Principal

__________________________________________________________

Doutrina Católica

__________________________________________________________

A FÉ E AS OBRAS

______________________________________________

A dificuldade dos luteranos em relação ao dogma católico da salvação pela " fé e pelas obras " radica na separação que o pensamento protestante produz na afirmação dogmática da Igreja Católica como confirmada pelo Concílio de Trento. Quando a Igreja Católica diz que a salvação é alcançada pela " fé e pelas obras " , ela não quer dizer que a salvação pode ser alcançada pela fé , "ou" pelas obras . A nossa justificação vem com a fé na verdade revelada , com a aceitação da graça de Cristo. quem nos justifica é Deus e só Ele, por Sua livre decisão ; independentemente das nossas obras.

Após o recebimento da graça , os homens são convidados pelo Espírito Santo a realizarem as boas obras e , assim , a crescerem em méritos aos olhos de Deus , sempre sob a graça.

Por isso , é absolutamente estranho ao católico a realização das boas obras sem a fé , e também é inconcebível a existência em qualquer cristão , de uma fé profunda e ardente , viva - enfim - que não logre materializar-se , tornar-se visível , exteriorizar-se em boas obras como diz São Tiago ( Tg 2,17 ) .

Crer em Deus implica numa vida de dedicação à mensagem revelada , à doutrina da Igreja e ao seu magistério . Não fazer as boas obras recomendadas é uma falta nossa , pecado de omissão ; estamos faltando às nossas obrigações morais para com o próximo . Não basta em nossas vidas não fazer o mal é preciso igualmente fazer todo o bem que pudermos fazer. É dogma da Igreja que após o recebimento do batismo os homens estão obrigados a respeitar as leis e os preceitos da Igreja para não se apartarem da fé. É dogma que a graça que vive em nós convida à realização das boas obras.

Assim sendo , a fé necessariamente conduz à realização de boas obras, e as obras verdadeiramente pias só podem ocorrer com a presença interna de uma profunda fé na promessa de Deus aos homens. Pois , do contrário , ou seja caso façamos boas obras por razões humanitárias , motivações do homem natural , ou injunções da nossa vida particular , destituídas de uma crença na transcendência da alma humana , estaremos realizando uma obra parcial ao nosso próximo , a nós mesmos e aos olhos de Deus.

Para o cristão , evangelizar é parte imprescindível das boas obras espirituais , inclusive , recomendadas pela Igreja. A boa obra do cristão é aquela que não separa os aspectos espirituais dos aspectos materiais .

O aspecto espiritual não esquece das necessidades físicas do homem e as obras de necessidade corporal são realizadas para o bem estar também espiritual do homem ; ação sempre adotada livre e conscientemente pelo agente. As boas obras só têm valor aos olhos de Deus quando os homens sabem o que estão fazendo e agem sem constrangimentos externos .

Quando o apóstolo Paulo diz que o " justo vive pela fé " e que " apenas a fé redime o crente "(Romanos 1.17Rm 5;1). Ele queria dizer que nada no mundo fora da fé no Cristo tem o poder de nos conduzir na direção certa e , assim , de nos redimir.

Diz Paulo (Rom 1)

"18 A ira de Deus se manifesta do céu sobre toda a impiedade e injustiça dos homens que aprisionam a verdade na injustiça. 19 Com efeito, o que se pode conhecer de Deus está claro neles mesmos, pois Deus o revelou a eles.20 De fato, desde a criação do mundo, o invisível de Deus - o eterno poder e a divindade - se torna visível à inteligência de suas obras. Assim eles se fazem indesculpáveis. 21 É que, conhecendo a Deus, não o glorificaram como Deus nem lhe deram graças, mas perverteram os pensamentos em vaidades, vindo a obscurecer-se o coração insensato deles. 22 Alardeando sabedoria, fizeram-se tolos, 23 trocando a glória do Deus incorruptível pela semelhança de imagens do homem corruptível, de aves, de quadrúpedes e répteis."

Paulo portanto criticava a idolatria dos pagãos que atribuiam aos seres naturais poderes divinos e não ao Deus todo poderoso; e assim praticavam iniquidades.

Essa fé no Deus invisível não implica - muito pelo contrário - em retirar as obras pias desse conceito de fé. A fé exige uma conduta cristã plena , composta . Ou seja , pensamento unido à ação , crença inseparável da obra caridosa. Não foi por acaso que o próprio Paulo disse : ai de mim se não evangelizar !

Os católicos não são salvos pelas obras isoladamente , mas pela cooperação da vontade humana com a graça divina . Deus convida os cristãos a receberem a justificação. Após esse convite e o recebimento da graça do batismo , os cristãos estão aptos a crescer na graça , na justiça e na caridade com a aquisição de méritos , sempre na dependência da graça de Cristo comunicada aos homens com o seu sacrifício vicário. O próprio Paulo fala da nossa redenção plena no mesmo trecho usado pelos luteranos para contrariar a salvação pelas obras. Em Romanos capitulo 5 , lemos -

"1 Justificados, pois, pela fé, temos paz com Deus por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo. 2 Por ele é que em virtude da fé chegamos à graça em que nos mantemos e gloriamos na esperança da glória de Deus. 3 E não só isso. Até nas tribulações nos gloriamos. Pois sabemos que a tribulação produz paciência, 4 a paciência prova a fidelidade e a fidelidade comprovada produz a esperança. 5 E a esperança não engana, pois o amor de Deus se derramou em nossos corações pelo Espírito Santo, que nos foi dado. 6 Com efeito, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu no momento oportuno pelos ímpios. 7 Com dificuldade alguém aceitaria morrer por um justo; por um homem de bem talvez haveria quem se animasse a morrer. 8 Mas Deus prova o seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, quando éramos ainda pecadores. 9 Com maior razão, pois, agora, justificados por seu sangue, seremos salvos da ira. 10 Se, ainda inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais agora, já reconciliados, seremos salvos por sua vida. 11 Ainda mais: nós nos gloriamos em Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo, por quem agora recebemos a reconciliação."

Nossa vontade para os luteranos , está sempre sujeita ao mal , o que contraria a própria Palavra do Cristo , quando nos ordenou a busca da perfeição , tal qual a do Pai Celeste. A concupiscência que subsiste ao batismo , não é considerada culposa ; mas uma inclinação ao mal , entende a Igreja Católica .

Se o homem nunca poderá livrar-se do pecado , defnitivamente , na leitura protestante , por que o conselho para a busca da perfeição ( algo impossível por definição ) ?

Cristo ordenou aos apóstolos que perdoassem os pecados e confessassem mutuamente as suas faltas . Ora , se apenas o batismo perdoa os pecados ; por que Jesus ordenaria aos apóstolos que perdoassem os pecados ? E por que os apóstolos transmitiriam esse poder aos seus sucessores na forma do sacramento da confissão ?

E por que as pessoas viriam confessar suas culpas aos apóstolos ?

Para obtermos o perdão das nossas culpas, é preciso o arrependimento das faltas cometidas , a confissão frutuosa dos pecados ao sacerdote que dará a absolvição da culpa e , posteriormente , é necessário o cumprimento das obras penitentes para a obtenção dos perdão das penas relacionadas à culpa já perdoada na confissão . Para os luteranos , basta a fé em Deus e a contrição para o perdão da culpa , não havendo obras específicas a serem realizadas para apagar a pena relacionada ao pecado cometido.

O próprio Jesus Cristo diz que seremos julgados por nossas obras, e também disse aos judeus que Ele deveria ser reconhecido como Filho de Deus por suas obras , visto que aqueles que não são de Cristo , não conseguiam reconhecê-lo nas obras que realizava ; nem tampouco realizavam obras dignas de Abraão.

(Jo 8) :" Bem sei que sois descendentes de Abraão, mas quereis matar-me porque minha palavra não é acolhida por vós. 38 Eu falo do que vi junto do Pai, e vós fazeis o que aprendestes de vosso pai". 39 "Nosso pai é Abraão"-responderam eles. Jesus lhes disse: "Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. 40 No entanto, agora quereis tirar-me a vida, a um homem que vos tem falado a verdade que ouviu de Deus. Isso Abraão não fez. 41 "

Prof Everton Jobim

Hosted by www.Geocities.ws

1