Principal
Doutrina Católica _____________________________________________________________

MANIFESTAÇÕES MARIANAS , VISÕES ESPIRITUAIS e CRESCIMENTO NA GRAÇA.

______________________________________________________________

PERGUNTA

_____________________________________

Jaime envia questão :

_______________

Caro irmão Prof. Jobim!

Estive lendo as observações feitas ao nosso irmão Rogério.

Gostaria de deixar algumas interrogações a respeito de duas frases que o senhor mencionou ao nosso querido irmão. Minhas indagações são para que eu possa aprender o que é correto . O Senhor diz que os videntes em Fátima tiveram acesso a uma visão e também à mensagem de Maria , mas Nossa Senhora não veio à terra. Diz também que não faz sentido , os santos no céu descerem à terra , saindo da glória celeste para tratar com os homens de forma regular Pergunto: Estando os Anjos e Santos em comunhão com Deus, que é Deus dos vivos e do mortos, não seria Ele, autoridade máxima para autorizar e permitir a vinda de Nossa Senhora aqui na terra e visitar os 03 videntes? Gostaria que o senhor analisasse bem (Mateus 27, 51-53) onde diz: 51 "E eis que o véu do templo se rasgou em duas partes de alto a baixo, a terra tremeu, fenderam-se as rochas.

52 Os sepulcros se abriram e os corpos de muitos justos ressuscitaram.

53 Saindo de suas sepulturas, entraram na Cidade Santa depois da ressurreição de Jesus e apareceram a muitas pessoas.

Obs: Se o senhor ver bem, o versículo 53 deixa bem claro que os justos, que também são os Santos, apareceram a muitas pessoas. Se eles apareceram, dá-nos a entender que eles se apresentaram a muitos, não é mesmo?.

Mas há um outro texto que convida a admitir a vinda dos santos que estão nos Céus, aos vivos. É a passagem das aparições de Moisés, cujo Deuteronômio nos certifica de sua morte em (Dt 34, 5) e que aparece vivo, como lemos no Evangelho, com Elias que não morreu (Mateus 17, 3).

Outra dúvida: Nas mesmas respostas, o senhor fala que os Anjos só aparecem também em forma de visão. Questiono novamente o assunto: Não seriam eles os ministros de Deus que são enviados a este mundo em missões diversas? Confira: "Não são todos os anjos espíritos ao serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação? (Hebreus 1, 14) Não seria eles também enviados em missões especiais? "Pois de tempos em tempos um anjo do Senhor descia ao tanque e a água se punha em movimento. E o primeiro que entrasse no tanque, depois da agitação da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse." (João 5, 4) Confira outra: "12Quando tu oravas com lágrimas e enterravas os mortos, quando deixavas a tua refeição e ias ocultar os mortos em tua casa durante o dia, para sepultá-los quando viesse a noite, eu apresentava as tuas orações ao Senhor.

13 Mas porque eras agradável ao Senhor, foi preciso que a tentação te provasse. 14 Agora o Senhor enviou-me para curar-te e livrar do demônio Sara, mulher de teu filho.

15 Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor. 16 Ao ouvir estas palavras, eles ficaram fora de si, e, tremendo, prostraram-se com o rosto por terra.

17 Mas o anjo disse-lhes: A paz seja convosco: não temais.

18 Quando eu estava convosco, eu o estava por vontade de Deus: rendei-lhe graças, pois, com cânticos de louvor.

19 Parecia-vos que eu comia e bebia convosco, mas o meu alimento é um manjar invisível, e minha bebida não pode ser vista pelos homens.

20 É chegado o tempo de voltar para aquele que me enviou: vós, porém, bendizei a Deus e publicai todas as suas maravilhas.

21 Acabando de dizer estas palavras, desapareceu diante deles, e eles não viram mais nada.

22 Durante três horas permaneceram prostrados por terra, bendizendo a Deus. Depois levantaram-se e publicaram todas essas maravilhas". (Tobias 12, 14 -22) Negritei os versículos 14, 18, 20 para dar crédito ao que tento afirmar.

Confira também em (Lucas 1, 19-38)

Também no Antigo Testamento nos é mencionado uma série de passagens dos Anjos vindo de encontro com as pessoas, que não caberia aqui mencioná-las.

O que quero dizer, é que eles só poderiam fazer essas coisas, com a permissão e autorização de Deus, é claro. Acho que o sobrenatural (permitido por Deus) transpassa este mundo físico. É claro que não podemos acreditar, em todas as ditas aparições que surgem por aí, somente naquelas confirmadas pela Igreja, e naquelas que a ciência não consegue explicar.

Com todo respeito, tenho uma grande admiração pelo senhor, quanto ao trabalho desenvolvido no Veritatis, e gostaria de ver suas observações aos meus questionamentos, pois, posso estar completamente errado em minhas interpretações.

Um fraternal abraço, do irmão na fé.

Jaime Francisco de Moura

___________________________________

RESPOSTA AO COLEGA JAIME :

__________________________

Manifestações de Maria Santíssima

__________________________

Segundo a doutrina católica , a forma regular de comunicação entre os vivos e os mortos realiza-se através da oração , das obras penitentes do sacramento da confissão e da celebração da santa missa . Não é possível evocar os mortos para diálogos ou aparições particulares.

Nessas ações , erguemos nossa mente a Deus e à Igreja celeste e pedimos graças por nós e por todos que necessitam.

O caso das manifestações marianas é aceito pela Igreja , como ' visão ' ; o mesmo se verifica em outros casos , nos quais se afirma ver anjos , almas e etc.

Os videntes em Fátima tiveram acesso a uma visão e também à mensagem de Maria , mas Nossa Senhora não veio à terra !

Não faz sentido os santos no céu descerem à terra , saindo da glória celeste para tratar com os homens de forma regular . Eles tomam conhecimento das nossas necessidades , e oram a Deus por nós .

Exceto em situações muito raras , autorizadas por Deus ; ou no Fim dos Tempos -- quando os mortos serão ressuscitados e o Cristo descerá à terra com os anjos e santos para derrotar o mal definitivamente -- não ocorre o retorno corpóreo das almas santas à terra.

Se o modo de comunicação cristão entre os vivos e mortos , é a oração , sempre na comunhão do Espírito Santo ( comunhão da graça ) , não faz sentido uma subversão nessa ordem que estebeleça uma nova regularidade não prevista e condenada pela lei de Deus ; como é o caso da evocação particular dos mortos.

Argumentam alguns críticos da posição católica , com o seguinte pronunciamento oficial da Igreja : " todos os escritos referentes a revelações privadas (aparições, visões e locuções interiores, milagres, profecias, etc.) podem ser publicados e lidos pelos fiéis sem licença prévia e expressa da autoridade eclesiástica, contanto que se observe a moral cristã geral."

Faltou a observação : quando esses fenômenos forem reconhecidos como autênticos pela Igreja , podem , sim , ser estudados . Quando não houver esse reconhecimento , não!

As revelações privadas não podem acrescentar nada à doutrina sobrenatural revelada , nem , tampouco , aperfeiçoar essa revelação. Não haverá nova revelação até a Parusia !

____________________________________

Especifidades da manifestação mariana de Fátima

____________________________________

Em Guadalupe, em Lourdes ou em qualquer "aparição " que a autoridade eclesiástica declare autêntica , Nossa Senhora não apareceu no modo como se costumam entender essas aparições.

Um corpo ressuscitado , glorioso , como o da Virgem , não pode ser visto por olhos humanos que não foram dotados dessa capacidade , nossos sentidos não podem captar ou ver os entes espirituais.

Tanto assim , que os sacramentos e apenas eles são sinais visíveis da graça invisível .

O Poder Infinito não poderá fazer tudo ?

Sim , pode ! Dentro do âmbito do necessário e do conveniente. Mas como um ser racional , Deus não faz absurdos ; não contraria arbitrariamente a realidade criada por Ele !

Se Deus criou a natureza com suas leis , determinismos e propriedades, é coerente com a Sua Sabedoria que essa natureza opere segundo essas leis !

Indica a sabedoria divina não fazer milagres desnecessários !

Se Deus pode comunicar-Se com os homens por visões ou de outra forma , por que iria a alterar as leis físicas da natureza?

Em Fátima ocorreu uma visão sobrenatural que portava uma mensagem aos homens ; não foi uma alucinação coletiva , algo que seria evidentemente obra do mal.

E , por outro lado , fatos parapsicológicos não podem ser controlados ( são imprevisiveis e involuntários ) , nem muito menos podem afetar centenas de pessoas no mesmo lugar.

Estando os videntes com plena saúde mental e não havendo fraude , houve uma intervenção sobrenatural nas aparições da Cova da Iria.

O fenômeno do bailado do sol , por exemplo , foi visto por 70 mil pessoas e não há registro de uma alucinação coletiva dessa magnitude .

Mas não foi o sol real que se abriu e girou , porque teria sido visto em todo o mundo , foi o sol visto em Fátima , visto por aquelas pessoas lá presentes . O objetivo desse milagre foi confirmar o caráter sobrenatural autêntico da aparição aos meninos pastores.

O bispo de Leiria, D. José Correia Alves da Silva , declarou sobre os acontecimentos de Fátima , a 13 de Outubro de 1930, : "...Invocando humildemente o Espírito Santo...havemos por bem declarar como dignas de crédito as visões das crianças na Cova da Iria".

Nas manifestações de Fátima , Nossa Senhora aparece com roupas diferentes , o menino Jesus aparece no colo de São José ; uma realidade espiritual presente não necessita dessas propriedades e características da ordem natural . Portanto , os videntes de Fátiam tiveram uma visão e uma revelação particular , mas Nossa Senhora não esteve presente corporalmente na terra junto a eles. Assim entende o magistério eclsiástico.

_________________________________

Conclusões :

_________________________________

1 ) Os anjos e santos podem atuar no mundo terrestre. Fato comprovado biblicamente.

2 ) Os anjos atuam e realizam missões para Deus , na terra ( Rafael , Tobias 12, 14 -22 ; Gabriel na Anunciação e os demais anjos ). As almas dos mortos não realizam essas missões em termos de presença corpórea.

3 ) Não é , de ordinário , acessível aos homens , a visão e/ou o conhecimento dessas ações. Apenas por revelação divina ou visão espiritual concedida pela graça de Deus , é possível tomar conhecimento desses fatos.

4) Para que uma revelação particular seja realizada não é necessário a presença da alma santa na terra ou junto aos mediadores e videntes. Ela pode ser feita por visões .

5) Existem visões de anjos e santos ou do próprio Cristo , sem que haja a presença corporal na terra junto aos videntes e destinatários dessas mensagens.

6) Só é possível aos homens verem os anjos e santos se estes assumirem alguma materialidade ou se a visão espiritual dos homens for aberta milagrosamente por uma graça divina especial .

7) Se um anjo ou santo estiver presente corporalmente devem ser vistos por todos , ao assumir um grau de materialidade.

8) Jesus Cristo , por ser Deus , princípio através do qual toda a realidade foi feita e sustentada , é onipresente , e também se faz presente nos sacramentos e pela ação do Espírito Santo.

A primeira Vinda do Cristo à terra foi corporal , ele foi visto ; em Pentecostes sua presença foi espiritual , invisível , mas profetizada e sentida . Na Parusia , ele virá na forma corpórea , num corpo glorioso e será visível a todos , santos e pecadores.

9) O modo de comunicação regular com os mortos que vivem na gloria celeste pela graça de Deus , é a oração , a celebração de missas e as obras penitentes.

Os mortos no céu não necessitam mais dos efeitos do sacramento , não pecam mais , não podem morrer , já alcançaram a vida eterna , também não vão casar e não precisam de padres . Já obtiveram os seus méritos em vida . Os sacramentos servem para louvar a Igreja e fazer crescer a graça comum entre todo o Corpo Místico.

10) Não devemos evocar os mortos para diálogos ou manifestações particulares. É prática condenada pela Bíblia .

11 ) Somente Deus pode permitir a manifestação de anjos e santos e o conhecimento dessas manifestações aos homens , incluindo os hagiográfos ( inspiração ) que escreveram os textos sagrados ( e afirmaram ter havido ação de Deus e dos anjos em circunstâncias do Antigo Testamento e do Novo Testamento )

12) Manifestações demonícas podem iludir as pessoas , fazendo parecer ser um anjo ou a alma de um morto , quem efetivamente fala e aparece na manifestação .

13) A parapsicologia é capaz de explicar inúmeros fatos relacionados a supostas informações transmitidas a médiuns , por espíritos dos mortos , como também curas espirituais e aparições , sem que haja a interferência de qualquer força sobrenatural . Explicações obtidas pela observação de fenômenos raros , associados ao conhecimento de forças que se originam na esfera inconsciente da mente humana . São ações e informações , na maioria das vezes , ignoradas pelos agentes.

14) Nada mais será revelado de fundamental para a humanidade até a Segunda Vinda do Cristo.

As revelações particulares não afetam a doutrina da Igreja e não pertencem ao depósito da fé.

15 ) Seremos salvos pela graça de Deus , por nossa fé e nossas obras .

As orações e missas podem nos auxiliar a pagar nossas penas no purgatório , mas não são causa eficiente da nossa salvação. Não adquirimos méritos no Purgatório.

A salvação é individual , ninguém pode ser julgado pelas ações boas e justas de outros homens.

DOUTRINA CATÓLICA

______________________________________________________

PERGUNTA EM SEPARADO

_____________________

Se Deus tem uma glória fixa , um amor fixo , em grandeza infinta , por que a Sua Igreja precisa crescer na graça ?

____________________

RESPOSTA

____________________

A Igreja peregrina necessita crescer na graça , porque esta é a determinação de Cristo até a Parusia , a Segunda Vinda Gloriosa .

A Igreja é santa e sempre santa , o mal não a derrotará ; contudo , todos os homens , em todos os tempos , estão obrigados a pregar a Santa Palavra e a crescer na graça , na justiça e na caridade , conquistando as almas e o mundo para Deus . Trata-se de um direito e de um dever dos fiéis e da Igreja . Direito propiciado pelo sacrifício eterno de Jesus que tornou a alma humana novamente digna de Deus . Apta a realizar as obras de valor sobrenatural .

A Igreja celeste vive na glória e na graça plena - imagem da Igreja no Fim dos Tempos . Através dela , as graças são derramadas aos fiéis na terra , conforme suas demanadas e conforme a fé de cada um. No céu , Deus recebe a Sua máxima glorificação através da comunhão de anjos e snatos.

Diz o Catecismo : A Igreja : " Só chegará a sua perfeição na glória celes te " (LG 48) quando Cristo voltar em glória . Até esse dia " a Igreja avança em sua peregrinação através das persecuções do mundo e dos consolos de Deus ( Santo Agostin, civ. 18, 51;cf. LG 8). (Aqui abaixo , ela se sabe em exílio longe do Senhor (cf. 2Co 5, 6; LG 6 e aspira ao advento pleno do Reino , "e espera e deseja com todas as suas forças reunir-se com seu Rei na glória" (LG 5).

A consumação da Igreja na glória , e através dela e do mundo, não sucederá sem grandes provas. Somente então , "todos os justos desde Adão , `desde o justo Abel até o último dos eleitos' se reunirão com o Pai na Igreja universal" (LG 2)(769 )

EDITORIA DO SITE

Hosted by www.Geocities.ws

1