Doutrina Católica

Doutrina Católica

Razões para ser católico

Não há consistência doutrinária no protestantismo, cada seita diz uma coisa, apesar da afirmação dogmática de que apenas a Bíblia é a fonte segura da unidade de fé e prática . São mais de trinta mil grupos defendendo verdades conflitantes, tão ou mais, divergentes entre si, do que em relação ao próprio catolicismo.

Acreditam poder ler a Bíblia individualmente sem errar e sem mediações eclesiásticas pela assistência infalível do Espírito Santo ; verdade que , não obstante , negam ao Sucessor de Pedro (João 16,13I e 14,26 ). Não exibem portanto a humildade de se submeter a uma autoridade comum , como ensina o Evangelho de Cristo e dos apóstolos. O estranho é que apesar disso tudo - dessa inabalável convicção - sua doutrina é o caos completo !

Crer em Jesus é crer no que Ele instituiu e no que Ele ensinou sobre a Sua Igreja , sobre os sacramentos , sobre as boas obras , sobre os apóstolos , sobre Pedro , sobre a Virgem Maria (Lucas 1.48), sobre os mandamentos de Deus e sobre o destino do mundo

Algumas denominações evangélicas , por exemplo , aceitam o batismo infantil , outras , apenas , o batismo adulto ; algumas seitas possuem um certo número de sacramentos , outras não ; algumas denominações guardam o sábado , outras o domingo ; umas possuem hierarquia, outras são igualitárias.

Negam a verdade bíblica da Eucaristia , quando o Salvador disse claramente : Isto é o meu corpo (Mateus 26,26) e Isto é o meu sangue (Mateus 26,28). Não aceitam a real-presença de Cristo no pão e no vinho consagrados, quando em João 6,51 , lemos que Jesus Cristo declarou inequivocamente: "O pão que eu darei, é a minha carne para a vida do mundo." "Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Pois a minha carne é uma verdadeira comida e o meu sangue é uma verdadeira bebida."(Jo 6,53)

A salvação , para eles , está somente em crer na Pessoa de Cristo , ou seja , não há obrigações legais para com Deus , para com a Igreja e para com o próximo. Se eventualmente , o fiel pecar , basta pedir perdão a Deus e tudo se resolve . Não ficam reparações para serem feitas neste processo de reconciliação com Deus e a Igreja - comunidade de almas santas justificadas pela graça.

Fazem interpretações pessoas da Bíblia , que a própria Bíblia , 'fonte única da verdade' como dizem , condena ; retiraram textos sagrados sem qualquer critério (os deuterocanônicos) ; mutilando a Palvra de Deus que seus antepassados reverenciaram . Cada fiel é uma seita em particular e através dos princípios da 'sola scriptura' e do 'livre-exame' da Bíblia , distorcem sempre mais as verdades de Deus.

A Bíblia manda respeitar a autoridade do magistério eclesiástico e a tradição; e os protestantes negam a tradição. São Paulo pede que os ensinamentos orais de Cristo sejam preservados , mesmo que ausentes nos textos sagrados (2 Tim 1,12-14).

Alguns grupos protestantes negam a possibilidade de perder a graça e afirmam a impossibilidade definitiva da salvação para outros tantos . Negam o poder dos apóstolos de perdoar os pecados ; quando disse o próprio Jesus : "Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem não perdoardes, não serão perdoados" (Jo 20,23).

Negam o primado de Pedro; que foi expressamente instituido por Cristo ; negam , portanto , a vontade de Deus . (Mateus16,18). Há uma continuidade inquebrantável entre a Igreja de Cristo e dos apóstolos e a Igreja católica ; verdade que todos os cristãos devemos confessar. As igrejas protestantes foram fundadas por homens como Lutero , Calvino , J. Knox , William Miller , Wesley e etc , e não pelo Redentor.

Se os protestantes divergem tanto entre si , porque se unem contra a Igreja Católica ? Somente a leitura católica não pode ser aceita ? Talvez seja pelo fato de o catolicismo exigir , precisamente , a unidade e a coerência doutrinária !

Doutrina Católica

Hosted by www.Geocities.ws

1