o pecado entrou no mundo. Pelo SIM (obediência) de Maria, o mundo foi salvo por Jesus Cristo.

Portanto, a Igreja aceita esta bela interpretação que considera Maria como a mulher que esmagou a cabeça da serpente. Na anunciação, o anjo exclama:"Cheia de graça". Trata-se de um termo raro na Bíblia. Maria é a personificação da graça. Significa que o favor de Deus, sem deixar de ser um dom, pertence a Maria.

Ela está envolvida, enriquecida em gratuidade. Este versículo fundamenta o Dogma da Imaculada Conceição, isto é, Maria não conheceu o pecado original. Ela é Templo de Deus.

Maria é a agraciada: Deus fez morada em Maria através da encarnação do Verbo, sua Palavra Divina. Por ser agraciada, se torna a Mãe do Filho de Deus, do Verbo eterno.

"O Senhor está contigo"! No antigo Testamento, está frase é reservada somente àquelas pessoas para as quais Deus tem um plano especial.

Esta expressão quer dizer que Deus realizará tudo na pessoa escolhida.

Portanto, Maria está ao lado das grandes figuras do Antigo Testamento e teve seu papel insubistutível na histtória da salvação. Em sua resposta ao anjo, Maria se autodefine como "a serva do Senhor". Faça-se em mim segundo a tua palavra" não expressa passividade, diante de algo já determinado.

Em outras palavras Maria diz: "Quero que aconteça comigo como a tua palavra deseja".

Portanto, as palavras de Maria não testemunham passiva submissão. constituem uma oração, expressão de alegria e generosidade, desejo ativo de comprometer-se radicalmente com o projeto de Deus.

Lucas mostra Maria como a primeira discípula cristã. Através do seu gesto de aceitação obediente, inicia-se longo trajeto de peregrinação na fé.

Na anunciação, percebemos a participação ímpar de Maria, a agraciada por Deus em vista de importante missão. Ao contrário de Eva, ela é a mulher de fé e perfeitra discípula.,br. Em Isaías, capitulo 7,14-16, encontramos a seguinte narração:"Pois sabei que o Senhor mesmo vos dará um sinal: Eis que uma virgem concebeu e dará à luz um filho, e pôr-lhe-á o nome de Emanuel.

Ele se alimentará de manteiga e mel, até que saiba rejeitar o mal e escolher o bem. E antes que isso aconteça , a terra , por cujos dois reis tu temes, será devastada." Este texto deve ser bem situado no seu contexto histórico. No tempo de Isaías, os reis do norte pretendiam atacar Jerusalém. O profeta vai ao encontro do rei Acaz para dizer-lhe que tenha calma e confie em Deus, porque a cidade não cairá nas mãos de seus inimigos.

Deus mesmo lhe oferecerá um sinal de esperança: a mulher de Acaz está grávida e vai ter um filho.

Antes de a criança chegar à idade da compreenߘåo, os seus inimigos serão destruidos.

São mateus cuida de dar uma interpretação marialao texto. Jesus é filho de Maria, uma virgem.

Na anunciação a José, Mateus insere IS 7,14.

Assim, aplica este texto ao messias e à sua mãe: :Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o senhor havia dito pelo profeta: "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e o chamarão com o nome de Emanuel".

Quando o Novo Testamento usa a expressão "conforme as Escrituras", quer dizer algo muito mais profundo. Salienta, em primeiro lugar, que o grande sonho do povo, as suas aspirações, os seus desejos mais íntimos encontram realização na pessoa de Jesus.

Deus vai além do horizonte judaico.

Todo o antigo Testamento ganha sua plenitude na pessoa de Jesus Cristo. Apartir da Ressureição de Jesus, os cristãos compreendem os trechos das profecias. Assim, eles conferem sentido novo aos textos antigos. Maria, no Novo testamento é a verdadeira virgem que concebeu o Verbo eterno do Pai, jesus cristo, que selou com seu sangue a nova e eterna aliança com a humanidade. É o novo adão. Atrav´s de sua obediência ao projeto do Pai, o pecado é vencido e a salvação é realizada. Existem ainda outros textos do antigo testamentousados nas festas de Maria:Salmo 45: exalta a filha do rei por ocasião de seu matrimônio. Salmo 132: relembra a transladação da Arca da Aliança e tece louvores à figura de Sião, simbolizando o povo de israel. Judite 13,18-20: cântico que homenageia Judite, mulher forte e combativa. Cântico dos Cânticos 6,10: trecho do 5º poema do amado:"Quem é essa que desponta como a aurora, bela como a lua, fulgurante como o sol, terrível como exército , como bandeiras desfraldadas?" Sabedoria 8: Cântico que enaltece a figura feminina da sabedoria. É evidente que os textos elencados não se referem diretemente a Maria. Numa visão cristã, ele foram introduzidos na liturgia a fim de exaltar a pessoa da Mãe de Deus. o mais importante é saber que Maria, por seu sim dado a Deus, tornou-se nossa maior colaboradora na obra da nossa redenção. O importante é venerá-la como a Virgem que nos deu Jesus, o Filho de deus.

Imitemos a sua vida e cantemos seus louvores.

Hosted by www.Geocities.ws

1