
Luís Fernando Ribeiro Lourenço Lopes
Foi aluno da Escola Emídio Navarro entre 1961 e 1969.
É professor de Educação Física na Escola Emídio Navarro, desde os anos 70.
É o Coordenador da Comissão das Comemorações do Cinquentenário da Escola.
Entrevista com o professor Luís Fernando Lopes
Conduzida por Ana Catarina Gonçalves Carreira Maia, nº1, 8ºE,
para o jornal escolar Mar da Palha (1997).
"Tempo não nos faltava"
Esta entrevista, do passado mês de Dezembro [de 1996], foi realizada
com vista ao melhor conhecimento e comparação com
a nossa época, dos anos 60 na nossa escola. Escolhemos
o professor Luís Fernando como entrevistado pois estudou
na Emídio Navarro na época pré-25 de Abril,
e desde então acompanhou a história da escola, primeiro
como aluno e posteriormente como professor.
Quais eram nesta época o tipo de música e
cantores preferidos?
Música rock, cuja preferência ia para os Beatles.
Além disso, a música de intervenção
e a música popular portuguesa sempre acompanharam os meus
gostos, Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, e claro, a Dona
Amália (*) sempre estiveram entre os mais ouvidos.
Com que aparelhos se ouvia música ?
Era na rádio que se passava e ouvia música da nossa
preferência, embora nos juntássemos alguns amigos
para ouvir através de gira-discos, em especial a música
que não se ouvia na rádio, Zeca Afonso, Adriano
Correia de Oliveira, Fausto e outros...
Existiam tempo e meios para os alunos praticarem desporto
fora da escola?
Tempo não nos faltava e meios, embora fossem mais escassos,
não nos faltavam. A entrega à prática desportiva
por parte dos jovens era mais responsável, as motivações
eram mais fortes, praticava-se essencialmente futebol e andebol.
Gostou de frequentar esta escola?
Eram outros tempos, o mesmo edifício, os mesmos espaços,
mais camaradagem, mais disciplina e um maior gosto em vir para
a escola. Dentro da escola ocupávamos os tempos livres
essencialmente a jogar andebol, ténis de mesa e claro,
namorar... na biblioteca, de preferência, que era o nosso
local de encontro. E mais não digo!...