Luís Fernando Ribeiro Lourenço Lopes

Foi aluno da Escola Emídio Navarro entre 1961 e 1969.
É professor de Educação Física na Escola Emídio Navarro, desde os anos 70.
É o Coordenador da Comissão das Comemorações do Cinquentenário da Escola.


Entrevista com o professor Luís Fernando Lopes
Conduzida por Ana Catarina Gonçalves Carreira Maia, nº1, 8ºE,
para o jornal escolar Mar da Palha (1997).

"Tempo não nos faltava"

Esta entrevista, do passado mês de Dezembro [de 1996], foi realizada com vista ao melhor conhecimento e comparação com a nossa época, dos anos 60 na nossa escola. Escolhemos o professor Luís Fernando como entrevistado pois estudou na Emídio Navarro na época pré-25 de Abril, e desde então acompanhou a história da escola, primeiro como aluno e posteriormente como professor.

Quais eram nesta época o tipo de música e cantores preferidos?

Música rock, cuja preferência ia para os Beatles. Além disso, a música de intervenção e a música popular portuguesa sempre acompanharam os meus gostos, Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, e claro, a Dona Amália (*) sempre estiveram entre os mais ouvidos.

Com que aparelhos se ouvia música ?

Era na rádio que se passava e ouvia música da nossa preferência, embora nos juntássemos alguns amigos para ouvir através de gira-discos, em especial a música que não se ouvia na rádio, Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Fausto e outros...

Existiam tempo e meios para os alunos praticarem desporto fora da escola?

Tempo não nos faltava e meios, embora fossem mais escassos, não nos faltavam. A entrega à prática desportiva por parte dos jovens era mais responsável, as motivações eram mais fortes, praticava-se essencialmente futebol e andebol.

Gostou de frequentar esta escola?

Eram outros tempos, o mesmo edifício, os mesmos espaços, mais camaradagem, mais disciplina e um maior gosto em vir para a escola. Dentro da escola ocupávamos os tempos livres essencialmente a jogar andebol, ténis de mesa e claro, namorar... na biblioteca, de preferência, que era o nosso local de encontro. E mais não digo!...


Concluímos então que os hábitos dos jovens deste tempo eram bastante distintos dos actuais, assim como o espírito de viver e estudar, embora se tenham mantido alguns gostos desportivos e de diversão.


(*) Amália Rodrigues.

Hosted by www.Geocities.ws

1