-
-
- Dois corações, Uma alma
-
- Primeiro dia de aula, muita
gente no campus da faculdade sorrindo, reencontrando os amigos. Em alguns
rostos notava-se o desespero em encontrar a sala, temendo serem pegos por
veteranos. O dia estava animador, primeiro dia de aula, sem chuva, um calor
intenso ajudava a imaginar o banho de piscina que a refrescou durante as
férias.
- Eduarda estava cursando o
3º ano de faculdade e nunca se sentira tão ansiosa para reencontrar
seus amigos e não era só isso, sentia algo, mas não
sabia dizer o que era, algo lhe dizia que seu primeiro dia de aula traria
boas surpresas.
-
- Márcia: - Nossa, o
que você fez nas férias? Está tão mudada.......corte
de cabelo novo?
-
- Duda: - Bem, passei minhas
férias numa rede, lendo um bom livro......e meu cabelo, só
está mais comprido. Como foi de viagem?- pergunta a Amanda.
-
- Amanda: - Tenho muita coisa
prá contar, trouxe fotos.....aaahhhh!!! Encontrei o paraíso.
Garanto que nas próximas férias voltarei prá lá
e você Duda, Irá comigo. A Nova Zelândia é ....puxa....FANTÁSTICA!!!!
-
- Duda: - Se você pagar,
com certeza irei.- olhando para o relógio- Vamos entrar, a aula está
quase começando.
-
- Novidades não faltavam,
a classe estava cheia, e cada vez mais enchia de gente, e como sempre,....uma
barulheira sem fim. Álbuns de fotografia rodavam toda a sala, ninguém
notou o professor entrando.
-
- Prof.: - Bem pessoal, não
quero cortar a graça de vocês, mas temos que conversar antes
de iniciarmos a primeira aula. Por favor, sentem-se e silêncio!
-
- Duda: - Parece que esse professor
não será moleza!!!
-
- Márcia: - Você
sempre diz isso, e na maioria das vezes é moleza.....prá você!!!
-
- As aulas seguem, e como na
maioria das vezes....monótonas. No intervalo da segunda aula deu
tempo para comer um lanchinho e relaxar um pouco para a ultima aula.
- Duda fica espantada ao ver
uma mulher passando por ela no corredor......Espantada? Bem, não
era a palavra certa. A sensação de já conhecê-la
acaba deixando a jovem um pouco calada, que se esforça para lembrar
de onde a conhecia.
-
- Amanda: - Duda, você
está bem? Não fala nada!
-
- Duda: - Estou sim, só
estou......pensando.
-
- Amanda: - Venha, vamos entrar.
-
- Naquela zona toda, a jovem
não consegue desviar, nem por um instante, sua atenção
da professora que colocava os livros na mesa. Já havia sentido aquilo
antes, logo que chegara na faculdade, e agora entendia a razão. A
estranha sensação de conhecê-la era tão forte
que não parava de pensar em onde havia encontrado aquela mulher.
-
- Prof.a.: - Pessoal!!!- todos
sentados prestam atenção- Este semestre será um pouco
corrido, temos muita matéria para dar em um curto tempo, portanto
teremos muitos trabalhos que os ajudarão nas notas....
-
- A partir daí Duda não
conseguia prestar atenção em mais nada do que diziam. A professora,
em uma breve pausa, olhou em seus olhos e sorriu.- “Pelos deuses!!”- aquele
sorriso, ela conhecia aquele sorriso - “Mas de onde?”
- Aquela havia sido mais uma
aula de apresentação, assim seria a semana toda. Terminando
a aula, Duda levantou-se, mas não conseguiu sair do lugar, apenas
observava aquela mulher de cabelos longos, lisos e louros, 1,68m, passando
por ela. Respirou fundo para ver se lembrava do perfume que a prof.a. Lucila
usava. Nada lhe puxava a memória, apenas aquele sorriso.
-
- Amanda: - Duda, o que há
com você? Conhece a professora?
-
- Márcia: - Amanda, não
percebeu que ela não te ouviu. Ela está estranha, será
que foi algo que ela comeu?
-
- Amanda: - Espere que eu darei
um jeito.- empurrando-a, ela força a amiga a acordar. - Está
no Mundo da Lua?
-
- Duda: - Hã! Sim.....quero
dizer, não! Vocês já tiveram a sensação
de conhecer alguém que nunca viu na vida?......É como se a
conhecesse a muito tempo. - pensa.
-
- Márcia: - Então
essa é a razão de estar viajando.....nunca vi você assim,
parecia em transe.
-
- 6hs e o dia ainda estava claro,
tinha uma brisa fria, mas ainda era possível sentir o calor do Sol
na pele.
-
- Amanda: - Nós vamos
ao bar relaxar um pouco, você vem com a gente?
-
- Duda: - A oferta é
boa, mas hoje preciso ir mais cedo prá casa. Amanhã a gente
se vê!! Tchau meninas!!!
-
- Márcia: - Não
viaja muito pra não cair por aí, hein!!! Hahaha!!!!Tchau!!
- as amigas seguem em direções contrárias - Que loucura,
nunca vi alguém agir dessa forma só porque pensa que conhece
alguém. É estranho ela agir assim.
-
- Amanda: - Não acho
que seja motivo para nos preocupar - e observando a amiga indo embora -
Ela está apenas ainda em ritmo de férias, nada demais...
-
- Enquanto caminhava até
o ponto de ônibus, Eduarda não parava de pensar, até
achou a prof.a. parecida com uma atriz, mas não era daí que
vinha aquela sensação e sabia que não conseguiria pensar
em outra coisa até descobrir.
- Na sala dos professores todos
se ajeitavam para irem embora.
-
- Como foi a aula? Eles a deixaram
falar?
-
- Lucila: - Sabe como é
primeiro dia de aula. É tanta coisa para por em dia que eles nem
percebem que você entrou na sala.
-
- Sei sim!!!
-
- Lucila: - Mas havia uma aluna
que não parava de olhar prá mim.....como se ela quisesse me
dizer algo.
-
- Francis: - Hum, isso está
me parecendo outra coisa!!!
-
- Lucila: - Não seja
tolo. Tive a impressão de...... é como se eu a conhecesse,
mas nunca a vi antes.- e pensando consigo mesma - É estranho e ao
mesmo tempo bom!
-
- Dante: - Você vai querer
carona Lucila? Meu carro está no estacionamento e...
-
- Lucila: - Obrigada! Meu carro
já voltou do concerto. Até amanhã, preciso terminar
minha aula de amanhã. Tchau!!!
-
- O trânsito dizia tudo....não
iria chegar tão cedo em casa. Duda odiava pegar ônibus naquele
horário, sempre lotado e nunca conseguia um lugar para sentar-se,
ainda bem que hoje ela estava com sorte e logo encontrou onde sentar. Uma
fina chuva começou a cair e imediatamente todos fecharam as janelas
abafando ainda mais o ar. Prevendo que passaria mal a jovem resolve deixar
a sua aberta.
- Ainda faltava muito para chegar
em casa, mas isso não seria problema, ainda mais porque o sorriso
não saia da cabeça, e o fato de não lembrar de onde
o conhecia, a incomodava demais.
-
- Lucila: - AH!!! Que bom chegar
em casa!!!
-
- Colocando a bolsa na mesa,
Lucila dirigi-se até o quarto, preparando-se para um gostoso banho
morno. Seu apartamento não era muito grande, apenas um dormitório,
já que morava sozinha. Sala grande, ótima para receber os
amigos, tinha três ambientes e uma vista para o jardim do prédio,
que por sinal era bem cuidado. Quando a janela ficava aberta era possível
sentir o perfume das flores ali plantadas.
- O que uma boa ducha não
faz, a água morna cai sobre seu corpo massageando-a, sentia relaxar
cada músculo, deslizava pelo corpo levando consigo todas as preocupações
do dia.
- Ainda no ônibus Duda
olha pela janela e vê que a garoa já havia passado, o céu
estava escuro, as ruas eram iluminadas pelos faróis dos carros, era
possível ver a luz das televisões nas casas através
da claridade que atravessava as janelas.
- Duda: - Finalmente!!! - pensou
ao ver que se aproximava de casa.
-
- O ônibus ainda estava
cheio, e como sempre, a maioria ia descer no mesmo ponto que o seu, e assim
ela esperou que todos descessem antes de se levantar. Ao sair da condução
ela olha para cima observando o céu estrelado, sem uma única
nuvem - Onde eu estava com a cabeça? Foi apenas um sorriso! - olhando
para os dois lados, atravessa a rua a caminho de casa. Depois de um tempo.....
-
- Mãe, a Duda chegou!!!
-
- E assim foi a semana toda.
Na Sexta todos arrumam as coisas para irem, quando entra na sala um homem
de bigode mal aparado e careca pedindo para que todos se sentassem.
-
- Bom, pessoal. Sei que todo
mundo está cansado e com pressa, mas só tomarei alguns minutinhos.
Estou aqui para comunicar que daqui a um mês faremos uma viagem de
três dias até as cavernas, como matéria prática
de geologia e três professores os acompanharão. Então
eu deixarei um papel com o representante de classe para Ter uma idéia
de quantos alunos irão, avisando que apenas o 5º semestre viajará.
Terça feira passarei aqui para pegar a lista.
-
- Um dos alunos levanta a mão:
“E quanto nos custará?”
-
- A hospedagem, as refeições
e as passagens de ônibus, contando com todos da sala e os professores
custará, no total,$5.500,00. Portanto será preciso saber quantos
alunos irão para dar o valor exato da viagem para cada um que for,
por isso preciso da confirmação de vocês até
terça.- aguardando para saber se haveria mais perguntas...- Ótimo!!!
Então bom fim de semana e até Terça!
-
- Ao mesmo tempo todos levantam
dirigindo-se à porta impedindo a passagem.
-
- Amanda: - Que barato!!! Estou
tão ansiosa. Esperem-me, só vou assinar a lista
-
- Márcia: - Pera aí!!
Vou junto.
-
- Depois de assinarem a lista,
as três descem as escadas do prédio para irem embora.
-
- Márcia: - Ai!!! Mal
espero viajar, faz um tempão que não faço um programa
diferente. - observando a professora Lucila subindo - Oi, profe! Parece
que ficaremos um bom tempo juntas...está ansiosa?
-
- Lucila: - Será a terceira
vez que irei prá lá.....
-
- Amanda: - E é bonito
lá?
-
- Lucila: - Muito, e já
aviso, preparem as cameras fotográficas. Dentro das cavernas não
poderá tirar fotos, mas a paisagem do lado de fora é muito
bonita, vale à pena......Você vai, Duda?
-
- Duda: - Vou sim professora.
Não perderei por nada.
-
- Colocando a mão no
ombro de Duda, Lucila se despede das meninas - Bom fim de semana prá
vocês!! Até Segunda! - Ao sentir o toque em seu ombro, Eduarda
percebe que algo estranho percorre todo seu corpo, tão intenso, jamais
sentira antes. Sem pensar ela pronuncia um nome:
-
- Gabrielle! - seus olhos brilham...Aquele
nome chama a atenção de lucila que automaticamente encontra
os olhos da jovem, como se aquele nome não fosse estranho.
-
- Márcia: - Igualmente,
até Segunda!! Duda, você vem?
-
- Duda: - Podem ir, esqueci
minha....blusa. Até Segunda!
-
- Durante alguns minutos as
duas ficam paradas, no meio do corredor, olhando uma para outra, sem dizer
uma única palavra, até que...
-
- Lucila: - Hum....Gabrielle.....Você
a conhece?
-
- Duda: - Não, mas é
como se eu precisasse encontrá-la.......que estranho, nem ao menos
sei porque disse isso.- e após notar a reação da professora
ela faz a mesma pergunta - E Você?
-
- Lucila: - Também não.
Pelos deuses, o que é isso? Meu coração está
acelerado só por causa de um nome!
-
- Duda: - Perdão, o que
disse?
-
- Lucila: - Que meu coração
está...
-
- Duda: - Não, antes?
Você gosta de mitologia?
-
- Lucila: - Ah!! Gosto sim.
Conheço muitas histórias.
-
- Ainda observando fixamente
o intenso verde dos olhos de Lucila, Duda ainda pergunta - Em carma e almas
gêmeas, acredita nisso também?
-
- Lucila: - Sim. Sei que a minha
está por aí, e espero encontrá-la um dia.
-
- Duda: - Então você
deve conhecer a história das almas gêmeas, não é?!
-
- Lucila: - Ah!!! - suspira
- Me fascina, duas pessoas se buscando para reunir-se em uma só.
-
- Duda: - Também acho
bonita, só não me agrada a idéia de que um dia existiram
pessoas com quatro braços e duas faces - neste exato momento as duas
silenciam-se e se entreolham como se já tivessem tido aquela conversa
antes. - Pode parecer loucura o que vou dizer, mas tenho a sensação
de que já nos conhecemos a muito tempo - diz Duda pensativa.
-
- Lucila: - Sabe que tenho essa
mesma impressão. Talvez seja verdade - olhando para o relógio,
Lucila se apressa - Nossa!! Já está tarde, preciso ir. Semana
que vem nos encontramos...bom fim de semana!!!
-
- Duda: - Com certeza!!! Bom
fim de semana!!! .....Gabrielle - sussurra
-
- Lucila: - Gabrielle!! - diz
com um brilho nos olhos e sorrindo em resposta a Eduarda.
-
- Era estranho a força
que aquele nome exercia sobre elas, só ainda não sabiam por
quê? A fria brisa anunciava uma longa noite gelada, na manhã
seguinte entravam pela janela os raios de Sol e o canto dos pássaros
dava boas vindas ao belo dia de Sábado.
- Lucila levantara cedo preparando-se
para seu passeio matinal após um bom e reforçado café-da-manhã.
Talvez, quem sabe mais tarde, iria dar uma volta no parque aproveitar o
dia.
- Ainda embaixo dos cobertores,
Eduarda não conseguia criar coragem para levantar. O conforto de
sua cama a convencia permanecer deitada por um pouco mais de tempo, olhando
para o teto. Não demorou muito até entrar em seu quarto.
- Abrindo as cortinas da janela,
permitindo que os raios do Sol entrem, sua mãe pede para acordar:-
Hora de levantar!! Olhe como o dia está bonito, não vá
disperdiçá-lo ficando deitada o dia todo........Vamos!!! -
diz puxando o cobertor - Levante-se que daremos uma voltinha e você
precisa passear com o cachorro, você sabe muito bem que sua irmã
não consegue segurá-la.
-
- Duda: - Já estou indo,
mãe! Prometo não demorar....muito.- e olhando para o teto,
ainda deitada começa a contar - 1...2...3...
-
- A mamãe pediu....
-
- Duda: - Já sei, já
sei....estou levantando. Puxa, hoje ela foi rápida! - levantando
da cama, escova os dentes e lava o rosto com água fria para espantar
a preguiça.
-
- Depois de dar uma espiada
pela janela, vendo o belo dia, Duda se anima preparando-se para um longo
dia....de descanso. A mesa já estava posta, comeu uma salada de frutas,
pegou a coleira e foi passear com o cãozinho, aproveitar o dia.
- No meio do caminho encontrou
alguns amigos que também estavam indo em direção a
uma praça perto dali, de bicicleta.
-
- Duda: - Não imaginava
que vocês poderiam acordar tão cedo, apenas para andar de bicicleta!
-
- Marcos: - Olhe prá
você!!! Nós é que não acreditamos, passeando
a essa hora! Como anda a faculdade?
-
- Duda: - Primeira semana, sabe
como é! Conhecendo os novos e velhos professores, mas já deu
prá sentir que este semestre não será moleza. Hoje
o dia está tão bom que seria ótimo não falarmos
em estudos, hoje quero descansar!!!!
-
- Marcos: - Concordo! Nos encontramos
na praça!!
-
- Marcos, Flávio e Lígia
eram seus vizinhos, moravam na rua de cima e se conheciam a 5 anos, eram
bons amigos. Inspirando fundo Duda diz: - AH!!! Raiza, hoje é o nosso
dia. Venha!!! Vamos andar.
- Passaram-se horas e Duda só
se deu conta depois que olhou para o relógio e viu que estava na
hora do almoço. Despediu-se apressada dos amigos, prevendo a bronca
que tomaria ao chegar em casa tão tarde. - Até mais tarde!!
A gente se encontra depois.
- Chegando na porta de casa
era possível sentir o cheiro bom de comida que infestava o ar. O
cãozinho, ofegante, foi direto tomar água e descansar num
lugar fresco. A jovem, apreensiva, prepara-se para a bronca.
-
- Até que enfim!!!! Até
onde você foi levar a Raiza para demorar tanto?- pergunta a irmã
mais nova.
-
- Duda: - Oi, mãe! Desculpe
não avisar, mas encontrei com meus amigos na praça e perdi
a hora.
-
- Mãe: - Tudo bem! Vá
lavar as mãos para almoçar.....afinal não é
a primeira vez que você se esquece da hora.
-
- A tarde esfriou um pouco,
a brisa fria e a neblina que caia no fim da tarde previa a gélida
noite, ótima para passar debaixo de quentes cobertores, saboreando
um copo de chocolate e assistindo a um bom filme.
- O dia seguinte não
estava diferente, o friozinho da manhã desanimava qualquer um e o
tempo não mudaria tão cedo. Lucila, que não era de
levantar tarde, naquele dia resolveu ficar um pouco mais na cama quente
e aconchegante, era possível ouvir o barulho do vento quando passava
pelo vão da porta.
- A ansiedade da viagem era
maior que o desanimo, Duda passara a manhã toda pensando no que levaria
para o passeio, deixando preparada a bagagem. Quase perto da hora do almoço,
o telefone toca.
-
- Marcos: - Olá, Duda!
É o Marcos. Você quer sair hoje à noite? Eu e mais alguns
amigos iremos a uma disco, tá afim de ir conosco?
-
- Duda: - Podem contar comigo!
A que horas vocês vão?
-
- Marcos: - Sairemos às
sete para passear um pouco, depois iremos prá lá. É
nova, inaugurou ontem e o pessoal andou dizendo que vale à pena.
Se quiser eu passo ai para te pegar.
- Duda: - Legal!!! Então
até daqui a pouco..........Vai ser bom sair um pouco de casa - diz
desligando o telefone - Preciso respirar outros ares, quem sabe eu acorde.
-
- Mãe: - Ih, filha!!!
Deu prá falar sozinha agora é!??
-
- A garoa fina que começara
logo cedo permaneceu o dia todo, sem dar descanso. Cada minuto parecia demorar
horas, a todo momento Duda olhava impaciente para o relógio, ansiosa
para que chegasse logo a hora de sair. Ela não era muito de se enfeitar,
tomou um banho quente, secou e arrumou o cabelo e perfumou-se. Gostava de
roupas confortáveis, então vestiu uma calça, uma camisa,
que ganhou de sua tia a pouco tempo, e uma blusa de lã. Estava simples,
confortável e bem vestida, afinal ela iria passar a noite toda dançando.
- A buzina mal tocou e Duda
já havia saído apressada: - Mãe, já estou indo.
Voltarei por volta das 4 horas, prometo que ligo. Beijo!!! - ao fundo, bem
baixo, era possível ouvir sua mãe: - Cuidado!!!! - mas com
a pressa, ela nem notou.
- Depois de passarem num restaurante,
o pessoal foi para a discoteca. Os garotos já estavam fazendo suas
apostas...- Essa noite vou faturar 5 garotas, pode escrever!!! - Logo na
entrada tinha muita gente, dava para ouvir, do lado de fora, a música
que tocava. Era um empurrando o outro para entrar...
-
- Puxa!!! O pessoal aqui é
bem animado! - diz Marcos gritando por causa da música muito alta
que tocava lá dentro.
-
- Duda: - Ainda bem!!! - diz
puxando o pessoal para a pista - Hoje não quero perder nada! Vamos
sacudir, espantar o tédio.
-
- Como era grande!!! As luzes
piscavam tão rápido que deixavam qualquer um tonto, o ritmo
da música esquentava a noite, espantando o frio. Depois de muito
dançar, Duda resolve parar um pouco e tomar algo. Notara que todos
os meninos já haviam saído para suas “caçadas”. Após
encontrar uma mesa, Marcos aparece: - Já cansou? Acho que também
vou beber algo.
- Duda nem havia notado seu
amigo chegar, mesmo um pouco escuro, seu olhar estava em outro lugar. Seus
olhos azuis fitavam aqueles olhos verdes por uns instantes e flashs passavam
em sua cabeça, como estranhas lembranças de momentos que passara
com aquela pessoa dos olhos que mais pareciam esmeraldas de tão lindos
e verdes.
-
- Marcos: - Duda, está
acordada?
-
- Duda: - Ah! .....sim, estou
sim.
-
- Marcos: - De olho em alguém,
não é?
-
- Duda: - Imagine!!! - quando
volta a olhar novamente, não encontra mais ninguém, e tentando
mudar de assunto... - O pessoal não se cansa!!!
-
- Marcos: - É!!! - responde
com um sutil sorriso e Eduarda desvia o olhar como se não entendesse
o recado.
- Naquela noite as imagens iam
e vinham sem aviso. Sem conhecer o verdadeiro dono, bastou aqueles olhos
verdes para despertar os estranhos flashs. Quase na hora de irem, Duda resolve
beber algo mais antes de partir.
-
- Por favor!! Uma garrafa de
água. - ao ouvir aquela voz, a jovem vira-se e encontra com os mesmos
verdes que havia visto antes e fica surpresa ao descobrir que pertenciam
a Lucila, sua professora.
-
- As duas ficaram ali paradas,
em frente ao caixa, sem pronunciarem uma só palavra, fitando-se por
uns instantes, até que Luan, um dos amigos de Marcos, a chama para
ir. Ainda calada, mas sem tirar os olhos de Lucila, ela paga a conta e sorri,
despedindo-se.
-
- ***No estacionamento....
-
- Hah!! Eu disse que ficaria
com 5 garotas. Cara, que máximo!!!!
- Sem essa!!! Você só
conta mentiras, eu vi, você ficou com uma garota a noite toda, só
no amasso.
- Luan: - E ai pessoal!!! Topam
um barzinho?
-
- Duda: - Eu preciso ir. Avisei
minha mãe que chegaria 4 horas.
-
- Marcos: - Prá mim chega!!!
Eu te levo prá casa, Duda.
-
- Luan: - Então até
mais prá vocês dois!!!! Nós só iremos mais tarde.
Depois a gente se fala!!!
-
- Marcos: - Olhem lá......sem
abusar....e cuidado!!!
-
- Lígia: - Pode deixar.....paizão!!!
-
- Os garotos se afastam e Duda
entra no carro. - “Gostou do passeio, Du?” - “Bem que eu estava precisando.
O convite chegou em boa hora”. - “Bem, sempre que quiser, estarei aqui.
Agora é ir prá casa que amanhã, que dizer, hoje, teremos
aula....sorte nossa ser à tarde!”
- A rua estava calma, iluminada
pelos postes de luzes, voltaram em silencio. A música que tocava
no rádio os mantinham concentrados na estrada. Às vezes Duda
voltava a ver os flashs, que não sabia ao certo o que significavam.
Sempre via duas mulheres sentadas ao redor de uma fogueira. A mais velha,
a guerreira, afiava sua espada, sempre observando a jovem arrumando os cobertores
para descansar após um dia de batalha e caminhadas.
- Em uma das vezes, Eduarda
conseguiu ouvir um nome: - “Gabrielle!”- imediatamente ela pensou em Lucila.
- “ Será que...? Imagine.....só pode ser sono.”- pensou consigo
.Não demorou muito e Marcos já chegara em sua casa. - “Está
entregue!!”
-
- Duda: - Obrigada!!! Fico te
devendo uma.
-
- Entrando em casa, tomando
cuidado para não fazer muito barulho, Duda sobe as escadas e aliviada,
troca de roupa e deita na cama que sua mãe havia deixado pronta para
quando chegasse. Deitada na cama, olhando para o teto, lembra-se dos olhos
verdes que encontrara naquela noite, sorrindo e cansada logo pega no sono
dos anjos.
- Acordada logo cedo e bem disposta
é possível ver seus olhos brilhando novamente: “Estava mesmo
precisando relaxar, agora sim, estou pronta.......pronta para mais uma semana
de batalha.” Passou Segunda, Terça, Quarta e Amanda e Márcia
notaram a mudança da amiga: “O que será que ela tomou?......Também
quero.”
-
- Amanda: - Quem diria que uma
única noite de dança a deixaria tão....empolgada? -
diz achando graça da atitude da amiga.