Doutrina Católica

DOUTRINA CATÓLICA

____________________________

DAI A CÉSAR ?

__________________

Questão 17 : Por que Jesus mandou dar os impostos a César ? A dominação romana era injusta , os romanos eram pagãos , ninguém deveria pagar impostos a governos injustos e pagãos !

___________________________

Resposta :

___________________________

Esta pergunta foi formulada com o objetivo de intrigar NS Jesus Cristo com as autoridade romanas , e , assim , acusá-lo de insubmissão a Roma. A missão de Jesus não era mais libertar apenas o Povo Judeu , mas toda a humanidade , incluindo os pagãos. Por isso , a simples libertação política não significaria nada , como no passado significou . Jesus com inteligência mostra que pagar impostos a uma autoridade civil , para que ela desempenhe atribuições mínimas de interesse comum , não afeta a nossa fé e a nossa salvação.

Cristo definia a existência de duas esferas de poder que possuem autonomia - a ordem secular e a ordem espiritual. Cada uma , portanto , atendendo a um aspcto das necessidades humanas fundamentais , como ser , ao mesmo tempo , natural e espiritual.

A presença militar romana foi solicitada pelo rei Herodes com o objetivo de evitar as guerras fraticidas e as ameaças de outros povos . Sem dúvida , um Estado deve governar , regularmente , como ministro da Igreja , contudo , a Igreja advoga que , em determinadas situações , alguma ordem é melhor do que nenhuma ordem . Os cristãos devem defender a sua fé e devem propugnar por um Estado cristão ou que governe em conformidade com a lei evangélica. Não obstante , diante de um mal maior como a desordem ou a luta fraticida , algum governo que assegure alguns direitos básicos é preferível a nenhum governo , onde impere o caos e a barbarie. Jesus fala em "César" e não em Tibério ou em algum imperador específico . Ele fala , portanto , que as funções naturais do estado possuem autonomia em face da ordem espiritual . O poder da Igreja sobre a ordem secular é indireto , o governo das coisas civis deve ser feitos pelos leigos . A Igreja não interfere na constituição do poder civil . Ela respeita o direito dos homens de decidirem sobre como organizar as suas instituições políticas . Defende , sim , um conjunto de princípios que devem ser perseguidos pelos cristãos que votam , e pelos cristãos que são eleitos para governar . Esses princípios estão expostos na doutrina moral e na doutrina social da Igreja .

A Igreja é uma entidade independente e soberana em relação ao Estado.

A libertação propiciada pelo sacrifício de Cristo é eminetemente espiritual com necessárias repercussões no plano social . Jesus não morreu para salvar um povo , uma nação , um grupo religioso ou político específico . Jesus morreu inocente , para justificar os homens - todos os homens - e glorificar a Deus , reconciliando o homem com a sua origem. Morreu por nossos pecados ; porque Deus desejou , livremente , operar o nosso resgate dessa forma.

Os autores do julgamento de Jesus são culpados por sua morte ; não fizeram uma boa obra com a condenação de Jesus , não foram ministros de Deus . Sabiam que Jesus não merecia a pena capital . Como ensina a Igreja , só há pecado quando agimos , livre e conscientemente - este é o caso dos membros do Sinédrio.

Governantes , sistematicamente , injustos e adversários da Lei de Deus podem perder o seu reconhecimento por parte da autoridade eclesiástica e o respeito de seus súditos.

____________________________________________________________

INFALIBILIDADE

________________________

Questão 18 : A infalibilidade da Igreja é transferível a seus orgãos ?

___________________________

Resposta :

___________________________

São infalíveis o Papa , em pronunciamentos 'ex cathedra' e o Colégio Episcopal (em comunhão com o Papa) em magistério extraordinário ou solene, o caso dos concílios ecumênicos ; em documentos que devem vigorar como definitivos, versando sobre fé e moral. A infalibilidade não é transferível a orgãos da Igreja. O Papa pode delegar missões a seus auxiliares ; mas para que o documento desfrute de infalibilidade , deve ser aprovado pelo Papa e versar , sempre , sobre assuntos de fé e moral.

_________________________________________________________

MILAGRE NA EUCARISTIA

_____________________________

Questão 19 : Todo milagre é visível . A eucaristia não é um milagre visivel !Portanto , não é um milagre !

___________________________

Resposta :

___________________________

A Encarnação é a visibilidade de Deus , porque , apesar da existência de duas naturezas , duas vontades e duas inteligências em Cristo , tudo que se atribui a Ele é atribuido à Sua Pessoa divina. E NS Jesus Cristo quis mostrar também que existem verdades não acessiveis aos nossos olhos naturais .

A morte e ressurreição - o sacrificio do calvário - foram visiveis , foram milagres , e a eucaristia é a renovação incruenta desse mesmo sacrificio .

A eucaristia é a aplicação diferente da mesma eficácia do sacrificio único , que não acrescenta méritos ao sacrificio único do calvário .

A justificação da alma no batismo , os sacramentos e a transubtanciação não são considerados milagres . São ações sobrenaturais de Deus , absolutamente verdadeiras ; mas fazem parte da providência ordinária . O milagre é uma intervenção extraordinária da providência divina , acessível aos nossos sentidos.

_____________________________

MISSA PARA ATEUS

___________________________

Questão 20 : Por que rezamos missas para ateus , pecadores , hereges e apostatas , se eles não podem participar da eucarista ? E o livre-arbítrio ?

___________________________

Resposta :

___________________________

Os que vivem fora do grêmio visivel da Igreja não podem participar da eucaristia porque esta é privativa de quem está sob a graça , em paz com Cristo . Mas os que estão apartados da Igreja , podem receber os beneficios externos da missa e das nossas orações , na forma de estímulos da graça do Espirito Santo , para que seu entedimento seja influenciado , iluminado , e eles encontrem o caminho de retorno a Deus ; o caminho da humildade e da caridade .

_____________________________________

INFALIBILIDADE

_____________________________________

Questão 21 :

Se o Papa é infalível em seu magistério " ex-cathedra ", ele não tem mais o livre-arbítrio , que o permitiria eventualmente errar ?

___________________________

Resposta :

___________________________

A infalibilidade papal e do colégio episcopal é uma graça concedida por Deus , quando o Papa e os bispos desejam manifestar-se sobre doutrina - sobre fé e moral - em termos solenes . Eles erguem suas respectivas vontades e inteligências a Deus e solicitam a graça que incide , conforme promessa do Cristo , sobre o magistério eclesiástico nessas ocasiões . A infalibilidade da Igreja é pressuposta à infalibilidade papal e conciliar . A infalibilidade do Papa , cabe registrar , independe da infalibilidade conciliar. As decisões colegiais da Igreja , por seu turno , necessitam da aprovação papal . Em um concílio ecumênico temos , portanto , a dupla garantia da infalibilidade - a infalibilidade papal e a infalibilidade conciliar . Sempre no trato de questões afetas à fé e moral .

O Papa e os bispos podem até estar em estado de pecado mortal , ao exercitarem seu magistério infalível ; a proteção é contra a formulação do erro doutrinário e não contra o pecado possível na ação de cada um dos prelados.

No exercício do magistério ordinário , contudo , não existe a imunidade ao erro , nem para o Papa nem para os demais bispos dispersos pelo mundo .

Em resumo , o Papa no seu magistério infalível deseja estar em plena comunhão com a vontade divina para ensinar , recebendo a graça da infalibilidade . Ele move o seu arbítrio para o acolhimento da graça divina que impede o erro.

________________________________________

MARTIRIO E SUICÍDIO

__________________________

Questão 22 : Martírio e Sucídio são a mesma coisa ?

___________________________

Resposta :

___________________________

O martírio é uma situação extrema de defesa da fé . O cristão não deve , nunca , querer a morte ; deve , sim , amar a vida que é um dom de Deus . Devemos ser gratos a Deus , eternamente , por esse dom maravilhoso . E também pelo fato de podermos trazer novos seres humanos ao mundo , na santidade do sacramento do matrimônio .

O martirio não é uma forma de suicidio ; o suicidio , muito ao contrário , é um pecado mortal . O suicidio é a decretação pela própria pessoa do momento de morrer ; usurpando um poder divino e eliminando uma vida - a sua própria .

O martirio é uma forma de defesa da fé , ao extremo de aceitar a perda da própria vida . Trata-se de um sacrificio aceito por Deus , porque o fiel , neste caso , amou a Deus ao extremo , a ponto de não renunciar publicamente à fé . É claro que se alguém é obrigado , por coerção irresistivel , a renunciar à fé , essa renúncia só será verdadeira aos olhos de Deus , se , no intimo da sua consciencia , o fiel rejeitar a fé . Não há culpa nem méritos em ações adotadas por coerção ou de forma não consciente . Contudo , quem , publicamente , não renega a fé , e morre por ela , encontra um galardão ainda maior aos olhos de Deus .

O cristão não deve criar condições para a sua morte ; deve buscar , muito ao contrário , o entendimento , o diálogo , o perdão e a paz ; mas ele assume que , em determinadas circunstâncias , o valor maximo da sua fé , transcende os limites puramente naturais de defesa da própria existência . Entre viver humilhado , negando seus valores e seu Deus , o cristão prefere o sacrificio libertador.

_______________________________________

A ALMA HUMANA EXISTE ?

___________________

Pergunta:

Se a Igreja admite a existência da alma , necessariamente unida ao corpo , como admite a subsistência da alma no céu ?

___________________________________

Resposta :

__________________

A doutrina católica afirma que a alma humana só passa a existir , quando criada por Deus para ser unida ao corpo na concepção . Não há prévia existência da alma no céu , como afirmava o herege Orígenes .

Ao contrário dos anjos ; Deus criou , para os homens , um corpo material. A alma é criada para realizar suas potencialidades num corpo físico . Todas as funções do organismo humano - das menores às mais elevadas - dependem da existência da alma. Quando alma se separa do corpo , advem a morte . A alma é uma substância espiritual que necessita do corpo para realizar as suas potencialidades. O ser humano é um composto de forma e matéria , corpo e alma ; sua essência se realiza na existência.

A alma não é aniquilida após a morte , porque feita "imago dei" ; quando se separa do corpo sem pecado , é submetida ao Juízo Particular e ingressa na beatitude celeste . Ela adquire , defitivamente , a justificação , pela misericórdia infinita de Deus .

No Fim dos Tempos , os mortos serão ressuscitados em um corpo glorioso e não mais haverá sofrimento nem morte . Os anjos apóstatas e os pecadores réprobos padecerão eternamente no inferno .

A alma é uma substância de natureza puramente espiritual , ela não dorme , nem é anquilada quando ocorre a morte física . A alma não tem sono , fome , frio ou outras características do corpo físico ; apesar de saber e de possuir as faculdades relacionadas aos orgãos responsáveis por estas sensações .

A alma separada do corpo só pode viver em Deus , viver unida ao Espírito Santo , glorificando a Deus incessantemente , orando por toda a Igreja .

Deus , da mesma forma como sustenta toda a realidade criada , sustenta a realidade espiritual , que é a alma , conferindo-lhe o galardão da eternidade .

_________________________________________________

CELIBATO É DOGMA ?

__________________________

Questão 23 : O celibato é um dogma ou uma lei disciplinar ? Por que os padres orientais podem casar ?

___________________________

Resposta :

___________________________

O celibato é uma lei da Igreja , obrigatória para todos os presbíteros , desde o II Concílio de Latrão. O celibato não contraria o mandamento divino do " CRESCEI e MULTIPLICAI-VOS " (Gênesis 1,27-28) , por que não incide sobre todos os fiéis ! Quando alguém deseja seguir a vida sacerdotal sabe que terá o dever de observar a vida celibatária . São Paulo recomenda o celibato , a vida de dedicação total a Deus !

Paulo diz em 1 Coríntios 7:6-7 “Digo isto, porém, como que por concessão e não por mandamento. Contudo queria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um deste modo, e outro daquele.” E também em 1 Coríntios 7:29-31 “Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia [e também se abreviam as nossas oportunidades para servir ao Senhor]; pelo que, doravante, os que têm mulher sejam como se não a tivessem; os que choram, como se não chorassem; os que folgam, como se não folgassem; os que compram, como se não possuíssem; e os que usam deste mundo, como se dele não usassem em absoluto, porque a aparência deste mundo passa.”

Lemos também I Coríntios 7,25-40; Mateus 19,10-12. Cristo pergunta quem pode abandonar tudo para segui-lo !

Na Igreja oriental é possível , por uma deferência especial do Papa , a ordenação de diáconos casados , mas não é possivel haver alteração do estado matrimonial após a ordenação . Se casado , deve permanecer casado , se solteiro deve permanecer solteiro. Para ser bispo , contudo , a Igreja oriental exige o celibato . Os bispos orientais geralmente são monges.

Dizer que alguém que demande a graça da vida celibatária não conseguirá cumprir o seu voto de castidade e celibato , constitui anátema , segundo definição do Concílio Tridentino . Dizer que alguém viverá melhor como padre casado , também , é anátema . Deus concede sempre a graça pedida aos sacerdotes sobre os quais incide a lei do celibato .

Diáconos candidatos ao presbitério , na Igreja latina , não podem casar . Diáconos permanentes , não obstante , podem ser ordenados , entre casados .

________________________________________________________________

É MORAL ROUBAR ?

_________________________

Questão 24 : É verdade que , em situação extrema , sem rigorosamente nenhuma opção , a Igreja aceita , segundo ensinamento de Santo Agostinho e de São Tomás de Aquino , por exemplo , que Deus permite que a pessoa roube para comer ou para dar de comer aos seus filhos ? E o sentido do martírio cristão e da penitência onde fica ?

___________________________

Resposta : Essa questão é análoga à questão da legítima defesa. Uma pessoa agredida e ameaçada tem o direito de usar a força ou eventualmente matar para se defender ? A doutrina moral da Igreja responde afirmativamente ! Da mesma forma , se alguém se encontra numa situação radical , extrema , na qual não exista nenhuma possibilidade de conseguir alimento para a sua sobrevivência ou de seu filho , ele não está atuando livremente mas coagido pela necessidade. Não pode ser considerado um pecador , porque não agiu de modo ilegal em situação na qual dispunha de alternativas legais para a sua manutenção. A vida é um valor ; lutar por ela é um dever de todos , e lutar por uma vida cada vez mais digna , também .

E quem nega alimento a alguém que necessita , evidentemente , está cometendo um pecado grave , pois está inviabilizando a manutenção daquela pessoa em bom estado de saúde , ou , em caso extremo , pondo em risco a própria vida do seu semelhante

Uma vez satisfeita a necessidade específica , o individuo não tem o direito de prosseguir violando direitos alheios. Não pode haver abuso no atendimento da necessidade concreta.

As penitências requeridas pela Igreja , jamais podem chegar ao extremo de comprometer a saúde e a própria vida de cada um de nós . Seria uma atitude paradoxal , Deus não quer o nosso sofrimento , mas sim , o nosso bem ! Não foi outra a mensagem do Cristo ; de sua pregação e de seus milagres .

_________________________________________

EXORCISMO OU MALES PSÍQUICOS ?

_____________________________________

Questão 25 :

O Padre Quevedo afirma que os exorcismos da Bíblia são interpretações erradas de um conceito de doença da época que atribuia a demônios determinadas doenças.Ele diz que assim era praticada a medicina na Babilônia e diz que no Antigo Testamento os casos de possessão eram raríssimos.

___________________________

Resposta :

É de supor que Jesus - como Deus Encarnado - tivesse o pleno conhecimento do que fazia . Os evangelhos diferenciam doenças físicas de doenças psíquicas e também de possessões. Se é dito na Biblia que havia possessão não podemos admitir a existência de uma doutrina errônea. Nem Jesus nem os apóstolos estavam ali para enganar ninguém . Talvez na presença do Cristo , a expulsão de demônios tenha se tornado mais frequente . Talvez tenha sido um fato também especial relacionado à missão de Jesus na terra . Jesus perceberia a presença do mal e os seus agentes ficariam atordoados e vulnerabilizados na presença do Cristo .

_____________________________________________________________

TESE , VERDADE E DOGMA DE FÉ

___________________________________

Questão : O que são teses ( hipóteses ) , verdades próximas à fé , verdades de fé e dogmas ?

Resposta :

Teses são proposições telógicas de verdade , ainda numa fase bastante incipiente de seu desenvolvimento ; não estando os cristãos obrigados a admiti-las como verdade de fé a serem reverenciadas . São objeto de discussão por parte de teólogos devidamente credenciados pela Santa Sé . As verdades próximas à fé são aquelas verdades mais sedimentadas que estão a um passo de se tornarem verdades reverenciadas pelos cristãos . As verdades de fé , por sua vez , são objeto de crença e reverência por toda a Igreja , mesmo que ainda não tenham recebido o selo do dogma e possam sofrer alguma modificação . As únicas pessoas , de forma muito discreta , que podem debater essas questões , para não causar escândalo à fé , são teólogos e altas autoridades da Igreja . Os dogmas , finalmente , são aquelas verdades absolutamente seguras sobre as quais não pode pairar nenhuma dúvida . São eternas , imutáveis e obrigatórias para todos . Os dogmas marianos atravessaram essas etapas ao longo da história . Os dogmas sobre os sacramentos também .

Importante destacar que não é a Igreja que vai mudando o estado dessas verdades a seu critério , mas sim , o Espírito Santo que permite ao entendimento humano alcançar com plena clareza , alguma verdade ainda obscura . A Igreja não cria essas verdades , não as acrescenta à revelação ; elas são , rigorosamente , objetivas , apenas o entendimento subjetivo do homem vai aprofundando o seu conhecimento dessas verdades que sempre estiveram ali.

_______________________________________________________________

MILAGRES NOS SACRAMENTOS ?

________________________________

Questão : A Justificação , os sacramentos , a real presença eucarística são milagres ?

___________________________

Resposta :

A justificação da alma no batismo , os sacramentos , a real presença eucarística , conquanto sejam fatos sobrenaturais , não são considerados , propriamente , milagres . Não são milagres porque o milagre deve ser acessível aos nossos sentidos e também deve fazer parte de uma ação extraordinária de Deus ; os sacramentos são ações sobrenaturais regulares , ordinárias , da Providência divina.

Absolutamente verdadeiros , sem dúvida , definidos dogmaticamente como verdades , eternas , imutáveis , de crença obrigatória , mas que não podem ser enquadrados na categoria de milagre .

O milagre é a manifestação do poder de Deus , da onipotência divina , para fazer coisas extraordinárias , obras admiráveis , sempre expressando a Sua benignidade.

Editoria do site Doutrina Católica

Hosted by www.Geocities.ws

1