
"Adorei esta escola"
Entrevista com a professora Ana Gonçalves
Ana Gonçalves - As matérias leccionadas na
altura para o curso que eu frequentava eram as seguintes: Português,
Francês, Inglês, História, Geografia, Físico-Química,
Cálculo Comercial / Matemática Moderna; Mercadorias
e Noções de Comércio; Contabilidade, Economia;
Direito Comercial, Dactilografia Caligrafia; Economia Doméstica;
Educação Física; Higiene, Educação
Cívica; Religião e Moral.
M. P. - Qual era a ambição futura de um jovem
ao frequentar uma escola?
A. G. - Na sua grande maioria, os alunos pretendiam acabar
o curso e conseguir um bom emprego, sendo os pretendidos na altura
Bancos e Companhias de Seguros, entre outros. Os alunos que pretendiam
seguir os estudos ou passavam para o Liceu, ou tinham de frequentar
o Curso Complementar dos Liceus.
M. P. - Quais eram os métodos de estudo adoptados pelos
alunos?
A. G. - Recordo-me essencialmente dos últimos dois
anos, isto porque me apliquei muito mais nessa altura. Estudava
diariamente, fazia os trabalhos de casa, lia as matérias,
sublinhava e resumia-as.
M. P. - Os professores desta época eram muito rígidos
para com os alunos?
A. G. - Os alunos eram muito diferentes do que são
hoje. Por norma o seu relacionamento com os alunos limitava-se
à leccionação das matérias e o diálogo
não era fácil. No entanto, sempre houve excepções
e eu tive essa sorte.
M. P. - Gostou de frequentar a escola?
A. G. - Adorei esta escola. Vivi muito intensamente enquanto
estudante desta escola. Participei activamente nas diferentes
actividades. Fizemos grandes amizades que ainda hoje perduram.
E por último, vivi o 25 de Abril na Escola. Foram momentos
inesquecíveis.
conduzida por Ana Catarina Maia e Margarida Vaz 8º E,
para o jornal escolar Mar da Palha (1997).